Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

anathebooks 21/01/2021

Emocionante e maravilhoso
" A vida é tão triste, pensava nesses momentos. É tão triste, e, ainda assim, todos a vivemos. Todos nos agarramos a ela; todos procuramos algo que nos console. "

Eu amei, chorei, fiquei com raiva, chorei, entrei em desespero, chorei e chorei. Eu não tenho palavras para descrever todas as emoções que esse livro me fez passar.. Foi uma leitura dolorosa, desesperadora e que acabou com meu emocional, mas eu amei cada personagem.
Esse livro ganhou um lugar especial no meu coração

ps: eu AMO LOUCAMENTE Jude e Willem e chorei muito com o desfecho da história deles

Vênus_Alice 19/02/2024

Uma vida pequena
Confesso que no início do livro me questionei a notoriedade da obra, parecia contar uma história nada de deslumbrante e monótona (que mania é essa de pensarmos- talvez eu- que para uma história ser contada deveria ser mais do que medíocre).
A medida que as páginas iam se passando e as histórias dos amigos foram ganhando tom, me senti acolhida pelo humor cinza do livro, era como ler poesia ou a mesma sensação que tive ao ler a carta de suicídio da Virgínia Woolf: o fascínio pela melancolia e a penumbra que ilumina a vida de alguns de modo tão autêntico e inefável.
A história me devorou e me devastou e foi tão lindo, tocante.

A relação de cada um, os laços e deslaços, a forma como a vida de cada um foi seguindo e como tudo foi fadado ao fim... eu fiquei sem palavras.
Os relatos de como foi a vida dele e por cada tortura que passou e mesmo assim se sentia responsável e viviam sempre confrontando seus demônios... impossibilitando-o de viver de forma leve e plena, o que foi totalmente o oposto. Parecia uma vida pequena do ponto de vista dele, mas foi repleta de percalços e sortes, que ao seu modo, o fizeram viver e sentir vivo. Cada pedacinho de uma pessoa e situação que o fez contente foi intenso, assim como cada ato desumano que foi acometido. A morte do seu amor foi onde não tinha mais fôlego e o declínio na leitura acompanhou o declínio da obra.

"Um relacionamento nunca proporciona tudo. Ele proporciona algumas coisas. Você pensa em tudo o que quer em uma pessoa... e basta. Só nos filmes você encontra alguém que lhe proporciona todas as coisas... Mas não estamos num filme. Se continuar procurando por tudo, vai acabar com nada."

Uma vida pequena, real e cheia de filosofia, em que temos que escolher o axioma para equipará-lo, se fôssemos ver do ponto de vista matemático.
Uma obra!
auroras 19/02/2024minha estante
Ótima resenha, Alice. Gostei demais.

Leo Moura 19/02/2024minha estante
Duas coisas: 1 não conhecia a carta da Virgínia. Li e imaginei o peso que ela carregava...devastador 2 já tinha visto diversas menções a este livro, das mais diferentes opiniões, com um ponto em comum, o sofrimento. Dessa vez me despertou o interesse em embarcar nessa trilha nebulosa.

Leo Moura 19/02/2024minha estante
Duas coisas: 1 não conhecia a carta da Virgínia, li agora e entrevi o sofrimento que a levou a cometer esse ato. Muito triste, devastador mesmo. 2 Já tinha visto algumas opiniões, diversas, sobre esse livro, com um ponto em comum, a tristeza profunda, que o próprio título já sugere. Dessa vez, lendo sua resenha, algo me despertou o interesse. Vou marcar ele aqui pra embarcar nesssa trilha nebulosa futuramente.

Vênus_Alice 20/02/2024minha estante
obrigada!

Vênus_Alice 20/02/2024minha estante
Leo, a cartavda Virgínia é devastadora de se ler... E quanto ao livro, vale a pena a leitura, é uma experiência bem diferente, mas pesada

brubsvm 20/12/2022

Uma história crua e um tanto cruel
Precisei de muito tempo para digerir essa história e levei mais algum tempo para conseguir escrever sobre ela, mas aqui está:

Desde o início me senti atraída pela escrita da autora, que é um tanto quanto poética, além de ser bastante descritiva. Construindo a narrativa gradualmente e de maneira não linear, uma vez que a história oscila entre acontecimentos passados, presentes e futuros, a autora me prendeu à história de uma maneira inexplicável.

