Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Ander 22/11/2012

Não tenho palavras para descrever como esse livro é perfeito!
Não sou muito de fazer resenhas, mas me senti na obrigação de comentar pelo menos um pouco do que esse livro trouxe para minha vida (:'

Eu terminei ele e fiquei, porra que livro é esse? Como pode ser tão bom, tão maravilhoso, não da para me conter, desda sua primeira página até a última, tudo de uma maneira brilhante.

Dennis Lehane é um excelente autor, virei fã só com apenas um livro!

Confesso que o final foi surpreendente para mim, eu jamais imaginei que isso iria acontecer, quando começamos a chegar no momento clímax do livro onde toda a verdade vai ser descoberta, tudo parece que se encaixar perfeitamente, ai que eu fui me tocar e pensei:"Como eu deixei isso escapar?".

Bom, eu não tenho nada de ruim para comentar sobre o livro, a escrita foi ótima, o ritmo da leitura é magnifica, uma obra prima que tinha que ser mais conhecida aqui no Brasil, pois não vejo muitos comentando sobre esse livro, e isso é uma pena. =(

Um livro realmente pra se emocionar ,de verdade. Tudo que o auto quis passar eu consegui sentir e entender.

Recomendo muito!

Yuri Matoszko 13/11/2010minha estante
aaaah, fiquei com vontade ler, esse o dos dragoes de eter, que ja tava admirando ele desde o começo, kkk

Marise 22/11/2012minha estante
Brilhante observação. Lehane faz uma história pesada ser poética, de uma narrativa perfeita.
Sobre meninos e lobos foi um dos livros que quando acabou eu fiquei triste e me senti orfã de livro. ADORO quando tenho esse sentimento depois de uma leitura.

Nikki Merin 30/12/2012minha estante
Como eu deixei isso escapar? é a frase que ficou em minha mente quando terminei de ler esse livro há um tempo atrás.

Sobre meninos e lobos é um dos meus livros favoritos por causa desse final maravilhoso e surpreendente que Dennis nos dá... Raramente me surpreendo com um final de livro e esse realmente me pegou desprevenida.

Dennis Lehane é fabuloso.

Ander 07/01/2013minha estante
Dennis é incrível!!!!

Victor Hugo 16/08/2013minha estante
Eu assisti o filme recentemente e queria saber de alguém que tenha lido o livro e assistido o filme, tira todo o suspense assistir o filme antes de ler o livro?

Neide 21/12/2013minha estante
Eu fiquei simplesmente fascinada... O livro é incrível...muito bom.

Ander 07/01/2014minha estante
Victor Hugo, infelizmente se você viu o filme antes de ler o livro, vai acabar ficando sem surpresas, mas vale a pena conferir o livro pra ver os pequenos detalhes que existem entre o filme e livro! ;)

Esdras Castiliano 18/03/2014minha estante
Magnífico!

Bruno D W 20/07/2015minha estante
Comprei por causa da tua resenha. Vou ler e depois assistir o filme, assim posso ficar falando pra todo mundo que o livro é muito melhor, como eu sempre faço e deixo meus amigos querendo me matar pela suposta mania de bancar o intelectual. Rsrsrs. Ótima resenha!

Joelma Alves 16/12/2016minha estante
undefined

Nikki Merin 04/01/2017minha estante
"Como eu deixei isso escapar?" frase que define o livro haha

Luan.Lima 14/04/2020minha estante
Também achei esse livro maravilhoso! Psicologia pura! Quero ler outros dele!

Pdrosaleitor 30/04/2022

Quem é menino e quem é lobo?
Essa é uma boa pergunta a se fazer diante dessa leitura. Com personagens bem delineados e um drama tenso que envolve passado e crime organizado, o autor lança pro alto um thriller rápido e com ação e abraça uma história sobre destino, sobre estar, talvez, no lugar errado e na hora errada e como isso pode definir uma vida pra sempre. Sem falar nas demais questões existenciais que alguns personagens carregam ao longo do livro.

