O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Dan 24/08/2022

MONUMENTO!
É um livro COMPLETO, a escrita é impecável, a construção da narrativa (e isso inclui o posicionamento das palavras, vírgulas, pontos e parágrafos) faz com que você tenha a impressão de estar manuseando uma obra de arte (o que de fato é). A trama é extremamente bem construída e envolvente, Patrick nos mostra com clareza e maestria, tanto a subjetividade (os dilemas, os pensamentos e a maldade encarnada) de Grenouille, quanto a objetividade, principalmente dos odores, no mundo concreto. Possui um dos finais mais chocantes que já li em minha vida. Definitivamente, é o tipo de livro que se não te ganhar pela história, com certeza vai te conquistar pela escrita. Imperdível!

Lucas.Hert 18/08/2022

Um thriller clássico com um final brilhante
Um livro assustador, sensual, nojento, violento e incrível

Mariah 17/08/2022

O menos (20) do cálculo da matemática fundamental (só no sentido de básica mesmo)
Sinceramente, muito surpresa com o impacto que essa história teve nas pessoas. Como marcaram elas e como foi algo que teve tanta popularidade. O fato isolado de uma pessoa assassinando com o objetivo de conseguir uma essência dos copos mortos, como se os drenassem, destilando uma substância que poderia gerar um cheiro utópico. 1. Não é nada original 2. Essa visão de retirar algo em prol do outro, e para isso precisar tirar a vida da pessoa no processo da conquista, é menos original ainda. 3. Muitos desenhos animados tem pelo menos um episódio que explora a temática de um cheiro que transforma um protagonista qualquer em alguém desejado por todos, e neles pelo menos vemos as implicações disso, de um jeito bem sintetizado e prático. 4. Houve a instrumentalização desse conceito e se foi uma criação desse alemão pouco importa, até por que se percebe pelo simples fato do livro ter sido escrito no finalzinho do século XX que não foi de jeito nenhum uma criação. Enfim, eu já sabia haver chances de eu odiar a forma a qual foi escrito, pelo menos não perdi meu tempo com a leitura, e a fiz com olhos corridos.

Re Oliver 15/08/2022

Pesadoo
Gostei bastante da história, já havia assistido ao filme mas sem sombra de dúvidas não chegou aos pés do livro. O livro mostra passo a passo de como tudo começou, as etapas pelas quais Jean passou , pensamentos ... enfim.
Maravilhoso demais .

marcella 06/08/2022

esse autor é bom demais!!! com uma riqueza de detalhes, essa foi uma leitura bem interessante e perturbadora, acho que ele conseguiu alcançar o que queria. gostei muito.

BeLasagna 05/08/2022

O livro é mto bem escrito, ele te faz ter vontade de descobrir onde vai terminar, o autor descreve as cenas de uma forma interessante.

Sobre a historia em si, achei interessante mas fiquei com a sensacao de que faltou alguma coisa, passei o livro esperando por alguma forma de lição moral que nao veio.

No final do livro fiquei com a sensação de que essa licao moral fosse alguma coisa nas linhas de o amor nao é completamente seguro por que pode te fazer cometer loucuras ou amor nao é o suficiente ou que oq as pessoas entendem como e dizem ser amor nao é amor coisa nenhuma.

Uma coisa q ficou mto confusa pra mim foi o fato de o grenouille nao ter cheiro, nao consegui fazer nenhuma analogia sobre isso, imagino q ele tivesse essa característica por alguma razão importante mas ela nao ficou clara pra mim.
Lia Trajano 19/09/2022minha estante
Acho que ele não tinha cheiro pq não era gente, não de verdade...era um psicopata, quase uma espécie de entidade maligna.

BeLasagna 01/01/2023minha estante
pensei nisso mas ai outras pessoas teriam de n ter cheiro tb, ele conheceu tanta gente ruim mas todas elas tinham cheiro so ele que nao

Priciliana0 29/07/2022

Esperava mais
Muita lenga lenga para contar o que realmente interessa. Poucas vezes temos algum diálogo e quando feito é tão frugal que nem precisava existir. Mas, claro, entendo que a história não era para ser contada pelos personagens, mas sobre eles. Na entanto, as descrições são bem ricas e cheias de informação, alguns momentos massantes mas em outro agregam muito valor.

Dai Solyom 22/07/2022

Desde o nascimento só conhecera a rejeição
Vilão ou vítima? Psicopata ou desajustado?

Ao longo da leitura eu me questionei sobre as possibilidades que fariam a história de Grenouille ser diferente.

E em nenhuma das vezes eu consegui mudar o fim.

Nosso protagonista não conheceu a empatia, mas eu creio que mesmo que ele tivesse sido criado em um seio familiar amoroso e respeitoso o final de nosso Perfumista não seria diferente.

Grenouille nasceu apenas com um propósito em mente, reunir o maior número de odores possíveis e imagináveis.

Ele não se importava com nada além disso, portando ele iria infinitamente buscar por seu único e precioso prazer em toda e qualquer circunstância.

Jessy Silva 10/07/2022

Um livro com cheiros.
Há anos li essa obra e fiquei encantada. Nunca imaginei que pudesse imaginar fragrâncias e odores através da leitura, mas esse escritor fenomenal nos proporciona isso.
O livro te prende do início ao fim, Granouile te desperta vários sentimentos.
Super recomendo a leitura.

Carol 16/06/2022

Não queria largar
Minha professora de português do fundamental indicou esse livro em 2016 e eu só fui ler em 2022, mas não consegui ler sem lembrar dela!
Amo livros que se passam em Paris, tenho muita vontade de conhecer a cidade, então livros com esse cenário já ganham uns pontinhos.
Li MUITO rápido porque não queria parar. O jeito que as coisas são descritas aqui me fizeram ter sentimentos de nojo, repulsa, pena e muita curiosidade.
Quando o livro traz a formação da pessoa, fica mais fácil saber de onde vem toda essa maldade e óbvio que não justifica, mas esclarece as coisas.
Do tipo de história que prende e não larga até você terminar. Insano!

Mari Lopes 13/06/2022

É bom... Porém, esperava mais.
O livro é muito bom. E uma ótima poeta de entrada para aqueles que queiram se aventurar numa literatura mais sangrenta, por assim dizer. Mas se perde em descrições - não que isso empobreça a narrativa ou coisa assim - mas é uma leitura um tanto quanto cansativa.