Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Yuri148 02/11/2023

Este livro tem uma narrativa muito boa, leitura fluida e uma história que te cativa a continuar e querer saber mais sobre o que ia acontecer, o final é simplesmente incrível, tem um suspense, misturado com o romance entre Susan e David

@_limasbooks 22/10/2023

? FORTALEZA DIGITAL ?
Susan Fletcher é a chefe do departamento de criptografia na NSA, à Agência de Segurança Nacional americana. Ela tinha planos de passar o fim de semana com o noivo David Becker , professor universitário e um brilhante especialista em línguas estrangeiras. Mas seus planos mudaram a partir do momento em que ele ligou para avisar que precisava fazer uma viagem de última hora, mas estaria de volta no outro dia, e não tinha muito tempo para explicar. Susan não entendeu o que estaria acontecendo e o porque da universidade precisar dele em um sábado, mas mal sabia ela que a viagem inesperada do noivo era um serviço secreto para o comandante de Susan.

A NSA era uma agência secreta que possuía um super computador chamado TRANSLTR, ele era capaz de decifrar qualquer mensagens encriptadas em poucos minutos; Na tarde do sábado em que esperava uma ligação de David, Susan recebeu uma ligação mas não dá pessoa na qual queria, era seu comandante Strathmore que precisava dela com urgência no departamento de criptografia. Chegando lá , ela se deparou com um cenário que parecia muito improvável, o TRANSLTR que antes decodificada em minutos qualquer coisa, estava a 15 horas travado em um código suspeito, um código possivelmente inquebrável.

Fortaleza digital era o nome do código inquebrável, construído pelo programador japonês Ensei Tankado, que já fez parte da NSA e participou da criação do TRANSLTR. No processo da criação da máquina ele soube que o computador passaria a ser um dispositivo independente de decodificação, Ensei ficou indignado, na prática isso significava que a NSA poderia abrir e-mails de qualquer pessoa sem que o usuário ficasse sabendo. Por ir contra à agência, ele acabou sendo deportado e humilhado, perdendo a credibilidade na comunidade internacional de informática.

Tempos depois ,Ensei Tankado entrou em contado com o comandante Strathmore, na tentativa de um acordo em que se ele fosse a público e dissesse ao mundo sobre o super computador e admitisse que através dele dava para ler qualquer e-mail, ele destruiria o Fortaleza Digital, mas o comandante não aceitou o acordo e Ensei divulgou o código encriptado na internet disponível para qualquer pessoa fazer o dowloads , e foi o que o comandante fez , baixou e enviou para o TRANSLTR. Mas o computador estava a horas sem conseguir decifrar o arquivo ,e só Ensei tinha a chave para abrir o código. E é aí que começa os enigmas da história, Ensei coincidentemente morreu na Espanha horas depois da divulgação do Fortaleza Digital na internet, até onde se sabe , só ele e uma pessoa na qual ele confiava chamada North Dakota tinha acesso a senha. O comandante mandou David (noivo de Susan) até a Espanha no intuito de conseguir a chave , enquanto Susan ficava na agência em busca do North Dakota.

Você vai criando várias teorias sobre a morte do Ensei, o suposto infarto teria sido natural ou provocado ? Por ordem da NSA ou outra pessoa ? Já que ele divulgou o código na internet; Cada capítulo uma emoção, como David vai se saindo na procura da chave em que o programador Japonês estava e o que Susan vai descobrindo na tentativa de encontrar o parceiro de Tankado , e o final o quanto este código afeta a NSA e bota em risco todos os segredos na qual ela esconde. É um suspense envolvendo criptografia e programação nos anos 90, eu simplesmente adorei todo o desenvolvimento da história, quando pega o ritmo da leitura, não dá pra parar e se por acaso seja um gênero que goste e a história te chamou atenção, fica aqui minha indicação desse livro ?

