Os Garotos da Minha Vida

Os Garotos da Minha Vida Beverly Donofrio

Resenhas - Os Garotos da Minha Vida

Maria 21/02/2023

Os garotos da minha vida
"Adoro meu filho, mas não é o que a gente imagina. É como se eu adorasse um cachorrinho que encontrei abandonado na rua".
A melhor parte do livro é ver uma adolescente contando como foi ser mãe tão nova de uma forma tão real e nem um pouco romantizada.

Sra Spider Girl 16/06/2022

Simplesmente perfeito
Conheci essa história pelo filme, aos 8 anos. Um filme pesado para uma criança entender, mas a história sempre me prendeu. Aos 15 anos fui atrás do livro. Simplesmente perfeito. O relato dos hippies e as drogas, separação dos pais envolvendo uma criança no meio, gravidez na adolescência em uma em meados dos anos 60 com uma garota que é filha de um policial é uma história que te prende e fixa! Excelente livro, diferente do filme. Super recomendo e está na prateleira com muito carinho e cuidado!

vick 15/02/2022

São crianças como você
Um ótimo coming of age. Primeiro eu me irritava com a chatice da Beverly, que permanece imatura muito depois do filho ter nascido. Mas depois me toquei que era exatamente isso, a história de uma adolescente que, mesmo que tenha sido forçada a amadurecer mais cedo, ainda assim lutou contra esse processo como forma de viver a juventude, sem pensar como isso afetava o filho. No final, é lindo perceber como ela amadureceu e começou a entender seus pais (e a si mesma).

Luciana 24/06/2020

Ótimo!
Achei bastante diferente do filme, muito melhor! Permeando a trajetória fé Beverly, são tratados temas como misoginia, machismo, sociedade e desejos individuais de liberdade e ascenção. A visão de Beverly sobre si ao longo do livro também é muito interessante.

ascarvalho 22/02/2020

Vale a pena!
Resolvi ler o livro depois de assistir o filme, e foi a melhor coisa que fiz. O livro é muito diferente do filme em muitos pontos e acontecimentos importantes, mas falando sobre a Beverly, me indeitifiquei com ela do começo ao fim, além das partes engraçadas conseguimos sentir da autora o quanto foi difícil para ela ser mãe aos dezesseis na década de 1960, ainda mais para uma mulher que não aceitava uma sociedade comandada por homens. Eu amei a Beverly e amei sua história.

Henrique225 18/01/2018minha estante
Quem diria! No filme as coisas são muito diferentes!

Sanoli 15/04/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/04/os-garotos-da-minha-vida.html

Carla Brandão 26/06/2016

Em Os garotos da minha vida, Beverly nos conta sua própria história. Ela cresceu em uma típica família americana dos anos 50-60, na qual o pai manda e todos - inclusive a mãe - obedecem. Mas aceitar todas as regras como certas nunca foi muito a dela, que questionava desde o fato de seu irmão sentar-se em uma das cabeceiras da mesa de jantar só por ser homem até a necessidade de usar sutiã. As brigas com os pais, como se pode imaginar, eram frequentes e Bev muitas vezes fazia ou dizia coisas pelo simples prazer de chocá-los.

Sua vontade de transgredir e de fazer tudo o que sua família e a sociedade diziam que não deveria ser feito por uma moça, levou a uma vida totalmente desregrada. Ainda adolescente, acaba engravidando e, ao contrário do que diz a sinopse, escolhe se casar com Raymond, pai do bebê. Poderia ser a virada em sua vida, afinal, muitos jovens amadurecem quando passam por essa situação. Mas não Bev e muito menos Raymond. Assim como a esposa, ele não abre mão de suas noitadas com os amigos nem das bebidas e das drogas, até que a situação fica insuportável até para Beverly. Após tomar uma importante decisão, ela segue sua vida cometendo uma sucessão de erros.

