No Limite da Realidade

No Limite da Realidade Robert Bloch

Resenhas - No limite da realidade

Rusbis 26/09/2019

Li esse livro no mês passado mas ele se encaixa perfeitamente nesse Mês Nero pois aqui temos uma típica novelização de um filme, nada mais nada menos que Além da Imaginação O Filme, feito nos anos 80 e que é uma grande homenagem à série clássica disse anos 60.
Para quem conhece o seriado sabe que suas histórias são no campo do weird, estranhas e bizarras, cheias de situações que ninguém imaginária e o livro segue a mesma pegada com 4 historias diferentes e que exploram essa alma esquisita do universo de Além da Imaginação.
Aqui teremos um cara racista e preconceituoso que cai numa fenda do tempo e vai parar na pele daqueles que ele menospreza, temos uma moça que conhece uma criança muito especial que tem estranhos poderes de trazer para a realidade tudo o que imagina, temos um asilo de velhinhos que conhece um novo morador com poderes mágicos que podem fazê-los jovens outra vez e temos a magnífica história de um homem que tem pânico de alturas mas precisa fazer uma viagem de avião, só que seu avião está sendo atacado por uma criatura sinistra que só ele vê. .
É um livro extremamente interessante, de leitura super rápida, o terminei em apenas algumas horas, e muito criativo. Recomendo a todos os amantes de histórias "fora da casinha" e também para quem é fã do seriado clássico e do filme.

site: https://www.instagram.com/p/BxyJp70DT7S/

Cris 18/05/2014

Melhor Que o Filme...Para Variar
Beleza pura! Só ficou faltando aquele prólogo irado estrelado pelo Dan Aykroyd.

Flavio Assunção 27/02/2012

"No Limite da Realidade" é considerado um clássico da literatura sobrenatural. Tanto é, que a obra deu origem à famosa série americana The Twilight Zone (Além da Imaginação), além de ter um filme com mesmo nome e que é bastante fiel - e eu diria que é até melhor -, que o próprio livro.

A estrutura da obra é disposta por quatro contos. Em todos eles, um personagem principal participa de situações que fogem à realidade. O primeiro conto fala sobre um homem chamado Bill, que possui preconceito com negros, asiáticos e judeus, e que acaba indo para um novo universo em que passa por todas as situações vividas por todas as raças a quais detesta; o segundo fala sobre um rapaz chamado Valentine que, com pânico de voar, começa a ver coisas com o avião em pleno voo, causando problemas sérios para a tripulação e passageiros; já a terceira história é sobre uma mulher (Helen), que encontra um garoto que é muito mais do que aparenta; e, por fim, o livro é concluído com um conto em que um certo Sr. Bloom chega a um asilo prometendo que pode fazer com que os velhos se tornem jovens novamente.

De todos eles, os dois últimos foram os que mais me agradaram. Na realidade, o livro de um modo geral não é tão bom. Se comparado com o filme, cujo apelo visual e sonoro causa um impacto bem maior, os contos presentes são bem comedidos. Por outro lado, a ideia é bem interessante e que, por esse motivo, vale a pena ser lido. E, após isso, basta comparar com o filme e tirar suas conclusões.

É importante destacar que Robert Bloch apenas coletou e ajustou os contos presentes. Embora o livro leve o seu nome, os contos foram escritos por John Landis, George Clayton Johnson, Jerome Bixby e o conceituado Richard Matheson. É importante que o leitor saiba disso.
Fernando1428 04/01/2016minha estante
Olá, perdoe-me a intromissão, mas gostaria de fazer uma correção: o livro não foi a inspiração para a série "The Twilight Zone" (no Brasil, "Além da Imaginação", de 1959. A série foi uma criação original do roteirista, produtor e ator Rod Serling.

Em 1982, os diretores John Landis, Steven Spielberg, Joe Dante e George Miller, homenagearam a série de TV desenvolvendo um longa, batizado de "The Twilight Zone: The Movie" (aqui no Brasil traduzido como "No Limite da Realidade"), e é neste filme que o livro se baseia, é uma novelização do roteiro do filme, por Robert Bloch (autor de "Psicose"), baseado no roteiro de John Landis, George Clayton Johnson, Jerome Bixby e Richard Matheson .

O interessante é que o conto do racista Bill, aqui no livro, tem o final planejado originalmente para o filme. O final do conto em filme precisou ser alterado depois de uma tragédia nas filmagens - onde um helicóptero foi atingido por fogos de artifício que simulavam explosões de guerra, e caiu, decapitando o ator Vic Morrow, que interpretava o personagem Bill, e duas crianças asiáticas (uma também decapitada, a outra esmagada) que contracenavam com ele no momento. Uma das maiores tragédias do cinema, e por conta dela, o filme foi recebido de forma morna em 1983, apesar da série ter sido um estrondoso sucesso em sua época.

Mas creio que ambos - livro e filme - são muito bons e merecem ser conferidos, assim como as séries de 1959 e a de 1985.