Jardim de Escuridão

Resenhas - Jardim de Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

Tâni Falabello 08/07/2012

Magia das flores!...
Embora eu já tenha lido há um certo tempo esse belo livro, ainda não tinha feito sua resenha. Embora com atraso, aqui está!

Descobri o livro da Bia quase que por acaso, e fiquei maravilhada ao ler a sinopse, me cativou já ali. Percebi que seria um romance policial e com toques de magia. E garanto para vocês que não me decepcionei!

Jardim de Escuridão é o primeiro volume da Trilogia das Cartas e traz a história de Faith, uma jovem e sofrida mulher, que conviveu com o luto de uma maneira intensa, coma perda do marido, do bebê, e, como mostra no início da história, da avó, Lolla. A maestria do destino, ilustrada pelas cartas de Lolla deixadas as suas três netas, para serem entregues em momentos pré-determinados, paira no ar, e traz um toque agradável de magia à história.

Tantos motivos de sofrimento levaram Faith a ser cética, e quando percebe que a magia existe, ela reage a princípio desconfiada, mas não consegue negar seu poder com as flores; ela consegue sonhar com flores, saber seus significados e ajudar os outros presenteando-os com a flor adequada ao momento, tudo de maneira institiva e natural. Esse dom de Faith foi belamente explorado pelas palavras de Bia!...

O mistério envolvendo o belo Rowan e o caso de sua irma gêmea assassinada, Ursula, traz o tempero policial e de suspense da história, mesclado com romance bem intenso e perfeito. A presença do casal de policiais Jayce e Debra também foi fantástica, amei esses personagens!

Com uma reviravolta na trama e um final surpreendente, Jardim de Escuridão é uma ótima oportunidade de ler um romance policial de verdade, muito bem escrito, e nada "água com açúcar" como alguns poderiam pensar.

Fantástico! Aguardo agora poder abrir a segunda carta, a de Cailey, os "Versos Sombrios"!...

Diana Canaverde 28/02/2014

Para começar eu preciso dizer que esse livro mexeu comigo mais que demais. Que chorei sim em alguns momentos. Que fiquei muito feliz por ter conhecido a autora parceira Bianca Carvalho e por ela ter me apresentando essa obra maravilhosa.

Esse livro é uma trilogia chamada "cartas" e no decorrer da história já vai dar para entender do que se trata o enredo, o que não é spoiler e nem muita novidade para que já conhece e ouviu falar do livro. Pois cada um retrata a história de uma pessoa, cuja suas vidas estão entrelaçadas pelo coração.

Tudo na vida é passageiro , que a dor, por mais insuportável que possa parecer, sempre tem um fim e se transforma em aprendizado, em uma espécie de anti-corpos para que fiquemos mais e mais fortes.

Nesse livro a nossa protagonista é a Faith uma mulher solitária e afastada da família por escolha como uma forma de punição para si mesma pelo fato de não querer incomodar ninguém com a sua dor. Mesmo depois de já ter passado 7 meses que seu marido morreu ela ainda sente esse amor vivo e soberano em seu coração. Ela mora sozinha ao lado de sua singela floricultura. Faith é botânica e tem uma afinidade super especial com flores.

Após a morte de sua avó as coisas começam a acontecer, a mesma sempre dizia que as mulheres de sua família tinha um dom e o de Faith era compreender as flores e falar com elas. Mesmo sem muito acreditar nesse tipo de coisa sobrenatural, Faith tinha algumas visões com flores e tinha que presentear a pessoa com a flor que aparecia em sua visão mesmo que fosse para coisas boas ou ruins e aquilo a assustava um pouco e algumas pessoas também, mas que era mais chegado a ela não contestava tanto. Após a morte de Harry seu esposo esse dom meio que tinha desaparecido, mas a sua vó deixou-lhe uma carta como herança e pediu que um garoto que era conhecido da família a entregasse após a sua morte. Ela deixou três cartas para cada uma de suas netas, mas tinha que ser entregue no momento certo e Thomas iria seguir a risca.

