Mindshift

Mindshift Barbara Oakley

Resenhas - Mindshift

Sandrow 20/03/2024

Inspirador
Leitura fácil e agradável. Tem vários casos para exemplificar a parte teórica. Muito bom o livro. Na verdade é inspirador, funciona como um motivador para buscar novos conhecimentos. Sem falar que demonstra que nunca é tarde para ir atrás dos nossos sonhos.

Carla.Parreira 09/03/2024

Mindshift: mude seu padrão mental e descubra do que você é capaz (Barbara Oakley). Melhores trechos: "...Que tipo de mudança mental você deseja? Como é possível usar o automonitoramento na sua transformação? Que pensamentos o limitam? Você está se limitando ao acreditar que é 'geneticamente predisposto' a não conseguir aprender idiomas ou matemática? Diz a si mesmo que já é velho demais para mudar de carreira? Está, sem querer, num ciclo automático em que parece mais confortável permanecer assim — apesar de isso causar insatisfação? Que atitudes positivas podem ser tomadas e que testes podem ser feitos consigo mesmo para que você se encaminhe para um novo ciclo que incentive sua mente a seguir na direção dos seus desejos? Que nosos comportamentos podem ser adotados imediatamente para promover sua mudança? O que você precisa fazer para 'levantar do sofá'? Anote suas respostas num papel ou no seu caderno sob o título 'Tome atitudes produtivas'... Aprendendo a aprender funciona porque ele volta aos princípios básicos para mostrar o que sabemos sobre aprendizado de forma nova e imediatamente útil..."

Edgard7 17/09/2023

O livro propõe, inclusive com base científica, que não precisamos ficar inertes e conformados na carreira inicialmente escolhida.
As características, conhecimentos e habilidades já adquiridos podem, muitas vezes, auxiliar em um novo caminho escolhido.
Uma boa leitura pra quem se sente um pouco "estagnado" pessoal ou profissionalmente.

Michel.Nascimento 03/05/2023

A autora relata um pouco de sua experiência ao mudar de atividade profissional, onde a segunda escolha não vinha inicialmente de encontro as suas habilidades. O livro trata da necessidade de sempre se estar estudando, não necessariamente através de cursos presenciais, mas sim de plataformas de estudos a distância como os MOOCs.

tmgoncalves 22/12/2022

Aprendizado promove uma mente saudável !!
Bom livro !! Bárbara Oakley apresentou diversas histórias de pessoas, de diferentes nacionalidades e condições sociais distintas. Leitura corrida e super leve.

O livro foi escrito baseado em sua primeira obra, Aprendendo a Aprender. Então, a autora, especializada no assunto, foca bastante em técnicas de aprendizado, citando vários exemplos de pessoas que atingiram o objetivo de aprender algo novo. Super envolvente com vários ensinamentos psicológicos focados em atingir determinado objetivo, seja vencer uma depressão, mudar de estilo de vida, trocar de emprego, entre outros objetivos.

Um dos ensinamentos, abordados pela autora, é sempre desenvolver constantemente, não importa se foi pouco ou muito. Um exemplo citado no livro, para manter o aprimoramento, é o hobbie. O hobbie muitas vezes pode ser uma peça fundamental para atingir tal objetivo.

Em suma, um livro com ótimos ensinamentos a serem absorvido, beneficiando o leitor a ter uma mente mais positiva. A autora utiliza alguns momentos do livro para fazer o Merchandising de seus cursos e livros, porém, não influencia no desenvolvimento da narrativa.

Elaine cris 12/12/2022

Mude sua mente
Muito conteúdo que faz refletir, um pouco repetitivo, demorei para ler e foi necessário fui lendo aos poucos para absorver o conteúdo.

A autora traz histórias reais de vivências de mudanças de vida e exemplifica como a pessoa de cada histórias conseguiu mudar as suas vidas, que independente da situação ou idade só é necessário abrir a mente para novos horizontes.

Thiago.Silva 15/08/2021

Bom livro
A autora mostra como sempre é possível aprender algo novo ou ingressar numa nova carreira. Ela percorre o mundo buscando exemplos disso, e me trouxe visões sobre gestão de carreira que eu não havia me atentado antes. Vale a pena a leitura

Campos 03/08/2021

Arrastado
Sabe quando começa interessante e aos poucos vai se tornando cansativo, o conteúdo é bom porém ele poderia ser mais condensado. O capítulo sobre os cursos online para mim se estendeu demais

Bia Araújo 17/05/2021

Inspirador
Recomendo muito pra quem se sente perdido na área em que trabalha ou estuda, mostra que nunca se é tarde para aprender uma nova habilidade para mudar ou ampliar sua carreira.

Anderson 27/04/2021

Se quiser mudar, mude e mude quando quiser
Gostei do livro que trás o conceito de que nunca se é tarde para mudar e procurar outros ares e desafios, creio que ler esse livro em conjunto com o outro da mesma autora o Aprenedendo a aprender pode dar um norte para pessoas que querem um reinicio na vida. Assim como outros livros que já li de acadêmicos principalmente no campo da psicologia, há muita história ou exemplos repetitivos causando pelo menos em mim, um certo aborrecimento. Se acha que está velho para mudar, é outras crenças limitantes, leia o livro e pense novamente.

Jennifer 09/04/2021

Agradável
Uma leitura fácil e agradável, a autora mostra a partir de histórias reais como aprender, mudar de carreira ou até ascender profissionalmente pode ser mais simples e menos trágico do que imaginamos.

Taci 18/01/2021

Mindshift
Neste livro Bárbara traz diversos relatos de pessoas que mudaram drasticamente suas vidas e percepções de mundo através do conhecimento e mudança de pensamento.
O livro me ajudou a expandir meus horizontes e ver que diferentes áreas podem andar juntas e resultar em algo fantástico. Nossa limitada maneira de classificar as coisas em caixinhas não é mais suficiente em nosso contexto atual.
Este livro dialoga com o curso dela Aprendendo a aprender que é gratuito e disponível no site do Coursera.
Leitura super válida e com várias referências no final do livro pra quem quiser se aprofundar em alguns tópicos abordados.