Lissa 22/10/2023

O que dizer?
Já li todos os livros do Dan Brown em uma idade que talvez não tivesse a capacidade de absorver tudo o que gostaria.
Estou relendo agora no alto dos meus 24 anos para ver se algo me parece genial.
Fortaleza Digital foi seu primeiro livro, se não me engano, e talvez isso explique algumas coisas que me fizeram revirar os olhos.
A história é boa, mas pouco coerente. Você vê um homem que claramente tinha um grande plot e foi o desenvolvendo conforme o escrevia, sem dar muita bola para a coesão que determinadas cenas ou ações dos personagens teria no decorrer da história. Isso se refere ao fato do David entrar em uma situação completamente aleatória sem nenhuma explicação realmente lógica. Até mesmo no final, quando ele tentar enfiar algo que na mente dele faça sentido, parece meio fora da curva.
Além disso o esforço dele de tentar criar uma coisa com diversas camadas de mistérios sempre se desdobrando e te surpreendendo faz com que as coisas pareçam um pouco irreais. A loucura da senha, os extremos que a história chegou. Ela teria sido tão interessante quanto se ele a mantivesse simples mas desenvolvesse de forma correta, como Harlan Coben consegue fazer.
Mas, como ponto positivo, admiro muito a capacidade que Dan Brown tem de simplesmente ser engolido por suas histórias. A forma com que parece dominar todos os assuntos da forma mais completa possível, te fazendo pensar que estamos vendo um programador escrever sobre programação ou um historiador escrever sobre história e assim por diante. Enriquece a história e faz ela parecer menos preguiçosa. É um livro que eu indicaria com algumas ressalvas, mas definitivamente não leria de novo.

Luana.Caroline 21/10/2023

Leitura viciante...
A leitura desse livro é de extremo conforto do início ao fim. Uma leitura séria para entender coisas iniciais que vão se desvendar somente no final da leitura. Um livro brilhante e muito bom! Como todos livros que li do Dan...

Sintaxe 21/10/2023

Fast-food
Ler Dan Brown é como assistir os filmes do Nolan: é lixo feito para consumo generalizado, mas enfeitado com adornos pseudo-intelectuais o bastante para enganar seus leitores e fazê-los acreditar que são mais inteligentes do que realmente são. Fortaleza Digital, pois bem, é mais um desses produtos feitos para serem consumidos rapidamente, sem pensar muito. As personagens são rasas feito poças d'água, os temas são ridiculamente frouxos e as "críticas" são representações quase literais, mecânicas, nada naturais, de situações mais ou menos verossímeis. Neste caso, temos um falso feminismo que, de tão farsesco, interrompe a própria narrativa para inserir um male gaze passageiro, num capítulo minúsculo e sem outra finalidade a não ser descrever nossa protagonista como uma "gostosona" mas - porque uma mulher bonita sendo inteligente necessita de justificativas! - que é dona de um QI de 172 pontos, se não me falha a memória. Além desse momento intragável, temos outras imbecilidades dignas de desenho animado: um assassino cheio de bugigangas para completar seus objetivos, um velho canadense soltando diálogos ridículos, uma prostituta que morre esmagada por um cliente gordo, um assistente e suas desventuras amorosas etc. Não entendo, simplesmente não entendo, como alguém poderia ler esta série de ideias estúpidas infelizmente comprimidas no papel como algo mais profundo do que mero lixo literário. Prefiro me debruçar sobre uma fanfic do Wattpad do que perder mais do meu tempo com entulho exportado pelos Estados Unidos. Boa noite.
Caraca veinho vc não gosta do Dan Brown chocada passada

Kkkkkkk ri mt

SWGURA QUE A MAE TA DE VOLTA NESSA BAGAÇA

Lorena.Zacarone 20/10/2023

Quem irá guardar os guardiões?
Saudades que estava de ler um livro que me empolgasse tanto. Dan Brown tem um jeito único de contar uma história e essa não é diferente.
Em que pede algumas conveniências que não são tão características desse autor, o livro é muito. Para a época que foi escrito, foi bem ambicioso e tecnicamente preciso (apesar de matemática não ser o meu forte).
Com toques de suspense, muita tensão e soluções espertas em cima da hora, o livro brinca com a gente, nos desafiando a pensar e se divertir.

Lu_prim 18/10/2023

Quase cinco estrelas
Assim como todo livro do Dan Brown, esse tbm é muito bem escrito com uma história cativante que mistura a imaginação do autor com fatos e eventos verdadeiros.

