A única mulher

A única mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Viiih_guarez 28/04/2024

Durante a leitura me encontrei em diversos trechos da história, Hedy é uma guerreira em um mundo que não estava pronta para aceita-la, eu devo confessar que alguns termos políticos e ideias científicas eu não sou lá tão inteligente de entender mas a essência do livro me surpreendeu e eu amei poder ver ela se tornando livre, famosa e forte. Suas diversas máscaras foram necessárias para sua sobrevivência mas na história do mundo ela sempre será lembrada sem máscaras, com sua essência pura e natural que ensinou tantas gerações.

Mahitê 25/04/2024

A Única Mulher
Que livro maravilhoso! Amei conhecer a história de Hedy! O livro possui muitas camadas e uma construção complexa dos personagens, época e ambiente! Recomendo muito a leitura!

lia 23/04/2024

O mundo não estava preparado para Hedy Kiesler.
Eu com certeza não estava preparada para essa história apesar de ter ido ler ele já sabendo do que se tratava. a autora conversa com várias camadas sociais e históricas no livro e o jeito que ela fez isso me impressionou! leitura viciante e mais complexa do que parece, se propondo a ser uma ficcção historica que na verdade não é táo ficção assim, né? admiro muito hedy kiesler, a verdadeira hedy sem mascáras, a hedy cientista e judia. ela é um símbolo para nós mulheres, símbolo de força e genialidade, o que ela fez foi tão inteligente que os homi tudo duvidou pô kkkkkkkkk foda dmais!
Mas agora é serio, eu terminei o livro sentindo falta dessa personagem, que é real; leitura excepcional contando a historia de uma mulher mais excepcional ainda. leiam!!!!!!!

Fepais 15/04/2024

Quantas Hedys devem existir ao longo da história?
Se passando no início do governo do Hitler até a Segunda Guerra, o livro conta a história de Hedy, uma atriz de Viena.
Hedy era uma mulher livre que fazia o que queria, mas um casamento muda tudo isso. Sendo obrigada a se casar por segurança, ela a cada dia perde um pouco mais de sua liberdade, mas não só isso, como um direito a própria identidade.
Perpassando desde um casamento que o marido estava envolvido com políticas de guerra até o momento que ela decide fazer experiências, vemos como o papel da mulher é desvalorizado e como são silenciadas.
Uma história que mistura fatos históricos e um pouco de ficção, é uma leitura bem rapidinha e fluída que, pelo menos para mim, te faz pensar em como o silenciamento e exclusão de mulheres ao longo dos séculos pode ter atrapalhado os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

isaaa :) ! 30/03/2024

Necessário
Não conhecia essa história, obrigada liv resenhas por recomendar esse livro kkkkk
Queria que o livro tivesse focado mais na invenção dela do que no casamento, mas isso não tira a importância de conhecer essa história.
Recomendo!

Bruna3810 28/03/2024

O que falar desse livro?

Cada vez que leio algo sobre mulheres na ciência me vem um sentido inacreditável de capacidade de mudar o mundo.

Hedy Kiesler ou Hedy Lamarr como é conhecida por muitos se mostra como mais que um rostinho bonito que hollywood acreditava que era. A única mulher conta a história dessa cientista, atriz, refugiada e mulher brilhante que participou ativamente da criação do mundo como conhecemos hoje.

A história de uma mulher que lutou fortemente por quem ama e pelo que acredita e se provou repetidas vezes uma guerreira, longe de ser, apenas, a única mulher da sala.

RitaMagalhães 25/03/2024

Uma obra de maior parte ficcional, mas que não deixa para trás a essência dessa mulher incrível e tão importante para nossa atualidade. Vale a pena ler e descobrir mais sobre nossa história!

Josi 16/03/2024

Quantas mulheres brilhantes já foram invisibilizadas ao longo da história?

Hedy Lamarr é uma grande estrela da Era de Ouro de Hollywood. Conhecida por sua beleza estonteante, apenas recentemente recebeu o merecido reconhecimento em uma área diferente: a ciência. Isso porque, durante a Segunda Guerra, ao lado do músico George Antheil, criou um dispositivo que, através de sinais de rádio em constante variação de frequência, permitia maior precisão e menor risco de obstrução no lançamento de torpedos.

A ideia era ajudar na luta contra os nazistas, e após ter sua invenção aceita por especialistas e devidamente registrada, o projeto foi rejeitado pela Marinha, mesmo se mostrando mais efetivo do que a tecnologia então em uso. Especula-se que um dos motivos é por ter sido criado por uma mulher. Anos mais tarde, a base de sua ideia foi usada, sem nenhum crédito, para o desenvolvimento de diversas tecnologias, como as utilizadas hoje em dispositivos sem fio como bluetooth e wi-fi.

Nesse romance biográfico, a autora especula como teria sido a vida privada dessa figura singular. Com narração em 1ª pessoa, a versão fictícia de Hedy nos conta sua juventude na Áustria, o início de sua carreira de atriz, o casamento com um poderoso fabricante de armas e sua posterior fuga ao descobrir a aproximação do marido com o regime nazista.

Nos EUA, acompanhamos sua ascenção como estrela de cinema e, nas horas vagas, o uso das informações privilegiadas a que teve acesso para imaginar maneiras de ajudar a salvar vidas e, assim, se redimir pela culpa por ter partido sem alertar o mundo sobre o perigo que se aproximava.

