Sintonia Mortal

Sintonia Mortal Alec Silva...

Resenhas - Sintonia Mortal

Anjuf 16/01/2024

A maldade humana pode até se esconder nas sombras
Sintonia mortal é uma coletânea de contos de terror que mostram a maldade humana em seu todo, através de um podcast chamado Frequência da Meia-noite, onde seu ouvinte tem o seu destino escrito ? ou melhor, falado. Acho que a funcionalidade desse podcast é uma das coisas mais legais que eu já vi em um livro, o que me deu vontade de continuar lendo logo no primeiro conto.

Mas infelizmente essa vontade não continuou por muito tempo, porque enquanto diversos contos prendiam a minha atenção e me deixavam morrendo de medo do meu quarto escuro na madrugada, tinham alguns tão fracos e confusos que tiravam a minha vontade de ler. Enfim, é uma coletânea boa e eu recomendo sim, mas chegue com suas expectativas baixas pra se impressionar mais

Jose 20/02/2023

Em “Sintonia Mortal: Contos de terror numa rádio à meia-noite”, livro lançado através de financiamento coletivo recorrente no Catarse pela Editora Corvus, foram convidados 15 autores brasileiros para escrever os 14 contos da obra.

Todos os contos partem de um mesmo conceito. A Frequência da Meia-Noite, a 98.5, como o nome diz, só pode ser sintonizada durante a meia-noite e ela escolhe seus ouvintes. Após começar, ela não pode ser desligada, e a voz do(a) locutor(a) anuncia eventos que mudarão a vida de todos que a ouvem. Seja para seu fim, ou não.

O interessante do livro é ver como cada um dos 15 autores abordam suas histórias e a maneira com que usam a rádio. Há uma mistura de épocas inclusive, em alguns contos essa rádio se torna um podcast. Aqui, a criatividade corre solta e cada autor tem sua particularidade. Alguns usam o rádio físico que apavora os ouvintes, outros usam o locutor como narrador, etc. Tem pra todos os gostos.

Por ser uma coletânea, quanto por ter diversas mãos envolvidas no projeto, fica difícil falar objetivamente da qualidade do texto como um todo. Porém, posso garantir que tem ótimas pérolas entre os 14 contos, e pouquíssimo material abaixo da média.

Alyson.Fagner 29/01/2023

contos de terror de qualidade
me demorei nessa leitura e foi uma aventura! uma rádio misteriosa que só sintoniza à meia-noite e quando é você quem está ouvindo, se prepare porque não é nada de bom vindo...

nota que dei individualmente a cada conto:

Boa noite, Anastácia (5 estrelas)
Danse Macabre (4 estrelas)
Verão macabro (3 estrelas)
A sombra da assombração (4 estrelas)
A galope (5 estrelas)
Morte em bordô (3 estrelas)
O vale das luzes (3 estrelas)
Moscas (3 estrelas)
Vigilância (3 estrelas)
Do alto do morro (2,5 estrelas)
Decaído do Ártico (3 estrelas)
Shiroi-Onna (5 estrelas)
O que você quer (4 estrelas)
Ofertas Imperdíveis (4 estrelas)

devo dizer que fiquei muito contente com qualidade dos textos, a diagramação do ebook e a genialidade de cada conto. muito bom!

Malu 19/12/2022

?Você estão ouvindo a Frequência da Meia Noite, 98.5, todas as noites em algum lugar por aí?

De acordo com lendas urbanas, a rádio existe desde os anos 80 e foi se modernizando ao longo dos anos, até chegar nos dias atuais em forma de podcast!

O livro é composto por 14 contos, cada um com uma história, mas com a mesma coisa em comum, a Frequência da meia noite, uma frequência na rádio ou podcast, no qual o locutor pode ser homem ou mulher, e que sempre aparece 00h, com descrições reais dos ouvintes e suas histórias e somente algumas pessoas podem escuta-lá!

É uma leitura que te prende do início ou fim, e atiça a nossa curiosidade para saber como a Frequência da Meia Noite irá se comportar em cada um dos contos!!

