The Lair of The White Worm

The Lair of The White Worm Bram Stoker

Resenhas - The Lair of the White Worm

bobbie 16/01/2020

Não leva menos estrelas por ser Stoker.
O grande pai do Dracula deixou este último livro antes de morrer. Mas The Lair of the White Worm fica muito aquém de sua grande obra-prima. Os grandes elementos góticos, marca de sua obra, estão aqui. Castelos, sobrenatural, o lado sombrio do ser humano, o medo. Tudo está presente. Mas o último trabalho de Stoker deixa muito a desejar, inclusive na trama, que parece pouco desenvolvida. Quem é, na verdade, Edgar Caswell, seus objetivos e seu intento na história? A própria luta do bem contra o mal parece desfocada neste livro. O que é realmente o mal? Destaque para a figura da mulher, mais especial, da feminilidade, como representação alegórica do mal, ao passo que a masculinidade é representada como virtude. Bem representativo da época em que foi escrito. Ou será que ainda estamos presos a estes mesmos arquétipos? Enfim, a meu ver, o livro deixa muitas questões abertas.

Rick-a-book 14/09/2010

Onde foi parar a ação?

Abraham “Bram” Stoker, é o celebrado autor de um dos mais rentáveis anti-heróis de todos os tempos: o conde Drácula. Pois devia ter parado por aí.

Stoker já havia escrito alguma coisa antes de publicar Drácula, mas pouca gente sabe disso e agora eu sei o motivo. Drácula é de 1897 e The Lair of the White Worm, também conhecido pelo majestoso título The Garden of Evil, de 1911, um ano antes de sua morte.

O esquema do livro é o seguinte: um jovem australiano recebe um convite para ir morar com seu tio-avô na Inglaterra, por serem os últimos exemplares de sua quase extinta família. Assim que o jovem chega, coisas estranhas começam a acontecer: o herdeiro de uma propriedade vizinha vem tomar posse - depois de cinco gerações de afastamento – de sua torre, mas durante isso, ele se diverte hipnotizando e eventualmente levando uma moça da região à morte; uma atraente, porém fria e enigmática mulher se intromete nos negócios de muitas pessoas; a lenda de uma minhoca gigante, que deveria ser algo entre uma serpente gigante e um dragão sem membros, vivendo nos arredores; uma pandorga em forma de falcão paira sobre os ares, espantando aves que enlouqueceram sem motivo aparente. Exatamente isto aqui que acabei de contar, sem cortar ou inventar nada.

Mas as coisas ó pioram e ficam mais confusas. O jovem australiano começa a suspeitar da mulher atraente e do herdeiro hipnótico, mas acaba se casando com a prima da moça hipnotizada. O herdeiro fica louco por causa de sua obsessão com a pandorga em forma de falcão. A mulher atraente era, de alguma forma desconhecida, ligada à minhoca branca – se é que não era a própria – e morre numa explosão ocorrida por que uma tempestade cheia de raios inflamou a dinamite colocada num buraco no porão de sua mansão.

Muitos poderiam argumentar que a versão restante do livro conta com apenas vinte e oito dos quarenta capítulos originais, portanto, “dando a impressão” de que falta algo para completar as lacunas. Não. Trata-se apenas de um livro ruim. Não tem ação, não tem emoção, não tem romance, não tem filosofia, não tem nada. Total perda de tempo.

O livro também conta com uma adaptação para o cinema em 1988. O filme conta com a participação de Hugh Grant no papel principal (o rapaz australiano, pois se fosse como minhoca não mudaria muito seu estilo de interpretar). Deve, não, TEM que ser pior do que o livro.

“A Toca da Minhoca Branca.” Meu deus, onde é que eu estava com a cabeça quando fui querer ler isto?
Leombruno 08/12/2012minha estante
Pelo contrário, A Toca do Verme Branco é uma das obras mais interessantes e ricas de Stoker. Ele escreveu no fim da vida, sofrendo com sífilis e o remédio o atormentava, além disso após a edição os editores, livres da opinião de Stoker que estava morto, mutilaram o livro quase pela metade, o que deixou a história quebradiça e cheia de buracos. Mesmo assim é possivel enteder a trama. Eu li a versão rara de 40 capítulos. É uma grande aventura sobre a natureza humana. Adam (Adão) é o herói e Lady Arabela é a mulher seprente, como pode ver há filosofia. O verme branco que se esconde no buraco no meio de uma floresta densa é uma metáfora para falar de uma vagina e um esperma branco. O livro é cheio de obscenidades sexuais ocultas e é extremamente racista, tanto que foi proibido em bibliotaecas escolares. Enfim uma obra cheia de significados.

Rick-a-book 08/12/2012minha estante
Bruno, entendo sua opinião.
A questão é que a simples existência de uma razão de ser da obra (no caso aqui, como você diz, a doença de Stoker e um pouco de desejo de expor obscenidades) e a presença de símbolos dotados de significados profundos não fazem com que o livro desenvolva sua principal função, a de agradar o leitor e transmitir algo a ele.
Um verme branco e gelatinoso enfiado num buraco quente úmido como metáfora para o esperma (se bem que, estando Stoker a sofrer de sífilis, o mais provável é que a representação seja a do pus, e não do sêmen) e da vagina, de alguém ou em geral, não ajudam absolutamente em nada na degustação da história ou desenvolvimento da trama. Só porque o personagem principal se chama Adão, isso não quer dizer que Stoker tenha reescrito a bíblia.
Stoker ter sífilis ou não é um fato perfeitamente ignorável. O leitor ideal jamais deve se ater aos detalhes da vida dos autores para poder compreender as intenções de suas obras. Se o autor necessita dar dicas de sua vida privada em seus escritos e precisa fazer com que seus leitores saibam disso para compreender sua psicologia, é porque ele não soube manejar direito sua pena.

antonio.ugalde 27/07/2018minha estante
Concordo com tudo que você disse sobre o livro. Mas em defesa do filme tenho que dizer que ele não tem nada a ver com o livro, com exceção do título e nome de alguns personagens. Assisti esse filme após uma sema atribulada e comendo pizza para relaxar, e admito que foi bem divertido. Recomendo especialmente se você assistir sem esperar muito do filme e junto alguém para comer pipoca e comentar as tosqueiras do filme. Como já foi dito o livro é bem decepcionante não chegando aos pés de Drácula. Sobre o filme tem um podcast chamado Podtrash, episódio 409 que foi bem legal de ouvir.