A História

A História The Zondervan Corporation

Resenhas - A História - A Bíblia Contada Como uma Só História do Começo ao Fim

Rafaela.Clementino 06/01/2020

Perfeito
Sou evangélica desde pequena e sempre tive muita curiosidade de ler a Bíblia toda, porém sempre começava e nunca terminava, tinha partes que eu achava muito difícil de entender então eu desanimava e assim foi por muitos anos.

Até que um dia passeando pela internet, encontrei este maravilhoso livro que conta todas as histórias da Bíblia, ele possui mapas e rodapés para melhor entendimento, li do início ao fim e nem por um momento me senti entediada, pelo contrário me senti mais envolvida e apaixonada cada vez mais por Jesus. O prefácio é escrito por um dos meus escritores preferido @maxlucado. Se você também quer se envolver mais com Jesus e aprender mais dele, este livro é pra você.

Kath 01/10/2016

A história cuja mensagem é apenas uma: amor
Achei esse livro nas Americanas, foi um dos últimos livros que comprei lá, se não me engano, inclusive estava na promoção. A proposta de compreender melhor os metafóricos textos bíblicos me atraiu muito e como estava acessível o preço na hora, eu decidi trazer para casa. Bem, quando já estava na metade do livro descobri que Max Lucado, um dos compiladores do livro (porque ele não é o autor de fato) é um pastor. Não desmerecendo quem é evangélico, de forma alguma! Cada um tem a religião que acha que lhe completa melhor e Deus é um só para todos, entretanto, algumas coisas são discordantes na visão de um evangélico e um católico, há certos pontos em que divergimos e senti o ponto principal desta discordância no livro. Mas antes de falar sobre isso, quero trazer aqui minhas reflexões sobre o texto.
Deus criou o mundo, mas não queria habitá-lo sozinho, então, criou o homem. Mesmo tendo anjos que foram criados para adorá-lo noite e dia, Ele fez questão de criar um ser à sua imagem e semelhança, alguém a quem pudesse amar e que o amasse por livre vontade, alguém que fosse "governador" da sua criação, desse-lhe nome e cuidasse daquilo que com tanto amor Ele criara. Tudo que ele pediu para sua criatura foi: Não coma da árvore no centro do jardim. Era algo difícil de fazer? Não. Não era. A árvore do conhecimento... não é que Deus não queria que o homem permanecesse "burro", mas sim inocente, pois Ele sabia que a inocência a vida fluía de forma mais bela e os corações permaneciam puros sempre. Por que acha que Jesus disse que o reino de Deus é feito para quem é como uma criança? Mas o que ele fez? Exatamente, o que não era pra fazer. Ainda hoje, pode perceber, todo mundo tem a mania de fazer exatamente aquilo que dizem que não façam. Deve ser herança do casal 1.
Essa foi a primeira decepção do Senhor com sua criação. A partir daí a gente já tira que o homem, desde o início, foi induzido a ser um erro. Expulsos do paraíso e duramente castigados pelo criador, eles ainda tiveram a dádiva de receber uma segunda chance, e de sua descendência surgiu Abel, um ser puro e benevolente que ganhou graça aos olhos de Deus. Aí, o que acontece? Caim o mata. Porque o homem além de teimoso, curioso e desobediente, também tinha que ser invejoso. Ser ruim só não era suficiente. E de Caim, nasce um dos piores pecados que se podia cometer, posso até dizer, a "geração maldita". O mundo foi crescendo e a praga humana se disseminando e se afastando cada vez mais daquele que o criou, como se Ele não existisse. Então, veio Noé, Deus viu nele um bom coração, uma chance para aquele mundo perdido e, pela primeira vez destruiu tudo que criou, pois não havia sobre a terra algo que ele achasse valer a pena, mas favoreceu Noé e sua família e a partir dele criaria uma nova nação. Novamente, as coisas não saíram como planejado. Parece que desde que foram expulsos no paraíso por fazerem o que não deviam ter feito, junto do conhecimento que não deviam ter veio a péssima índole.
O mundo afundou na lama (de novo) e Deus escolheu Abraão pra liderar um povo que ele escolheu para ser seu. Dentre todas as nações do mundo, ele escolheu uma para favorecer, uma para, de livre e espontânea vontade segui-lo e amá-lo, para colocar acima de todas as outras nações que surgiam e o que esse povo fez? Sim, merda! Deus deu tudo a eles, mas no primeiro probleminha viraram as costas para ele. Do nada, Ele os alimentou, fez deles um povo forte, vencedor de todas as batalhas e superior aos seus inimigos, mas eles sempre viravam as costas como se Ele fosse um Deus cruel. Nunca paravam para agradecer, era só para reclamar, para exigir. E mesmo diante das maravilhas que Deus lhes mostrava, das graças que lhes concedia, da benevolência que tinha quando eles clamavam no meio do sofrimento (que é só quando lembravam dEle!) eles continuavam abrindo a boca para reclamar dele porque suas vidinhas infelizes não estavam confortáveis o bastante! Porque Deus não era suficiente para eles!

