Migrações

Migrações Charlotte McConaghy

Resenhas - Migrations

Drika Bresolin 26/05/2024

Faz refletir
Uma distopia que não parece estar muito longe da realidade, infelizmente. Durante a história de Frany é possível acompanharmos um mundo onde a vida animal está extinta, devido às mudanças climáticas e todo o prejuízo que o ser humano vem causando na natureza. Mas além dessa narrativa agoniante que é imaginar a terra sem os animais, também acompanhamos a história de uma mulher cheia de camadas, dores profundas que vamos descobrindo conforme se desenrola a narrativa.
É um livro muito bem escrito, com muitos detalhes, onde os personagens foram bem construídos e de certa forma todos acabam tendo sua complexidade.

Lyta 03/05/2024

Esqueça a segurança. Viva onde teme viver ? Rumi
Migrações foi um livro que encontrei no Kindle há um tempo em inglês , sempre pesquisava sobre ele quando a frase do início me vinha
a mente . Esse ano eu consegui o ler em português. Não sei o porquê ,mas sabia que essa estória seria algo que me marcaria de alguma forma e apesar de sua premissa não condizer com as minhas expectativas , ele me fez embarcar em uma jornada transcendental.

No decorrer da estória conhecemos Franny, uma personagem que me enganou bastante, com seu passado conturbado e seu presente dolorido, ela me fez pensar muito sobre a vida , sobre a simplicidade do apenas sentir e pensar sobre algo.

Os pássaros e o mar são símbolos de liberdade e ao mesmo tempo do medo e do desconhecido aqui. Símbolos estes que movem Franny ao longo da sua jornada para encontrar sentido no que ainda restou de sua vida .

Só tenho a agradecer por encontrar esse presente este ano , mais um livrinho que vai ficar na minha mente e coração .????

Ana Lazarini 20/04/2024

Tediosamente sufocante
Migrações conta a história de Franny durante uma expedição para acompanhar a - última - migração das andorinhas do ártico. A história se passa em um futuro talvez não tão distante, onde o aquecimento global avançou a ponto da maior parte das espécies animais estarem extintas.

Apesar de achar a premissa do livro bem interessante, achei sua execução aquém às minhas expectativas. O diálogo interno de Franny é muito corrido, com parágrafos compostos por frases enormes e poucos pontos finais. Talvez a intenção da autora tenha sido a de tentar demonstrar como o cérebro confuso e rápido da personagem funciona, mas, da maneira como foi executado só me transpareceu como mal-escrito. O tamanho das frases deixou os parágrafos apenas confusos e sufocantes.

Além disso, outros dois pontos negativos que percebi: falta de desenvolvimento dos personagens e baixo impacto emocional nas cenas críticas. Os personagens foram construídos de maneira muito rasa, e mesmo ao final do livro eu ainda não tinha conseguido separar quem era cada pessoa da tripulação do Saghani. Sobre as cenas, muitas vezes elas eram puramente diálogo, então não conseguíamos perceber o que os personagens estavam sentindo. Outras vezes, a autora explorava as reações mas em momentos estranhos: ou antes ou depois das "frases de impacto", de maneira que a cena ficava rasa.

Também achei que o romance entre Franny e Niall foi mal construído. Em momento algum me senti comovida com a história deles ou me conectei com os acontecimentos.

Enfim, esperava muito mais. Não recomendo. Dei 2.5 estrelas pois foi possível identificar que a autora pesquisou bastante para conseguir pintar esse cenário apocalíptico, e também para escrever sobre os mares e embarcações. Não fosse isso, a nota teria sido menor.

Rafael 04/04/2024

O terror de um mundo em silêncio
A autora traz um drama pessoal bastante intrigante. Por vezes achei que estava cansando da história da protagonista, mas ela me mantinha interessado. Inclusive adorei o personagem do Niall.
Mas é o drama ambiental que mais me atraiu nesse livro. É aterrorizante (e próximo) o cenário de um mundo silencioso de outras espécies. Como diz a autora nos agradecimentos, eu espero profundamente que esse mundo sem outras espécies não venha a acontecer.

beatrrz 13/03/2024

Escrita belissima e um tanto poética. Faz algumas horas que acabei e ainda penso sobre. De início, demorei para engatar mas depois se encaminhou muito bem. Teve um desenvolvimento perfeito e surpreendente. A reta final me emocionou muito. Eu, como amante da natureza, da pesquisa e das aves, esse livro de certa forma me marcou muito.

Bruna 11/03/2024

Franny, a protagonista, tenta lidar com vários sentimentos e pensamentos que carrega desde de sua infância. Eles são responsáveis por sua decisões e inconsistências.