Há muitas páginas em que nada acontece, o que teria poupado aí umas 50 a 100 páginas, mas no geral isso não afeta tanto o prazer em se deparar com algo mais complexo que os famosos thrillers clichê.
Franklyn 30/04/2022minha estante
Não sei o livro, mas o filme é maravilhoso!!!

Pdrosaleitor 30/04/2022minha estante
Vou assistir já já!

Franklyn 30/04/2022minha estante
Vai assistir uma obra-prima!!

Marcos 05/05/2021minha estante
O tema do livro é forte ?

Geovana Rodrigues 07/05/2021minha estante
Sim Marcos, é bem pesado em algumas partes

Marcos 07/05/2021minha estante
Tenso ?

Dudu Menezes 09/06/2021

Bateu forte aqui
Nos históricos de leitura fiz a minha principal ressalva aos textos do Lehane, que também serve aos do King. Penso que, por vezes, exageram nas referências à indústria do entretenimento norte-americana, o que pode deixar estas passagens cansativas, ou meio sem sentido, para quem não é de lá.

Falo isso porque é a única ressalva que sou capaz de fazer sobre esse livro. Eu fiquei meio sem palavras para descrever o que essa leitura é capaz de fazer com a gente (e mesmo assim sei que vou escrever muito). Parece que é só mais uma história policial, de suspense, que trata da vida de três meninos, e que fica marcada por um acontecimento brutal. Quando eles tinham apenas 11 anos, um deles é levado, em um carro, por dois pedófilos, mas consegue escapar. O tempo passa e a vida dos três, já adultos, se cruza novamente, intensificando essa relação quando a filha de um dos três é assassinada. Mas, na boa, é muito mais do que isso.

Eu fechei o livro e dei uma olhada em quantas passagens eu marquei. Reflexões cirúrgicas, que se encaixam em diferentes situações. Não precisam estar relacionadas a crimes, embora existir e resistir já seja uma forma de violar as regras, sendo a vida cada vez mais rara. Jimmy é um personagem que, de alguma forma, dialoga um pouco com a minha personalidade. Incrível como a literatura tem esse poder. Sean e David também representam conhecidos e amigos que cruzaram a minha vida.

Já tinha visto o filme baseado nesse livro, há muito tempo. Pensei ter esquecido o desenrolar dos fatos, mas a história é tão marcante que tudo foi voltando, aos poucos. E sabe o que é mais incrível? Mesmo assim não consegui parar de ler. Lehane tem o dom. Escreve como poucos e tem uma personalidade que fica marcada no texto e tatuada na nossa alma.

"A vida não é feita de amanhãs promissores, de crepúsculos encantados e baboseiras como essas. É trabalho. A pessoa a quem você ama raramente é digna do grande amor que você lhe dedica. Porque ninguém é digno disso e talvez ninguém mereça o fardo que isso representa. Você vai ser abandonado. Você vai se decepcionar, vai ter sua confiança traída e vai comer o pão que o diabo amassou. Você perde muito mais do que ganha. Você odeia a pessoa amada na mesma medida em que ama. Mas, merda, você arregaça as mangas e trabalha - em tudo - porque envelhecer é isso".

Grato, Lehane. Vamos em frente!
Roberta 09/06/2021minha estante
Esse último trecho foi espetacular!

Dudu Menezes 09/06/2021minha estante
O livro é espetacular. Muitas outras passagens assim. Vale a leitura! ?

Roberta 09/06/2021minha estante
??