"Atenda a tudo que o povo está pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você."

Mesmo assim, Ele continuou velando pelos ingratos, deu-lhes mandamentos, mandou profetas, castigou-os quando pecaram, fez TUDO que estava ao seu alcance por amor a um bando de vermes que sempre lhe insultavam e viravam as costas para sua bondade. Chegou ao extremo de sacrificar seu único filho em uma morte cruel e impiedosa pelo bem de um monte de criaturas cheias de maldade enraizadas em seu íntimo. Para salvar pessoas que o trocam por dinheiro, por qualquer coisa barata e passageira, que hoje nem se lembra que Ele existe e que fez tudo isso por amor a nós. Enquanto eu ia lendo, me colocava a essas questões, ia refletindo a trajetória do homem e vendo como ele era capaz de se superar e afundar cada vez mais. Hoje, inclusive, chegando a matar no nome de Deus, uma blasfêmia que eu sinceramente não quero ver a punição.
Pronto. Eu precisava fazer esse desabafo. Foram coisas que ficaram rondando a minha mente durante toda a leitura, me indignando, por mais que essa leitura tenha mais de 2.000 anos é absolutamente incrível como se encaixa na nossa sociedade atual, como somos reflexo do povo porco e ingrato que crucificou Jesus, que desonrou Deus, que o rejeitou impiedosamente. Como nós não valemos nada e, mesmo assim, Ele continua nos amando, querendo nos salvar. E isso me faz perguntar: Como? É impossível acreditar na capacidade de Deus de amar... mesmo apesar de todo mal que fazemos contra Ele, ainda assim Ele tenta nos salvar, nos ama, nos ouve. Consegue imaginar esse amor?
E há quem diga a insanidade de "Deus está morto"! Um ultraje! Deviam cortar a língua de um ser desse.
Bem, o livro é bem sucinto, mas reúne de fato todo o cerne da bíblia, diz que tem seleções da versão internacional da Bíblia, embora eu tenha achado pequenas divergências com a bíblia usada na minha igreja (católica), é basicamente a mesma coisa, são detalhes bem pequenos mesmo. O ponto que falei lá em cima foi no que se refere a Nossa Senhora, como eu disse, Max Lucado é um pastor e, como todos sabemos, há esta divergência entre as religiões católica e evangélica no que tange a Maria. Ele fala sobre ela no nascimento de Cristo, conforme está na bíblia - e com respeito, ao contrário de outras "bíblias" evangélicas que já vi por aí -, mas é somente aí que é citada e no milagre do vinho. Maria estava presente quando os anjos receberam o Espírito Santo em pentecostes, mas ele não disse isso. Maria está no céu como rainha dos anjos, foi coroada e elevada aos céus, mas ele omitiu essa parte também. Depois da crucifixão do Senhor Jesus, é como se ela deixasse de existir. Isso me chateou sim, por mais que eles não aceitem isso, Nossa Senhora é uma figura importante da história, graças a ela o pecado de Eva foi apagado. Ela sofreu uma dor inominável ao ver seu filho pregado em uma cruz, agonizando por TRÊS HORAS, permaneceu com os apóstolos, sofreu aquela dor e ele a tratou como uma reprodutora só citando-a quando foi meramente conveniente. Isso é muito errado. Ela não é uma qualquer, é a MÃE DE JESUS! ESCOLHIDA POR DEUS. E digam o que disserem, ela é SANTA, virgem, puríssima e imaculada. Aceitem ou pelo menos respeitem-na como ela merece. É o único ponto negativo que eu tenho a relatar sobre o livro.
Para finalizar esse desabafo-resenha, quero deixar uma música que eu acho que combina muito com tudo que eu disse aqui e que traduz bem a mensagem central desse livro: amor. E é isso que falta para o mundo tomar jeito, queridos leitores, amor.Pura e simplesmente.
Hemy Gomes 02/03/2017minha estante
Não querendo causar treta, mas nós (a maioria) dos evangélicos acreditamos que Maria foi somente uma pessoa que interceptou a vinda de Jesus e isso não perdoou seus pecados e ela será julgada como qualquer ser humano...

