CIA - Manual Oficial de Truques e Espionagem

CIA - Manual Oficial de Truques e Espionagem Keith Melton

Resenhas - CIA - Manual Oficial de Truques e Espionagem

Angus 11/03/2021

Tinha tudo para ser bom só que não
Apesar de ser aficionado em mágica, a forma que foi escrito esse livro é realmente entediante... histórias sem graça, contadas de uma forma meio técnica... enfim, chato demais...

I. Pestana 11/05/2013

Mais um livro com truques de ilusionismo do que com métodos de espionagem.
O livro ilustra como no passado a CIA recorreu a ilusionistas famosos para criar métodos de espionagens com fins de enganar a mente (está ligado ao infame projeto "MK Ultra"). No entanto o livro parece ser mais um manual de magia para iniciantes do que um relato sobre experiencias de espionagem. No fim do livro ficamos com mais vontade de comprar um kit de magica do entrar para a CIA.

Rodrigo D'urso 14/04/2013

Como dizia
Como dizia o filósofo Homer Simpson...........BOOOOORRRIIIIING!!!!

Guss 07/02/2013

Projeto MKultura
Acima de tudo algo histórico, que demonstra alguns dos projetos da CIA em seus primórdios no inicio a guerra fria, um destes projetos foi a MKultra que e em rápidas pinceladas começou da seguinte forma. Um diretor da CIA pensou, se este mágicos são capazes de enganar pessoas atentas com seus truques, eles talvez sejam uteis a nossos agentes.

Então um dos maiores nos EUA da época, John Mulholland foi contratado para escrever uma guia de truques e trapaças para serem usados nas ações (que incluia entre coisas, ocultação de objetos, manuseio de pilulas, pós e liquidos, sinais e trabalho em equipe,sincronia de contagem).

O que impressiona é que os principios do truques são extremamente simples mas para funcionem é necessário muito treino, porem como o próprio Mulholland diz, qualquer pessoa é capaz de realizar uma trapaça desde que bem ensaiada e bem planejada.

Hoje, para quem tiver paciência e disposição, alguns dos truques mostrados podem ser utilizados em um roda de amigos ou algumas festas para entreter os demais. Já que atualmente há métodos tecnologicos que podem ser empregados de forma bem mais eficiente e eficaz. Pois até a decada de 90 simplesmente não se poderia tirar uma foto do celular e encaminhar uma central via e-mail, no mesmo instante enquanto fingi discar.

Era necessário entrar no local, fotografar, retirar o filme da camera, ocuta-lo em algum lugar para uma eventual revista e passa-lo a um outro agente de forma discreta (sendo que algumas vezes estes agentes ainda não haviam se vistos) todo que tinham eram informações vagas do tipo "haverá um agente na festa X, ele fará uma sinal de reconhecimento para você passar o filme sem que os outros vejam".
Ou você terá que colocar gotas de sonifero no café do alvo enquanto lhe pede uma informação no balcão de uma cafeteria. É este tipo de situação que o manual será útil.

Claudio 01/05/2012

Melhor dica do Manual da CIA
Nunca deixe uma mulher desconfiada

Danilo Barbosa Escritor 17/02/2011

Os truques de espionagem são mais verdadeiros que você imagina...
Sabe aqueles filmes de agente secreto com pílulas soníferas e truques miraculosos? Pois é, na verdade isso não é tão ficção quanto à gente imagina.

Durante a década de 50, EUA e Rússia começavam um conflito tenso e não declarado em busca de maior poder no mercado mundial: a chamada Guerra Fria, que todos já cansamos de ouvir nas aulas de História.
Nesta época, a CIA era uma instituição recém-criada e sabia que não podia lidar com diplomacia contra a implacável rede de espionagem ofensiva russa. Como nenhum conflito era direto, informações eram roubadas, ideias copiadas sem discriminação, ou seja, jogar limpo era uma regra que não existia.
Foi assim que a agência fundou o Projeto MKUltra, um ação secreta onde os agentes foram treinados por um dos maiores mágicos daquela época, John Mulholland. Quem melhor que ele para ensinar como os espiões fazerem pequenos atos “mágicos” como roubar papéis ou carregar informações de forma indetectável?
Foi assim que surgiu o CIA - Manual de Truques e Espionagem, (Lua de Papel, 205 páginas) que H. Keith Melton e Robert Wallace encontraram recentemente em meio a documentos abertos ao público, por acaso, quando faziam uma pesquisa.
E ler este manual de treinamento acaba sendo divertido, pois a leitura é fácil, apesar de formal. Você se sente um agente especial em treinamento pronto para fazer as mais loucas missões.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Paulo 28/09/2010

Mágica e dissimulação
CIA não consegue ser o livro empolgante que seu marketing propõe. Para a maioria dos leitores, sua parte principal - o tal manual oficial de truques e espionagem - certamente se tornará tediosa bem depressa.

Mas a revelação de certos truques de mágica manteve meu interesse, e também os detalhados artifícios de dissimulação. Você sabe como colocar um pó na bebida alheia sem ser percebido? Então.

É um livro mais para curiosos em geral do que para historiadores ou interessados em conhecer com seriedade a agência de inteligência americana. Para esse propósito, deve haver títulos melhores.