Novelas completas

Novelas completas Leon Tolstói

Resenhas - Novelas Completas

JanaAna90 24/05/2024

Tolstói: O 1º lugar da minha estante
Um livro com quatro maravilhosas novelas de Tolstói. Para quem nunca leu nada desse homem, sugiro começar por aqui e logo porque o ?homi? vale a pena o investimento.
Um autor que tem a capacidade de ler e interpretar a alma humana, de abordar questões polêmicas como política, religião, morte e casamento. Apesar de ser conhecido pelo clássico Guerra e Paz, ele tem outros livros, inclusive esse, que são também muito bons.
Todas as novelas são interessantes, tem temas diferentes e de linguagem simples e acessível, sem as famosas digressões.
Já tinha lido duas das novelas mas sempre é prazeroso e enriquecedor a leitura e releituras das obras de Tolstói.
A Todavia acertou quando colocou Rubens Figueiredo para traduzir essas obras e o melhor, em cada novela temos uma apresentação de Rubens; facilitando ainda mais a compreensão do contexto e do período em que a obra foi escrita.
A literatura russa, e especialmente Tolstói, são preciosidades que todo leitor precisa conhecer.

Bianca2570 01/05/2024

?Parecia-me, com muita simplicidade e nitidez, que era preciso viver a fim de ser feliz, e aparecia-me muita felicidade no futuro.?

Mimi 20/03/2024

Conheci esse livro através do desafio Bookster 2023.

O livro de Fevereiro é FELICIDADE CONJUGAL

Esse livro peguei pelo aplicativo BIBLI ON

Aqui temos 4 novelas

1. FELICIDADE CONJUGAL

Vemos aqui amor em várias formas .

No início,o amor urgente, adolescente.

Depois o amor maduro.

O livro conta a história do casamento de uma jovem e de um homem mais velho.

Acompanhamos as frustrações do casamento e o amadurecimento do amor.

A escrita é muito boa.

Recomendo a leitura.

2. A MORTE DE IVAN ILITH

Nessa novela tem como tema a MORTE .

O autor escreveu com maestria.

A grande lição aqui é a busca por bens , o materialismo, mas quando chega a morte percebemos que nenhuma dessas coisas é importante.

3. SONATA KREUTZER

Considerada uma das mais polêmicas.

Aqui temos um crime passional, ocasionado pelo ciúmes.

4. PADRE SIERGUI

Nessa novela o personagem principal é um padre.

Aqui o autor nos faz refletir sobre hipocrisia, religiosidade, fé etc.

NazaSicil 26/02/2024

Quatro novelas russas maravilhosas
Esse livro é composto de quatro novelas escritas magistralmente por Tolstói.

*Felicidade conjugal*
Escrito em primeira pessoa, por uma personagem feminina, Mária. Por meio de suas memórias vamos acompanhar a transformação do amor, em suas diferentes fases.
Essa novela foi escrita em 1858/1859, quando Tolstói tinha 31 anos e ainda era solteiro. Isso, ratifica a sua genialidade.

*A morte de Ivan Ilitch*
Essa novela foi escrita entre 1882 e 1886. Tolstói já tinha 58 anos na data de sua publicação, casado há 24 anos, tivera 13 filhos.
Aqui, temos uma reflexão sobre a finitude da vida. Uma doença grave e terminal e a busca pelo significado da sua existência.
Mais uma vez, Tolstói se mostra brilhante ao descrever o padecimento de um homem em busca de respostas.

*Sonata a Kreutzer*
Novela escrita entre 1887 e 1890, Tolstói já com 62 anos.
Essa história me fez lembrar um pouco de Crime e Castigo, de Dostoiévski, pois aqui também entramos na mente de um assassino.

*Padre Siérgui*
Escrita em 1889.
Um homem que vai buscar a fé, tornando-se padre, mas é descrente. Tem o pecado e a luxúria como tônica de fundo. O padre sente-se oprimido pela tentação carnal e o que considera ser o correto, pelo duelo entre fé e moralidade cristã e, apesar, de certa misoginia do personagem é impossível não se encantar com ele.
Essa novela primorosa, fecha com chave de ouro, esse livro maravilhoso.

E que capa linda, heim ?

@mariamariaof 06/01/2024

Que livro maravilhoso!
Foi a minha primeira leitura de 2023, e que leitura. Amei todas as novelas contidas na edição em especial "Felicidade conjugal". Tolstói sabe como ninguém dar vida a um personagem.