Quando Faith recebeu a carta foi correndo na casa de sua prima e irmã as duas moravam com sua avó e herdaram a casa. Após ler a carta elas ficaram sérias e se olhando, Faith ficou pensando se seguiria o que sua vó pediu ou não, pois ela tinha o dom de prever o futuro. No dia seguinte Faith foi ao cemitério como sua avó havia pedido, pois na carta dizia que sua vida se transformaria completamente se ela seguisse esse passos. Depois de visitar o túmulo de sua vó como ela havia pedido, Faith teve uma de suas visões, ela viu um túmulo e sentiu que deveria ir até lá, então pegou umas flores do túmulo de sua vó, era o Amaranto e levou até lá, claro que ela achou super estranho sentir vontade de levar flores a uma pessoa que já estava morta, mas mal ela sabia que a sua vida se transformaria.

Após visitar esse túmulo, Faith conhece Rowan, uma cara super lindo e charmoso, além de elegante, de primeiro momento os dois meio que se estranharam, claro ele achou estranho que uma pessoa que ele não conhecia estava ali no túmulo de sua irmã e após ele contar-lhe mais ou menos o que aconteceu Faith ficou super curiosa em descobrir mais até mesmo para ajudá-lo e após isso ela se viu em meio de mentiras, intrigas e principalmente mortes.

Preciso falar de Rowan, ô meu senhor que homem é esse, fiquei completamente apaixonada por ele, pelo seu jeito, sua personalidade forte, seu jeito de encarar as coisas, seu respeito com as mulheres. foi um personagem que me cativou muito, fora que eu sou super desconfiada e até nele depositei as minhas desconfianças, será que desconfiei certo? Só lendo mesmo. rsrsrs

-Jamais pense que eu poderei me assustar ou me cansar de sua ligação com as flores, seu dom de ver coisas que as outras pessoas não vêem. Isso é parte de você e agora faz parte de mim também.

Tem as personagens secundárias que são maravilhosas que é a Cailey irmã de Faith e a Tatiana prima das duas, a Mãe de Tatiana sumiu no mundo a deixando com Lolla avó das três e a mãe de Faith e Cailey morreu. A vida das três está entrelaçadas e a trilogia cartas se trata delas, cada livro retratando mais intimamente cada uma.

Esse livro foi maravilhoso de ser ler, tem suspense, mistério, transformação de vida, tantos sentimentos que nos prendem de uma forma que quando fui ver acabei a leitura me sentindo preenchida e ansiando pela sequência, porque estou louca para ler Versos Sombrios. Não poderia deixar de ressaltar a escrita primorosa da autora, o livro foi escrito em terceira pessoa por isso foi bom para saber um pouco mais de outros cenários da história que eu considerei importante para melhor entendimento de todo o contexto. Não senti que teve pontas soltas, porque considerei os personagens bem construídos e com suas personalidades bem definidas. Bianca soube escrever esse livro muito bem, me fazendo assumir uma paixão pela sua escrita.

Gostei muito de cada detalhe físico do livro. A capa é mais que perfeita, a fonte escolhida para colocar o nome do livro. As pequenas bolhas de água que se forma em algumas partes da capa, as folhas do livro meio chamuscado, eu até achei que fosse mancha ou defeito do livro, mas não só faz parte de todo o charme. A diagramação bem feita e simples, as folhas amareladas dando total sintonia com a leitura. O mais legal e interessante que eu achei foi os raminhos em volta da numeração das páginas e que cada capítulo vinha com o nome e significado de uma flor o que me deixou mais contente com a leitura, porque eu adoro flores, não a ponto de estudá-las e podá-las, mas eu adoro admirá-las e conhecer um pouco mais delas e seu significado me deixou super feliz.

O que posso dizer é que esse livro me ensinou também é que aconteça o que acontecer , mesmo com as dificuldades da vida não podemos desistir de nós mesmas, as dificuldades aparecem sim, mas como uma maneira de aprendizado, uma maneira de crescermos e nos tornamos pessoas melhores. Mesmo com uma pitada de sobrenatural, os personagens eram pessoas reais com a mesmas dificuldades que nós temos, tornando a história mais intensa e interessante, super recomendo esse romance. Tive que parar porque gostei tanto dessa história que se deixasse não iria parar tão cedo, mas acredito que pude colocar aqui mais ou menos um pouco para que você se interessasse pela leitura, porque eu adorei!!!!

