Mea Culpa

Mea Culpa Doca Street

Resenhas - Mea Culpa

Sabrina.Lolli 06/11/2023

Comecei a ler o livro porque assisti ao filme Ângela, depois ouvi o praia dos ossos, e quis ler o livro pra poder ouvir todas as versões, bom o livro é um pouco prolongado, mas mostra que o criminoso estava em seu lugar no tempo, contudo Ângela vivia muito a frente deste tempo, ansiava por ser uma pessoa livre e usava isso como forma de afronta a uma sociedade que a condenava mas tolerava por ser rica e bem relacionada, fato que também ajudou o Doca a cumprir sua pena de forma mais "confortável" frente a muitos que ali se encontram.
Não concordo com o titulo do livro, sobre a morte de Ângela ele tem toda a culpa, pois poderia não ter voltado e escolhido ir embora.
O que mais me chamou atenção foi a fidelidade, amor e compromisso do pai do Doca que simplesmente se dedicou a fazer o filho sofrer o mínimo possível.

Maria.Batagin 02/10/2023

Auto biografia
Comecei a ler esse livro depois de ouvir um podcast Praia dos ossos que menciona muito esse livro.
Dessa curiosidade de conhecer a fundo a mente do Doca Street comecei a ler e confesso que tem momentos de puro discurso machista e em outros problemas estrutural do sistema prisional.
Levo comigo a seguinte reflexão
? não haverá cadeia mais terrível que a própria consciência, todo ato tem as consequências ?

lenamendes 26/03/2022

era pro elefante ter esmagado
maldito amigo que o salvou do elefante, de abusador assassino à herói nacional. comecei a leitura por conta do podcast, não queria ser mais uma que torna o crime envolta da imagem do doca, queria mais da Angela, queria a pantera. mas é inevitável

preferia ter ficado só com a narração, definição de toda experiência (auditiva, visual e leitura) é uma: raiva. Angela foi morta tantas vezes, por ele, julgamento, mídia e ainda amigos próximos que dizem até hoje que foi acidente no caminho deles.

Felipe.Lima 03/07/2020

Pior livro que já li na vida.
Livro extremamente mal escrito. Retratando uma história horrível que, pasmem, realmente aconteceu. Levei 5 anos para ler, porque eu não aguentava o perfil ridículo do autor falando da própria vida. Me causou ojeriza e vergonha alheia, sem falar do acontecimento lamentável.

BeatrizViana0 31/12/2017

Emocionante!
Este livro nos leva a refletir muito sobre nossas escolhas na vida. Não tem como não se emocionar com o personagem. É emocionante o seu arrependimento pelas escolhas que fez. Ficamos pensando em: como julgar suas atitudes? Como não sentir revolta também pelas atitudes de Ângela? É claro que ela não merecia o fim que teve, mas o que esperar de uma pessoa tão intensa que não media as consequências dos seus atos? Falava e fazia o que queria, sem importar com o seu próximo? E mesmo assim era tão amada pelos amigos. Fica uma dúvida em minha mente...era amada de verdade ou por puro interesse? Sem dúvida, um ótimo livro.

Andre.Luiz 19/03/2017

Interessante a vida que levou com Angela e como descreve a sociedade paulista e carioca.
Depois fica o relato de um presidiário e suas dificuldades, a cadeia da época já era dificil, fico imaginando agora com as superlotações.

Victão Lopes 20/11/2013

Essencial.
Um livro muito bom para ver como funciona a mente de um criminoso, mas um criminoso "por acaso", passional, que agiu por impulso. É curioso ver como as pessoas continuam o adorando mesmo sendo um assassino. Em nenhum momento ele tenta se justificar. Assume o erro e as consequências.

A leitura vale também para ver como era a Justiça brasileira e as cadeias nos anos 70-80. Muita coisa mudou, mas essencialmente, ainda é tudo igual. Apesar de ter despertado a fúria do feminismo (movimento de esquerda), Doca acabou também escrevendo uma espécie de manifesto por melhores cadeias e condições de vida para a população carcerária. Já naquele tempo, ficava óbvio que prender um criminoso não adiantava muito, na verdade, só o tornava uma pessoa pior.
Cadu 28/01/2014minha estante
O feminismo não representa apenas mulheres ou o movimento de esquerda, mas qualquer um que se incomode com o machismo, que tambem não pode ser atribuido somente a direita.
No caso de Doca Street havia uma comunidade bastante conservadora, haja vista, ele ter saido do primeiro julgamento sob aplausos e a reação da população ao assassinato, a recente liberação sexual feminina e, sobretudo, leis que naquele momentos preservavam os direitos e privilegios dos homens sobre a mulher, algo que mudou a partir dos anos 80 e graças ao feminismo.
É inegavel que esses privilegios masculinos ainda existam, mesmo nos dias de hoje, onde ainda existem "crimes passionais ou por amor excessivo" e parceiros sentem-se donos um do outro.

Garoto da Internet 06/10/2021minha estante
Primeira vez que termino um livro tão grande, isso significa que ele é ótimo!