Maria10726 29/12/2023

A morte de Ivan Ilitch, 1886; Liev Tolstói.

? Um homem que durante toda sua vida buscou seguir os padrões da sociedade para se sentir vivo, que ignorou a vida para ir em busca de patrimônio e riquezas. Ivan Ilitch fez da sua zona de conforto um palácio, e morreu de uma forma tão limitada, sem amor e felicidade, extremamente materialista, o reflexo da nossa atual coletividade.

? Dessa forma, dois elementos merecem destaque. O primeiro, é a presença da doença levando a proximidade da morte; pois todos os personagens nessa obra, não conseguiram encarar a morte como algo real e sim um elemento irracional, abstrato e inexistente. O segundo, é a acumulação de riquezas e a propriedade privada, pois é nítido que a circunstância da doença do Ivan Ilitch está vinculada ao auge de sua carreira.

Sonata a Kreutzer, 1889; Tolstói.

? Nesta novela, o leitor pode não gostar do contexto, mais é importante ressaltar o impacto dessa leitura na época em que foi publicado. Retrata a mente de um homem psicopata, criado em meio de uma sociedade sexista, refém do patriarcado. Em Sonata a Kreutzer, nos questionamos sobre o matrimônio e o seu contrato social, o amor imaturo e influenciável, o cansaço e a maternidade, e o ciúmes obsessivo decorrente de uma mente manchada pela insegurança.

? O Tolstói remete suas idéias para o que seria o início deixa reflexão sobre a condição da mulher e a fragilidade do masculino.

Padre Siérgui, 1898. Tolstói.

? Um homem que passa a vida inteira em busca de uma vida justa, na ciência, na família, no trabalho e que morre com a consciência de uma vida perdida, vazia fracassada. "Ele é um santo."

Maris 29/11/2023

Ora cor branca, ora cor preta
"E, à medida que a existência corria, tornava-se mais oca, mais tola. ?É como se eu estivesse descendo uma montanha, pensando que a galgava. Exatamente isso. Perante a opinião pública, eu subia, mas, na verdade, afundava. E agora cheguei ao fim ? a sepultura me espera."

As novelas "Sonata a Kreutzer" e "A Morte de Ivan Ilitch" me transmitiram muito as emoções dos personagens. Pensando se um dia encaro "Guerra e Paz"...

Roberto.Vasconcelos 02/10/2023

Todos deveriam ler Tolstoi!
A habilidade de Tolstoi para compreender a alma humana é sem igual, ele lida com questões morais , amorosas e religiosas de forma magnífica.

Gostei bastante das novelas , a favorita ficou com " Felicidade conjugal", o que tolstoi construiu aqui foi sensacional. É uma das melhores coisas que já li.

Sonata a kreutzer me deixou uma sensação de desconforto enquanto lia mas também é muito bem escrita e carrega muito significado, embora aborde a mulher e o casamento de forma machista.

A morte de Ivan ilitch me pareceu uma história mais dentro do que esperava, deixando várias reflexões e , teve momentos que quis chorar junto com o Ivan. Tolstoi foi bem preciso na mensagem que queria passar aqui.

E por último temos o padre Sérgio que foi a novela mais curta e de cunho mais religioso e espiritual. Me pareceu uma crítica a certos membros da igreja , e foi excelente.

Ler Tolstoi é como lavar a alma, deixou uma sensação muito boa e grandes expectativas pra Guerra e Paz.