Toda a leitura foi bastante agridoce para mim e ao mesmo tempo que me deleitava, me sentia enjoada e desnorteada com tudo que estava lendo. Certamente não é uma leitura fácil e eu jamais recomendaria esse livro para alguém pelo simples fato de desencadear todos os gatilhos possíveis e imagináveis. Muitas vezes precisei parar de ler porque me senti incapaz de continuar mergulhando em um mar repleto de tanta tristeza e angústia.

É impossível não se comover com a história de Jude e me senti conectada com o personagem de uma maneira completamente inexplicável. Diversas vezes durante o dia me encontrei pensando em como ele estaria quando eu decidisse embarcar em mais um capítulo, ansiando para que ele compartilhasse sua história comigo ao mesmo tempo em que receava o que iria encontrar.

Não foi uma leitura fácil, mas me proporcionou muitas reflexões sobre as quais nunca havia parado para pensar antes. Jude é um dos personagens mais fortes e corajosos que eu já cheguei a conhecer no mundo literário e ele permanecerá guardado para sempre no meu coração.

Obs: Antes de embarcar na leitura, esteja ciente dos possíveis gatilhos e leia com responsabilidade.
marcia helena 20/12/2022minha estante
Estou programando a leitura dele agora pra janeiro. Preparando o psicológico.

Aline Michele 20/12/2022minha estante
Gostei da resenha!
Eu já li esse livro e concordo com tudo que vc escreveu

Marcianeysa 24/07/2021

Devastador
Desgraça atrás de desgraça. É o resumo desse livro. Não passe nem perto se não estiver com a saúde psicológica em dia. A autora escreve muito bem, e acredito que é isso que dá mais raiva, porque a gente não quer parar de ler.
Carla.Anjos 25/08/2021minha estante
Senti exatamente isso

fleabookz 26/04/2021

Há dias que eu terminei esse livro e só agora que tive coragem de parar pra fazer a resenha dele. Ele é o típico "chorei muito, 5 estrelas", eu sofri TANTO que misericórdia.
Não pretendo detalhar muito porque pode acabar entrando algum spoiler no meio. Eu estava muito ansiosa pra ler o livro, pois vi o pessoal comentando que era triste, o que já é um grande motivo pra me fazer consumir qualquer coisa. Mas ainda assim eu fiquei MUITO CHOCADA, porque é BASTANTE triste, é muito coisa ruim acontecendo, são páginas e mais páginas de desgraça.
Porém, tem uns momentos de alegria e que eu chorei mesmo assim, porque a autora deixa tudo tão emocionante. Eu não conseguia parar de vibrar pra tudo acabar bem pros personagens. Falando neles, eu adoro todo o círculo de amizade do Jude, todos aqueles que estavam sempre do lado dele. São relacionamentos tão bonitos, que me fizeram chorar também.
Preciso comentar um pouco mais sobre os 4 amigos com mais detalhe. Então, o JB eu acho ele ridículo muitas vezes, mas não consigo odiar ele. Fora que ele me lembra muito o meme "ele é artista, tem que aplaudir tudo que ele faz". O Malcom é legal também, mas gostaria de ter visto um pouco mais dele, acho que foi o que ficou mais na sombra. O Willem eu simpatizei desde o início, ele é um ser humano tão bom e adoro como ele é um amigo fiel. Por último, mas não menos importante, o Jude. EU O AMO, eu ficava com o coração derretido sempre que ele se mostrava atencioso com os amigos, ele cozinhando as comidas favoritas do pessoal. O Jude é perfeito, ele merece o mundo, Jude Saint Francis você merece o mundo e todo o amor que existe. Menção honrosa para o Andy, Richard, Harold e Julia que são todos maravilhosos também.
O livro é muito extenso, mas acredito que a autora soube trabalhar bem os assuntos tratados, de modo que trouxe temas delicados que não foram simplesmente jogados pra chocar o leitor. Não ficou uma coisa enfadonha, até porque ela vai soltando as coisas aos poucos, o que me deixou muito curiosa pensando em mil teorias pra tentar me aproximar da resposta. Achei tudo tão real e deve ser por isso que fiquei tão impactada sem querer acreditar.
Ai o livro é incrível, só não indico porque não acho que seja para qualquer um, TEM MUITO GATILHO!!!!!! Muitos momentos eu queria largar tudo de tão pesado que a leitura estava sendo, mas o meu amor pelo Jude me fez continuar. Ainda me pego refletindo sobre várias partes do livro e os olhos ficam marejados.

