Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Pedro Angeli 24/09/2023

Divertido, mas não oferece muito
Antes de desenvolver o hábito de ler, eu sempre fui bem hypado em questão de ler os livros de Dan Brown, sendo esse o primeiro, eu não me impressionei muito com a escrita, a narrativa é legal e bem vívida, os personagens tem profundidade e não são aquelas caixas de papelão vazias, pode ser tenso às vezes, só que achei o livro bem 6.5 mesmo, não é que o livro é ruim, só é meio sem sal, e parece que não contribuiu nada para meu repertório.

Kagari.Lona 16/09/2023

Cansativo
As primeiras páginas conseguem lhe prender por uns bons 4 minutos, dps disso fica chato. No início a trama vai se desenrolando bem, mas é repetitivo. Na metade do livro eu já não aguentava mais, e tava cansada, não via a hora pra terminar logo. No final foi confuso, primeiro que EM MOMENTO ALGUM, teve pistas sobre aquele plot do Strathmore, tipo assim NENHUM. Tinham personagens que era postos ali só pra morrer apenas. Além de ter uma hipersexualização de mulheres. Cenas descartáveis que deixariam o livro mto melhor se apenas não existissem. Enfim, esse livro é a verdadeira cura pra insônia.

Andre350 13/09/2023

Uma alternativa a série Robert Langdon
Dan brown surpreende ao trazer um protagonista diferente de Robert Langdon. O ritmo do livro é bem prazeroso, e a forma com que o suspense do livro é construído leva ao leitor a criar varias teorias de quem é o verdadeiro vilão da história.

Vanessa.Bugdanovicz 07/09/2023

Instigante
Como sempre, Dan Brown é perspicaz na construção do personagem, com uma trama altamente elaborada e com inúmeras reviravoltas. A leitura é bastante fluida e tranquila.

Gabi Moretti 27/08/2023

Suspense e tecnologia
Uma delícia de escrita e uma aula de realidade.

O livro tem muito suspense e desperta agonia pela curiosidade do que está por vir.
Eu, desde o início, desconfiei de algumas coisas, mas ainda assim, o jeito real que as coisas se encaixam é perfeita.

Adorei!

Gabrielli... 27/08/2023

O primeiro suspense que eu li.
Uma leitura que muitos diriam eletrizante.
Adorei o livro, realmente

GoomesH 22/08/2023

Tecnologia e Suspense
Como se já não fosse uma temática do meu gosto, o domínio dos assuntos e imersão dos cenários é algo louvável!. Com viradas de mesa na medida certa o final foi digno de um suspense tecnológico alucinante.

Sabrina.Naud 08/08/2023

Pior livro do Dan Brown!
Gente, igual aos outros licros, só muda as características físicas e nomes dos personagens, porque as personalidades são iguais as dos outros protagosnistas. Livro chato, enrolado, previsível a dá com pau. SPOILER: um bom leitor mata quem é o assassino antes da página 30.
Gente, sério, acho q fazia tempo que uma leitura não me irritava tanto. Achei tudo sem graça e previsível demais. Sei lá. É isso.
Jão 10/09/2023minha estante
De acordo

Felipe 06/08/2023

Às vezes uma teoria da conspiração se mostra verdadeira.
?? Antes mesmo do "11 de setembro", dos vazamentos da Wikileaks e da exposição de magnitude mundial promovida por Edward Snowden, Dan Brown já estava explorando o tema da "Privacidade x Segurança" em seu primeiro livro, publicado em 1998.

?Fortaleza Digital é um thriller centrado na misteriosa NSA (agência de segurança nacional dos EUA) e, quando o mais poderoso e secreto computador é incapaz de quebrar uma mensagem codificada, a brilhante criptógrafa Susan Fletcher, é chamada para lidar com o problema, sem saber que está se metendo em uma rede de perigos e mentiras que pode custar sua vida e de seu noivo.

?O livro é focado no suspense ininterrupto e eletrizante. Já é possível perceber a fórmula que deu tanto sucesso ao Dan Brown, nos livros seguintes.

?Embora se trate de literatura comercial (mero entretenimento), Brown trás informações interessantes e até se permite tecer um ou outro comentário vago sobre global surveillance como mero pano de fundo da trama.

??A reflexão sobre estes temas fica exclusivamente a cargo do leitor e, no meu caso, consegui traçar um paralelo entre a dicotomia já mencionada e a atual "liberdade de expressão x segurança."

?É um bom livro para novos leitores, fluído e dinâmico e se o leitor nunca leu Dan Brown, vai adorar. Um leitor mais calejado ou que conheça a fórmula do autor ainda se divertirá, porém nada memorável.
Me siga no ig @corujaogeek

Thais 01/08/2023

Não sei se gostei. Os Plots são bem previsíveis, e o enredo foi meio forçado em alguns pontos. Ao mesmo tempo, a escrita do Dan Brown é boa e apresenta bom conhecimento do assunto.

Aikamorah 30/07/2023

Agora um destino cruel os havia reunido pela última vez
Que maravilhosa experiência de releitura!

Nem lembro direito quando li este livro, acho que no ensino fundamental, e fiquei encantada com o estilo de escrita e a estrutura dos capítulos. Foi realmente o primeiro contado com Dan Brown.

Agora que li novamente, continuo encantada! Fiquei com muita raiva da minha inocência mesmo relendo cai em algumas reviravoltas kkkk

Apesar de ter lido devagar, é uma história emocionante/frenética, que se tiver tempo, você lê em pouquíssimos dias.

Mirella202 25/07/2023

Li muuuuitos anos atrás, e ainda lembro de como queria ficar lendo pra desvendar os códigos também. Pra quem gosta de séries policiais que precisa desvendar mistérios, acredito que vai gostar.

Rayka16 20/07/2023

Simplesmente Incrível!
Desde o primeiro capítulo, a escrita e a história desse livro me prenderam! Gostei muito de ler Fortaleza Digital, recomendo para quem esteja pensando em ler ele e não tem certeza se vai gostar. Mas eu digo: LEIA, o suspense tecnológico que esse livro traz é um dos melhores!

Felipe 18/07/2023

Para quem curte o autor, o livro é válido
Vou começar essa resenha informando que li este livro há anos. O que eu disser aqui será dito com as parcas lembranças que tenho da história. Portanto, leia esta opinião com bastante ressalva!!!

Fortaleza Digital tinha uma premissa interessante e que me chamou bastante a atenção na época porque eu estava cursando a faculdade de Engenharia da Computação e, obviamente, uma história sobre pessoas ligadas à área de tecnologia me atraiam.

O livro no geral é interessante e não me lembro de lê-lo com a sensação de arrastamento da história. Pelo contrário, li-o bastante rápido, pois a construção da narrativa fluía bem. Infelizmente não posso opinar de forma assertiva sobre a construção do background dos personagens, pois não me recordo dos detalhes. Mas lembro de achar bacana o fato de a personagem principal ser uma mulher (para quem não é da área, saiba que a quantidade de mulheres na área não é muito alta se comparada com outras, especialmente na época em que o livro foi lançado). Então, considero um ponto positivo para o autor e sua obra.

O livro traz suspense, conspiração e intriga (bem na essência do Dan Brown), só que fora do contexto religioso muito marcante em livros como O Código da Vinci que o catapultaram para a fama (muito por conta do filme também).

Enfim, para quem gosta do autor, ou das temáticas suspense e tecnologia, o livro é válido. Só não sei dizer se atualmente haveria outro livro mais interessante com a mesma pegada. Cabe uma pesquisa para avaliar isso.