A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Jubalinhas 24/05/2024

É importante se importar
Política e história de uma forma simples (que nem sempre é ótimo). Traz questionamentos e pontos de vista particulares, interessantes e que realmente se interessam pelo assunto. Krenak se importa verdadeiramente, viceralmente e, mesmo que em ponto ou outro discorde de suas conclusões , o percurso com ele é valioso.

Manoel.Ramalho 23/05/2024

Ótima reflexão
Cada vez que leio uma obra do autor, me encho ainda mais de orgulho por saber que sou brasileiro e que nossa terra possui pessoas tão talentosas. Recomendo muito.

JGabiezz 23/05/2024

Verdades difíceis de aceitar
A leitura é breve, é praticamente um desabafo do quanto estamos adormecidos em relação a natureza. O livro carrega uma revolta totalmente válida de que temos estragado muita coisa e tirado vidas com nosso egoísmo, com os sistemas políticos, globalização e etc... Infelizmente ele traz uma verdade maior e mais triste que todas as verdades expressas nessas poucas páginas: uma andorinha só não faz verão, não podemos salvar o mundo sozinhos e as pessoas não parecem estar dispostas a fazer isso.

giovanna1024 23/05/2024

A VIDA NÃO É ÚTIl
Não é o tipo de livro que eu leria com frequência, mas tive que literalmente devorar ele em um dia para uma prova da escola, e confesso que acabei gostando... tem umas reflexões bem legais e fala de pautas muito importantes

Luma :) 22/05/2024

A vida é útil realmente pra quem?
Que livro fantástico de bom!!
Não é o tipo de leitura que estou acostumada mas fiquei bem surpreendida tanto com o autor quanto com o livro.
Mas como assim a vida não é útil???
É exatamente o que ve leu, a vida não é útil. Não é útil quando o capitalismo não está em alta e comandando todos os seus feitos e gostos! Tirando isso, ela é fantástica de ser vivida e aproveitada!!
O livro traz uma reflexão sobre consumismo vs meio ambiente incrivelmente interessante e que todos deveriam ler e se aprofundar sobre pelo menos uma vez na vida.
Krenak abriu meus olhos pra algo que nunca havia pensado antes: o conceito de humanidade, que está ligada somente a quem consome diariamente! Já quem não consome e é tradicional do país, é classificado na classe sub-humanidade. Quem diria que o ser humano poderia ser tão separatista né?!

julia3982 19/05/2024

Um livro incrível, leitura fácil porém dura, ele consegue tocar na ferida e mostrar como a gnt é autodestrutivo,como somos egoistas,egocêntricos e consumistas
Simplesmente formidável,recomendo muito.

Giu 19/05/2024

Que soco foi esse
Comecei o conto achando q seria aglo de boa, e foi um soco??
A escrita do autor te deixa mt imensa, eu precisava pausar para refletir sobre o que li e nao conseguia largar.
As criticas sociais bem realista, de forma bem clara, eu fiquei meio em choque quando estava lendo, as frases bem elaboradas e fd.
Cara tem 80 paginas e tem tanto conteudo, eu simplesmente adorei, te deixa totalmente reflexivo sobre nos e como seguiremos a vida daqui em diante.
indico super a leitura se vc quer escutar vdd sem disfrace

Isabelly.Godoy 16/05/2024

Necessário
Ouvir as vozes de pessoas indígenas nos faz enxergar e perceber o quanto a sabedoria tradicional é subestimada. Os povos originários têm como base em sua relação com a natureza o respeito, a ciência de que o planeta é algo vivo e do qual fazemos parte, não somos donos.

Cada dia mais se faz necessário ouvir e colocar em prática esses saberes ancestrais e compreender que não é o mundo que está acabando, e sim a ganância humana que está destruindo a humanidade.

Fabio.Nunes 16/05/2024

Provocativo
A vida não é útil - Ailton Krenak
Editora: Cia das letras, 2020

Este livro é um compilado de curtos ensaios do autor, publicado quando vivíamos a pandemia de covid-19.
Ailton faz parte da nação indígena Krenak, habitante das margens do Rio Doce, ou o que quer que tenha sobrado dele após os crimes ambientais das mineradoras.
_______________________________________________________________________________
?Nós, Krenak, decidimos que estamos dentro do desastre, ninguém precisa vir tirar a gente daqui, vamos atravessar o deserto, temos que atravessar. Ou toda vez que você vê um deserto você sai correndo? Quando aparecer um deserto, o atravesse.?
_______________________________________________________________________________

Essa foi uma leitura que iniciei sem qualquer expectativa, já que nunca havia lido nada do autor. E quão grata foi minha surpresa!
Vi-me admirado por suas ideias, expostas em curtos textos ? ora provocativas, ora assertivas, ora inspiradoras ? o que transformou esse pequenino livro numa ótima experiência.
Para além dos meus gostos e filosofias pessoais, as questões aqui colocadas nos colocam diante de duas perguntas fundamentais: o que estamos fazendo e para onde vamos?
O autor propõe em vários momentos a ideia de que há apenas uma vida no cosmos e nós fazemos parte dela.
Muito longe de mim dizer que a visão de mundo do autor é apenas bela e poética, pois para ele não é apenas uma abstração ? ele vive dessa maneira. O que eu sinto de verdade é tristeza. Por todos os indivíduos urbanos vivendo no capitalismo tardio, cada vez mais atomizados, mais desassociados da grande rede da vida ao nosso redor, e mais doentes.
Esse livro possui cinco ensaios:

1- Não se come dinheiro

?Pode ser uma ficção afirmar que se a economia não estiver funcionando plenamente nós morremos. Nós poderíamos colocar todos os dirigentes do Banco Central em um cofre gigante e deixá-los vivendo lá, com a economia deles. Ninguém come dinheiro.?