Valéria 13/04/2023

Um bom livro mas nem tanto
É de fato um livro triste, avisaram que seria triste e é difícil não ver uma resenha sem a palavra triste nela.
Mas pra mim foi isso? um livro triste.
Não acho que seja ruim e amei ver a amizade entre os meninos crescer e suas reconciliações, senti muita pena por suas dores e vê-los vencer seus medos e reconhecer, mesmo com reservas, suas vitórias se tornou um quase pessoal pra mim.
Mas o livro não termina ai, ele te leva a longas descrições dor, sofrimento e maldade de forma explícita e quase cruel a ponto de que no final é isso que o livro se torna. A inevitável conclusão da crueldade.
Me lembrou de outro livro triste, flores para Algernon, que diferente deste ele mostra a empatia e te faz querer demostra mais compreensão dentro da dor.
Mas esse livro não faz isso, quanto mais perto do final ele chega mais inevitável se torna e exclusivo. Apesar de amar Jude e sofrer muito por ele a sua narrativa quase única no final deixa o livro mais vazio, onde ficamos todos tristes e nada mais.

Rafa 24/09/2020

Favorito da vida, extremamente perturbador, não recomendo!
Sem dúvidas o melhor livro do ano e um dos favoritos da vida, mas conquistou esse título por motivos extremamente controversos. Geralmente, uma leitura é para ser prazerosa, o que não ocorre nesta história. O livro me dilacerou do começo ao fim, mesmo quando pensava que já tinha lido uma passagem mais grotesca, a autora me brindava com uma outra situação mais devastadora ainda.
Personagens extremamente envolventes, fluidez na narrativa, uma forma de escrever única, nível de detalhamento que nunca vi antes, parece que eu fazia parte das situações e conhecia cada personagem intimamente! Quero muito conhecer outros livros da autora, mas tenho medo de recomendar!
Readhim 24/09/2020minha estante
Ainda procuro em outros livros a mesma fluidez da escrita da Hanya

Clara Fernandes 08/12/2020minha estante
O título dessa resenha foi simplesmente perfeito!

livvros 25/12/2020minha estante
Essa sua resenha me deixou muito instigada a ler hhahha

Gustavo 01/07/2021

esse livro me quebrou (no bom sentido)
são 3 da manhã e eu to chorando baixinho pra não acordar ninguém... o último ato desse livro é a coisa mais linda e terrível e triste que eu já vi na minha vida. essa história é incrível e eu me apeguei com CADA personagem. eu nunca tinha chorado com nada antes mas esse livro..... esse livro me quebrou. ver cada personagem envelhecer partiu meu coração. as mostras de arte do JB me mataram. a história do jude... meu deus do céu. ninguém merece passar por isso, cara. é extremamente pesado e grotesco mas eu não duvido que alguém tenha passado por isso na vida real. eu me apaixonei pelo willem como eu nunca tinha me apaixonado por nenhum personagem na minha vida. ele foi tão importante e tão crucial e tão bom. talvez não seja o melhor livro, mas pra mim foi. eu passei dois meses lendo ele e eu me apeguei!!! fazer o quê. perdão se tá difícil de entender esse texto mas eu parei a cada frase pra chorar um pouquinho!! considerações finais: acho que eu nunca vou amar um livro quanto eu amei esse.
Gabi 01/07/2021minha estante
Esse livro tem a fama de ser pesado e triste, (muito triste) chega me assustar um pouco pq não tem uma pessoa q eu conheça que não tenha ficado destruído depois de ler esse livro. Estou doidaaa pra ler ele, mas o preço não abaixa nunca nos sites ??

Gustavo 01/07/2021minha estante
é muuuuito pesado mesmo, toma muito cuidado se for ler. mesmo assim eu amei demais!!! (eu peguei ele enquanto tava disponível no kindle unlimited mas não tá mais lá)

Lucas.Wanderley 15/05/2023

Uma vida pequena
Não tenho palavras para descrever esse livro, então vou usar uma parte dele mesmo para fazer isso: "Parece que seu coração é feito de algo mole e frio, como carne muida, e esta sendo espremido dentro de um punho, o que o faz alguns pedaços cairem, esparramando-se pelo chão proximo aos seus pés"
Alex64 15/05/2023minha estante
Nojento mas poético

Vann.Deodato 15/05/2023minha estante
Bacana ?