Thiago.Wriel 03/10/2021

Ninguém nos conhece
Não dei a nota máxima, pq não estava esperando um romance policial, mas vamos à resenha.
O livro trata sobre várias questões sobre mentiras e eu fiquei pensado numa vez em que menti para um colega meu que tinha acabado de conhecer, a mentira não foi nada de demais, nem sei pq menti, mas eu senti que traí ele, sei que nem todas as pessoas tem o sentimento que eu tenho por elas em mim, porém fiquei mal com isso e prometi a mim mesmo que nunca mais faria algo do tipo.
No livro de Niel, ele diz que as pessoas não mudam e realmente isso acontece, mas elas podem morrer por dentro, ficar desesperadas, agir de forma irracional... as vezes eu penso que eu estou um pouco morto por dentro, porque existiram situações na minha vida em que eu agi de uma forma tão ignorante, mentirosa e brutal, mesmo a pessoa merecendo um pouco, mas aquele nao era eu, preciso fazer com que essa carne dentro de mim ressuscite.
Existem momentos em que estarmos tão perdidos e nos sentimos dentro de um filme, onde tudo está dando errado, parece que esse sentimento de estar num filme cria uma esperança dentro de nós que nos faz deixar o final desse filme o mais feliz possível.
E pq as coisas tem que fazer sentido? A vida é curta e cruel demais para a gente ficar pensando nisso a todo momento. Peguei essa no ar, mas pensei nisso.
Por fim, não sei se o livro me deixou mais desconfiado sobre as pessoas, porque é como diz Niel Gaiman, as vezes quando vemos um lago numa pessoa, ela pode acabar sendo um oceano.
Dante 03/10/2021minha estante
Depois de ler sua resenha parece que eu sai de uma sessão de psicólogo, adorei

Thiago.Wriel 03/10/2021minha estante
Vish, eu também nunca me expuz tantokkkkk

Fabio Shiva 28/09/2022

A menor decisão que você toma pode gerar um banquete de consequências
Em 2019, ao passar pela Mansão dos Livros (projeto de doação de livros em Itapuã), deparei-me com esse exemplar, que fez meu coração bater mais rápido. Tratava-se de uma obra de Dennis Lehane, de quem eu já havia lido duas histórias incríveis, que geraram filmes igualmente interessantes: “Sobre Meninos e Lobos” (https://youtu.be/rW7n3PsFd8U) e “Ilha do Medo” (https://youtu.be/y3dalJDGmt0). Ao ler o título do livro que eu já levava para casa, senti um desfalecimento: “La Morte Non Dimentica” (“A Morte Não Esquece”) era uma edição italiana!

Mas não desanimei. Tempos atrás, encontrei pela bagatela de R$ 1 cada vários clássicos da literatura francesa no original em francês. Mesmo sem saber mais que duas ou três palavras de francês na época, não resisti à promoção, e já fiz valer ao menos três reais de meu investimento inicial.

Pensei que nada impedia que eu repetisse a façanha, agora com um livro em italiano (que saiu de graça, ainda por cima!). O isolamento forçado pela pandemia acabou sendo uma boa oportunidade de estudar esse belo irmão mais velho do português. Estudar, bem entendido, do jeito que eu mais amo: lendo livros!

Não quis encarar logo de cara o Dennis Lehane, para poder saborear melhor a leitura depois de ter adquirido alguns rudimentos de italiano. Assim foi que li primeiro “L’Ufficiale e La Spia” (“O Oficial e o Espião”), de Robert Harris (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/04/o-oficial-e-o-espiao-robert-harris.html) e “La Verità Su Bébé Donge” (aparentemente ainda sem versão em português), de Georges Simenon (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/09/la-verita-su-bebe-donge-georges-simenon.html).

Afinal me senti pronto para ler “La Morte Non Dimentica”. E foi só então que tive a curiosidade de saber qual era o título original da obra em inglês: “Mystic River”. Pera lá: mas esse é justamente o livro mais famoso de Lehane, que foi traduzido em português como… “Sobre Meninos e Lobos”! Eu não somente já li essa história, como perdi a conta do número de vezes que vi o filme, magistralmente dirigido por Clint Eastwood e com Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon nos papéis principais.

