Novelas completas

Novelas completas Leon Tolstói

Resenhas - Novelas Completas

juline 05/03/2022

Me recomendaram esse livro pra começar a me inteirar da escrita de Tolstoi e como uma introdução a literatura russa, e realmente as 4 novelas que compõe o livro, dá um gostinho do que seria os temas mais recorrentes (pelo menos para tostoi, não li nada de outros autores russos ainda)

Sobre felicidade conjugal, achei uma narrativa muito bonita! Foi muito gostoso de ler sobre o encontro e o desenvolvimento de um casal na Rússia, o que me gerou grandes expectativa pro próximo

Já a morte de Ivan ilitch foi um pouco diferente, achei bem chato pra dizer a verdade :/ talvez fosse o momento que eu estava lendo que não me fez refletir e ler com atenção, mas sei lá.. não curti muito ler sobre os arrependimentos de um velho mesquinho

Sonata kreutzer foi uma grande surpresa! Me deixou com o queixo no chão hsush não esperava uma obra polêmica, envolvendo suspense em um trem, com um velho contando a história de como matou sua esposa! Foi instigante, e não conseguia parar de ler pra saber como ele ia chegar ao final da história, mas ao mesmo tempo foi aí que me dei conta de como Tolstoi é prolixo hsush

Padre Siérgui é a mais curta e de boas das quatro, uma história bonitinha pra fechar o ciclo. No final a experiência foi boa :)

GeanPerius 09/02/2023

Muito bom!
Novelas, no geral, muito boas, especialmente "A morte de Ivan Ilitch", "A sonata a Kreutzer achei a mais fraca. O livro em si, muito bonito.

Jécyka 03/09/2021

Melhor aquisição do ano. Que Tolstói é um gênio, isso todo mundo já sabe. Mas essas novelas me tiraram o fôlego. Cada uma a seu modo, me fez parar, respirar, refletir sobre temos importantes do cotidiano. Favoritei.

Richard O. Silva 08/01/2023

Cada conto tem sua particularidade, mas o que todos tem em comum é expressar a natureza humana de forma mais verdadeira possível , seja diante da iminência da morte, no relacionamento conjugal, no desejo e possibilidade do adultério ou tentando buscar a fé e purificação divina.

Thais 24/11/2022

Todas maravilhosas!
As minhas favoritas em ordem:
- Felicidade conjugal
- Sonata a Kreutzer
- A morte de Ivan Ilitch
- Padre Sérgio

Ana Paula Avila 08/03/2021

Mais um livro fantástico de Tolstoi
Novelas completas de Tolstoi reúne quatro histórias escritas pelo autor russo: Felicidade conjugal, que trata do casamento de uma adolescente com um amigo da família; A morte de Ivan Ilitch que como o próprio título diz, vai nos mostrar de forma profunda os últimos meses de vida de Ivan, seus sentimentos, pensamentos e arrependimentos; Sonata a Kreutzer, baseada em uma história real, expõe, com riqueza de detalhes e longas descrições, um adultério e um crime passional, e por último Padre Siérgui, que narra a vida de um homem em busca de Deus.

Luds 14/12/2021

Não haveria melhor maneira, para mim, de entrar em contato com este célebre autor russo. Segue aqui um breve comentário de cada uma dessas novelas que me acompanharam, uma a cada mês durante esse segundo semestre do ano.

Felicidade conjugal à primeira vista me pareceu uma história um tanto ingênua mas hoje, com alguns meses de sua leitura, desvelou para mim aspectos muito cativantes. Creio que num primeiro olhar observei essa história somente sob o ponto de vista dos dias atuais, mas ao pensarmos na época e contexto na qual foi escrita, a história cresceu muito para mim, a ponto de se tonar uma das favoritas deste volume. Imagino que não tenha sido fácil apresentar as dificuldades de uma vida conjugal, mesmo que essa seja uma situação altamente relacionável por diversos casais.

A morte de Ivan Ilitch, certamente uma das obras de grande destaque do autor, merece todo o reconhecimento que recebe. É um dos tipos de histórias que eu mais gosto, pessoas comuns vivendo suas vidas (e mortes), questionando o modo como todos vivemos e as escolhas que fazemos. Uma história simples mas não simplória, revelando assim como os grandes autores conseguem transformar o "nada" em narrativas tão impactantes. Certamente é daquelas histórias pra se guardar e reler de tempos em tempos. O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva.

Sonata a Kreutzer me impressionou de diversas maneiras. Em primeiro lugar com a informação trazida pelo tradutor Rubens Figueiredo de que a escrita desta novela foi inspirada na sonata de Beethoven que leva o mesmo nome do título. Em seguida, pelas informações também apresentadas pelo tradutor sobre a recepção do público da época a esta narrativa. Dessa forma, talvez tenha ido com muita sede ao pote, pensando em se tratar de algo um pouco maior do que o que de fato se apresentou para mim. Um homem falando sozinho, tentando justificar o injustificável a partir das vozes da sua cabeça. Talves valha uma releitura, pois sinto que não aproveitei tanto a leitura desta novela.

