Jardim de Escuridão

Jardim de Escuridão Bia Carvalho

Resenhas - Jardim de Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

Lina DC 08/03/2014

Lolla Dewitt é uma mulher que teve uma vida plena, avó de três jovens: Faith, Cailey e Tatiana. Ela também possuí um dom especial, o dom da premonição e sabe que suas netas irão precisar de sua ajuda, mesmo quando ela não estiver mais entre os vivos. Então, decide escrever uma carta a cada uma delas, na esperança de que elas encontrem o seu destino. E Faith é a primeira a recebê-la....
Faith tem 28 anos e é dona da Floricultura "Jardins e Sentimentos". Em uma tragédia que ocorreu há menos de um ano sua vida mudou e ela se fechou com sua dor e amargura, distanciado-se da irmã Cailey e da prima Tatiana. Como sua avó Faith tem um dom especial, que envolve as flores. E é graças a combinação desse dom com o recebimento da carta de Lolla que Faith irá conhecer Rowan.
Rowan também está sofrendo, pois perdeu sua irmã gêmea de um modo brutal. Ele é honrado, carinhoso e um pouquinho possessivo.
O encontro dos dois poderia estar destinado a acontecer, mas o caminho que eles precisam percorrer é longo.
As garotas Dewitt são interessantes. É impossível não imaginar conhecê-las, com as suas peculiaridades, rebeldias e sofrimento. Mas o melhor de tudo é observar o apoio incondicional que as três dão umas as outras. A sensação de família que as três passam e o amor entre elas é algo lindo de se ler.
A escritora mesclou um belo romance com a delicadeza das flores e a aspereza da violência de uma mente doentia.
O enredo foi muito bem desenvolvido e a escrita é envolvente, cativando o leitor e impedindo que ele abandone a leitura até chegar ao final do livro.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um trabalho excelente. No início dos capítulos existem informações sobre as flores, o rodapé também possui detalhes, realmente um trabalho impressionante. A capa é simplesmente magnífica.

"Tudo na vida é passageiro... A dor, por mais insuportável que possa parecer, sempre tem um fim, e se transforma em aprendizado, em uma espécie de anticorpos para que fiquemos mais e mais fortes." (p. 18)

Lady 14/08/2013

Quando comprei Jardim de Escuridão - já há um ano ou mais, confesso - eu sabia muito pouco sobre a história. Sabia que havia um dom relacionado a flores, e que tudo começava por causa de uma carta deixada pela avó da nossa protagonista. Não esperava me deparar com um thriller policial.
Foi uma surpresa bem vinda, no entanto, e hoje, quando paro pra pensar, não sei porque imaginei algo diferente. O toque sobrenatural dado a Faith e às mulheres Dewitt é pouco mais do que um pano de fundo para uma história que se desenrola apesar de seus fatores sobre-humanos, e isso dá um toque a mais de realidade para a história. Sabe aqueles mistérios possíveis da vida? Tipo alguém com uma intuição muito certeira, uma compreensão quase sobrenatural de alguma coisa... é meio isso. É crível, e essa é provavelmente uma das melhores partes da construção da história. Se Faith fosse uma pessoa de verdade, e me dissesse que compreende as flores e suas mensagens - mesmo, de alguma forma, que isso acarrete certas "visões" - eu acreditaria nela.
O enredo, apesar de complexo, se desenrola de uma maneira bem fluída e, por vezes, até mais rápido que o esperado. Confesso que não gostei muito de alguns rumos que a história tomou, em especial no mistério que envolve o passado de Faith e de Rowan (e não posso dizer muito mais, sorry). Não chegou a ser decepcionante, mas mais aquela sensação de "hm, acho que seria melhor sem isso" quando algo de surpreende quando você apenas não quer ser surpreendido. O mesmo não posso dizer quando ao desenrolar das investigações e dos crimes; não vou dizer que é o melhor thriller que já li na vida, mas a autora Bianca Carvalho fez um ótimo trabalho ao me jogar de um lado pro outro, desconfiando de todo mundo. Foi só nos 45 do segundo tempo que me direcionei pro lado certo.
Gostei do tratamento dado aos personagens, que foram todos bem construídos e desenvolvidos. Não são muitos os que participam ativamente da história, e acho que isso contribuiu pra que ninguém ficasse "chapado" demais. Apesar do já esperado romance entre Faith e Rowan ter rolado um pouco mais depressa do que eu gostaria, não pude evitar me deixar levar pelos dois, e acabei torcendo por eles até o fim.
Jardim de Escuridão não é daqueles livros de pontas soltas. Como vocês já devem ter presumido, a Trilogia das Cartas tem esse nome porque cada livro se desenrola a partir de uma carta deixada por Lolla para cada neta. Jardim nos dá uma boa base de quem são nossas duas próximas protagonistas - Cailey e Tatiana - e quais serão seus dons e prováveis enredos, sem entregar mais do que o suficiente pra deixar o leitor curioso. Missão cumprida. Agora quero saber o que me aguarda no segundo volume da série, Versos Sombrios.