Moska 09/08/2023

03. "acorrentados um ao outro por grilhões, éramos dois prisioneiros que odiavam um ao outro, que envenenavam mutuamente suas vidas e se esforçavam para não ver isso."
durante uma viagem de trem, Pózdnichev nos conta a sua história, expõe e critica a juventude devassa que viveu em uma sociedade hipócrita e machista, fala sobre igualdade entre homens e mulheres e sobre liberdade sexual, critica a idealização do amor e do casamento românticos e discorre sobre como as mulheres são forçadas a se tornar monstros ou a se rebaixar de forma desumama para dar conta das suas vidas, da vida dos filhos e das necessidades dos maridos, o que as adoece e adoece à todos.
detalhe: Pózdnichev, por ciúme, matou a sua esposa a facadas e é ele quem vai nos contar o motivo. é através da palavra e das lembranças dele que Tolstói nos apresenta esta novela viciante escrita em um ritmo que lembra a própria sonata do título.
"Sonata a Kreutzer", concebida e escrita entre 1887 e 1890, nos mostra como o ciúme pode corroer o ser humano, sufocando suas relações, e seguir se auto-alimentando ao ponto de colocar a razão e o orgulho do enciumado acima da vida e da dignidade humana do outro.
04. "Quanto menos valor tinha a opinião das pessoas, mais forte Deus se fazia sentir"
Há um mês do seu casamento com a encantadora condessa Koroktova, Stiepan Kassátiski, um homem bonito, um príncipe, comandante militar com uma carreira brilhante, abandona tudo para se tornar monge.
Kassátiski sempre fora um homem movido pela ambição e desejava a admiração de todos. Em sua carreira monástica, ele se tornará um monge, um eremita, enfrentará o diabo, fará milagres, mas duvidará o tempo todo da intenção por trás do seu servir a Deus e até mesmo da existência desse Deus.
Escrita com base na hagiografia (estudo sobre biografia de Santos), porém dando profundidade psicológica e fazendo críticas social e religiosa, "Padre Siérgui" foi lançada em 1911, um ano após a morte de Tolstói, e reúne as principais preocupações e motivações que marcaram o fim de sua vida.
"Novelas Completas de Liev Tolstói" lançado pela @todavialivros com tradução de Rubens Figueiredo.
#tolstói #editoratodavia

Marcos774 06/08/2023

Ótimas novelas
Meu primeiro contato com o autor e já estou apaixonado. Todas as novelas falam de conturbados relacionamentos e pra mim foi uma leitura agradável.

Daileon 11/07/2023

Simplesmente Tolstoi.
Esse livro consegue trazer diversos aspectos sobre a personalidade do Tolstoi. Especificamente em relação à essa obra, vale mencionar os prefacios de cada novela que fornecem um contexto no qual o escritor estava inserido, assim como suas influências. A seguir, faço breves comentários sobre cada uma das novelas:

Felicidade Conjugal: Achei muito bela, retrata bem os conflitos da vida a dois, quebrando com toda a idealizacão em torno do relacionamento conjugal, acredito que nessa obra o Tolstoi assume uma postura mais amena comparado com Sonata a Kreutzer.

Sonata a Kreutzer: Meu Deus do céu, que tristeza. Assim como informado no prefácio da novela, nota-se uma forte influência dos pensamentos de Schopenhauer sobre essa obra. Trata-se de uma novela bem forte e bastante dura, a enxergo como um contraponto à Felicidade Conjugal. Novamente é retomado o aspecto da idealizacão, e de como isso é algo que sempre incorre em malécias. Assim como em felicidade conjugal, traz a tona a ambiguidade entre amor e ódio.

A morte de Ivan Ilicht:O que é a morte? Uma novela que decide abordar a morte como tema principal. Uma grande lição de vida, de como acabamos cegos na busca por dinheiro, status e coisas vazias e quando no vemos em face a morte, percebemos que nenhuma dessas coisas de fato eram importantes. Uma novela que promove uma reflexão muito profunda sobre a vida, assim como a solidão.

Padre Siergui: A obra traz um ponto bem interessante sobre encontrar um propósito na vida. Ler essa obra me retoma a celebre frase de Thomas Mann:"É impossível entender a vida e viver a vida ao mesmo tempo". Entretanto, noto que esse aspecto acaba se perdendo ao longo da história, dando lugar a um texto de cunho mais religioso.

Telma77 05/07/2023

Maravilhoso, novelas muito bem escolhidas e bem diferentes entre si.
Mas foi com felicidade conjugal e Padre Siergui que fiquei mais tempo tentando processar. Beleza, angústia, ansiedade, conformismo, muitas reflexões despertas nestes textos.

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
As "Novelas completas" de Leon Tolstói reúnem quatro obras emblemáticas do renomado autor russo: "Felicidade conjugal", "A morte de Ivan Ilitch", "Sonata a Kreutzer" e "Padre Siérgui". Cada uma dessas novelas é uma joia literária por si só, explorando temas profundos e complexos, e juntas elas oferecem uma visão abrangente da genialidade e da visão de mundo do autor.

A primeira novela, "Felicidade conjugal", mergulha no universo do casamento e aborda os desafios e as dificuldades enfrentados por um casal. Tolstói retrata com maestria a vida de um casal que, apesar do amor que um dia os uniu, agora se vê atolado na rotina e na infelicidade. A narrativa é realista e tocante, capturando os sentimentos de desilusão, tédio e ressentimento que podem surgir em um relacionamento desgastado.