Padre Siérgui, um dos últimos trabalho do autor e que veio a ser publicado somente após seu falecimento, revela algumas imperfeições que ele infelizmente não teve tempo de tratar. Um dos aspectos mais proeminentes para mim foi a questão da vaidade e como ela afeta a vida de todos nós em maior ou menor grau.

babi 23/06/2021

digno de tolstoi
felicidade conjugal quase virou minha novela russa favorita! gostei muito, bem do jeito que eu gosto, simplicidade que pega muito bem, por um momento me lembrou até ?o primeiro amor? de ivan turguêniev.

a morte de ivan ilitch mesmo com toda genialidade não é minha favorita, passa longe de ser na verdade. acho mediana, achei que com a releitura eu iria gostar mais, não mudou nada minha perspectiva

sonata a kreutzer por incrível que pareça foi boa pra mim, dá raiva em diversos momentos mas eu achei boa a construção e a evolução em geral da escrita. gostei

padre siérgui foi minha segunda novela favorita desse livro, é bem gostosa de ler e eu gostei dos personagens.

Roberto.Vasconcelos 02/10/2023

Todos deveriam ler Tolstoi!
A habilidade de Tolstoi para compreender a alma humana é sem igual, ele lida com questões morais , amorosas e religiosas de forma magnífica.

Gostei bastante das novelas , a favorita ficou com " Felicidade conjugal", o que tolstoi construiu aqui foi sensacional. É uma das melhores coisas que já li.

Sonata a kreutzer me deixou uma sensação de desconforto enquanto lia mas também é muito bem escrita e carrega muito significado, embora aborde a mulher e o casamento de forma machista.

A morte de Ivan ilitch me pareceu uma história mais dentro do que esperava, deixando várias reflexões e , teve momentos que quis chorar junto com o Ivan. Tolstoi foi bem preciso na mensagem que queria passar aqui.

E por último temos o padre Sérgio que foi a novela mais curta e de cunho mais religioso e espiritual. Me pareceu uma crítica a certos membros da igreja , e foi excelente.

Ler Tolstoi é como lavar a alma, deixou uma sensação muito boa e grandes expectativas pra Guerra e Paz.

caroline 12/02/2021

Meu(s) primeiro(s) contato(s) com Tolstói e algumas considerações sobre cada novela contida nesta edição:

* Para ler Felicidade Conjugal precisei me esforçar e quase que me desvencilhar por completo da história. Isto se deu porque a mim me pareceu quase um relato de pedofilia romantizada.
Provavelmente um exagero de minha parte descrever desta forma, mas leve em consideração os seguintes pontos:
? diferença de idade entre os protagonistas de dezenove anos;
? um protagonista masculino amigo do pai da protagonista feminina e padrinho de sua irmã mais nova;
? uma protagonista que com onze anos foi "oferecida" pelo pai a um jovem adulto;
? insinuações feitas a uma criança por parte de sua mãe para que ela se casasse com o amigo de seu pai.
Quando a jovem órfã é deixada aos cuidados (financeiramente falando) de um homem muito admirado pelos seus falecidos pais, é notória a fragilidade de sua situação e a inocência, bem como a imaturidade dela diante de um homem experiente e bem vivido. A aproximação dos dois neste cenário é inevitável.
Ele foi apresentado pelo narrador como um "mocinho sem defeitos" e, ela, como a mulher que o seduz ardilosamente.
É uma história bem escrita, porém "detalhes" como estes (entre outros), tornam difícil se conectar e realmente gostar do que se leu.

* A morte de Ivan Ilitch retrata a indiferença, a falta de empatia, a solidão e a banalidade da vida humana.
Assim como em Padre Siérgui, há uma busca e uma vontade de acreditar em uma verdade que o salvará.
A morte, tema central da trama e da vida, é a única que une e torna a todos iguais, sem distinção e sem nenhuma individualidade.
E embora conhecidas e sabidas por todos, certas verdades quando duramente expostas - isto é, sem floreios - chocam e sensibilizam o receptor/leitor da mensagem.
(Deixo aqui meu alerta sobre possíveis gatilhos emocionais!)

* Sonata a Kreutzer relata um feminicídio de forma certamente bastante singular.
Ainda que o tema à primeira vista cause repulsa, é impossível largar a história pela metade.
O narcisista Pózdnichev com seu ciúme doentio, tem uma visão distorcida dos acontecimentos e, portanto, não é um narrador confiável.
Temos então uma noção de como uma mente perturbada e paranoica se comporta e como esta "justifica" seus atos.
Não se surpreenda tanto ao concordar com certos posicionamentos. Ninguém é inteiramente bom ou mau ou mesmo louco ou são o tempo inteiro.

