Ficadas e Ficantes

Resenhas - Ficadas e Ficantes

Fabiana873 05/05/2024

Adorei
Li de uma vez só.
Não dá pra largar essa história e ler outra hora, as experiências das amigas Carol e Mari são muito divertidas e em uma ou outra acabei lembrando que aconteceu algo parecido e agora até é engraçado, depois que passa é engraçado mas Deus me livre se repetir haha
Um super livro nacional, leitura leve e com personagens super legais e que a gente pode encontrar de verdade por sorte ou azar rs.
Como adorei o livro, já comecei outro livro da autora. Quero ler todos se for possível.
Super recomendo, se você gosta de história adolescentes sem maldade, esse é o livro perfeito, a leitura ideal.

Evelyn Chen 19/11/2012

Ficadas e Ficantes - Angélica Lopes
Sinopse: Quem disse que os ficantes são todos iguais? Aos 13 anos, a romântica Mari e a dedicada Carol ainda são BV's. Ou seja: nunca foram beijadas. Até encontrarem alguém que mereça o título de namorado, elas vão experimentar alguns tipos clássicos de ficantes. O Caminho é árduo: é preciso enfrentar o Ficante Grude, o Ficante Sabonete e até o terrível Ficante beija Mal. Mas entre beijos, brigas, aventuras e decepções cada uma vai descobrir que, pode até demorar, mas no final o "eleito" aparece.

Mari e Carol são melhores amigas e inseparáveis, tanto que as duas adolescentes são as únicas BVs (Boca Virgem) que sobraram na turma. Logo de início, temos as duas garotas a caminho de uma festa de 15 anos, Mari desencanada, não se martiriza por nunca ter beijado, vai para a festa dançar e curtir, não está nem aí se encontrará o garoto com quem dará o seu primeiro beijo. Carol já é desesperada, acha que ser BV é uma maldição e quer se livrar logo dela, nem faz muita questão de escolher muito, vai pra festa pensando nos garotos que podem acabar com o seu drama.

O livro é fininho, tem 150 páginas, então não entrarei em muitos detalhes para não soltar spoilers, mas posso dizer que o livro tem situações bem engraçadas. Antes de cada capítulo, tem um pequeno texto explicando um dos tipos de ficantes que existem. O mais engraçado segue abaixo:

“Ficante Sabonete
Sua principal preocupação é não ser capturado.
Em vez de relaxar e aproveitar o encontro, o escorregadio Ficante Sabonete insiste em atitudes paranóicas, como dar nome falso e mentir o número de telefone.
Para evitar qualquer tipo de envolvimento pessoal, ele responde às suas perguntas com evasivos “Hum-hum”, “Nada não” e “Pode ser”.
No fim da ficada, nem pense em perguntar:
“E aí, como a gente fica?”
É capaz de o garoto virar espuma e fugir pelo ralo.” Pag. 7

Não indico esse livro para quem não tem paciência com o mundo adolescente, uma vez que a autora trabalhou com linguagem e pensamentos típicos dessa idade, mas vale a pena de se ler caso não tenha nada contra isso. Tem passagens hilárias e traz saudades da época de adolescência (saí dela ontem, kkk, até parece). Eu gostei bastante do livro, a leitura foi bem light.

brilhante 06/10/2012

É um livro voltado para o público juvenil. Mas tem uma história bem divertida com linguagem leve e agradável. A história é simples, já que é voltada para os adolescentes, mas passa um gostinho de volta ao passado por ter situações bem verossímeis. OS personagens são bem próximos do real, com toda a atmosfera de dúvidas da fase da adolescência. Recomendo!

Larissa Portela 31/08/2012

Ficadas & Ficantes, de Angélica Lopes
Cativantes e divertido, recomendo à qualquer um e não necessariamente às pessoas com 13 anos de idade.

Pra quem está cansada daqueles livros de vampiros, bruxas, lobisomens e está afim de dar uma desencanada no sobrenatural, Ficadas & Ficantes é um romance teen super, hiper, mega interessante e divertido, onde você vai se aborrecer com aquele ficante chiclete, se encantar e rir com o ficante me belisca e com vários outros ficantes.

Tudo gira em torno de Mari e Carol, duas amigas que são BV's (boca virgem). Carol está doida para se livrar do problema, enquanto Mari nem liga pro fato de nunca ter beijado e acha que uma coisa dessas não deve ser apressada, mas coincidentemente ambas perdem o título no mesmo dia e a partir daí se deparam com garotos e situações que muitos já devem ter passado.

Assim como qualquer pessoa, para encontrar seu príncipe encantado temos que beijar muitos sapos pela frente. Para descobrir qual é o sapo de Mari e Carol leia Ficadas & Ficantes da Angélica Lopes lançado pela editora Rocco.

Psychobooks 08/11/2010

Enquanto o livro da Drica tem um pé na vida adulta, o de Angélica Lopes está saindo da pré-adolescência e entrando na fase mais confusa e gostosa pela qual passamos. A pergunta da vez é “Quem sou eu?” ou “O Que vou me tornar?”.

Carol e Mari são duas amigas de 13 anos que nunca beijaram. Carol já cansou dessa situação, e decide que vai perder o título de “BV” (boca virgem) na festa de 15 anos de uma amiga. Mari já é mais desencanada, pra ela a situação de “BV” é passageira e as coisas têm que acontecer seguindo seu ciclo. Mas o destino faz com que as duas amigas percam o título na mesma festa.

As situações que a Angélica cria são hilárias! Ri em vários momentos do livro! A descrição dos capítulos é PERFEITA!

Gostou? Quer ler mais? Acesse e leia:

Alba 08/11/2010

Gostou? Quer ler mais? Acesse e leia:

AndyinhA 14/10/2010

A história é contada de forma divertida, enquanto o início dos capítulos é mostrado que tipo de ficante as meninas irão encontrar em suas empreitadas amorosas, sabemos um pouquinho sobre cada tipo. Os mais engraçados foram Ficante Beija Mal e Ficante Fim de Festa, atirando a primeira pedra quem nunca encontrou algum desses tipos pela frente.

Entre as ficadas e os rolos que elas tentam evitar mil situações surgem, culminando com o namoro com alguns personagens que já foram ficantes. Estranho? Eu não acho, afinal na maioria das vezes começamos a namorar com quem já ficamos (ficantes bacanas como Ficantes dos Sonhos ou Ficante Alguém Me Belisca).

mais em :http://www.monpetitpoison.com/2010/10/poison-books-ficadas-e-ficantes-de.html