Arca Literária 15/02/2014

Jardim de Escuridão
Jardim de Escuridão é um livro de ficção e o primeiro de uma trilogia.

O livro mescla suspense e romance, cada livro da trilogia das cartas irá relatar sobre uma de três mulheres da mesma família, onde após o falecimento da avó de ambas Lolla Dewitt, descobrem que fora deixada uma carta para cada a ser entregue em datas específicas por um amigo da família.

A primeira a receber a carta é Faith, uma mulher triste que perdeu os pais ainda criança, sendo criada pela avó junto a sua irmã Cailey e a prima Tatianna, na qual a mãe desapareceu.

Faith se culpa pelo acidente que matou seu marido e o filho que estava esperando há 7 meses, por não ter deixado o marido dirigir bêbado, porém ela dormiu ao volante provocando o acidente. Após o acidente Faith brigou com sua avó por ela não ter previsto o acidente tendo ela o dom da vidência e sempre acertava suas previsões.

Todas as mulheres da família possuem um dom, o de Faith é com as flores, ela possui uma floricultura e acredita que a flor escolhe a pessoa e não o contrário. Faith também tem visões com as flores e seus significados.

A carta que avó escreveu para Faith diz para ela ir naquela data ao seu túmulo e levar um buquê de amarantos, e ela vai, lá chegando tem uma de suas visões que a leva para um outro túmulo o de Ursula Allers e ela deposita um Amaranto e repara que a data da morte da jovem foi 1 semana depois do acidente que matou seu marido Henry e eis que nesse momento chega o irmão da moça Rowan Allers e os dois começam a conversar e ele conta para Faith a maneira brutal como sua irmã foi assassinada.

Faith fica com o crime na cabeça e decide investigar mais sobre ele na internet e descobre outro caso parecido e começa a achar que os casos têm alguma ligação. Ao voltar ao túmulo de Úrsulla encontra Rowan novamente e os dois acabam se conhecendo melhor e se juntando para descobrir mais sobre os casos não solucionados.

Faith e Rowan acabam se apaixonando no meio de tantas investigações, e o serial killer resolve atacar novamente muitas mortes ocorrerão ao decorrer da trama. Quem será o assassino a solta? Porque o destino uniu Faith e Rowan? Leia Jardim de escuridão e descubra.

Um livro que nas suas 304 páginas que me deixaram vidrada, principalmente nas 100 últimas páginas e com seu final surpreendente.
Não vejo a hora de ler o segundo livro “Versos Sombrios”
Recomendo a todos que gostem de romances policiais.

site: https://www.facebook.com/minhasresenhasdp

Kami 22/10/2013

Faz algum tempo que li o livro da Bia, mas só agora pude fazer uma resenha dele.
Faith Connor está de luto. Aos 28 anos, a jovem florista perdeu o marido e a avó. Com um pesar duplo, Faith sofre por suas perdas, principalmente pela mais recente. Ela sente remorso por ter brigado e cortado relações com a avó, Lolla DeWitt, após a morte de Henry. Lolla tinha o dom de prever o futuro – assim como todas as mulheres DeWitt, a idosa possuía a sua habilidade sobrenatural -, então por que não avisou à neta que seu companheiro iria falecer? Por que não deu a Faith uma chance de mudar o destino?
Porém, essas questões logo se tornam ínfimas quando a jovem florista recebe uma carta destinada pela avó. Lolla, além de reafirmar o dom da neta – uma habilidade peculiar de compreender as flores -, pede que Faith leve ao seu túmulo um buquê de amarantos em uma data marcada. Apesar do ceticismo, Faith aceita realizar esse último pedido e parte para o cemitério. E a partir daí, a história se desenrola.
Começo elogiando o trabalho primoroso da Era Eclipse. O material do livro é fantástico e tanto capa quanto diagramação são belíssimas (nota especial para a delicadeza da diagramação, que combina perfeitamente com a doçura da protagonista). O André está de parabéns!
Outro ponto a ser comentado são os capítulos. Nomes de flores os entitulam e rápidos textos explicando o significado da mesmas dão uma sutil pista do que irá acontecer naquela passagem. Foi uma sacada genial!
A escrita da Bia é envolvente e elegante. Eu lia o livro com uma sensação gostosa de nostalgia, de dias chuvosos e, ao mesmo tempo, de acolhimento (seria Lolla DeWitt me dando afagos durante a leitura?). Mas Jardim de Escuridão não trata apenas de relações familiares, romance e dons sobrenaturais. Por ser um romance policial também, o livro aborda a problemática de um serial killer às soltas. E para solucionar esse caso, as pistas são dadas aos poucos e a ansiedade para descobrir quem é o assassino e se há uma nova vítima atormenta o leitor. Paralelo a isso, há a curiosidade para saber qual será o desenrolar da relação entre Faith e Rowan, um charmoso homem cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada e com quem nossa protagonista se envolve. Faith, com todas as suas dores, será capaz de se apaixonar mais uma vez?
Os personagens foram cativantes à sua maneira. O casal protagonista super funcionou (embora, confesso, Rowan me irritasse um pouco por conta do seu excesso de proteção) e a relação entre as DeWitt deu o tom de acolhida do livro. Gostei muito de ver a relação entre irmãs e primas e espero ver mais momentos assim nos próximos volumes da trilogia.
Porém, me desagradou a pontuação do texto, que continha muitas exclamações e três pontos nas falas dos personagens, o que alterava o tom do que queria ser dito. Assim, a impressão de haver muitos gritos e afirmações sem força surgiu. Conversei inclusive com a Bia sobre isso que, para mim, foi o ponto negativo do livro.
Só posso dizer que estou ansiosa para a continuação da série! Que venham Cailey e seus Versos Sombrios!