* Padre Siérgui é um pecador em busca de redenção. Doa sua vida em busca da almejada salvação e descobre que não há como conquistá-la de modo fácil ou mesmo rápido.
O caminho árduo é composto de lutas diárias contra seu maior inimigo: ele mesmo.
Das quatro novelas, é provavelmente a menos atrativa, ainda que provocante e instigante a seu próprio modo.

Eliana 01/01/2021

Comecei a leitura em dezembro. Finalizei no dia 1º janeiro. Padre Siérgui - excelente. Comecei e terminei no mesmo dia.
Felicidade conjugal, uma dura realidade, o que quermeos em um relacionamento? Respeito.
A morte de Ivan - angusitante.
Sonata a Kreutzer- impactate. Tenho duvidas sobre o infidelidade.

moraes_psi 29/05/2021

DÁ PARA CONHECER MUITO DE TOLSTOI EM SUAS NOVELAS.
Segundo livro do ano a ganhar meu exigente ponto máximo, esta reunião de textos maiores que contos mas menores que romances (por tanto, o que chamamos de 'novelas') é uma ótima dica para quem quer começar a ler Tolstói e não quer encarar seus romances imensos de primeira. Eu finalizei o tomo 1 de Guerra e Paz e já havia lido A Morte de Ivan Ilitch, mas considerei aqui, de fato, o meu começo de um autor que já entrou na lista dos meus favoritos, mesmo não tendo lido seus famosos e imensos romances - já adianto que muito em breve lerei Anna Kariênina, mesmo antes de seguir lendo Guerra e Paz e que um box com seus contos completos também estão na minha mira.

Bem, deixo claro que isso está muito longe de ser uma resenha, porque se tornaria impossível falar de cada uma das histórias, mas nessa reunião da ediora Todavia você pode conhecer boa parte dos pensamentos e estilo do marcante autor. Desde seu texto mais jovem de "Felicidade Conjugal" (seu relacionamento não será o mesmo depois dessa leitura), até seu conhecido desentendimento com a Igreja Ortodoxa russa que o inspirou para a história de Padre Siérgui.

Apesar de todas novelas serem ótimas, é impossível não seguir considerando "A Morte de Ivan Ilitch" a melhor. Porém, destaco "A Sonata a Kreutzer", com sua história narrada por um assassino. Toda sua escrita iniciammente lenta, cominando numa ação final eu não esperava encontrar em Tolstói. Além de ser especial pra quem ama música e lê os trechos dos efeitos que a Sonata faz ao protagonista. Aliás, música erudita e piano é bem presente nas narrativas de Tolstói, que era um fã declarado de Beethoven.

Quanto a escrita do autor, mesmo que a gente não leia no original em russo, fica claro sua impressionante clareza e fluidez. Para quem tem medo de livros clássicos, o melhor conselho que posso dar é EXPERIMENTE LER TOLSTÓI.

Por fim, queria chamar atenção para a fluida tradução de Rubens Figueiredo, ele segue sendo minha primeira escolha na hora de pesquisar edições brasileiras dos livros dos escritores russos.

Me segue no Instagram pra ver mais conteúdos sobre leituras e também sobre música.

site: www.instagram.com/nandobpmoraes

Jéssica Libranumo 10/08/2021

Não tem o que dizer de Tolstoi. Até hj, tudo oq li, gostei, uns mais, outros menos, porém tudo de qualidade. Meu russo preferido, e desse livro, o qual contém 4 novelas, a minha preferida é ?Felicidade conjugal? e logo atrás, coladinho, vem ? A morte de Ivan Ilitch?. Logo após as outras duas, que mesmo não sendo as minhas preferidas, são igualmente reflexivas.

Juliene.Dechichi 28/12/2021

A escrita de Tolstoi é realmente impressionante! Eu começava uma novela e só queria parar de ler quando chegasse no final! Uma escrita que te joga na história com todos os detalhes e sentimentos!!! Além disso, a diferença entre as novelas (somadas as explicações de cada uma no início), contextualizam a influência de sua vida e de seu tipo de escrita em cada uma delas.
Sem dúvida, quero ler outras obras dele..

Duda 14/04/2022

Adorei todas as novelass!! Amei o jeito como o Tolstói escreve e já quero ler mais coisas dele!!!
Felicidade conjugal-5/5
A morte de Ivan Ilitch-4/5
Sonata a Kreutzer-5/5
Padre Sérgio-4/5
ACHO que essas são minhas notas finas, mas podem mudar ao decorrer do tempo