Keitilisi 06/03/2022

Triste do início ao fim mas lindo!
Realmente para ler esse livro tem que estar com o emocional em dia porque ele vai te destruir por completo. Ele é um livro longo mas amei a escrita da autora e fluiu muito bem. Eu queria só abraçar os personagens e ver eles felizes. Me apeguei demais em todos eles. É um livro cruel mas muito realista. Não entrou nos meus favoritos da vida porque é muito pesado mas é inegável que é uma obra de arte.

Thay.Zen 17/05/2021

Sei que minha vida faz diferença porque sou um bom amigo.
Jude, Willem, Malcon e JB.

A história da vida desses 4 amigos, desde o momento em que se conhecem, na faculdade, até virarem adultos. Conhecemos suas batalhas, medos, insegurancas, alegrias e conquistas.

Conforme as coisas acontecem o livro dá um foco para a vida do Jude, mas sempre incluindo os amigos e suas histórias à sua volta.

Achei o livro todo muito real, íntimo e dolorido. Ele retrata um cotidiano de alegrias e frustrações, mas acho que a forma como a história foi escrita e te envolve naqueles sentimentos é o que mais surpreende.

Definitivamente não é um livro que vai agradar todos, é pesado, dificil de engolir, é sofrido e tem muitos gatilhos.

Tem uma passagem no livro que o Jude fala +- assim: - ele de fato não conhece aquela situação, mas tem experiência pelos livros que leu.

Acho que esse livro me ensinou muita coisa, e me fez ter vontade de fazer tantas outras. Mas acima de tudo esses personagens vão ficar gravados em mim.

O tanto que chorei lendo não tá escrito, e o tanto que sofro pensando no livro ainda é real.

Quando eu tava lendo me disseram que eu não tava preparada para o que ia acontecer no livro, e mesmo eu achando que super estava - não...

Ninguém nunca vai estar preparado para esse livro.

Rosieee 19/05/2024

12 de junho. O dia que ele se foi.
Esse livro, é definitivamente, o livro da minha vida. Eu tenho apenas 16 anos, com certeza, muitos livros pelo qual eu ainda lerei, mas tenho certeza absoluta, que esse livro, é o livro da minha vida.

O único pelo qual irei fazer uma tatuagem quando tiver idade. O único que irei passar dor só pra ter alguma marcação. E o único, que provavelmente irei reler, incontáveis vezes.

Esse livro acabou comigo. Eu levei 6 meses pra terminar, mas foram os piores e melhores de minha vida. Tinha que parar por longas semanas pra me recompor.

Eu não sei bem o que escrever...

Acabou comigo. Dei 5 estrelas.

Ray 30/10/2023

Brutal
Definitivamente meu livro favorito a partir de hoje, é uma bomba nuclear de tanto gatilho, tem de tudo, acredite, ABSOLUTAMENTE TUDO.
Cuidado se você é sensível, teve alguns momentos que eu tive que parar uns dias pra absorver o conteúdo pq dá um aperto no peito muito grande.
É brutal, une todas as desgraças que um ser humano pode passar aí taca mais desgraça em cima.
Mas a escrita é poderosa, do nada eu percebia que tava tão dentro da leitura que era como se estivesse fisicamente no ambiente observando de fora.
Leiam, se tornou meu favorito da vida.
Eu só gostaria de guardar o Jude numa caixinha ?
edu.books 30/10/2023minha estante
Meu sonho ler esse livro

Ray 30/10/2023minha estante
Eu daria tudo pra esquecer e ler novamente como se fosse a primeira vez, é doloroso e quase impossível descrever a sensação de ler ele. Mas nossa senhora vale a pena demais, mudou minha vida

Skyyyy15 18/03/2023

Provavelmente o livro mais triste de todos os tempos
Esse livro foi com certeza um dos melhores que eu já li e entrou para os meus favoritos, mas esse livro me fez chorar de forma que eu nem sabia que era possível. A história é simplesmente a coisa que mais parte o coração e ver o ponto de vista de todos eles muda a forma como você vê a história de todos.

Esse livro destruiu meu psicológico e me deixou com uma crise existencial enorme. 10/10 recomendo pra todos.