Kath 07/03/2017minha estante
Eu não concordo com você, entretanto essa é a opinião da sua religião. Cada um acredita no que quer e eu respeito a sua opinião, mas continuo mantendo a minha, a que fui ensinada e a que acredito. Maria é santa, mãe de Jesus escolhida por Deus. E ele não escolheu a mãe do seu filho aleatoriamente. Ela não só "interceptou" a vinda de Cristo. Ela o viu crescer, o amou como filho, foi mediadora em diversos momentos importantes como o primeiro milagre de Cristo. E é nisso que vou morrer acreditando,
No demais, não é treta nenhuma. É a sua fé e eu a respeito esperando que respeite a minha. Não discuto religião e política com ninguém.

Hemy Gomes 09/03/2017minha estante
também respeito sua opinião e também irei morrer acreditando no que me foi ensinado:)

Jota 10/07/2015

Conhecendo a palavra de Deus
Como os colegas que escreveram as outras resenhas disseram, a Bíblia tem uma história maravilhosa (elogiada por pessoas das mais diversas religiões), mas sua leitura é muito complicada. Ler a Bíblia requer mais do que uma "simples" interpretação de texto.

Esse livro, claro, na minha opinião, consegue "traduzir" e resumir a Bíblia para que muitos tenham a oportunidade de conhecer toda a sua história, os principais personagens que Deus nos apresenta, a vida e os ensinamentos de Jesus, etc.

Mas, sempre é importante ressaltar: ler este livro nunca substituirá a leitura da Bíblia, e fica muito fácil ler um capítulo do livro e logo em seguida os textos retratados na Bíblia.

Tiago 27/06/2014

Muito bom!
Um resumo e romantização da Bíblia Sagrada. Ainda continua um pouco cansativa, mas realmente, é a melhor história da humanidade. Tem alguns erros e deixa algumas dúvidas por ser muito resumida, mas recomendo muito pra quem tem vontade ler a Bíblia Sagrada, mas não lê porque a acha cansativa.

Lilian.Inoue 04/09/2021

Não era o que esperava
Sempre tive a curiosidade de ler a Bíblia, pois não sou católica, e sinceramente, se este livro realmente " explica" sobre ela, não esperava que fosse assim, totalmente "fora" do que eu imaginava
QUEIJO460 11/11/2023minha estante
É melhor ler a Bíblia original. Te recomendo a Bíblia de tradução da Almeida Revista e Corrigida. É a mais conhecida e comprada.

daniel.vasco.716 27/03/2024

Com uma proposta muito ousada, este livro propõe contar a história da humanidade desde suas primeiras civilizações na antiga Suméria até pouco mais que o fim da segunda guerra mundial, uma tarefa nada fácil dentro de suas limitadas duzentas paginas. Sabemos muito bem que se tratando de humanidade, nossa história é extremamente complexa e interligada , bem como seus acontecimentos, tornando a obra um tanto quanto curiosa.

