A jornada do escritor

A jornada do escritor Christopher Vogler

Resenhas - A Jornada do Escritor

1 | 2 | 3 | 4

Fernando.Francisco 16/05/2021

Por trás da magia ficçional
Uma espécie de viagem guiada por um grande catálogo de ferramentas narrativas, fará refletir sobre as similaridades daquelas que tiveram mais alcançe e efetividade comercial.
É como se um traidor dos mágicos roteiristas viesse até você e... "Ei psiu, deixa te mostrar como eles fazem...".

ToniBooks 03/05/2021

Há conflito? Há história!
A Jornada do Escritor é um paradigma acerca da invenção de histórias, mas não é uma forma nem um livro sagrado. Pode ser subvertido, invertido, cotejado, fragmentado, mas jamais desconsiderado, pois trás à luz um certo padrão encontrado nas narrativas que permeiam toda trajetória do ser humano.

César Ricardo Meneghin 18/04/2021

Muito interessante, porém redundante
O livro traz muitas dicas e muita informação boa. Mas por várias vezes as repete em capítulos diferentes.
Os exemplos que ele usa são bons, mas usa sempre os mesmos filmes e mesmos livros. Ou seja ele usa sempre a mesma fonte do exemplo durante todo o livro.
Mas vale a pena, muitas informações são relevantes e ajudam na formação do conhecimento.

Thiago Gadelha 20/03/2021

Jornada de valor
A jornada do escritor apresenta detalhadamente a jornada do herói com diversos exemplos. Essa edição serve ate para quem nao é escritor, pois é possível guardar coisas que aprendemos nesse livro pra vida. Indico pra todos, acho essencial.

Erico.Jose 10/02/2021

A vida muda e essa mudança segue alguns padrões
Este é um livro obrigatório para escritores narrativos. Christopher Vogler é um autor/roteirista que trabalhou como consultor e analista de roteiros em Hollywood. A partir da prática, criou um manual de análise que leva em conta as estruturas de narrativas míticas, contos de fada e fenômenos da cultura pop. O Autor apresenta os principais arquétipos dos personagens e também explica como funcionam os doze estágios da jornada do herói, esquema criado a partir da jornada do herói (que originalmente contém mais etapas) de “O Herói de Mil Faces" do Joseph Campbell.

Um dos elementos interessantes do livro é que ele responde a diversas questões que são elaboradas por escritores que só conhecem a jornada do herói através de vídeos ou resumos na internet. Ao apresentar os arquétipos de personagens ou os estágios da jornada, o autor descreve diversas maneiras, mais comuns, que esses arquétipos e estágios podem apresentar. Falando sobre os estágios da jornada, o autor também discute quais tipos de cenas e eventos podem aparecer em cada estágio.

É essa estrutura do livro, que também revela um pouco incômoda para alguns leitores. Na esperança de ver um segredo único para cada estágio, percebem que, na verdade, cada estágio é um símbolo que pode se manifestar de diversas formas. Apenas a título comparativo, Sally Nichols no livro “Jung e o tarot” emprega o mesmo dispositivo para falar de cada carta do tarot. Ela apresenta cada “estágio” através das diversas configurações que este pode manifestar.

Outra coisa que contribui bastante no livro são os filmes que são analisados no fim. São filmes populares, acessíveis e que possuem estruturas diferentes entre si. A análise dessas narrativas mostra o quanto usar a estrutura da jornada do herói pode desembocar em filmes diferentes e emocionalmente efetivos. O conceito da jornada do herói se mostra uma incrível ferramenta que pode ser manuseada de maneira maleável e criativa.

É um livro indicado a criadores/roteiristas, narradores, escritores e todas as pessoas que trabalham com criação e storytelling. Também é um livro que se aplica para interessados em psicologia/psicanálise e terapeutas holísticos como os tarólogos e astrólogos, por apresentar uma estrutura universal de compreensão das mudanças relevantes da vida.

Sara 09/02/2021

Necessário!
Esse é um daqueles livros que todo aspirante a escritor/roteirista PRECISA ter na estante. É um roteiro de como fazer roteiro e também entender os roteiros ??? Vale imensamente a pena!

Raylinne 22/11/2020

Bom, mas...
Gostei da teoria em si, porém achei organização do mesmo confusa. Aborda os mesmos exemplos sem inovação em diversos capítulos. Para quem nunca ouviu falar da jornada do heroi, é um prato cheio. Para mim, foi muito esticado.

Deh 03/04/2020

Storytelling
Livro escrito por um consultor de roteiros de cinema. Baseia-se, principalmente, no livro ?O herói de mil faces?. Um pouco antigo, pois trata de muitos filmes dos anos 90. Mas, passa vários insights sobre os macetes de se escrever uma história, citando diversas figuras e atos que podem estar contidos na composição de um bom roteiro.

