A jornada do escritor

Resenhas - A Jornada do Escritor

1 | 2 | 3 | 4

Hammer.Mariana 20/04/2023

Leitura obrigatória
Inspirado na Jornada do Herói de Joseph Campbell, Vogler simplifica a jornada e a explica passo a passo. Muito mais que um manual sobre a escrita, o livro possui ótimas dicas e reserva uma parte para a demonstração dos principais arquétipos que encontramos na literatura.
Leitura obrigatória para todos os escritores!
QUEIJO460 15/08/2023minha estante
Você se aventura na escrita?

Hammer.Mariana 17/08/2023minha estante
Tentando! ?
Estou na metade do meu primeiro livro.

QUEIJO460 17/08/2023minha estante
Qual é o gênero?

Hammer.Mariana 20/08/2023minha estante
Fantasia. Uma fantasia urbana envolvendo personagens folclóricos brasileiros. Não que eu espere muita coisa dele, mas estou achando a experiência divertida.
Você escreve?

QUEIJO460 20/08/2023minha estante
Sim, é bom exercitar a escrita. Mas não vou muito para a escrita fantástica, prefiro a escrita de poemas e textos opinativos.

Sarah.Holtz 11/01/2023

Mudou meu ponto de vista sobre a escrita
O fato do livro ter sido escrito por um homem branco cis se faz fortemente presente quando algumas opiniões ou conclusões do autor são estruturadas, mas, tirando isso, não tenho nada a comentar a não ser: esplêndido.
O conhecimento amplo e concreto de Vogler sobre a jornada e seus macetes é inenarrável. Sua didática é impecável, me peguei mais imersa nos passos do que em muitos livros fictícios que já li, nunca mais enxergarei histórias da mesma forma. Assim como nunca mais criarei histórias da mesma forma.
Foi definitivamente uma evolução benéfica pro meu processo de criação e escrita no geral, além de tocar profundamente o psicológico do leitor simultâneo ao do herói durante sua jornada.
Incrível!

Tuty 04/01/2023

Necessário
Bem acho pouco conveniente que eu como escritor tenha gostado tanto do livro, já que pretendo usar a Jornada do Herói. Mas ainda sim o livro trás vários conhecimentos complementares que vale a pena conhecer.

Embora grande tem partes muito viciantes, mas o proveito é tanto que até nas parte mais desgastantes tem grandes tesouros. Praticamente todas as partes do livro são muito necessárias. A pior parte do livro talvez seja os exemplos da jornada herehe, mas isso a gente releva.

Larissa 28/12/2022

Todo escritor precisa ler este livro
Eu procurei este livro para meu trabalho de tcc e me apaixonei pela obra.
É um livro super necessário a todos que desejam produzir textos mais coesos e principalmente para quem deseja construir personagens cativantes.
Busquei este livro devido ao caráter explicativo de cada arquétipos e qual o papel que estes desempenham nas histórias, e ele atendeu perfeitamente a este propósito.
Não sou muito boa em resenhas de livros teóricos, mas super recomendo este livro.

Agnie 22/12/2022

Um bom livro que apresenta com detalhes uma estrutura de narrativa muito útil. Os exemplos foram bem escolhidos e as explicações são claras e fáceis de compreender. Só achei um pouco repetitivo, com alguns exemplos iniciais reaparecendo praticamente iguais pelo livro, talvez ficasse melhor com uma organização diferente. Fora isso foi uma boa leitura.

Wilson 15/11/2022

Livro muito bom para auxiliar a compreender a jornada do herói, mas voltado para escritores e roteiristas.

Ricardo de Andrade 25/10/2022

A Jornada de nós mesmos
Estou em meio a um "momento cheio de momentos" na vida. Muitas coisas a qual preciso prestar atenção. Muitas coisas a qual preciso dar atenção.

Ainda assim, no meio de 2 trabalhos e uma recém mudança de moradia, eu decidi tentar voltar aos estudos. E foi com "A Jornada do Escritor", livro que estava em meu purgatório desde maio desse ano, que decidi voltar a ler e a me dedicar a escrita e ao roteiro. E ainda assim, no meio disso tudo que me tomou muito tempo, "A Jornada do Escritor" conseguiu me cativar e parece ter me influenciado muito durante o tempo em que estive lendo. E parece que vai continuar a me influenciar.

É uma obra inspiradora e principalmente MUITO esclarecedora. A Jornada do Herói, que é abordada intensamente, mas de uma forma simples e bem didática pelo autor, é nada mais, nada menos que a Jornada de nós mesmos. Perceber isso fez com que escrever uma história se tornasse um pouco mais fácil. Só um pouquinho.

Porque quem conhece do ofício da escrita, sabe como não é tão fácil quanto se pensa. Christopher Vogler faz parecer simples, mas ainda assim alerta: precisamos nos atentar a originalidade. A almejar novos caminhos, confiar neles e criar nossa própria jornada.

Super muito recomendo.

Bia 01/08/2022

É aquele tipo de livro que temos que ler várias vezes e ainda assim sempre aprenderemos algo novo com ele.

Estelia 22/04/2022

Uma bússol para escritores
E não só para escritores, mas para todos nós. Li este livro, porque foi um dos Livros que Will cita em sua biografia. E que livro! Christopher mostra como uma história deve ser composta para que tenhamos uma boa história. Entretanto, os passos e elementos que são apresentados no livro, não só podem, mas devem der vistos e compreendidos na vida real. Não é apenas um livro que te ensina a construir boas histórias, mas te mostra a prestar atenção na vida.
E outro ponto que amei, é que tudo que ele fala, temos em seguida um exemplo de uma história que já foi contada, seja por livro ou por filme. Livro Incrível, e com certeza entra para o rol dos meus favoritos e de cabeceira.

LimaJr 22/03/2022

A jornada do herói
Um bom livro sobre a jornada do herói e arquétipos. Bem completo, detalha cada etapa da jornada e ainda apresenta uma síntese, além de discutir tópicos complementares, a exemplo de polaridade e catarse. Penso que poderia ser mais objetivo, já que achei a leitura um pouco cansativa, difícil de levar adiante por muito tempo. Ainda assim, um livro essencial.

Faita 04/02/2022

Simples
É um bom livro? É, mas é só uma introdução. A leitura é muito simples, prática, não existe nenhuma dificuldade em entender o conteúdo, é um ótimo livro para leigos, ele cumpre seu papel.

Rain 01/02/2022

Não é sobre escrita, mas sobre a vida
Se você se sente meio perdido e sem perspectiva da vida, esse livro vai te ajudar. Porque ao ensinar a escrever uma história, ele ensina que sua vida é uma história e como lidar com os estágios dela. Simplesmente maravilhoso

Bruna Martins 22/10/2021

Não só pra quem escreve, mas pra quem simplesmente ama a arte de contar histórias ou tem curiosidade em entender os padrões que se repetem nas histórias, arquétipos, como e por que funcionam ainda hoje.

1 | 2 | 3 | 4