O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

emii 10/05/2021

O Processo - Franz Kafka
Este livro me assombra. Tenho tantas perguntas sem respostas que nunca saberei a resposta... Qual é o julgamento? K é realmente culpado ou é inocente? Este romance é uma sequência de pesadelo ou um encontro paranormal? Por que tantos personagens nunca mais ouviram falar? E quem é aquela figura misteriosa no final do romance que testemunha o destino de K? Existem tantas perguntas, mas nenhuma maldita resposta!

Isso é muito frustrante. O romance deixa o leitor com uma sensação avassaladora de perplexidade. Não há uma explicação definitiva sobre o que realmente aconteceu; não há sentido lógico dos eventos. Mas, então, K também não sabe; ele está tão confuso com os acontecimentos estranhos quanto o leitor... Ele acorda na manhã de seu trigésimo aniversário, sai de seu quarto e encontra vários homens tomando seu café da manhã. Ele é informado de que está preso, os homens não dizem a ele por quê, eles vão embora e ele pode continuar com sua vida diária, embora precise comparecer ao tribunal na próxima semana. K tenta provar sua inocência, mas não sabe do que é inocente.

"Alguém deve ter espalhado calúnias contra K., pois uma manhã ele foi preso, embora não tivesse feito nada de errado."

O tribunal que conduz o julgamento está envolto em ainda mais mistério. Quem são essas pessoas que podem manipular psicologicamente com tão pouco esforço?

Esse é um livro que todos deveriam ler antes de morrer, porque é completamente único. Sua estranha narrativa parece um sonho; seus eventos são inúteis e impenetráveis ??como um pesadelo que permanece com você para sempre. Na verdade, este livro nunca será esquecido por aqueles que o leram, pois as perguntas não respondidas irão persegui-lo pelo resto de seus dias.
Flávia Sousa 21/10/2021minha estante
Muito louco.?

Edu 10/12/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha ??
quem é o tradutor dessa edição?

Lucas Luis 27/11/2022minha estante
Achava que só eu não tinha pensado que o livro parece mais contos isolados do que um livro continuo . Observe: a uma inversão de lógica, à justiça estaria em um local subalternos, enquanto ele seria privilegiado. Ademais, existe uma critica velada, pois ele mesmo sem saber o que é o processo, se submete as regras dele. A parte do advogado é curiosamente estranha, pois há insinuações sexuais da cuidadora com os réus, pela fala do advogado, bem como o advogado se coloca acima do cliente, com desprezo, com relação ao comerciante. É bastante complicado de entender a lógica do livro. Não tem respostas. Só conjecturas.

Jackson 21/01/2021

O Processo, crítica ao sistema jurídico?
Eu talvez não esteja pronto para essa leitura, não entendi nada, é uma loucura ilógica do começo ao fim. A única coisa que me agradou foi a forma rebuscada e elegante que todos os personagens têm. Parece uma peça teatral, é um clássico, mas não entendi nada, talvez daqui uns anos consiga interpretar o que li.

Leonardo 24/10/2020

Livro excelente para alunos do curso de Direito, pois ele leva a diversas reflexões no âmbito processual.

Allisson 14/10/2020

O processo. Franz Kafka.
Josef K., homem de sucesso, acorda e se depara com a sua detenção devido a um processo que desconhece e não sabe do que está sendo acusado. A história se (des)enrola na luta por sua defesa e como isto afeta sua vida.
Li a tradução (foto) publicada pela editora Ciranda Cultural, deste ano. O livro tem 224 páginas em letras grandes. Ela me permitiu uma leitura fácil, perceptível quando você sorri com o humor incluso pontualmente.
Este é um dos livros inacabados pelo Kafka, editado e publicado por Max Brod. A história é uma novela dramática onde Josef K. é inserido é uma trama que toma rumos cada vez mais complexos e que inevitavelmente te faz ir ligando os pontos da teia. Adicione um fim inesperado, e temos um livro que quer de fato te provar que aquilo tudo é a vida real, injusta, por mais fantasiosa ou exagerada que possa parecer. É quase uma dica para estarmos sempre alertas.
As discussões e argumentos são muito bons, mas para mim pesou Itens citados que talvez tivessem forte impacto na história, ou que indicavam uma potencial reviravolta, desaparecem. Talvez, não tenha sido proposital também, fora condicionada pela morte precoce do Kafka. Mas ao mesmo tempo é uma desconstrução de que tudo tem que se resolver de maneira Hollywoodiana.
É uma leitura fácil em geral, sem muitos personagens e com uma trama única. Indico para todxs, àqueles que já estão ?descendo a ladeira? na leitura e àqueles que não tem o costume de ler.
Pra quem gosta de cinema, existem duas versões em filme, uma de 1962 e outra de 1993. Esta última está disponível no Youtube, e pra mim relata mais fidedignamente (e até demais em alguns pontos) o desenrolar e diálogos do livro, contudo, não transparece tanto quanto o livro os sentimentos e as mudanças causadas em Josef K.
Existe também uma versão do livro em HQ publicada pela editora Veneta.
Boa leitura!