A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

bitfox 09/06/2024

Destaca a importância de dedicar tempo todos os dias ao estudo e reflexão profunda em um ambiente sem distrações.

Jack 05/06/2024

O livro é um guia de como aprender a estudar, a ler, meditar, ter uma vida saudável, sono regulado, vida na natureza, tudo isso em consenso com a espiritualidade para ter uma vida intelectual.

Carolina 18/05/2024

1 - A vocação intelectual
? A vocação deve ser seguida, pois todos os outros caminhos seriam errados.
? Solidão não é o mesmo que isolamento.

2 - As virtudes de um intelectual cristão
? O caráter é importante para o discernimento.
? A preguiça, a sensualidade, o orgulho, a inveja e a irritação são inimigos do saber.
? Disciplina corporal: higiene, ar livre, exercícios físicos, trabalho manual leve, alimentação, sono.

3 - A organização da vida
? Diminua ocupações sociais.
? Busque a solidão e o silêncio.
? Não se sobrecarregue.
? Não deixe de cumprir suas obrigações para estudar.
? O corpo que se imobiliza demais, se atrofia e se enerva.
? Solidão não é um lugar físico, mas sim um recolhimento. É possível estar sozinho mas não estar recolhido - isso não é solidão.

4 - O tempo do trabalho
? O hábito pode agir como uma segunda natureza.
? Anote ideias que surgirem durante o sono.
? A manhã é sagrada. O espírito encontra-se ainda relaxado. É um bom horário para ouvir a missa.
? Suas obrigações e sua natureza irão impor a estrutura determinada para os seus dias.
? A total solidão não deve ser tomada materialmente; ter uma companhia harmoniosa não tira sua solidão e traz uma ternura silenciosa.

5 - O campo de trabalho
? Compare, faça com que os documentos se complementem, comentem-se, e redija você mesmo seu próprio artigo. Ginástica excelente, que dará ao seu espírito um progressivo acúmulo de noções claras, profundas, bem encadeadas.
? Para tornar-se um homem cultivado, que compreende o mundo, é preciso interessar-se por diversas áreas. Mas para tornar-se útil, em vista de chegar a fazer alguma coisa, é preciso especializar-se em alguma.

6 - O espírito do trabalho
? Aquilo que tomamos por barreiras na maioria das vezes não é mais que o emaranhado dos nossos defeitos e de nossos caprichos sensuais.
? A dispersão é desastrosa. Concentre-se, divida os trabalhos a fim de poder se entregar a eles por inteiro.
? A genialidade está em ver, no trabalho, aquilo que se deve enfatizar, nos livros, aquilo que não está dito.

7 - A preparação do trabalho
? Leia pouco (levando-se em conta o dilúvio de textos existentes)
? Leia de maneira inteligente, só retenha aquilo que lhe será útil, organizando seu cérebro e não o maltratando com uma sobrecarga absurda.
? Escolha os livros considerando apenas a elite dos pensadores.
? O gênio mostra-nos uma realidade que não éramos capazes de enxergar. Ele simplifica.
? O que absorvo deve se transformar em mim.
? Não é nem com os olhos nem com os ouvidos que ouvimos uma grande palavra, mas com uma alma no nível daquilo que lhe foi revelado, com uma inteligência esclarecida pela mesma luz.
? A agitação do espírito é contrária a esse trabalho, assim como a vida pacífica e o distanciamento das paixões são o requisito para o bom uso da memória, assim como para todas as nossas funções intelectivas.

8 - O trabalho criador
? É preciso esquecer do público. Não se deixar influenciar por aquilo que vão dizer. Não desencaminhar-se sob a pressão de um conformismo covarde, que se diz amigo de todos para que todos retribuam com sua complacência.
? Constância - fidelidade ao trabalho, do retorno pontual à tarefa e à continuidade.
? O espírito cria o hábito daquilo que sempre lhe pedimos para fazer.
? Aprenda a constância por dedicação e retomadas obstinadas: virá o dia em que a languidez insistente se dissipará.
? ?Acabado? significa ?terminado?, mas também significa ?perfeito?. Não termino, realmente, aquilo que me recuso a encaminhar da melhor maneira possível.

9 - O trabalhador e o homem
? O que mais importa para a vida não são os conhecimentos, mas o caráter.
? A intemperança é um pecado porque ela nos destrói, e há obrigação de garantir a vida porque temos a obrigação de viver.
? Cuidem do lazer, não se esgotem. Trabalhem na calma e com alegria espiritual, sejam livres.
? É pueril procurar defender suas próprias obras, ou procurar delas estabelecer um valor. O valor se defende por si.
? Sua paz vale mais que um sucesso banal.
? A recompensa de uma obra é o fato de tê-la feito. A recompensa pelo esforço é o de ter crescido.
? Pondo-se ao trabalho e após ter rezado, você renovará a cada dia suas decisões.