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-escuridao-bianca.html

Danielle 21/08/2013

Resenha – Jardim de escuridão – Bianca Carvalho
Jardim de Escuridão é um livro de ficção e o primeiro de uma trilogia.
O livro mescla suspense e romance, cada livro da trilogia das cartas irá relatar sobre uma de três mulheres da mesma família, onde após o falecimento da avó de ambas Lolla Dewitt, descobrem que fora deixada uma carta para cada a ser entregue em datas específicas por um amigo da família.
A primeira a receber a carta é Faith, uma mulher triste que perdeu os pais ainda criança, sendo criada pela avó junto a sua irmã Cailey e a prima Tatianna, na qual a mãe desapareceu.
Faith se culpa pelo acidente que matou seu marido e o filho que estava esperando há 7 meses, por não ter deixado o marido dirigir bêbado, porém ela dormiu ao volante provocando o acidente. Após o acidente Faith brigou com sua avó por ela não ter previsto o acidente tendo ela o dom da vidência e sempre acertava suas previsões.
Todas as mulheres da família possuem um dom, o de Faith é com as flores, ela possui uma floricultura e acredita que a flor escolhe a pessoa e não o contrário. Faith também tem visões com as flores e seus significados.
A carta que avó escreveu para Faith diz para ela ir naquela data ao seu túmulo e levar um buquê de amarantos, e ela vai, lá chegando tem uma de suas visões que a leva para um outro túmulo o de Ursula Allers e ela deposita um Amaranto e repara que a data da morte da jovem foi 1 semana depois do acidente que matou seu marido Henry e eis que nesse momento chega o irmão da moça Rowan Allers e os dois começam a conversar e ele conta para Faith a maneira brutal como sua irmã foi assassinada.
Faith fica com o crime na cabeça e decide investigar mais sobre ele na internet e descobre outro caso parecido e começa a achar que os casos têm alguma ligação. Ao voltar ao túmulo de Úrsulla encontra Rowan novamente e os dois acabam se conhecendo melhor e se juntando para descobrir mais sobre os casos não solucionados.
Faith e Rowan acabam se apaixonando no meio de tantas investigações, e o serial killer resolve atacar novamente muitas mortes ocorrerão ao decorrer da trama. Quem será o assassino a solta? Porque o destino uniu Faith e Rowan? Leia Jardim de escuridão e descubra.
Um livro que nas suas 304 páginas que me deixaram vidrada, principalmente nas 100 últimas páginas e com seu final surpreendente.
Não vejo a hora de ler o segundo livro “Versos Sombrios”
Recomendo a todos que gostem de romances policiais.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Refúgio Literário 25/08/2013

Surpresas, Suspense e muito amor
Será que um dom é uma benção ou uma maldição? Isso que Faith, personagem protagonista de jardim de Escuridão, da autora Bia Carvalho, terá que descobrir. O livro é incógnito até mesmo em sua classificação, não sei se o classifico como romance, suspense ou literatura paranormal.

O encanto já se inicia pela capa, bem elaborada e que nos define diretamente o que encontraremos no interior do livro. Faith, é uma mulher que sofre pela perda do marido em um terrível acidente, porém depois de também perder sua avó e atender seu ultimo pedido ela vê sua vida mudar completamente. Um novo amor, um assassino, um dom nada normal e a certeza de conquistar a felicidade encontrarão nossa personagem na nova fase de sua vida.

Jardim de Escuridão é o primeiro volume da Trilogia das Cartas e nos envolve a cada momento que lemos. O assassinato de várias mulheres, um psicopata a solta, segredos que são revelados a cada momento até chegar a um final surpreendente, faz com que pareça que não estamos lendo apenas um livro, mas vários.

