A Irmã do Sol

A Irmã do Sol Lucinda Riley

Resenhas - Irma do sol

Andreia508 03/06/2024

Mais um livro da série As Sete Irmãs, como não amar a escrita da maravilhosa Lucinda Riley. Recomendo a leitura e não precisa necessariamente ser em ordem.

16/04/2024

Intensa porque ela trata de assuntos muito atuais como o racismo, lutas travadas a tantos anos, mas que infelizmente tiveram menos progresso do que merecem. Surpreendente porque achei sinceramente que esse seria o livro que eu menos gostaria. Electra é a mais jovem das irmãs e a mais rebelde também e achei que por isso eu sentiria um pouco de preguiça dela. Mas muito pelo contrário. No decorrer da história vi o quando ela é uma personagem muito forte. Todas as irmãs D?Aplièse são, mas Electra tem algo a mais. Culpa do nome dela ou não ela tem uma intensidade de sentir as coisas que foi muito bem construída na história.

Como de praxe, a narrativa começa com Electra se lembrando do que fazia quando descobriu que seu pai morreu, em uma sessão de terapia. Apesar de não acreditar muito na psicologia (ela julgava já saber tudo o que os psicólogos a diriam), ela dava uma última chance para o tratamento. Electra começou a trabalhar como modelo aos 16 anos e rapidamente se tornou um fenômeno mundial. A fama e o sucesso, em alguém tão nova e com uma inquietude ainda não compreendida dentro de si, a levaram para os caminhos das drogas (cocaína) e da bebida (vodca). Por muitos anos esse vício a acompanha, tentando esconder de tudo e de todos, principalmente de sua família. A morte de seu pai desperta nela algo muito mais intenso e ela mergulha mais fundo no vício.
Ela então começa a sua jornada de cura, se apoiando nas mulheres incríveis que tem ao seu redor, cada uma com uma força diferente. Mariam, Lizzie e Stella, Marina, Maia e suas outras irmãs. À medida que ela conhece mais sobre Cecily, a antepassada protagonista de sua história ancestral, ela se reconecta com sua essência. A história de Cecily, assim como a de Electra, é cheia de muito preconceito, luta, reviravoltas e batalhas internas. Duas mulheres que lutam para encontrarem a força dentro de si para seguirem seu propósito de vida.

A forma como a autora tratou a questão do vício foi muito interessante. Ela não tornou a história ao redor disso pesada, mas muito verdadeira. Mostrou que há caminhos para a vitória e que é possível sim se recuperar. Os personagens coadjuvantes que compõem a narrativa tanto de Electra quanto de Cecily são muito bem construídos, exercendo funções importantes no desenrolar da história e na evolução das duas protagonistas. A escrita, assim como nos outros livros, é bem envolvente e simples de ser acompanhada.

Eu só gostaria de ressaltar que o enredo da Electra estava tão interessante que eu queria que a autora tivesse elaborado ele mais do que o de Cecily. Quando aconteciam as trocas de ponto de vista eu ficava doida para voltar para o da Electra, para continuar acompanhando sua trajetória, me envolveu muito mais. Talvez o romance dela poderia ter sido melhor desenvolvido, se tivesse tido mais espaço. Ainda assim, a vida de Cecily, apesar de ter tido um começo lento, logo se tornou extremamente envolvente.

Destaco também a maneira como Lucinda Riley tratou os movimentos anti-racistas na história. Eles assumiram o protagonismo da narrativa das duas mulheres e se cruzaram inclusive com o mundo das drogas e do vício, a realidade triste dos bairros mais pobres de Nova York apresentados. Foi interessantíssimo ver Electra, aos poucos, descobrir sua voz no meio dessa luta tão importante e se apoderar de seu lugar.
O epílogo da história foi chocante (apesar de que eu imaginava que Lucinda Riley estivesse caminhando para essa revelação) e me deixou ainda mais empolgada para o próximo livro. Quero deixar registrado aqui nos anais da história minha suspeita desde o primeiro livro, para que depois eu tenha uma prova de que gostaria que acontecesse, caso venha de fato a ocorrer: espero ansiosamente pelo momento em que vamos descobrir que Pa Salt estava vivo e tudo isso que ele fez foi para dar uma empurrada nas meninas para elas irem construir a própria história. Lucinda, por favor, realize meu desejo, nunca te pedi nada. Não sei, porém, como me sentiria se isso virar realidade.

Dani.Wurtz 13/04/2024

Impecável, a única coisa ruim é que ele acaba!
Esse livro é lindo... Li tanta muitas resenhas falando mal dele, mas eu achei ele perfeito!!!

A cada livro da saga Lucinda me surpreende com suas histórias.
Estou apaixonada pela saga e já sofrendo por antecipação o final se aproximando!
Um livro lindo e de superação! ??

bernadete.dalla 22/03/2024

Electra, a sexta irmã, é uma super modelo, que aparentemente tem uma vida perfeita, mas está ?afundada? em drogas.