Se eu soubesse desde o início que esse era o livro do Dennis Lehane que eu tinha em mãos, o mais provável é que não me sentisse motivado a aprender italiano só para ler novamente. Contudo foi uma experiência maravilhosa retornar a uma história que admiro tanto, agora em um idioma no qual estou ainda engatinhando. Tudo considerado, só posso dizer que foi um ganho esplêndido começar a estudar uma nova língua, ainda que movido pelo desejo de ler mais um livro de um de meus autores favoritos!

Demorei contando isso tudo porque acho que tem a ver com o ponto central de “Mystic River”, que é muito bem sintetizado na fala de um dos personagens:

“Você já pensou em como a menor decisão que você toma pode mudar o rumo de sua vida?”

Vejo uma continuidade e uma expansão dessa questão na célebre frase de Robert Louis Stevenson:

“Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências.”

Toda ação gera uma reação. Essa é, fundamentalmente, a Lei do Karma, conceito da Filosofia Sankhya que é tão mal compreendido em nossos dias. Dennis Lehane é quase didático em sua alegoria da Lei do Karma, o que ajuda a tornar “Mystic River” um exemplo sublime da Arte em seu patamar mais elevado, ao conciliar entretenimento, prazer estético e convite à transcendência.

Uma sincronicidade digna de nota é que pensei muito em “Mystic River” quando estava lendo “Sobre a Escrita”, de Stephen King (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/05/as-preciosas-e-as-vezes-perigosas-dicas.html). Isso porque King foi bastante crítico aos livros escritos a partir do roteiro (plot), louvando uma forma de escrita mais intuitiva (que ele compara a escavar um fóssil). Pois bem, uma trama magistral como a de “Mystic River”, onde cada pequena peça da história está conectada com as demais, é uma das mais perfeitas demonstrações do bom uso do roteiro, e jamais poderia ter sido escrita da forma sugerida em “Sobre a Escrita”. O que mostra que, em se tratando da arte e do ofício de escrever, ninguém pode achar que disse a palavra definitiva.

Encerro, portanto, prestando a minha reverência à fina arquitetura de “Mystic River”, que chega a evocar em seu poder de catarse algumas passagens do “Mahabharata”, a mãe de todas as histórias. Sou profundamente grato por essa segunda leitura, que renova e reforça a minha vocação de escritor.

Link da primeira resenha de “Sobre Meninos e Lobos”, de Dennis Lehane:

Resenha de Artista!

Fabio Shiva 06/10/2022minha estante
Valeu, amigo!

Lucas.Costa 09/05/2019

Não é sobre o crime, é sobre os personagens
Eu tive a oportunidade ler alguns livros de Agatha Christie, entre eles os mais aclamados: E não sobrou nenhum, O Assassinato do Expresso oriente, os cinco porquinhos, e etc... Eles tem algo em comum: são impossíveis de solucionar, ao menos não com lógica. Algumas pessoas atribuem isso à inteligência da autora, eu atribuo a elementos fora do roteiro que aparecem somente na solução, o Deus ex-machina. Entre meninos e lobos constrói um mistério que, apesar de não ser o foco principal da história, é conduzido de maneira magistral a amarrar todas as pontas e permitir o leitor de participar da investigação de forma mais honesta. O Final é totalmente mind blowing e muito satisfatório.

ENREDO

Como antes dito, é um livro sobre personagens, sobre relacionamento. Com roteiro muito forte e cumprindo o que é prometido, até o mistério, que é fio condutor da construção de personagens, funciona de maneira quase perfeita. Você se importa com a história, seu objetivo não é só descobrir quem cometeu o crime, como nas histórias de Christie, mas entender tudo o que cerca os personagens principais, seus anseios, pensamentos. O Leitor é convidado a se tornar parte da história, a escolher um núcleo e se afeiçoar a ele, ainda que sugira um caminho mais ?correto?, a escrita de Lehane permite que você se afeiçoe a qualquer dos protagonistas.