Foi meu primeiro contato com livros de terror, mas confesso que gostei muito, principalmente por terem contos mais leves e mais tenebrosos/nojentos intercalados!

Luiza3375 12/09/2022

Surpreendente
Uma ótima coletânea de terror. Adorei como cada autor criou a própria história ao redor da premissa inicial, apesar de, claro, ter gostado mais de alguns contos do que de outros. Fiquei muito contente de conhecer novos autores e ter nomes para ir atrás depois de terminar a leitura.

Nicolly RS 24/07/2022

Antologia incrível!!!
Uma rádio fantasma que assombra pessoas ao redor do mundo e através de várias épocas. Uma narração que se apresenta pessoal demais no começo, e que te faz achar que a pessoa do outro lado está mais próxima do que parece possível. Essa é a premissa de ?Sintonia Mortal?, uma antologia com 14 contos de terror. Peguei esse livro da editora Corvus gratuitamente no início do ano, e por mais que tenha levado um bom tempo pra finalizar (gosto de ler um conto por dia, e acabo sendo meio enrolada pra seguir leituras picadas como antologias) eu gostei muito mais do que imaginava dessa leitura despretensiosa!

A familiaridade entre os contos, mesmo sendo escritos por autores diferentes foi muito bacana, e cada um apresentou a rádio fantasma com suas características e peculiaridades próprias.

? ?Boa Noite Anastácia? foi o primeiro conto, e o que me fisgou já de cara! O que mais me encantou nesse foi ele se passar tão perto de onde moro, e ainda na época da pandemia, fazendo com que eu me identificasse muito com a protagonista e a situação em que ela se encontrava (foi desconfortável, mas de um jeito que só uma história de terror te faz sentir, e de um jeito estranhamente bom).
? ?Danse Macabre? foi o meu primeiro favoritado, e traz uma bailarina como protagonista. O plot twist e o desfecho foram geniais!
? ?Verão Macabro? trás uma narrativa com crianças e uma vibe férias de verão com lendas do interior, mas não me apeguei muito aos personagens aqui.
? ?A Sombra da Assombração? trouxe um pouco de política e memórias da época da ditadura militar, com direito a vizinhos negacionistas e familiares envolvidos, e me trouxe bastante angústia!
? ?A galope? foi o meu segundo favorito, e também trouxe aqui mais lendas do nosso folclore nacional

Nicolly RS 25/07/2022minha estante
O skoob ta cortando minha resenha, só foi metade ?

loveless 15/04/2022

Bizarrices e um locutor atraente
Pra começar, eu adoro antalogias. De todo tipo. Mas as de terror e mistério são um prato cheio, as bizarrices das microtramas que se desenrolam em poucas linhas são um desafio gostoso, ao mesmo tempo que quase parece nem se importarem muito com você. A história está ali e voce acompanha se quiser, não é como em uma trama que se desenvolve por várias páginas.
Mas não se engane, essas histórias querem ser lidas. Elas precisam ser lidas, comentadas e repassadas.
"Sintonia Mortal" traz 14 contos envolvendo uma rádio fantasma que aparece nos momentos mais impróprios (ou muuuuito próprios). Eu preciso dizer que a figura do narrador, que pode mudar em alguns contos conforme a necessidade de suas histórias pra lá de horrendas, é tão cativante que ele (ou ela) é seguramente meu personagem favorito e é sempre bom quando ele volta em outro conto.
Algumas histórias me pegaram demais, a ponto de virarem minhas queridinhas, enquanto outras foram uma distração e divertido, uma em especial foi um pouco decepcionante, mas em conjunto é uma pedida muito boa para quem não tem medo de tirar alguns esqueletos do armário, algum conto com certeza irá te pegar desprevenido aqui.

Geovana Rodrigues 23/03/2022

Para os apreciadores de contos de terror, Sintonia Mortal é uma baita leitura!
Imagine só: você está de boas no seu quarto, navegando no computador. A insônia não te deixa dormir, então encontra um podcast que nunca tinha visto antes: Frequência da meia-noite.