A narrativa de Beverly não contém apenas a descrição de suas experiências, mas também seus sentimentos em relação ao que aconteceu com ela. Apesar de nunca ter sido a menina certinha, ela tinha sonhos grandes e precisou deixá-los de lado para viver uma vida que não tinha planejado. Sua frustração está presente em muitas de suas falas, e toca o leitor sem ser piegas. Tal sentimento, a princípio, a impede de construir uma relação verdadeira com o filho, Jason.

Conforme o livro vai se encaminhando para o final e trazendo os acontecimentos de sua vida mais perto dos 30 anos, a escrita de Beverly vai se tornando mais madura, como que acompanhando o crescimento de seu eu-personagem. O sarcasmo vai pouco a pouco dando lugar a questionamentos mais sérios e a uma vontade de correr atrás de objetivos que ainda podem ser alcançados.

Os garotos da minha vida não pretende em nenhum momento servir de lição para ninguém. Ele não é o retrato de uma jovem que fez tudo errado até o dia em que resolveu mudar e se transformou em alguém "melhor" e bem sucedido. Tampouco as memórias de uma mulher que se arrependeu da vida que teve e das escolhas que fez. É, sim, a trajetória de uma adolescente rebelde e cheia de opiniões fortes que precisou lidar com o caos no qual transformou a própria vida. Aqui não há moral da história, acompanhar o caminho percorrido por ela vale por si só. O que não impede que a gente torça para que ela finalmente se dê bem, como promete o subtítulo do livro.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/02/virou-filme-os-garotos-da-minha-vida.html

Luciana 09/04/2016

Leitura Agrádavel
O livro é a narrativa de vida de Beverly uma adolescente cheia de planos e expectativas que ao se descobrir grávida de um namorado delinquente acaba seguindo novos rumos não esperados nem por ela, nem pelos pais dela.
O que mais me chamou a atenção no livro é a reflexão da autora sobre o pensamento durante grande parte da sua vida que seu filho havia atrapalhado sua vida, no entanto, com todas as experiências passadas se deu conta que na verdade ele havia enriquecido sua vida e que de certa forma o fato de ser mãe evitou que se encrencasse ainda mais.
Sempre temos uma escolha de como vamos aceitar o que acontece conosco, e se mantermos foco no lado positivo podemos perceber que realizamos grandes feitos.

Douglas P Da Silva 25/06/2013

Recomendo!!

A leitura desse livro.Mostra que mesmo tomando decisões erradas, nunca é tarde para começar a tomar ás decisões certas e conseguir da vida aquilo que se quer. Os garotos da minha vida é super curto é uma autobiografia, é a própria Beverly que conta a sua história, Confesso que dá muita vontade de sentar no sofá e ler tudo de uma vez, uma pena, que isso não foi possível comigo. Livros como esse, mesmo que você não tenha passado pelas mesmas coisas, você pensa nas suas decisões e nas consequências delas. Se você está onde deseja ou se ainda falta muito para chegar lá. E a escrita da autora facilitou e muito isso, é envolvente e cômica, sem palavras complicadas e de fácil entendimento.

Aila20 05/08/2012

Serei eternamente apaixonada por esse livro! Certamente tá na lista dos meus preferidos! ^^ Me fez rir descontroladamente e sentir o drama na pele de como foi ser uma mãe adolescente nos anos 60. Cresci junto com Beverly a medida que a história foi se desenvolvendo. Me emocionei muitíssimo com o final. *_*

SARITA 22/07/2010

Identificação
A Bev, personagem principal, é tão apaixonada pela vida. Mas pouco romântica, eu diria. Talvez a minha paixão pelo livro seja a identificação. É um livro para rir e chorar. Me vi em cada trecho porque fui mãe adolescente, sei bem os desacordos e reviravoltas que a Bev sofreu. Li rapidinho (4 horas), não só porque são 208 páginas, mas porque é uma escrita realmente boa e acessível.

Mila 02/03/2010

Num sei se é pq eu to acostumada a ler livros da Tess. que te deixam REALMENTE empolgada, mas so sei q nao me animou nenhum poko esse livro.

a leitura é facil, mas eu nao vi nada de interessante nele.nada q m prendesse

nao recomendo=s