AUTORA
Cito alguns pontos negativos no livro, a personagem Faith que protagoniza a historia não chega a ser tão cativante como deveria ser, sua irmãs encantam mas do que ela mesma. Apesar do final surpreendente e superinteressante, a descoberta do assassino das noivas precisaria de um pouco mais de emoção, porque passamos o livro todo querendo descobrir que é o assassino e se terá alguma relação com a fase principal da historia e me desanimei com a rápida ação de descoberta do autor. Apesar disso o livro de Bia, possui uma leitura ágil e dinâmica, cada capitulo revela emoções e ações cada vez mais intrigantes.
O amor também é um dos pontos centrais do livro, o relacionamento de Faith e Rowan chega a ser encantador por sua riqueza de detalhes e cuidados, parabenizo a autora por essa forma de escrita.

Jardim de Escuridão é um livro para quem procura romance e emoção em apenas um livro. Espero ter a oportunidade ler o livro 2 da Trilogia das Cartas: Versos Sombrios. Um grande abraço a todos.

site: http://saotantas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-escuridao-de-bia.html

Kami 22/10/2013

Faz algum tempo que li o livro da Bia, mas só agora pude fazer uma resenha dele.
Faith Connor está de luto. Aos 28 anos, a jovem florista perdeu o marido e a avó. Com um pesar duplo, Faith sofre por suas perdas, principalmente pela mais recente. Ela sente remorso por ter brigado e cortado relações com a avó, Lolla DeWitt, após a morte de Henry. Lolla tinha o dom de prever o futuro – assim como todas as mulheres DeWitt, a idosa possuía a sua habilidade sobrenatural -, então por que não avisou à neta que seu companheiro iria falecer? Por que não deu a Faith uma chance de mudar o destino?
Porém, essas questões logo se tornam ínfimas quando a jovem florista recebe uma carta destinada pela avó. Lolla, além de reafirmar o dom da neta – uma habilidade peculiar de compreender as flores -, pede que Faith leve ao seu túmulo um buquê de amarantos em uma data marcada. Apesar do ceticismo, Faith aceita realizar esse último pedido e parte para o cemitério. E a partir daí, a história se desenrola.
Começo elogiando o trabalho primoroso da Era Eclipse. O material do livro é fantástico e tanto capa quanto diagramação são belíssimas (nota especial para a delicadeza da diagramação, que combina perfeitamente com a doçura da protagonista). O André está de parabéns!
Outro ponto a ser comentado são os capítulos. Nomes de flores os entitulam e rápidos textos explicando o significado da mesmas dão uma sutil pista do que irá acontecer naquela passagem. Foi uma sacada genial!
A escrita da Bia é envolvente e elegante. Eu lia o livro com uma sensação gostosa de nostalgia, de dias chuvosos e, ao mesmo tempo, de acolhimento (seria Lolla DeWitt me dando afagos durante a leitura?). Mas Jardim de Escuridão não trata apenas de relações familiares, romance e dons sobrenaturais. Por ser um romance policial também, o livro aborda a problemática de um serial killer às soltas. E para solucionar esse caso, as pistas são dadas aos poucos e a ansiedade para descobrir quem é o assassino e se há uma nova vítima atormenta o leitor. Paralelo a isso, há a curiosidade para saber qual será o desenrolar da relação entre Faith e Rowan, um charmoso homem cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada e com quem nossa protagonista se envolve. Faith, com todas as suas dores, será capaz de se apaixonar mais uma vez?
Os personagens foram cativantes à sua maneira. O casal protagonista super funcionou (embora, confesso, Rowan me irritasse um pouco por conta do seu excesso de proteção) e a relação entre as DeWitt deu o tom de acolhida do livro. Gostei muito de ver a relação entre irmãs e primas e espero ver mais momentos assim nos próximos volumes da trilogia.
Porém, me desagradou a pontuação do texto, que continha muitas exclamações e três pontos nas falas dos personagens, o que alterava o tom do que queria ser dito. Assim, a impressão de haver muitos gritos e afirmações sem força surgiu. Conversei inclusive com a Bia sobre isso que, para mim, foi o ponto negativo do livro.
Só posso dizer que estou ansiosa para a continuação da série! Que venham Cailey e seus Versos Sombrios!

site: http://www.kamilegirao.com

Arca Literária 15/02/2014

Jardim de Escuridão
Jardim de Escuridão é um livro de ficção e o primeiro de uma trilogia.

Não vejo a hora de ler o segundo livro “Versos Sombrios”
Recomendo a todos que gostem de romances policiais.

site: https://www.facebook.com/minhasresenhasdp

Diana Canaverde 28/02/2014

Para começar eu preciso dizer que esse livro mexeu comigo mais que demais. Que chorei sim em alguns momentos. Que fiquei muito feliz por ter conhecido a autora parceira Bianca Carvalho e por ela ter me apresentando essa obra maravilhosa.