Como um bom viciado em narrativas, você coloca para ouvir. E aí, que você comete o maior erro da sua vida! E assim se inicia o primeiro conto dessa coletânea. Deu para sentir o impacto?

Toda noite, a rádio fantasma (ou podcast, depende da tecnologia disponível no momento) aparece para diversas pessoas e as que sobrevivem para contar a história, não consegue gravar, sintonizar ou mostrar para outros. Os narradores, sarcásticos e de humor mórbido, narram os infortúnios de cada ouvinte, as mágoas e segredos que tentamos esconder de nós mesmos, no fundo de nossa inconsciência. Aquilo que mascaramos com sorrisos e boas atitudes.

E enfim a derradeira cena, os últimos minutos: total agonia e desespero completo toma conta da história. Cada um tendo o fim que merece ou o que lhe foi escolhido.

“à monstruosidade e maldade humana pode até se esconder nas sombras, mas, muitas vezes, oculta- se em plena luz do dia, disfarçadas de palavras e gestos inocentes, carregados do mais cruel veneno.”

Para incrementar ainda mais a sensação grandiosa de suspense criada pelos autores, sugiro ler durante a meia-noite, mas só se tiverem coragem. E por fim, desligue qualquer aparelho que possa sintonizar uma estação, seja AM ou PM e desinstale os reprodutores de podcasts – só assim, TALVEZ, você conseguirá chegar vivo ao fim deste livro.

site: https://www.instagram.com/p/CbYSWsMv1s2/

Jaque 13/02/2022

Galera criativa
Vários contos reunidos, um único ponto em comum: a rádio da meia noite.
Histórias completamente diferentes uma das outras.
Muito legal ver os diversos rumos e temas que cada um dos autores pensou levando em conta a mesma ideia principal, uma estação de rádio que só funciona 00h.

Klinef 27/01/2022

Então, são contos muito bem escritos, são histórias ótimas e a leitura é bem fluída, gostei muito de todas os contos, adorei a ideia e vale muito a leitura, adorei.

Fabio Pedreira 07/04/2021

Uma boa homenagem a The Kirlian Project
Quem acompanha meu ig talvez lembre sobre uma série animada que recomendei uma vez, chamada The Kirlian Frequency. É uma série onde todo dia a meia noite é possível conectar seu rádio na frequência Kirlian e escutar histórias sinistras sobre o local. É uma das melhores séries que já vi. ⁣

Sintonia Mortal é justamente uma antologia que serve de homenagem a essa série, com contos de terror onde os protagonistas acabam se deparando com a frequência 98,5, sempre na meia noite.⁣

Mas existem algumas diferenças. Na série, a rádio é mais um alerta para os desavisados, sobre as coisas sinistras que acontecem em Kirlian, já na antologia os protagonistas em 99% das vezes escutam a rádio quando seu fim está próximo.⁣

Como toda antologia, existem contos que acabam sendo melhores que outros. No geral, foi uma leitura prazerosa, me dando até vontade de rever a série.⁣

Meus destaques vão para os seguintes contos:⁣

1 - A Galope⁣
2 - Morte em bordô⁣
3 - Moscas⁣
4 - O que você quer⁣

Esse último, ao mesmo tempo que é macabro, também é bonito e triste. Pra mim foi o melhor conto da obra.⁣

Sintonia Mortal originalmente foi um projeto no Catarse, onde os contos eram distribuídos para os apoiadores. Agora eles foram compilados em uma única sintonia, possibilitando que vocês comprem na Amazon.⁣

A única coisa que senti falta aqui, foram as capas dos contos antes de cada um. Acho que ficaria muito legal, já que as capas são incríveis (aliás, se tem uma coisa que essa editora capricha sempre, são nas capas).⁣

Bom, mas é isso aí, recomendo a leitura e garanto que vocês nunca mais vão ver um rádio da mesma maneira.