PERSONAGENS

São muito bem construídos, personalidades desenvolvidas. Logo o leitor conhece o que os cerca, seus anseios e medos. A relação entre os protagonistas é muito bem descrita e, apesar de o roteiro sugerir um personagem principal e um antagonista, a sensação é que tudo pode mudar em um instante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Envolvente e bem escrito, Sobre meninos e lobos não perde o folego por uma página ao longo de toda a história, é um livro pra ser lido rápido mas que sua digestão ao final da história leva um tempinho. Acredito que é o tipo de livro que agrada a maioria, desde que eles saibam que não é sobre um crime, mas sobre pessoas.
Maria 09/05/2019minha estante
Acho Agatha Christie decepcionante por causa disso, também penso desse jeito sobre a resolução das histórias dela. Ainda não li esse livro de Lehane, mas já peguei Ilha do Medo e achei incrível (tanto livro quanto filme).

Lucas.Costa 12/05/2019minha estante
Esse livro é muito bom justamente por subverter o gênero, diferente dos livros da Christie. Tenho muita vontade de ler Ilha do medo! Amo o filme.

Kevin 19/08/2020

Obra-Prima
Caso você já tenha assistido ao filme, não pense duas vezes, LEIA o livro. Se não assistiu, será uma experiência igualmente imperdível.Para mim a experiência foi ainda melhor pois associei os personagens com os atores, o que deixou a trama ainda mais fluída.

Excelente trama, ótimos diálogos, atmosfera envolvente. Dennis Lehane em sua melhor forma.
Jonathan 19/08/2020minha estante
Eu li o livro e é realmente uma obra-prima mas não achei onde assitir o filme, pode me ajudar?

Kevin 19/08/2020minha estante
Tenta no zooqle.com (Mystic River).

Felipe1503 11/07/2020

Plot Twist absurdo
Não tenho ressalvas quanto à história, a leitura me trouxe uma tensão diferente do que estou acostumado a sentir. Nota 10 pra história, seu desenvolvimento e principalmente ao plot twist do final. Minha única ressalva é sobre a edição que eu comprei, que era econômica, e prejudicou um pouco minha leitura pela fonte ser muito pequena, mas é questão de gosto. Novamente, nota 10 pra essa obra
Caroline 11/07/2020minha estante
Agora eu quero ler! Esse livro esta no meu Kindle há muito tempo e eu sempre adio a leitura

Felipe1503 11/07/2020minha estante
Espero que goste! ?

Natália 18/02/2021

Incrível.
Já é uma das melhores leituras do ano! Um thriller muito impaciente, com temas pesadíssimos e delicados. A escrita do autor é muito envolvente, prende demais o leitor, a única coisa que me deixou um pouco frustrada foi ter descoberto quem era o culpado muito cedo, então não foi tão surpreendente.
Jackson.Barreto 18/03/2021minha estante
Também descobri cedo e não tive o final de explodir cabeças, mas não deixou de ser uma excelente pergunta.

Natália 20/03/2021minha estante
Exatamente! Tudo o precesso de revelar quem foi e todos os conflitos até o final foram muito bons.

Fabio Shiva 28/08/2010

1975. Jimmy, Sean e Dave são amigos. Ou quase isso. Difícil dizer com meninos dessa idade. Certa vez estão brigando na rua quando um carro para e dois homens descem. Os homens dizem que são da polícia, e querem que os meninos entrem no carro. Jimmy e Sean se recusam. Somente Dave, o submisso e patético Dave, está aterrorizado demais para se rebelar. Ele embarca no carro com os estranhos, enquanto os outros dois meninos ficam olhando seu rosto sumir na distância. Dave só irá aparecer novamente quatro dias depois. Ele havia se transformado no Menino que fugiu dos Lobos.