Diferentemente dos livros de auto ajuda modernos, este guia do Sertillanges é repleto de informações e impossível de ser resumido em um parágrafo. Elenquei algumas ideias as quais espero que funcionem mesmo fora do contexto maior em que estavam inseridas, na tentativa de fazer um esboço do argumento do autor.
BrunoFiladelfo 18/05/2024minha estante
Incrível! De verdade, fiquei entusiasmado com essas anotações. Um livro para se ter em mãos tão logo.

Carolina 19/05/2024minha estante
É mesmo um ótimo livro com algumas orientações muito boas e instrutivas. Grifei diversas passagens que achei especialmente inspiradoras e concordei com quase todas as suas ideias.

Matheus656 15/05/2024

Um livro muito bom para quem quer começar uma vida intelectual. Ele toca em assuntos que jamais imaginaríamos que influenciaria nossa vida intelectual. Livro bom!

Franklin Moreno 07/05/2024

A vida intelectual
Gostei. É um livro rápido, leve e bastante inspirado também. Busca sempre auxiliar aqueles que querem ter uma vida intelectual voltada ao trabalho e à Deus.
Um pouco chato, demorei pra terminar por causa disso, mas é um livro bom.

Lucas 03/05/2024

Sensacional!
Simplesmente não tenho palavras para descrever como esse livro mudou e irá mudar a minha vida. Todos os seus ensinamentos, desde literalmente o zero, para você ter ciência do que irá fazer passando pela parte prática até o que se pode fazer depois de concluir algo. Simplesmente incrível!

Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo

Léo 04/04/2024

Um pouco de tradição na modernidade
A Vida intelectual é um livro muito direcionado, com um público específico. O livro é um ensinamento de como manter uma vida intelectual, mesmo tendo de lidar com o trabalho e o cotidiano. Para isso, o Padre Sertillanges usa os ensinamentos de São Tomás e outros grandes pensadores da tradição, os molda e apresenta como uma fórmula à busca da verdade e da vida de estudos. É um livro que vale muito a pena, mas que talvez desagrade aqueles que não são religiosos.

Matheus 30/03/2024

A Vida Intelectual - A.-D. Sertillanges
Este livro é uma exploração abrangente da vida intelectual, destinada a orientar e inspirar aqueles que desejam desenvolver suas capacidades mentais e alcançar o máximo de seu potencial como pensadores.

A obra está dividida em várias partes, cada uma delas abordando diferentes aspectos da vida intelectual e oferecendo conselhos práticos sobre como cultivar uma mente vigorosa e criativa. Uma das principais ênfases do livro é a importância da disciplina e do método na busca do conhecimento. Sertillanges argumenta que a vida intelectual requer um compromisso sério e uma abordagem sistemática para alcançar resultados significativos.

Outro aspecto fundamental da obra é a ideia de que a vida intelectual não deve ser separada da vida moral e espiritual. Sertillanges enfatiza a importância da integridade moral e da busca pela verdade como parte essencial do processo intelectual. Ele argumenta que o intelecto deve estar a serviço de valores mais elevados e de um propósito maior, e não apenas ser uma ferramenta para a acumulação de conhecimento.

Além disso, "A Vida Intelectual" explora temas como a importância da leitura, a necessidade de cultivar o hábito do pensamento crítico e a arte da escrita clara e persuasiva. Sertillanges fornece conselhos práticos sobre como desenvolver essas habilidades e como superar os obstáculos comuns que podem surgir ao longo do caminho.

Uma das contribuições mais significativas do livro é sua ênfase na importância da solidão e da contemplação na vida intelectual. Sertillanges argumenta que é na solidão que encontramos as condições ideais para o pensamento profundo e a reflexão significativa. Ele encoraja os leitores a reservar tempo regularmente para o silêncio e a introspecção, longe das distrações do mundo exterior. Recomendo a leitura!
Valdevan17 31/03/2024minha estante
??

Aline330 24/03/2024

Ótimo livro para quem deseja cultivar uma vida de estudos. Mas ótimo também em mostrar o que é realmente ser um intelectual (uma pessoa mais simples do que imaginamos).

lucasdsantos 23/03/2024

Resenha de ?A Vida Intelectual?
Como Antonin-Dalmace Sertillagens explora, em alguns momentos, conselhos de São Tomás, faço o uso aqui de um para iniciar esse comentário , mais precisamente do segundo: ?Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório?, dizia o Aquinate. Com isso, faço um pedido de que não tome a minha nota como algo grandioso ou espere algo de tal dimensão de mim, pois ainda estou entrando nos regatos do conhecimento. Vá por si e contemple essa grandiosa obra. Tendo em vista isso, abordemos o que nos importa.

