Uma Era Secular

Uma Era Secular Charles Taylor

Resenhas - Uma era secular

Adriano 21/10/2019

Tour de force sobre a ideia e origem da secularização.
Um verdadeiro tour de force sobre a ideia e origem da secularização.

Uma visão histórica-filosófica-teológica, traçando as origens do secularismo moderno, presentes na ciência (natural e social) e na tecnologia, que culmina num desencantamento e mecanização de toda a vida.

São 20 capítulos, sendo que cada capítulo daria um livro por si só.
Veja-se o capítulo 13, "A era da autenticidade", que efetivamente tem uma versão em livro, expandida do "Era secular".

Claro que a Reforma protestante tem para Taylor ponto central nesse desencantamento, e também numa maior disciplina e reordenação da vida e da sociedade. A primeira parte trata disso. Assim, vamos avançando cronologicamente, passando pela Idade Moderna, iluminismo, final do século XIX, início do XX até os dias atuais, nas eras da Mobilização e da Autenticidade.

Temas principais: uma critica à visão excarnada, isso é a constante descorporificação da vida espiritual; imaginário social, que diverge da ideia de cosmovisão; as dificuldades de se buscar uma razão desengajada e aceitar os enunciados de uma ciência pretensamente neutra; a luta contra a noção de pecado e busca de transcendência, que parece inerente à todo ser humano...

Por fim, como solução para muitos problemas éticos atuais Charles Taylor aponta uma visão comunitarista e assinala a ética das virtudes como corolário para atuação com relação ao outro (aqui ele faz uso de Ivan Illich e sua interpretação da parábola do bom samaritano. Teria Tim Keller se inspirado nessa passagem em seu livro Ministérios de misericórdia? Não sei porque ainda não li este).

Enfim, um livro pra ser degustado aos poucos, porque exige bastante atenção e conhecimento filosófico e histórico. Foi interessante ver muitas leituras que fiz ao longo da vida sendo articuladas na interpretação de Taylor.
Um livro que possibilidade inúmeras possibilidades de exploração e de uso. Extremamente profícuo.
Geian.Tregelles 28/04/2020minha estante
Ótima resenha, muito obrigado.

Adriano 28/04/2020minha estante
Obrigado. Excelente livro