A vida de Charlotte Brontë

A vida de Charlotte Brontë Elizabeth Gaskell

Resenhas - A vida de Charlotte Brontë

Carolina2496 19/01/2024

A biografia de Charlotte
Esse livro biográfico sobre a vida de uma das maiores escritoras, Charlotte Brontrë traz as cartas escritas pela autora e nos aproxima dessa família impressionante, seus dramas, suas histórias. Os livros das irmãs Brontë são mundialmente conhecidos e apreciados, e aqui nós acompanhamos a concepção dessas obras literárias e por tudo que passaram para ter seu reconhecimento como autoras dessas obras.
Vale a pena ler.

Iza 07/01/2023

Informações interessantes mas...
Demorei muito pra ler essse livro pq estou mais acostumada a ler ficção e essa biografia da Charlotte é composta por muitas cartas, muitas descrições. As vezes me perdi nos assuntos e foi muito difícil de terminar. Tive que contar com a ajuda da Alexa pra ler em velocidade mais alta pra dar um gás e terminar esse erestante.

ELCi 06/03/2022

A vida de Charlote Bronté
A história das Bronté é muito triste e ao mesmo tempo admirável. O livro não flui, o texto é linear e se torna cansativo.

Sara277 10/12/2021

A vida de Charlotte Brontë, de Elizabeth Gaskell
Finalmente termino esse ciclo de leitura das irmãs Brontë com essa biografia escrita pela Elizabeth Gaskell, é a primeira que foi escrita, existe algumas omissões por questões éticas e morais para a época, porém nos dar um vislumbre de quem foram as irmãs Brontë; apesar do título ser relacionado apenas à Charlotte também são abordadas Emily e Anne. Recomendo muito para quem tem interesse em conhecer mais dessas mulheres maravilhosas.

fernanda.hahne 12/08/2020

Leitura emocionante
A vida de Charlotte Brontë, da autora Elizabeth Gaskell, foi publicado pela primeira vez no ano de 1857, dois anos após a morte de Charlotte, em 31 de março de 1855. Sempre tive curiosidade em conhecer um pouco mais sobre essas irmãs tão talentosas, especialmente sob os olhos da autora Elizabeth, que foi amiga íntima de Charlotte. Neste ano de 2020 fomos presentados com esta edição magnífica da editora Pedra Azul, que traduziu e publicou, pela primeira vez, esta biografia aqui no Brasil.
O livro vai nos contar um pouco sobre a vida da família Brontë e toda a trajetória de escrita e publicação dos livros das irmãs, Emily, Anne e Charlotte. Elizabeth baseou grande parte dessa biografia nas inúmeras cartas trocadas entre Charlotte e uma outra amiga íntima, Ellen Nussey. No livro são apresentados trechos literais dessas correspondências, com comentários ocasionais de Elizabeth, acrescentando informações importantes para o contexto da história. As notas de rodapé também foram extremamente importantes, pois como bem diz a editora Chirlei Wandekoken, Elizabeth " suprimiu aquilo que ela acreditou que desabonaria a amiga, humilharia Patrick Brontë, o pai da autora; o marido, Arthur Bell Nicholls, e, sobretudo, desagradaria a imagem de Charlotte como escritora."
Estou extremamente feliz de poder ter conhecido essa biografia. Já havia lido outro livro sobre a vida das irmãs, mas sempre foi um desejo poder conhecer a história pelos olhos da Elizabeth, que é outra autora da qual gosto muito. Deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos à editora Pedra Azul, primeiro por ter trazido a obra para o Brasil, e segundo por todo o cuidado com a edição e a revisão, esta última, inclusive, feita pela amiga Fermanda C. F. de Jesus. O livro está belissimo e é com toda certeza leitura indispensável para os fãs de Charlotte Brontë.