Durante todo o livro, Sertillanges nos dá aspectos objetivos de como deve ser a vida daquele que se dedica ao estudo. Sempre recheando seus conselhos com prudência e sabedoria, digno de um gênio que vive aquilo que proclama, traz consigo diversas vezes exemplos de diversos outros gênios para corroborar com suas crenças, mostrando assim um aspecto racional nos passos a serem seguidos por aquele que deseja trilhar esse árduo caminho, pois, se grandes homens praticaram, quem sou para não?

Além disso, concomitantemente aborda também aspectos subjetivos da vida intelectual. Demonstra-nos alguns hábitos ou pensamentos que inicialmente pareciam ter pouca conexão com nosso objetivo principal, mas, assim que se começa sua argumentação, conseguimos ver a razão que tem em suas palavras, levando-nos indiscutivelmente a concordar com o escritor.

De fato, como se é esperado de um livro que aborda a temática proposta, este traz durante todas as suas páginas o aspecto racional da coisa, sempre pautado em argumentos, comparações, exemplos e contra-exemplos. Para aquele que deseja ingressar numa séria vida de estudos, eu, em minha humilde opinião, acredito ser quase que indispensável a leitura desse manuscrito.

Amanda3913 14/03/2024

Não se trata do arquétipo intelectual
Nada que eu disser aqui será fidedigno ao que essa obra representa.

Sertillanges me impressiona com sua simplicidade ao nos conduzir a verdadeira busca intelectual.

Enquanto a maioria acredita que precisa florear o vocabulário, dizer palavras rebuscadas numa roda de conversa, colocar os óculos e fazer o arquétipo do inteligente, ele nos ensina que a vida intelectual vai além.

A intelectualidade vai muito além do saber.
Ela percorre a espiritualidade, a vocação, as virtudes, a organização, o tempo, o trabalho?

Nessa releitura ficou muito mais claro que Sertillanges não sugere nem mais, nem menos para a vida intelectual, ele sugere a medida, o equilíbrio e a elegância entre ambos.
?Nada em excesso (?) a intemperança é um pecado porque ela destrói, e temos obrigação de bem governar a vida porque temos obrigação de viver.?

?Comece criando em si mesmo uma zona de silêncio, um hábito de recolhimento, uma vontade de despojamento, de desapego (?); adquira esse estado de alma, isento do peso do desejo e da vontade própria, que é o estado de graça do intelectual.?
Não dá para recusar os ensinamentos dos padres Dominicanos.

Raphael 25/02/2024

Ensinamentos para a vida toda.
O título do livro é auto explicativo e pode até parecer pretensioso, mas Sertillanges não só transmite ensinamentos que para quem é cristão valem mais que ouro, como também nos ensina formas eficazes de estudar, planejar e trabalhar, que são validas independente da crença. Infelizmente, pelo menos na época que frequentei a escola(o que já faz muitoo tempo) não nos é ensinado a estudar e aprender de fato, e o livro não só da ótimas dicas de como fazer isso da melhor forma possivel como também mostra um caminho para vivermos melhor e sermos melhores.
Constância, pasciência e perseverança é o que poderia resumir este livro, na minha opinião. Constância para com nossos deveres, obrigações e principalmente com nós mesmo e nossos objetivos. Pasciência para aprender, produzir e colher os frutos do que queremos plantar. E por ultimo Perseverança para superar as adversidades e obstaculos da vida, e realizarmos nossos sonhos. Assim como Sertillanges diz no livro, ter uma vida Intelectual pode ser dificil, principalmente para quem tem que conciliar o emprego com o trabalho, que vale ressaltar são coisas diferentes aqui no livro. O Trabalho ao qual o autor se refere é o trabalho que pode ser realizado seguindo nossa vocação. Mas como é dito no livro, mesmo que você possa se dedicar somente uma ou duas horas de seu dia ou de sua semana ao Trabalho intelectual, desde que o faça com toda a alma, ele irá gerar frutos, e acima de tudo desde que façamos-o com Verdade ele já valerá a pena.
No mais o livro destaca as dificuldades do Trabalho Intelectual, seus obstaculos, vicios e como supera-los ou evita-los e nos mostra um caminho para que poçamos nos preparar e fazer o trabalho da melhor forma possivel.
Mais que um livro que nos ensina metodos de estudo, é um livro que nos ensina coisas para a vida toda e é um livro que com certeza deve ser sempre consultado, caso ja o tenha lido. O Intelectual é um consagrado!

Bea 23/02/2024

A Vida Intelectual
Um livro com grandes ensinamentos, não só para o intelecto mas para a vida num todo. Em cada capítulo um aprendizado profundo.