Eduardo 11/07/2014

História massante
O livro começa bem, narrando de forma simples as histórias de guerra e romance da Bíblia. É uma leitura interessante, pois, ler a Bíblia não é nada fácil, e com este livro a compreensão dos fatos narrados ocorre de forma mais natural.
De modo geral, a forma como o autor (ou os autores) narram o Velho Testamento, são uma forma simples de contar as histórias da Bíblia, ou seja, para quem está interessado em conhecer a Bíblia, mas não tem tanto tempo livre assim para ler os textos originais e compreendê-los, este livro é bem interessante.

site: http://eduardofernandes.blogspot.com.br/2013/06/a-historia-biblia-contada-como-uma-so.html

Pedro 24/08/2014

O princípio da sabedoria...
A premissa desse livro é interessante, juntar todas as histórias bíblicas e coloca-lá como sendo uma única com começo meio e fim. Ás vezes se consegue fazer essa ligação de uma história a outra, mas confesso que algumas vezes parece meio forçado, não por culpa do autor que não soube fazer direito, mas porque a bíblia é muito ampla e há histórias lá que não necessariamente estão ligadas a todas as outras. Outro fator do livro é que ele ás vezes resume muito uma história, como a de Davi por exemplo, mas isso de novo se dá pela grandeza que é a bíblia. Por isso esse livro serve mais mais para quem nunca leu a bíblia ou tem preguiça, para quem já leu serve como para se lembrar,contudo não deixa de ser um bom livro!

Andrea 11/01/2015

Essencial
eu nunca li a Bíblia, somente trechos mas esse livro consegue trazer de uma forma simples a historia resumida. acho q para quem nunca leu a Bíblia eh essencial um livro como esse!

Volnei 24/11/2015

A história
O livro narra as história da bíblia de uma forma mais clara e compreensiva. A narração se dá de forma clara e precisa como qualquer outro texto.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Henrique Gribel 27/10/2017

Sobre A História
A História se trata de um compilado dos principais acontecimentos da Sagrada Escritura.

A História da Salvação é um dos pilares de toda a nossa cultura.

Todos os acontecimentos narrados na Sagrada Escritura são mensagens de Deus que ecoa em alto e bom som. Toda a história de Deus conduziu a uma única notícia: a Boa Nova.

A Boa Nova que se espalhou pelo mundo principalmente através de Jesus. Ela sobreviveu por milhares de anos, atravessando culturas e povos diferentes, deixando atrás de si um rastro incrível de transformação e mudanças.

Quem tem contato com essa Palavra escuta a Verdade. Assim, cabe uma pergunta a todos nós, dentro deste contexto:

O QUE VOCÊ FARÁ COM ESSA MENSAGEM?

Descartá-la, encarando tal obra como se fosse apenas uma leitura interessante? Ou dará um passo adiante procurando trilhar o caminho à plena realização do ser humano?

De todos os capítulos escritos, o mais importante é aquele que começa a ser escrito agora é que, leva consigo o seu nome...

Livros_byday 01/06/2018

A História
A História, acho que já li este livros umas três vezes e sempre tem algo a ser revelado ????? ... Nesta leitura é mais fácil compreender a Bíblia pois ela é contada como uma história do início ao fim.
Mas claro que não substitui a leitura da Bíblia ? ????
"Estai atento a vós mesmo e a todo o rebanho: nele o Espírito Santo vos constituiu guardiões, para apascentar a Igreja de Deus, que ele adquiriu para Sí pelo sangue do seu próprio filho Jesus." A História

Irmãos, líderes, nós que estamos à frente, zelando pelas vidas que nos foi confiadas por Deus!!! Não vamos ser negligentes com o nosso próximo, vamos fazer o nosso máximo, dar o nosso melhor assim como Paulo, que quando informou a igreja que estava partindo para Jerusalém e que jamais tornariam a vê-lo face a face ele disse:
- Eis por que eu o atesto hoje diante de vós: estou puro do sangue de todos, pois não me esquivei de vós anuncias todo o desígnio de Deus para vós.
Que possamos seguir para novos desafio com a sensação de ter cumprido a vontade de Deus para com aquele povo!
Por: Dayane Ferreira
#LivrosCristão #LeituraCristã
#Livros_byday

Leonardo1263 15/07/2018

Deveria ter lido antes!
Realmente quantas vezes você já esteve curioso para saber e entender um pouco mais sobre a bíblia mas não teve iniciativa para lê-la? Baseado nessas histórias nações foram erguidas, religiões, doutrinas, uma história escrita com sangue, suor e muita, muita fé. O livro A HISTÓRIA logo de inicio para facilitar e situar o leitor o máximo possível, apresenta "o mapa da antiga Israel" e também um sumário extremamente detalhado e com ordem cronológica dos acontecimentos antes e depois de Cristo. Um prefácio que apresenta a ideia central da obra e instiga o leitor a embarcar nessa que é a história mais importante do cristianismo.