Em seguida, temos "A morte de Ivan Ilitch", uma obra-prima da literatura russa. Nessa novela, Tolstói explora a temática da mortalidade e da reflexão sobre a vida. Através da história de Ivan Ilitch, um juiz respeitado que se vê confrontado com a sua própria morte iminente, o autor nos convida a refletir sobre a natureza efêmera da existência e a busca por um sentido verdadeiro. A narrativa é profundamente tocante e revela a habilidade de Tolstói em retratar as angústias e os dilemas humanos.

"Sonata a Kreutzer" é a terceira novela dessa coleção e é considerada uma das obras mais polêmicas de Tolstói. A história gira em torno de um homem que comete um crime passional, movido pelo ciúme e pela obsessão. Tolstói utiliza a música como metáfora para explorar questões relacionadas ao amor, ao casamento, à moralidade e à sociedade. A narrativa é intensa e provocadora, levantando questões sobre os padrões sociais e as instituições que regem as relações humanas.

Por fim, temos "Padre Siérgui", uma novela que aborda a busca espiritual e a crise de fé. O protagonista, um padre ortodoxo, embarca em uma jornada de autodescoberta e questionamento das convenções religiosas e sociais. Tolstói utiliza essa história como veículo para explorar temas como a hipocrisia, a religiosidade superficial e a importância da verdadeira conexão espiritual. A narrativa é profunda e reflexiva, convidando o leitor a questionar suas próprias crenças e valores.

Em todas as quatro novelas, Tolstói demonstra sua habilidade ímpar em retratar a complexidade da condição humana. Sua escrita é precisa, emocionalmente carregada e repleta de insights profundos sobre a vida, o amor, a morte e a busca pela verdade. Cada história é uma experiência literária única, capaz de envolver e cativar o leitor.

Além disso, a edição da Todavia, lançada em 2020, proporciona ao leitor uma tradução cuidadosa para o português, preservando a riqueza e a beleza da escrita original de Tolstói. Com um total de 416 páginas, essa coleção é uma leitura indispensável para os amantes da literatura clássica e uma introdução valiosa ao universo literário de um dos maiores escritores de todos os tempos.

Em suma, as "Novelas completas" de Leon Tolstói são uma compilação brilhante de quatro obras-primas que exploram temas profundos e universais. Com sua escrita envolvente e personagens complexos, Tolstói convida o leitor a refletir sobre questões existenciais e morais. Essa coleção é um tesouro literário que merece um lugar de destaque na estante de qualquer amante da boa literatura.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Jub's 29/06/2023

Tolstói, gostei de você
Tolstói me chamou muita atenção em cada novela que li desse livro. A forma que ele aborda o tema e monta um personagem bem humanizado com qualidades e, principalmente, defeitos que são beeeem presentes na drama é algo que esse cara consegue fazer muito bem. Sem falar que essa edição da editora Todavia deixa a experiência melhor ainda porque em todas as novelas o tradutor nos apresenta à obra e em que contexto ela tava sendo escrita, oque faz eu como leitora refletir mas ainda de como a escrita desse russo me fascina tanto kkkkk. Ele demorou muito pra escrever cada uma dessas obras, mesmo que ele dependia delas pra viver, o autor não ligava muito pra questão de prazo (oque é perceptível pelas explicações do tradutor nas apresentações), e isso é algo bem escasso nos escritores atuais, pois querendo ou não o "prazo" tira essa maior liberdade criativa e múltiplas revisões, que o Tolstói aqui teve de sobra kkkkk (e graças a isso as novelas ficaram muito boas). Pra ser bem sincera, não sei decidir qual das novelas mas a que mais me deixou reflexiva foi "Sonata a Kreutzer", com a reflexão do que é o amor e os objetivos da humanidade principalmente. Pra quem nunca leu clássico e quer começar na literatura russa recomendo demais esse livro, vai ajudar super e as obras já mostram como vai ser as obras mais densas.

Vitor 12/03/2023

Clássico de Respeito
Tolstói pode não ser fácil de início, mas com o passar das letras, sua escrita se torna palatável a ponto de nos envolver.

Iniciar a leitura desse autor por suas novelas, acredito eu, é a melhor forma de dar vazão aos romances, os grandes clássicos atemporais.

Neste, a Todavia reuniu 4 novelas. Duas me prenderam do início ao fim: Sonata a Kreutzer e Padre Siérgui. As outras duas são Felicidade Conjugal e A Morte de Ivan Ilitch (mais para o encerramento da obra, as descrições do morto chama atenção).

Uma leitura vigorosa, intensa, ao mesmo tempo que nos transportam para uma Rússia de contos de fadas.