2000. Os três meninos estão adultos. Jimmy é um ex-presidiário e gênio juvenil do crime, agora bem estabelecido com sua esposa e filhas. Sean tornou-se um policial, e agora está às voltas com um caso difícil: é a filha mais velha de Jimmy quem está desaparecida... Para tornar ainda mais árdua a investigação, lentamente as suspeitas parecem convergir para Dave, o desajustado e esquisito Dave...

Uma obra-prima! Só posso dizer isso a respeito desse livro. Um mestre da narrativa como poucos, Dennis Lehane alia um suspense de primeira e excelente policial a um olhar profundo e surpreendente sobre a vida. Um olhar que enxerga as infinitas conexões entre as ações e suas consequências, um olhar tão amplo que se aproxima mesmo do divino. Lehane cumpre muito bem a proeza maior do escritor: ele realmente criou um mundo e tanto em seu livro.

Já havia assistido por duas vezes à impressionante versão cinematográfica desse livro, dirigida por Clint Eastwood. A história me marcou tanto que quis ler o livro. A leitura só confirmou o que eu já sabia: Dennis Lehane é um escritor incrível!

(07.09.09)
Evy 14/10/2010minha estante
Só vi o filme, e adorei. O livro com certeza deve ser bem melhor!

Pedróviz 02/04/2021minha estante
Sua resenha me convenceu. Vou incluir esse livro na minha lista.

Marcos 21/01/2021

Afinal, você é menino ou é lobo?
Pra uma primeira leitura do gênero, foi excelente, personagens ótimos, um livro muito triste, carregado, com temas pesados, capaz de fazer você parar a leitura em alguns momentos, super recomendo, porém não é para todo mundo. a pergunta que fica é, qual o limite quando se trata de alguém que amamos!?
Thaís Almeida 21/01/2021minha estante
Livro maravilhoso!!!

Marcos 21/01/2021minha estante
Thanks pela indicação!

Rodrigo.Macedo 20/02/2023

Início bom, meio tedioso e final mentiroso
Uma trama que trata do despertar de traumas antigos. Como essas experiências, quando são más resolvidas, se convertem, em alguns casos, em atos atrozes na vida adulta.

O romance tem um peso significativo na investigação policial. Que ao meu ver, poderia ser desenvolvido dum jeito mais estimulante. O autor, não entendi porque, faz repetidas vezes referências a uma briga de território entre as polícias estaduais e municipais. No fim, não teve propósito na narrativa. Ou seja, gordura.

Alguns personagens são caricatos. Não me surpreendi quando vi personagem no estilo bandidão que protege a família e tem um código moral muito forte: Dom Corleone = Jimmy.

Não consegui criar empatia por nenhum personagem. E quando isso acontece é um problema, pois significa que a escrita se afastou do que é verdadeiro.

Começo bom, meio tedioso e final mentiroso. Não dá pra tolerar redenção de assassino psicopata.
Ivy 01/03/2023minha estante
Ainda não cheguei no final, estou no meio tedioso, mas pra falar a verdade, lá pela página 60 já foi ficando tedioso pra mim, as primeiras 40 páginas li sem piscar... decepcionante

Rodrigo.Macedo 01/03/2023minha estante
É Ivy essa nossa vida de leitor não ta fácil. Rsrs

psraissafreire 16/07/2022

?Os segredos são muros.?
Livro excepcional de bem escrito, fez eu pensar em como thrillers podem ser mais que chocantes de tão reais e ao mesmo tempo passarem uma atmosfera totalmente nova. Os diversos pontos de vista que o autor elaborou (do pai da vítima, do investigador e do principal suspeito) foi uma ideia completamente genial para mim. Queria esquecer todo livro para lê-lo novamente.
Theo 11/07/2023minha estante
Descobri da existência desse hoje, tô bem animado pra ler

psraissafreire 11/07/2023minha estante
É muito bom, Theo ?