Will 06/02/2020

Um guia na arte de contar histórias
Só existem três histórias no mundo. Todas as outras são variaç?es delas.
A jornada do escritor não apenas te orienta sobre as características da jornada do herói, como te orienta e exemplifica cada uma delas.
Mas o mais importante desse livro é toda a inspiração e motivação que ele traz.
Como escritor amador, descobri inúmeras ferramentas que mal posso esperar para colocar em prática, lendo o livro todo de uma vez só para voltar esmiuçando cada parte a medida que for compondo a narrativa.

Franco 25/01/2020

A proposta do livro - ensinar uma forma (não fórmula) atemporal de estrutura narrativa - é bastante interessante e parte de premissas ainda mais interessantes - estudos antropológicos e psicológicos.

Assim, o livro funciona bem para aquele tipo de leitor curioso que, por algum motivo, quer tomar conhecimento de algumas curiosidades sobre a fantástica arte (ou técnica?) de contar histórias, sejam elas orais, escritas ou cinematográficas.

E o livro também funciona bem para o leitor interessado no próprio funcionamento da contação de histórias, já que dá dicas bastante diretas para entender melhor uma história e, inclusive, para contar/escrever uma história própria.

Aliás, talvez esse seja o grande apelo do livro: fornecer um breve, claro e versátil manual para criar uma narrativa afinada à tal 'Jornada do Herói', que, supostamente, é um padrão narrativo entranhado na humanidade enquanto coletivo cultural e orgânico (ao menos é o argumento do autor).

E há o bônus da análise pontual de diversas narrativas populares (filmes sobretudo), e também de análises mais demoradas sobre alguns blockbusters do cinema (como Titanic e Rei Leão).

Contudo, o livro tem algumas características que podem desagradar. A começar pelo viés místico que o autor deseja dar à teoria da 'Jornada do Herói'. Quer dizer, enquanto isso fala sobre roteiros e livros, ok; mas querer forçar isso como uma espécie de guia espiritual para qualquer pessoa durante as agruras da existência... bem, é uma sugestão que pode não ser do agrado de todos.

Há também uma nítida falta de explicação dos conceitos junguianos, justo quando eles são fundamentais para entender a razão de cada personagem (ou arquétipo) numa narrativa. Ou, se não faltou a explicação, faltou então coerência na explicação dada (não li Jung, então não tenho bases para avaliar com claridade... mas certamente este livro não nos dá essa base).

E há, por fim, uma falta de delimitação do alcance da 'Jornada do Herói'. O próprio autor reforça que não é uma fórmula e que ela é flexível, ajusta´vel; porém, ele leva a isso tão adiante que parece que tudo, absolutamente tudo, pode honrar em parte o conceito de 'Jornada do Herói'. Ora, se está/pode estar em tudo, então perde a graça da distinção.

Ainda assim, dou 4 estrelas. Busquei o livro interessado na arte/técnica da narrativa, e nesse aspecto ele é inquestionavelmente enriquecedor.

Vic 15/01/2019

Ótimo para escritores e afins
Christopher Vogler explica de maneira bem compreensiva sobre o que é e como funciona a famosa "jornada do herói", estrutura utilizada na maioria das histórias que assistimos/lemos por aí. Para alguns o tema pode soar meio pretensioso pelo foco dele ser produções hollywoodianas de sucesso, mas como o autor mesmo diz, não é todo mundo que curte "filmes de arte" (eu por exemplo, com todo respeito a quem gosta, mas acho um tédio filmes cult uhaueah) e a maioria das pessoas se identifica com esse formato da jornada do herói por ser algo que simboliza nossa própria jornada de vida. Enquanto lia conseguia perceber e entender como a jornada é um padrão que está em quase tudo na vida do ser humano, independente da época, lugar e cultura. Incrível como algo que parece ser tão simples tem um significado tão profundo. O autor tem uma linguagem bem fácil de entender, o que deixa a leitura ainda mais prazerosa. Utilizei no meu TCC sobre cinema e foi bem útil.

Dandara 19/08/2018

Christopher Vloger descreve passo a passo a jornada do herói, baseando-se nos arquétipos mitológicos de Joseph Campbell, que por sua vez baseou-se na teoria de Carl Jung, psicólogo suíço, escreveu sobre os arquétipos, personagens ou energias que se repetem constantemente e que ocorrem nos sonhos de todas as pessoas e nos mitos de todas as culturas. Segundo Jung, esses arquétipos refletem aspectos diferentes da mente humana – que nossas personalidades se dividem nesses personagens para desempenhar o drama de nossas vida
Além disso, no livro de Vloger há vários filmes e séries, contendo inclusive alguns exercícios para identificas as diferentes fases da jornada de herói. Livro obrigatório para quem se propõe escrever.

Raphael Albuquerque 16/04/2017

De Escritor para Escritor ????
Ótimo livro.
O autor detalha de forma fácil toda a jornada do herói, passo a passo.
Um livro de cabeceira para todo autor.

1 | 2 | 3 | 4