Cris 10/03/2024

As sete irmãs
Sinceramente dos livros que já li dessa série, esse foi o mais fraco, foi arrastado a leitura, não consegui me apegar a Electra não me agradou nem a Cecily o que nunca aconteceu com os demais livros. Ansiosa pela irmã desaparecida e pelo livro do PSalt.

Arthur Nowakowski 09/03/2024

Os livros da Lucinda estão sempre entre os meus favoritos e dessa vez não foi diferente. A viagem a mais um continente me seduz e transporta a um universo que é fascinante por si só. Personagens que começam não interessando e ao passar das páginas nós cativam. Recomendo

Bia 03/03/2024

Interessante
De todos, esse não foi o que eu gostei mais. Mas a história em si dessa irmã, é realmente boa e mostra uma lado diferente do que a Electra foi mostrada nos outros livros. Além do desenvolvimento dela, e das histórias da família dela, e um pouco sobre como os negros e pobres sofreram e sofrem.

Vale super a pena dar uma chance para esse livro, por mais que a quantidade de páginas seja grande, você vai começando a se apegar a história.

Ana Lazarini 25/02/2024

Uma história de superação e coragem, demasiado romantizada
O sexto livro da saga As Sete Irmãs conta a história de Electra, a mais jovem das seis irmãs conhecidas até o momento.

A história aborda no trecho do presente, além da tradicional descoberta do passado da personagem, a luta de Electra contra o vício. No livro vemos ela em seus piores momentos, sua queda e recuperação. No entanto, acredito que este enredo foi tratado de forma muito superficial e romantizada neste livro; apesar de autora tentar frisar a dificuldade do vício, a recuperação de Electra é absurdamente rápida, não condizendo com o estado/mentalidade que estava inicialmente. Parece que em 4 meses ela faz o progresso equivalente a 4 anos de tratamento. Para histórias mais profundas sobre vício, recomendo Férias ou Adultos, ambos de Marian Keyes - um abordando o vício em drogas, e o outro o vício em comida (em uma das personagens).

A parte do passado começa com um ritmo muito moroso. Demora muito até que a história de Cecily comece a avançar de forma significativa, e muitos dos acontecimentos antes de 65% do livro poderiam ser resumidos pois poucas coisas acontecem que se tornam de fato relevantes para a história. Depois de 65%, porém, o enredo se torna fascinante e Cecily se mostra uma mulher extremamente forte, íntegra e corajosa.

Gostei muito da história de Stella e de tudo o que ela representa.

No geral foi uma boa história, mas que me cativou somente bem depois da metade do livro. Definitivamente não é o melhor da saga.

Marceli 25/02/2024

Surpreendente!
Quando comecei a ler este sexto livro da série estava totalmente desmotivada, pois achava que esta seria a história mais entediante. Porém, fui me surpreendendo com uma narrativa que fala de preconceito, vícios e caridade. Gostei muito!

LS0 23/02/2024

Maravilhoso!
Mais um favorito, acho que vou favoritar a série toda. É maravilhoso de ler, Lucinda Riley é maravilhosa, vou ler tudo dela.

Ahhhh. Eu amei a história da Cecily, gente que livro bom de ler, e claro que apesar de sempre ter partes tristes tem as partes felizes também. Cecily e Bill se tornaram um dos meus casais favoritos da saga. Surtei com eles.

E a Electra... sempre foi a irmã mais difícil, mas conforme vamos lendo a gente entende os motivos que a levaram ter esse comportamento mais "elétrico". Ela evoluiu tanto e conseguiu seu final feliz, não poderia esperar nada mais.

Estou animadíssima para ler o próximo livro e descobrir a história da última irmã.

Simplesmente um livro maravilhoso.

esmp 22/02/2024

Emplacou no meio
Ah Electra... foi difícil de ler essa história, não consegui empatia, achei bem clichê a história da modelo de sucesso viciada e revoltada.

A história de Cecily só me agradou quando ela finalmente tomou as rédeas de sua vida e começa a fazer tudo por Stela, aí sim o livro ficou bom.

E o final... me deixou um grande ponto de interrogação e querendo começar logo o próximo, afinal, como assim? Rs

Nathy.Braganca 18/02/2024

Chocada
Essa acabou sendo a irmã mais surpreendente, mas o final que realmente chocou

Os caminhos pelos quais a historia tomou, foi inpossivel não ?maratonar? o livro

Karol 14/02/2024

Perfeito
A escrita da Lucinda nunca decepciona. Que historia linda, triste e real. Toda a narrativa nos coloca como personagem da historia, a autora consegue nos passar cada sentimento de cada personagem. Como toda a serie voltamos ao passado do personagem (aq de Electra), que é a personagem mais difícil de entender e de aceitar quando vimos ela em passagens nas outras historias, mas nesse livro conseguimos sentir tudo o que a Electra passa, e o que a fez ser e chegar onde chegou. A história de Cecily é igualmente rica e fascinante. Tbm nos faz ver a realidade que muitas pessoas enfrentam, e como o amor (e n falo só do amor romântico) é importante nesses momento. É aquilo, queria n ter lido para ler essa historia pela primeira vez.