site: http://www.kamilegirao.com

Refúgio Literário 25/08/2013

Surpresas, Suspense e muito amor
Será que um dom é uma benção ou uma maldição? Isso que Faith, personagem protagonista de jardim de Escuridão, da autora Bia Carvalho, terá que descobrir. O livro é incógnito até mesmo em sua classificação, não sei se o classifico como romance, suspense ou literatura paranormal.

O encanto já se inicia pela capa, bem elaborada e que nos define diretamente o que encontraremos no interior do livro. Faith, é uma mulher que sofre pela perda do marido em um terrível acidente, porém depois de também perder sua avó e atender seu ultimo pedido ela vê sua vida mudar completamente. Um novo amor, um assassino, um dom nada normal e a certeza de conquistar a felicidade encontrarão nossa personagem na nova fase de sua vida.

Jardim de Escuridão é o primeiro volume da Trilogia das Cartas e nos envolve a cada momento que lemos. O assassinato de várias mulheres, um psicopata a solta, segredos que são revelados a cada momento até chegar a um final surpreendente, faz com que pareça que não estamos lendo apenas um livro, mas vários.

AUTORA
Cito alguns pontos negativos no livro, a personagem Faith que protagoniza a historia não chega a ser tão cativante como deveria ser, sua irmãs encantam mas do que ela mesma. Apesar do final surpreendente e superinteressante, a descoberta do assassino das noivas precisaria de um pouco mais de emoção, porque passamos o livro todo querendo descobrir que é o assassino e se terá alguma relação com a fase principal da historia e me desanimei com a rápida ação de descoberta do autor. Apesar disso o livro de Bia, possui uma leitura ágil e dinâmica, cada capitulo revela emoções e ações cada vez mais intrigantes.
O amor também é um dos pontos centrais do livro, o relacionamento de Faith e Rowan chega a ser encantador por sua riqueza de detalhes e cuidados, parabenizo a autora por essa forma de escrita.

Jardim de Escuridão é um livro para quem procura romance e emoção em apenas um livro. Espero ter a oportunidade ler o livro 2 da Trilogia das Cartas: Versos Sombrios. Um grande abraço a todos.

site: http://saotantas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-escuridao-de-bia.html

Danielle 21/08/2013

Resenha – Jardim de escuridão – Bianca Carvalho
Jardim de Escuridão é um livro de ficção e o primeiro de uma trilogia.
Não vejo a hora de ler o segundo livro “Versos Sombrios”
Recomendo a todos que gostem de romances policiais.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Lady 14/08/2013