Esse livro é uma trilogia chamada "cartas" e no decorrer da história já vai dar para entender do que se trata o enredo, o que não é spoiler e nem muita novidade para que já conhece e ouviu falar do livro. Pois cada um retrata a história de uma pessoa, cuja suas vidas estão entrelaçadas pelo coração.

Tudo na vida é passageiro , que a dor, por mais insuportável que possa parecer, sempre tem um fim e se transforma em aprendizado, em uma espécie de anti-corpos para que fiquemos mais e mais fortes.

Nesse livro a nossa protagonista é a Faith uma mulher solitária e afastada da família por escolha como uma forma de punição para si mesma pelo fato de não querer incomodar ninguém com a sua dor. Mesmo depois de já ter passado 7 meses que seu marido morreu ela ainda sente esse amor vivo e soberano em seu coração. Ela mora sozinha ao lado de sua singela floricultura. Faith é botânica e tem uma afinidade super especial com flores.

Após a morte de sua avó as coisas começam a acontecer, a mesma sempre dizia que as mulheres de sua família tinha um dom e o de Faith era compreender as flores e falar com elas. Mesmo sem muito acreditar nesse tipo de coisa sobrenatural, Faith tinha algumas visões com flores e tinha que presentear a pessoa com a flor que aparecia em sua visão mesmo que fosse para coisas boas ou ruins e aquilo a assustava um pouco e algumas pessoas também, mas que era mais chegado a ela não contestava tanto. Após a morte de Harry seu esposo esse dom meio que tinha desaparecido, mas a sua vó deixou-lhe uma carta como herança e pediu que um garoto que era conhecido da família a entregasse após a sua morte. Ela deixou três cartas para cada uma de suas netas, mas tinha que ser entregue no momento certo e Thomas iria seguir a risca.

Quando Faith recebeu a carta foi correndo na casa de sua prima e irmã as duas moravam com sua avó e herdaram a casa. Após ler a carta elas ficaram sérias e se olhando, Faith ficou pensando se seguiria o que sua vó pediu ou não, pois ela tinha o dom de prever o futuro. No dia seguinte Faith foi ao cemitério como sua avó havia pedido, pois na carta dizia que sua vida se transformaria completamente se ela seguisse esse passos. Depois de visitar o túmulo de sua vó como ela havia pedido, Faith teve uma de suas visões, ela viu um túmulo e sentiu que deveria ir até lá, então pegou umas flores do túmulo de sua vó, era o Amaranto e levou até lá, claro que ela achou super estranho sentir vontade de levar flores a uma pessoa que já estava morta, mas mal ela sabia que a sua vida se transformaria.

Após visitar esse túmulo, Faith conhece Rowan, uma cara super lindo e charmoso, além de elegante, de primeiro momento os dois meio que se estranharam, claro ele achou estranho que uma pessoa que ele não conhecia estava ali no túmulo de sua irmã e após ele contar-lhe mais ou menos o que aconteceu Faith ficou super curiosa em descobrir mais até mesmo para ajudá-lo e após isso ela se viu em meio de mentiras, intrigas e principalmente mortes.

Preciso falar de Rowan, ô meu senhor que homem é esse, fiquei completamente apaixonada por ele, pelo seu jeito, sua personalidade forte, seu jeito de encarar as coisas, seu respeito com as mulheres. foi um personagem que me cativou muito, fora que eu sou super desconfiada e até nele depositei as minhas desconfianças, será que desconfiei certo? Só lendo mesmo. rsrsrs

-Jamais pense que eu poderei me assustar ou me cansar de sua ligação com as flores, seu dom de ver coisas que as outras pessoas não vêem. Isso é parte de você e agora faz parte de mim também.

Tem as personagens secundárias que são maravilhosas que é a Cailey irmã de Faith e a Tatiana prima das duas, a Mãe de Tatiana sumiu no mundo a deixando com Lolla avó das três e a mãe de Faith e Cailey morreu. A vida das três está entrelaçadas e a trilogia cartas se trata delas, cada livro retratando mais intimamente cada uma.