?Temos que parar de nos desenvolver e começar a nos envolver.?

?A vida vai dos oceanos para a terra firme, atravessa de norte a sul, como uma brisa, em todas as direções. A vida é esse atravessamento do organismo vivo do planeta numa dimensão imaterial. Em vez de ficarmos pensando no organismo da Terra respirando, o que é muito difícil, pensemos na vida atravessando montanhas, galerias, rios, florestas. A vida que a gente banalizou, que as pessoas nem sabem o que é e pensam que é só uma palavra. (...) Vida é transcendência, está para além do dicionário não tem uma definição.?

2- Sonhos para adiar o fim do mundo

?É mais ou menos o seguinte: se acreditamos que quem apita nesse organismo maravilhoso que é a Terra são os tais humanos, acabamos incorrendo no grave erro de achar que existe uma qualidade humana especial. Ora, se essa qualidade existisse, nós não estaríamos hoje discutindo a indiferença de algumas pessoas em relação à morte e à destruição da base da vida no planeta. (...)
não há parâmetro de qualidade nenhum na humanidade, que isso não passa de uma construção histórica não confirmada pela realidade.?

3- A máquina de fazer coisas

?(...) experimente sair de dentro desse carro, experimente ter uma relação cósmica com o mundo. Muita gente deve achar que só os pajés, ou pessoas que já alcançaram alguma forma de transcendência, podem ter essa experiência, mas isso que chamam de ciência está aí constatando o tempo todo a relação da Terra com o sistema solar, entre galáxias. Convoquemos a experiência de estarmos harmoniosamente habitando o cosmos: é possível experimentar isso na nossa vida cotidiana sem se render a todo esse terrorismo da modernidade.?

?Somos microcosmos do organismo Terra, só precisamos nos lembrar disso.?

4- O amanhã não está à venda

?Não tivemos capacidade crítica para pensar as consequências de uma crise sanitária nos grandes centros urbanos, e preciso confessar que tenho dó de quem vive nessas metrópoles. Muitas pessoas vivem sozinhas nesses centros, deixamos de ser sociais porque estamos num local com mais de 2 milhões de pessoas.?

5- A vida não é útil.

?Para além da ideia de "eu sou a natureza", a consciência de estar vivo deveria nos atravessar de modo que fôssemos capazes de sentir que o rio, a floresta, o vento as nuvens são nosso espelho na vida. Eu tenho uma alegria muito grande de experimentar essa sensação e fico procurando comunicá-la, mas também respeito o fato de que cada um tem a sua passagem por este mundo.?

?(?) a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária.?

?Viver a experiência de fruir a vida de verdade deveria ser a maravilha da existência. Alguém vai dizer: "mas tem tanta gente que vive em dificuldade material, que tem que morar em lugares de miséria e violência"... Porém os lugares de miséria violência fomos nós que criamos, não têm existência por si.?

Recomendo a leitura.

Notlela 16/05/2024

MUITO BOM
Leitura extremamente necessária nos dias de hoje, todos deveriam ler pelo menos uma vez! Krenak é um homem além do seu tempo, aborda temas sobre o ego da nossa sociedade e como estamos destruindo pouco a pouco nossa própria casa: a Terra. Leitura leve e rápida, mas que é como um soco na sua consciência.

Rafael.Merrighi 15/05/2024

Sensato
O Airton Krenak é um pensador genial e esse livro só é a prova disso. Ler esse livro me fez refletir demais, sobretudo, nos aspectos das consequências da pandemia de 2020 e do capitalismo. É uma ótima visão sobre o mundo atual que respalda elementos dos povos originários o que torna a leitura mais interessante, já que é um fundamento diferente do usualmente feito.

São cinco palestras que o autor faz sobre a contemporaniedade ("A Máquina de fazer coisas" para mim é a melhor). Achei uma ótima leitura, daquelas que mudam sua percepção sobre a vida e o mundo.

Pedro3880 15/05/2024

Ótimas reflexões
O livro de Ailton Krenak propõe diversas reflexões e críticas acerca da sociedade contemporânea. Explicita o estrago que estamos fazendo com a natureza, mesmo sendo que dependemos dela para existir. Essa obra, que é uma coletânea de palestras, me fez abrir os olhos para reflexões sobre o meu modo de viver. Ótima leitura, recomendo à todos

deboraribeiro07 14/05/2024

A vida é fruição
Amei o livro, trás muitas reflexões sobre a vida como a vivemos nesse mundo de utilidades e produção predatória e capitalista. Gostei muito e indico!

Helena1014 13/05/2024

O livro é excelente! Provoca reflexões muito interessante e aborda vários assuntos da atualidade que impactam significativamente as nossas vidas.

LetAcia 08/05/2024

Acredito que dou 4 estrelas, pois as conversas densas do Krenak são muito necessárias para o dia de hoje. Todo o livro é um aviso avisado por alguém que entende profundamente sobre a vida e principalmente sobre a terra e onde habitamos.