O livro nos leva a uma jornada de autoconhecimento da personagem e ao mesmo tempo em que todos os animais entram em extinção. Uma distopia que nos dá medo da grande possibilidade de se tornar real.

Uma leitura profunda e de muitas reflexões. A autora coloca complexidade em sua história. Um livro muito bom.

Ruiva Misteriosa 02/03/2024

Especial demais para explicar aqui
Quando digo que às vezes os livros que escolhem a gente, me refiro a isso.
Um livro que talvez não chame tanta atenção nas livrarias, mas que me fisgou no aeroporto ano passado. Depois acabei esquecendo o nome, só sabia que tinha um pássaro na capa... mas não desisti.
Encontrei-o agora em fevereiro, e ainda bem! Primeiro livro que leio com lágrimas nos olhos desde o começo. Um tesouro, tão intenso, tão lindamente escrito... tão doloroso, tão triste. Senti tanto em c a d a página. Talvez porque eu compartilhe desse amor absurdo por qualquer coisa que tenha vida. Talvez porque eu entenda que estamos há muito tempo subestimando o mundo em que vivemos, a natureza da qual viemos, necessitamos e fazemos parte. Talvez porque eu romantize a vida (ainda bem), porque eu consiga enxergar o esplêndido no menor sinal de vida que muito nos passa despercebido quando estamos ao redor de tantas grandezas vazias. E talvez por isso o desespero, desespero de não termos mais salvação. Mas até isso Charlotte fecha com chave de ouro.
Termina enchendo nossos corações de esperança, de força, de fé. Mas uma fé que nos move, nos faz agir. Não a que espera. Não temos tempo para esperar. Já passou da hora de expandirmos nossa consciência e olharmos além dos nossos prazeres e tarefas diárias. O mundo é muito maior que isso e ele é feito de natureza, de vida. Uma que não podemos comprar, nem produzir. Mas sim preservar.
Titular esse livro como "meu favorito" não basta, é algo além. Muito além.

DANIELA 10/02/2024

Um mundo utópico, mas cada vez mais presente. Comecei essa leitura pensando em uma história de ficção científica ancorada na crise climática e acabei presa numa história de um apocalipse pessoal da protagonista. Um livro que escancara como nossos traumas nos fazem quem somos.

cmvies 05/02/2024

Podemos cuidar do mundo, se formos corajosos o suficiente.
Acho que a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro foi em um vídeo do GF. A sinopse me interessou demais e decidi logo no início do ano já pegar pra ler. Agradeço ao universo por isso! Que história envolvente, triste, avassaladora e incrível, bem do jeitinho que eu amo!

Diversas vezes me senti a bordo do Shagani junto com a Franny e o restante do pessoal. A forma como a autora escreve traz uma graciosidade enorme pra história.

Logo no início eu meio que me toquei de algo que só vamos descobrir no final do livro. Porém, absolutamente nada me preparou para a dor que é saber como tudo se desenrolou. A autora vai nos entregando os fragmentos aos poucos, voltando ao passando e retornando ao presente.

É muito triste pensar que não estamos longe da realidade do Migrações. Talvez os animais não estejam mais conosco mais rápido do que imaginamos que seria.

Fiquei obcecada pelas andorinhas do Ártico. Sua coragem, história, delicadeza e jornada. Recomendo.

Samantha.Christina 31/01/2024

Migrações - breve relato.
Migrações é um livro profundo, um romance que traz reflexões sobre a nossa relação com a natureza e ao mesmo tempo narra uma série de reviravoltas e revelações dolorosas e comoventes vividas pelos personagens.
Uma obra emocionante, que vai e volta diversas vezes para o passado. Apresenta várias pistas das vidas dos personagens, que resultam em um final surpreendente e inesperado.
Uma leitura que mexe com as emoções.

Karlesy 30/01/2024

Maravilhoso!
Melancolia, abandono, desamparo, solidão, esvaziamento, silêncio, contemplação, finitude de tudo e de todos ????
Essas foram só algumas das questões que me envolveram ao longo dessa leitura tão comovente, sensível e assustadoramente real.
Nessa realidade muitos animais já foram extintos. Quase todos seguem dando seus últimos suspiros na Terra severamente devastada por nós, seres humanos! Como é desolador imaginar uma vida sem vida. Um espaço sem natureza. Uma terra seca, árida, extremamente devastada.
Nesse contexto, vamos acompanhando a angústia de uma mulher que se defende, evita a conexão, tem medos de seus sentimentos, foge....sempre foge de seus lugares mais profundos. Até que, enfrenta o que era inimaginável para estar junto da última viagem de migração das Andorinhas do Ártico.
Singelo, reflexivo, desolador e com um tom de esperança, fui levada por esse mar, por essa falta, por essa dor e, principalmente, por essa solidão até o fim ?