O avesso da pele (eBook)

O avesso da pele (eBook) Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

yourhypeboy 07/06/2024

Muito bom, mas não me impactou como eu esperava
Acho que talvez o problema da minha leitura seja a expectativa que eu criei sobre o livro. Prometeram um turbilhão de coisas impactantes sobre ele, e apesar de ser um livro verdadeiramente bom e de uma leitura fluída e gostosa, eu não me senti tão impactado quanto o público geral do livro? talvez seja por eu já estar acostumado a viver essa realidade, ou pelo show de promessas, sensacionalismo e ignorância da turma da direita terem feito eu esperar algo muito diferente dele. Entretanto, gostei muito de como a história e os personagens foram tão bem construídos, o autor é um gênio e espero ler mais livros dele!!

Bárbara Jantsch 06/06/2024

Um livro que sofreu diversas tentativas de censura e que com certeza vai seguir sendo alvo, uma vez que fala sobre racismo, dor e perda, violência policial, religiões afro-brasileira, negritude e diversos outros temas.

Um romance que se passa em Porto Alegre, sendo narrado na voz do filho após a perda do pai para um fuzilamento policial.

Esse é um livro pessoal, cheio de dor, mágoa, vivências e violências. Aqui eu não tenho lugar de fala, posso apenas dizer que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas e na vida das pessoas.

"?Até o fim você acreditou que os livros poderiam fazer algo pelas pessoas".

Erika655 06/06/2024

Leitura contundente e profunda
Uma leitura densa, pesada, mas cheia de significados e sentimentos. É uma leitura adulta obrigatória para que possamos ter empatia.

Kayobs 06/06/2024

A cor ainda importa no Brasil!
O livro avesso da pele, escrito pelo renomado professor de letras e ativista,Jeferson Tenório, ganhou grande relevância ainda em 2021 quando a obra foi destaque e vencedora do prêmio jabuti. A história romancista permeia na região sul do país, lugar marcado pelas ocupações europeias e claro que a presença negra iria de alguma maneira incomodar parte dos moradores daquela região, e é isso que o Jeferson apresenta ao longo da obra, cenas forte e cruéis, como o fato do Henrique ser frequentemente agredido ou confundido com bandido, e a obrigação com que ele precisa lidar com todos esses esteriótipos durante sua vida. Ao desenvolver dos capítulos conta toda a história da família juntamente com a do
protagonista, com seus romances duvidosos e seus conflitos com seu alunos, que passa a mudar a partir da forma com que ele lidou com a situação do Jhon Lennon bolando um baseado em plena sala de aula. A leitura é muito fluida, curiosa, revoltante e crua, talvez esse seja o motivo pelo qual a obra foi censurada em algumas escolas do Rio Grande do Sul, trazer de forma tão explícita o racismo presente naquela sociedade de certa forma ofende aqueles que se escondem de trás da lei para praticar tal crime. Um livro essencial para que possamos conhecer a realidade dura dos negros no Brasil, que não abandonou suas raizes históricas, e os privilégios que a raça branca desfruta no país, que libertou os negros, mas não inseriu na sociedade da maneira que devia. Livro top!

shaiane.niches 06/06/2024

Maravilhoso
Uma narrativa instigante. Um filho narra a história de vida do pai que acaba de falecer. Vai falar bastante sobre racismo e violência.
Vale muito a leitura!

Leticia2513 06/06/2024

O livro mais palpável, genuíno e honesto que já li.
?É uma história para me curar da falta daquilo que você, repentinamente, deixou de ser.?

Ainda tentando processar tudo que esse livro me trouxe. Eu tô em completo êxtase.
Abordou todas as nuances sociais, essencialmente raciais possíveis com muita responsabilidade e franqueza.
O texto é extremamente bem escrito e autêntico. Achei impressionante que, mesmo adotando um formato de narrativa diferente do convencional, foi uma das coisas mais fluidas que já li.
Foi realmente uma experiência, uma leitura tão bonita e poética, mesmo que de forma cruel.

Myrella44 06/06/2024

"Um corpo negro será sempre um corpo em risco".
Os capítulos finais para mim foram os mais tocantes! Trata-se das situações cotidianas enfrentadas por quem tem que sobreviver em meio à violência racista.
Uma história da educação no Brasil, da cultura do racismo, da sobrevivência e do luto.
Uma narrativa sensível, que carrega a dor de uma ferida ainda aberta.
Ou seja, um livro que traz um conteúdo extremamente necessário e que foi merecidamente premiado. Simplesmente leiam!

