O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Marina Maria 28/05/2024

O impressionante Jefferson Tenório
É impressionante o quanto percebemos que os elogios à Jefferson Tenório são minúsculos perto da grandeza e perfeição da obra desse autor.
O Avesso da Pele coloca o leitor na dor profunda de amores reais em uma sociedade doente e racista. Além de nós colocar uma visão muito realista do falido sistema educacional do Brasil que assola professores diariamente.

A escrita é envolvente e perfeitamente coerente com os sentimentos do personagem principal, de sua ansiedade.

Nesse livro, certamente, muitas pessoas verão personagens e histórias muito parecidas com de seus pais, tios, mães, irmãos. Acredito que, por isso, está sendo tão utilizado em estudos de letranento racial, uma vez que, em situações de romance, paixão, luto e saúde mental, as personagens de assemelham a muitos, mas tudo para as mesmas piora por estarem em uma comunidade racista e negligente com vidas negras

Monica 28/05/2024

Sou negra e cada linha da historia mexeu demais comigo! Que medo de saber da possibilidade de passar por cada coisa que aconteceu com aqueles personagens.
A realidade nua e crua! Quanta maldade e crueldade. Mas para mim ficou ainda mais forte a vontade de continuar a caminhada pois se hoje estou aqui é por causa dos meus antepassados e devo e vou honrá-los!!!!!

Babi 28/05/2024

Um livro visceral e necessário
Durante a leitura vi naquelas situações a vida de minha mãe. Sou filha de um homem branco e uma mulher negra e ler este livro me fez entender de certa forma a dor que ela vive todos os dias na sua pele. O relato do personagem e suas vivências me mostraram que o racismo é escancarado mas mesmo assim nós nos recusamos a enxergar. A relação do Pedro com seus pais e a forma como o autor escreve foi essencial para que a mensagem do livro fosse passada e não romantizada. Este livro precisa ser lido por todos para que através da empatia, dor e sofrimento dos personagem pessoas brancas possam compreender pelo o menos o básico do que é realmente o racismo no Brasil e sua brutalidade.

Mariana113 28/05/2024

Todos deveriam ler esse livro.
Achei o início um pouco confuso mas do meio pro final me prendeu bastante. Me emocionei com o final, que me fez refletir sobre várias questões que são distantes da minha realidade. Recomendo, apenas leiam.

Ranielly.Thaisy 27/05/2024

Sem palavras!
?No sul do país, um corpo negro será sempre um corpo em risco.?

Esse livro me fez refletir muito sobre o racismo num país tão miscigenado como o Brasil.
E, sendo uma pessoa que veio morar no sul do país recentemente, digo com propriedade que, sim, aqui realmente é um lugar muito preconceituoso, mas acredito no potencial da próxima geração para estar mudando isso. É inaceitável algo assim ser ignorado no ano em que estamos.

Todos deveriam ler esse livro! ?

isabel_fmelo 27/05/2024

O avesso da pele.
Que livro forte e pesado! A escrita me prendeu, apesar de ter sido um pouco confuso no início, mas valeu a pena. Muito bom!

Cyrano.Rosa 27/05/2024

Um ótimo livro, porém com algumas falhas
O Avesso da Pele é um manifesto contundente, em forma de literatura, contra o racismo. O objetivo é demonstrar as pequenas violências do cotidiano e a narrativa acaba por mostrar também como o quanto a militância exagerada pode adoecer uma pessoa e acabar prejudicando a vida dela. O livro é muito bem escrito e consegue ser organizado, mesmo tendo uma narrativa não linear. Me incomodou o fato de algumas vezes o autor preferir dissertar sobre o assunto do que mostrar o tema em forma de história, alguns personagens são esquecidos no meio da trama e um dos plots tem apenas uma pequena amostragem e não tem uma conclusão.

Nota 9.

Natacha.Bischoff 27/05/2024

Uma amiga que está lendo disse: todo mundo deveria ler esse livro. E eu acho que resume bem, sem dar spoiler. Apenas leia.

anajulhar 27/05/2024

Finalmente terminei. Me custou muito ler esse livro, não sei se li errado ou o que foi, mas me despertou o mais verdadeiro ranço, a cada página que eu lia era uma virada de olho, mas o bom é que me fez revisitar muitos conceitos e certezas que eu tinha consolidado em mim e repensar tudo, mas no geral no quesito de gostar gostei não.

Mareufq 27/05/2024

Prefiro uma verdade inventada, capaz de me por de pé
É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende?
Pois entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único.
E é nesse lugar que estão os afetos. E são esses afetos que nos mantêm vivos.

Iury40 26/05/2024

Uma leitura mais do que necessária
"O avesso da pele" foi uma leitura rápida, o que não a impediu de ser comovente. A escrita é impecável. Tratar sobre temas sensíveis como o racismo, a paternidade e a violência requer muita assertividade. É uma história numa pegada autobiográfica em que Pedro conta sobre a vida de seu pai. Mesmo sendo única, essa história é plural e se assemelha a de muitas pessoas negras. Sua leitura se faz mais do que necessária.

Amanda_gv 26/05/2024

Livros curtos que carregam um peso absurdo
Visceral, brutal e, infelizmente, real. Tinha visto alguns comentários fazendo uma comparação dessa obra com o que o filme American Fiction crítica, que, de forma bem resumida, é o lugar de aclamação para autores negros só ser possível quando a obra deles retrata histórias de vivências negras oprimidas e marginalizadas. Ao meu ver, essa comparação não faz sentido, pois Jefferson Tenório tenta (e brilhantemente consegue) fazer justamente o oposto.

Desde o princípio fica claro que o plot do livro não é sobre a morte do Henrique, e sim de tudo de mais bonito, profundo e singular que ele trouxe em seu avesso durante sua existência. O autor só aborda uma infeliz realidade que é impossível de se ignorar e passar por cima, principalmente sendo uma história ambientada no sul do país. Quem dita as desgraças que são retratadas nas 192 páginas não é o autor, e sim o reflexo da sociedade em que vivemos.

Kristal 26/05/2024

Esta historia é ainda a historia de uma ferida aberta
"Ainda custo a acreditar que isso tenha acontecido com você. Eu sei que os negros são os que mais morrem por armas de fogo. Vemos isso a todo momento na TV, mas a gente nunca acha que isso vai acontecer com a gente. Você assiste àquelas reportagens com os parentes das vítimas, pessoas negras em bairros periféricos, chorando, reclamando da violência, do descaso das autoridades e a gente fica triste e solta um que-merda-quando-isso-vai-acabar, e volta a comer seu prato de arroz com feijão. Então, de uma hora pra outra, assim, sem mais nem menos, é a sua vez de chorar um morto. É a sua vez de conhecer a dor da perda".

Pietra66 25/05/2024

O livro é extremamente bem escrito, a mudança de tempo não te deixa confuso.
É muito bonito e extremamente necessário, me emocionou

Ingrid1029 25/05/2024

O Avesso da Pele
Livro com uma escrita impecável, avassalador, a leitura dele tão nítida de toda realidade preta, sem romantização.
Recomendo a todo educador preto, ou não, ler esse livro! Eu, como mulher preta e educadora foi como um encontro de algo que eu buscava? Nota 10/10, todo reconhecimento do mundo pra essa obra.