No primeiro capitulo acompanhamos o Gênesis, a criação de tudo, o ponto inicial da nossa história segundo a bíblia. Passamos por Adão e Eva e o fruto proibido, onde culmina no pecado original. Abraão, Jacó, Esaú, José, Isaac, Moisés e por aí vai. Do velho ao novo testamento. O nascimento dos 10 mandamentos, a aliança do criador e criatura, a doutrina para se merecer a vida eterna no além-tumulo. Tudo de uma forma mais romanceada possível sem se ater aos pequenos detalhes.

O Livro traz em partes (assim como na bíblia) nomes e personagens que sendo religioso ou não, qualquer pessoa ouviu falar. Como: A Família de Abraão; A libertação dos escravos no Egito; A terra prometida; A era dos Reis Saul, Davi e Salomão; A terra de Israel e Judá. E já no novo testamento, o nascimento de Jesus de Nazaré, morte e ressurreição; A missão dos apóstolos e o apocalipse.

Meu intuito em conhecer mais sobre a bíblia nasceu de uma simples reflexão: Se sou leitor como sou e cristão, por que ainda não conheço a fundo tal obra? O livro A História assim como já nos deixa a impressão, é realmente A HISTÓRIA e me pareceu razoável começar por ele antes de ler a bíblia direto. Na verdade serve como um porta de entrada, uma espécie de "popurri" mas de forma alguma substitui a Bíblia original e seus ensinamentos.

Em tempos de debates tão acalorados e opiniões tão inflexíveis, entender um pouco sobre o que foi a história de Cristo (ou melhor) a história da nossa origem (segundo o cristianismo) é fundamental para enxergar que não somos tão diferentes de tempos longínquos, na verdade por mais que seja um livro escrito a mais de dois milênios, me pareceu ser bem contemporâneo em suas várias formas.

Cristo não reinou absoluto em seu tempo apenas por propagar a verdade em suas palavras, mas sim pelos exemplos apresentados em sua história. Através dessa leitura podemos conhecer a trajetória dos acontecimentos, o impactante Velho Testamento e o revolucionário Novo Testamento. Seja você um líder religioso ou não, analisando de uma forma fria, a bíblia é um grande conjunto de bons e maus exemplos. Seja ela verdadeira ou não, ela tem um poder incrível de realmente mudar a vida de uma pessoa, basta que ela acredite.

Um dos motivos pelos quais procurei ler A História, é o desejo de conhecer outras obras que se baseiam ou fazem menção a partes bíblicas. Ler tais edições sem conhecer os principais histórias do velho e novo testamento, seria perda de tempo.

Acredite você no que quiser, seja você ateu, judeu, cristão, budista, islã ou hindu, a história do mundo partiu daqui (Velho Testamento) e aqui você encontrará muito mais do que atos de fé e religiosidade, aqui você conhecerá a nossa história.

Lembrando que essa edição não faz menção alguma sobre ser a história segundo católicos ou protestantes. Embora a internet sempre tenha discussões acaloradas sobre os editores deste livro no Brasil, recomendo que você leitor se houver interesse, procure ler a bíblia da igreja na qual você faz parte ou simpatize mais. Assim ficará mais fácil não perder tempo com pequenos detalhes totalmente irrelevantes de subgrupos religiosos.

Sua fé está acima de qualquer coisa que queiram te provar, siga no que acredita e com certeza seus dias serão melhores!

João 14/08/2022

Ótimo, mas possui algo em comum a muitos textos adaptados
Acho que é um livro muito bom para quem deseja ter uma visão geral da Bíblia e conhecer as principais referências e acontecimentos importantes, principalmente no Velho Testamento. Também acho legal para quem não conhece a história, mas nesse caso, o Novo Testamento deve ser lido com cuidado, pois muitas passagens cruciais para o entendimento do cristianismo são resumidas demais a ponto de não passarem, às vezes, a essência dos textos.

Raquel.Furlaneto 26/12/2021

Um dos melhores livros que eu li em 2021! Um resumo que te inspira a conhecer melhor a Bíblia! Muito bem escrita, eu amei e recomendo demais!