Contudo, como esse foi o primeiro livro publicado do Dan Brow é perceptivel a diferença na qualidade da escrita desse para os outros livros que eu já li dele, principalmente em relação ao final (é difícil de acreditar que uma sala cheia de gênios só iria decifrar aquele aquele enigma no último minuto).

Outro ponto que me deixou um pouco desmotivada com a leitura foi a revelação do antagonista totalmente previsível já q o Dan Brown sempre usa a mesma receita, mas preciso destacar que as motivações desse personagem realmente me surpreenderam.

Além disso, me animei com o fato de que a dinâmica dos protagonistas não seguiu o molde dos outros livros (até pq esse, como eu já disse, foi o primeiro livro publicado do Dan Brown). A história é verdadeiramente boa e empolgante, se n fosse o enigma fácil e a revelação do antagonista manjada definitivamente daria 5 estrelas.

Mauro101 17/10/2023

Confuso
Pra mim, o pior que li deste Autor. Vale a leitura, se você nunca leu os outros, porque a fórmula é a mesma.

Herick 11/10/2023

Achei fraco os personagens. A ideia do professor é a mesma do Código da Vinci e Anjos e Demônios mas nesse livro não fez sentido. Parecia que o David Becker tinha tomado a poção da sorte do Harry Potter.

Netto.Fabricio 11/10/2023

Bem antes de escrever o codgo da Vinci Dan Brown nos apresenta uma história em que podemos mergulhar no mundo da criptografia e da espionagem digital

Publicado em 1998, Fortaleza digital é o primeiro livro escrito por Dan Brown, onde ele nós apresenta a história da ultrassecreta agência de segurança Nacional dos Estados (NSA) que dedica recursos sigilosos ao desenvolvimento de uma arma de combate ao terrorismo na área digital, o supercomputador TRANSLTR,capaz de decifrar mensagem criptografadas em questão de minutos.
Porém, quando esse poderoso sistema é paralisado por um enigmático código, a matemática Susan, chefe do departamento de criptografia é convocado para investigar.
A revelação aterradora é que a NSA está sob o controle do gênio da computação Ensei Tankado, que exige a revelação do TRANSLTR ao público ou divulgar seu código indecifrável, o FORTALEZA DIGITAL.
A morte repentina de Tankado desencadeia uma corrida frenética através de cenário que vão dos subterrâneos do poder aos arranha céus de Tóquio e ruas de Sevilha.
Enquanto Susan decifra o enigma do FORTALEZA DIGITAL, seu namorado o especialista em idiomas David Becker, busca um anel deixado por Tankado possivelmente contendo a chave do código. Envolvido em uma trama complexa, Susan e David enfrentam uma luta pela segurança Nacional e pelo equilíbrio.

Luana Marques 07/10/2023

O livro inteiro se passa em um dia. Existe um departamento sigiloso nos Estados Unidos com um computador capaz de ler arquivos criptografados ou não , sobre qualquer indivíduo do planeta, por isso caso a sociedade soubesse, geraria grande revolta. Com esse contexto, um ex funcionário desse departamento se volta contra essa falta de limites e cria um arquivo incapaz de ser descriptografado causando várias reviravoltas, corrida contra o tempo, e busca de respostas. Eu amo a escrita do Dan Brown por ser sempre envolventes, por mais que no fim sempre tudo de certo, a leitura é uma jornada emocionante.

Wanessa Ribeiro 29/09/2023

Eletrizante assim como todo livro de Dan Brown!!! Apesar de ter achado o início um pouco arrastado, quando você pega ritmo a leitura se torna viciante e impossível de largar.

amandapolari 27/09/2023

História bem construída
Um livro de mistério muito bem estruturado, apesar da leitura ser muito detalhista, a clareza da descrição ajuda a continuar a leitura(de certa forma fluída) sempre que há uma gama de detalhes a ser apresentada.
Gostei muito dos momentos de suspense! Foi uma ótima experiência, recomendo!

George.Nicolas 26/09/2023

Primeiro que leio do Dan Brown
Esse livro é bastante interessante e tem bastante ação em pouquíssimo tempo, fiquei um pouco bolado com algumas atitudes e posicionamentos da Susan, mas serviram pra cumprir roteiro.