Essa não é uma biografia, mas uma reconstituição romantizada da vida de Hedy. Isso porque há poucos registros sobre sua vida por trás da fama, então a autora usa a imaginação para recriar a história e apresentar ao mundo a importância dessa mulher, para além das telas.

Pensando no caráter ficcional da narrativa, esperava mais profundidade. A meu ver, faltou uma abordagem mais bem construída sobre os sentimentos e reflexões da personagem. Ainda assim, foi uma leitura bem interessante.

Isa 02/03/2024

Te amo hedy lamarr te amo
?Minha prioridade era ouvir. Eu era como uma antena procurando sons que ninguém detectava. Anúncios silenciosos da ruína.?

? -Lamarr - sussurrei para mim mesma. Soava como la mer, ou ?o mar? em francês. Em pé no convés de um vasto navio, atravessando as águas infinitas do oc, achei o nome auspicioso, até um bom presságio. Do mar, nasceria minha nova história.?

ma is reading 16/02/2024

Exemplo de mulher.
"Será que, no fim, eu tinha me tornado quem eles já pensavam que eu era? Para todos os outros, eu era Hedy Lamarr, só um rosto bonito e um corpo esguio. Eu nunca era Hedy Kiesler, aspirante a inventora, pensadora curiosa e judia. Nunca o que eu sabia realmente ser sob os muitos papéis que interpretara na frente e atrás das telas."

É tão triste o que nós, mulheres, precisamos fazer para provar o nosso valor, seja ele intelectualmente, profissionalmente, como mãe, esposa ou qualquer outro papel que escolhamos exercer. Hedy Kiesler foi um exemplo de superação e luta: após fugir da Áustria buscando uma condição de vida melhor, chegou em Hollywood já sabendo o ser mulher lhe implicava, agir como um troféu, fazendo pose e esperando que os homens desempenhassem o resto do papel. Indignada e tendo consciência de seu valor, não foi impedida de querer mais e ir contra todo esse padrão, com sua garra e personalidade, se tornou Hedy Lamarr: ícone do cinema e inspiração que atravessa as décadas.

Sentindo-se alarmada e sofrendo pelas pessoas que deixou para trás em seu país de origem, agora tomado por um governo fascista e antissemita, Hedy inventou o sistema de salto em frequência, que deu origem às tecnologias de comunicação sem fio como Wi-fi e Bluetooth, afim de ajudar navios e aviões na guerra, porém, durante anos não foi reconhecida por isso, e seu projeto de torpedos foi negado pela Marinha, mesmo tendo sido patenteado. Até quando nós serviremos de degrau para os homens? Contudo, sua força continuou em evidência e passou a arrecadar dinheiro pros Aliados na Segunda Guerra Mundial: desempenhando seu papel como arma contra os governos fascistas mesmo que não fosse do modo como imaginou.

Felizmente, no final dos anos 90 recebeu a visibilidade que merecia, e em 2014 foi introduzida no National Inventors Hall Of Fame. Obrigada Hedy, você foi um exemplo, tanto quanto Kiesler, tanto quanto Lamarr.

by.ooliveira 14/02/2024

Do meu ponto de vista, uma obra prima
?Eu me perguntei se sequer importava o que ? ou quem ? eles pensavam que eu era, uma vez que eu tinha realizado minha vingança contra os supressores europeus financiando os Aliados nesta noite e, talvez, junto com isso, alcançado a redenção que buscava. Eu sempre estivera sozinha sob minha máscara, a única mulher na sala.?

Esse livro é maravilhoso. Meus conhecimentos sobre a Hedy Lamarr eram muito superficiais, mesmo tendo conhecimento que ela é praticamente a mãe do wi-fi.

É uma ficção histórica incrível, vou ter que ler os outros livros da autora.

Maricel.Torres 07/02/2024

Um belo romance histórico que representa a realidade do poder exercido sobre tantas mulheres brilhantes, cujo valor só é aceito e reconhecido sob certas condições...

Arielly23 05/02/2024

Hedy
A história do livro é muito legal, gostei bastante da leitura, fluiu muito bem. A vida da Hedy é fascinante e a autora transmitiu muito bem os sentimentos dela no momento em que estava. É uma história inspiradora e foi contada de uma forma e com uma visão feminina dos fatos - acredito que isso acrescentou bastante. Por fim, retrata o terceiro Reich com um ponto de vista diferente e interessante, por ser relatado através da vida de uma mulher judia austríaca. ????????

Jessika.Lopes 31/01/2024

Hedy Lamarr, que mulher!!!
Quem foi Hedy Lamarr? Uma atriz que abandonou a carreira pra se casar, escapou do marido nazista e fugiu pra Hollywood onde retomou a carreira, assombrada pelo sofrimento causado pelo crescimento do nazismo, desenvolveu um modelo onde sinais de rádio pudessem ser transmitidos sem interferência. Apesar de ter sido rejeitado pela Marinha na época por pura misoginia, a invenção se tornou a base para o celular que usamos hoje. Um livro pra se refletir sobre a marginalização das contribuições das mulheres ao longo da história. Grande atriz e Grande inventora!

bri_vner23 24/01/2024

Meu Deus
Esse livro é expendido e aborda temas muito importantes sobre as mulheres. Vai muito além do que você acha que vai encontrar .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6