Esse livro foi maravilhoso de ser ler, tem suspense, mistério, transformação de vida, tantos sentimentos que nos prendem de uma forma que quando fui ver acabei a leitura me sentindo preenchida e ansiando pela sequência, porque estou louca para ler Versos Sombrios. Não poderia deixar de ressaltar a escrita primorosa da autora, o livro foi escrito em terceira pessoa por isso foi bom para saber um pouco mais de outros cenários da história que eu considerei importante para melhor entendimento de todo o contexto. Não senti que teve pontas soltas, porque considerei os personagens bem construídos e com suas personalidades bem definidas. Bianca soube escrever esse livro muito bem, me fazendo assumir uma paixão pela sua escrita.

Gostei muito de cada detalhe físico do livro. A capa é mais que perfeita, a fonte escolhida para colocar o nome do livro. As pequenas bolhas de água que se forma em algumas partes da capa, as folhas do livro meio chamuscado, eu até achei que fosse mancha ou defeito do livro, mas não só faz parte de todo o charme. A diagramação bem feita e simples, as folhas amareladas dando total sintonia com a leitura. O mais legal e interessante que eu achei foi os raminhos em volta da numeração das páginas e que cada capítulo vinha com o nome e significado de uma flor o que me deixou mais contente com a leitura, porque eu adoro flores, não a ponto de estudá-las e podá-las, mas eu adoro admirá-las e conhecer um pouco mais delas e seu significado me deixou super feliz.

O que posso dizer é que esse livro me ensinou também é que aconteça o que acontecer , mesmo com as dificuldades da vida não podemos desistir de nós mesmas, as dificuldades aparecem sim, mas como uma maneira de aprendizado, uma maneira de crescermos e nos tornamos pessoas melhores. Mesmo com uma pitada de sobrenatural, os personagens eram pessoas reais com a mesmas dificuldades que nós temos, tornando a história mais intensa e interessante, super recomendo esse romance. Tive que parar porque gostei tanto dessa história que se deixasse não iria parar tão cedo, mas acredito que pude colocar aqui mais ou menos um pouco para que você se interessasse pela leitura, porque eu adorei!!!!

Elise 01/03/2014

Foi muito prazeroso ler Jardim de Escuridão com uma trama bem envolvente cheia de mistério e romance. A forma como foi escrito prende a sua atenção e ao terminar a leitura, fica aquela sensação de tristeza por ter que esperar a autora lançar os próximos livros. Estou muito ansiosa para continuar a leitura da trilogia.
A autora Bia Carvalho é jovem e com certeza possui um futuro brilhante nesse ramo. Com toda essa imaginação e um dom para escrever, mal posso esperar para ler os próximos trabalhos dela.

Bianca, parabéns pela obra!

Steph 07/03/2014

Prepare para controlar suas emoções e cultivar melhor o seu jardim (..)
(..) com novas espécies de flores. Por que Bia te trará diferentes aromas que irão combinar perfeitamente com cada capítulo.

Minha música tema : Chasing Cars - Snow Patrol

Me apaixonei aos poucos com a história de Faith e seu dom maravilhoso de entender as flores e ter suas premonições. Uma mulher que se vê no começo do livro perdida e isolada, com a morte de seu marido -Henry- e como “bônus” seu bebê, que aos poucos vai se mostrando determinada a ajudar o -maravilhoso- Rowan Allers a descobrir quem assassinou sua irmã -Ursulla.
falando em Rowan...
Ele é certamente um dos meus sonhos literários. Um homem atraente, bem sucedido, tentador,persistente e com um coração bondoso. Quer mais? Ele se mostra no livro estar disposto a conquistar o frágil coração de Faith, demore o tempo que for necessário.
E que determinação. O romance que nasce entre esses dois é muito intenso, tão intenso que Faith não acredita que esteja sentindo algo desse jeito depois da morte de seu marido, depois de tantas perdas.
Mas, é quando ela aceita o fato de que também merece ser feliz que tudo melhora. Sério. A cena em que ela FINALMENTE se entrega ao braços acolhedores- e torneados- de Rowan é uma das minhas favoritas.
O enredo me pegou. Me envolvi assim como Faith com o mistério do Assassino das Noivas me sentindo como uma boa detetive tentando desvendar quem era nosso killer.
E não é como se houvesse poucos suspeitos, Bia nos dá pistas e pistas para que você possa suspeitar e se pegar dizendo “Não pode ser” .
Quando chega na reta final, nos últimos capítulos, a Bianca te prende mais ainda, de um jeito como se fosse o último capítulo da novela das oito.
Misturando o suspense de um bom thriller policial com um romance que se constrói aos poucos no mais completo estilo “awn *--* ”, Jardim de escuridão deixa suas marcas se tornando um livro com as mais deliciosas reviravoltas.

1 | 2 | 3 | 4