Pedro_hsds 06/06/2024

"O corpo do meu pai, nunca foi apenas dele".
O livro, conta a história de Pedro, um jovem negro que navega pelas memórias e traumas de seu pai, Henrique, um homem que desde de jovem enfrentou os mais inimagináveis absurdos em decorrência de sua pele preta e do lugar onde viveu sua vida, por ser um dos ambientes mais racistas (se não o mais) de todo o país, o Rio Grande do Sul. Apesar de todas as dificuldades, Henrique cursou faculdade de letras, se tornando professor de escolas da rede pública, sendo ele dono de um conhecimento ímpar, desde muito jovem entendeu que sua maior arma seria seu conhecimento e tentou ensinar isso aos seu filho, bem como aos seus alunos, todavia, diante de todas aquelas armas apontadas para si, na fatídica noite em que foi cruelmente assassinado, seu conhecimento não lhe serviu de escudo.

No decorrer da história, Pedro recorda com um misto de sentimentos os ensinamentos de seu pai, e passa a compreender o motivo de imprimir tanta ênfase ao ensinar-lhe a "Nunca baixar a cabeça para ninguém." Seu pai, sempre lutou para ser reconhecido em uma sociedade racista, e ensinou Pedro a valorizar a educação como forma de resistência. Ainda, presenciamos um relato sensível sobre como o pai enfrentava o preconceito diário, tentando manter a dignidade e força diante de tantas humilhações, em situações escancaradas e estruturais.

A morte brutal de Henrique é um marco na vida de seu filho, bem como na nossa como leitor. Não foi uma surpresa que a partida dele tenha ocorrido desta maneira, bem como não se trata de uma situação isolada ainda hoje. A violência policial é rotineira e particularmente direcionada aos negros, assim como fora particularmente relatado na obra, pois os corpos negros antes valiam e hoje continuam valendo menos que os brancos, aos olhos míopes desta sociedade racista.

Nesta senda, Pedro tenta entender sua história e identidade enquanto lida com este trauma,  até perceber que "lembrar é uma forma de resistência," e que sua própria existência é um ato de resistência contra o racismo sistemático que destrói vidas e sonhos, conforme ensinado pelo seu pai.

Por fim, podemos concluir que a jornada de Pedro, trás à tona a profundidade das injustiças sociais e raciais ao ponto do maior questionamento do livro reverberar dentro de nós sem parar: "Quantas vezes um homem negro precisa morrer para que sua vida tenha valor?" Definitivamente a narrativa pessoal do personagem torna-se uma voz poderosa contra a opressão, destacando a importância de reconhecer e valorizar as vidas negras, e precisa de visibilidade!

Cau!s 06/06/2024

Realidade
Cara, eu não sei nem como começar essa resenha, primeiramente vou dizer que é um livro maravilhoso e nos mostra fielmente uma realidade que, sabemos que existia, mas não conhecêssemos tão de perto, Henrique viveu aquilo que muitos já viveram, vivem e infelizmente viverão já que "...O professor Henrique Nunes não morreu por mera circunstância da vida, morreu porque era alvo de uma política de Estado."
Além de nos trazer a realidade da questão racial no Brasil, presente principalmente em cidades do Sul, a obra também nos faz pensar sobre quantas falhas ainda existem no sistemas educacional, porém deixando claro que essa "falha" não está nos professores e sim nos alunos, os quais a todo momento (nas aulas de Henrique) desprezam o trabalho de quem está ali na frente da sala de aula (tanto que, quando o professor consegue a atenção dos alunos, isso vira algo extraordinário em sua vida).
Por fim, também podemos notar a importante relação que o autor fez com o racismo e a educação, já que além de realmente existir tais falhas no sistema, também há o desrespeito da parte dos alunos não só por ele ser professor, mas sim por ele ser um professor negro, visto com um "nada", que não faria diferença na vida deles e não conseguiria mudar quem são (isso, dito muitas vezes por Henrique).

belaxzy 05/06/2024

O avesso da pele
O livro é maravilhosamente bem escrito, é fluido e retrata a exata situação que o nosso país passa, como o sistema e as pessoas enxergam outras através da pele, uma leitura necessária para todo brasileiro!

Andressa 05/06/2024

Polêmica infundada!
Falar que o livro não é para adolescentes é apenas usar como desculpa para censurar um livro que fala sobre racismo.

Adolescentes vivem na prática o que é narrado e governos conservadores e racistas tentam ocultar a estrutura que os sustenta no poder.

Yuri 05/06/2024

Leitura profunda e que corta a carne e o coração. Traz com objetividade e sem papas na língua a realidade do racismo nesse país, de forma nua e crua. Todo branco deveria ler esse livro. uma obra de arte!

Clara 05/06/2024

"ser confundido com bandido vai fazer parteda sua tragetória
Livro maravilhoso, a escrita do autor é maravilhosa e o final desse livro é demais. Uma história triste e com grande peso da realidade