Quando comprei Jardim de Escuridão - já há um ano ou mais, confesso - eu sabia muito pouco sobre a história. Sabia que havia um dom relacionado a flores, e que tudo começava por causa de uma carta deixada pela avó da nossa protagonista. Não esperava me deparar com um thriller policial.
Foi uma surpresa bem vinda, no entanto, e hoje, quando paro pra pensar, não sei porque imaginei algo diferente. O toque sobrenatural dado a Faith e às mulheres Dewitt é pouco mais do que um pano de fundo para uma história que se desenrola apesar de seus fatores sobre-humanos, e isso dá um toque a mais de realidade para a história. Sabe aqueles mistérios possíveis da vida? Tipo alguém com uma intuição muito certeira, uma compreensão quase sobrenatural de alguma coisa... é meio isso. É crível, e essa é provavelmente uma das melhores partes da construção da história. Se Faith fosse uma pessoa de verdade, e me dissesse que compreende as flores e suas mensagens - mesmo, de alguma forma, que isso acarrete certas "visões" - eu acreditaria nela.
O enredo, apesar de complexo, se desenrola de uma maneira bem fluída e, por vezes, até mais rápido que o esperado. Confesso que não gostei muito de alguns rumos que a história tomou, em especial no mistério que envolve o passado de Faith e de Rowan (e não posso dizer muito mais, sorry). Não chegou a ser decepcionante, mas mais aquela sensação de "hm, acho que seria melhor sem isso" quando algo de surpreende quando você apenas não quer ser surpreendido. O mesmo não posso dizer quando ao desenrolar das investigações e dos crimes; não vou dizer que é o melhor thriller que já li na vida, mas a autora Bianca Carvalho fez um ótimo trabalho ao me jogar de um lado pro outro, desconfiando de todo mundo. Foi só nos 45 do segundo tempo que me direcionei pro lado certo.
Gostei do tratamento dado aos personagens, que foram todos bem construídos e desenvolvidos. Não são muitos os que participam ativamente da história, e acho que isso contribuiu pra que ninguém ficasse "chapado" demais. Apesar do já esperado romance entre Faith e Rowan ter rolado um pouco mais depressa do que eu gostaria, não pude evitar me deixar levar pelos dois, e acabei torcendo por eles até o fim.
Jardim de Escuridão não é daqueles livros de pontas soltas. Como vocês já devem ter presumido, a Trilogia das Cartas tem esse nome porque cada livro se desenrola a partir de uma carta deixada por Lolla para cada neta. Jardim nos dá uma boa base de quem são nossas duas próximas protagonistas - Cailey e Tatiana - e quais serão seus dons e prováveis enredos, sem entregar mais do que o suficiente pra deixar o leitor curioso. Missão cumprida. Agora quero saber o que me aguarda no segundo volume da série, Versos Sombrios.

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-escuridao-bianca.html

Liachristo 26/04/2012

Resenha - Jardim da Escuridão - Bia Carvalho
Resenha - Por: Lia Christo

Jardim da Escuridão é o primeiro livro de uma trilogia, intitulada "Trilogia das Cartas".
A trilogia conta a história de três mulheres de uma mesma família que possuem dons próprios e diferentes, e a maneira como cada uma delas encara o seu dom, e como aprendem a conviver com eles. Como fazerem dos seus dons um aliado e não uma maldição.

"Três mulheres unidas por laços de sangue e pelo amor. Três destinos diferentes mas inseparáveis. Um assassino cruel e inteligente com sede de sangue... Amor, ódio, intrigas, suspense, tudo entrelaçado no Jardim da Escuridão".

Neste primeiro livro, ficamos conhecendo a história de Faith De Witt, que apesar de saber que possui um dom, não aceita isso muito bem. Sempre teve receio em dar crédito ao seu dom, e após a perda de seu marido em um trágico acidente de carro, ela tenta se livrar de vez dele.

Faith tem uma irmã mais nova (Cailey) e uma prima (Tatianna), as três acabam de perder a avó.
Lolla De Witt, possui o dom da clarividência, podendo prever o futuro. Mas, não pode mudar o que está para acontecer, nem mesmo com as pessoas que ama.
Ao sentir que seu fim está próximo, ela resolve, dar uma ajudinha ao destino de suas netas. Deixa uma carta para cada uma delas, onde na carta faz um pedido. Cada carta tem uma data certa para ser entregue, e a primeira neta a receber esta carta, é sua neta mais velha Faith.

Ao receber a carta de sua avó, e atender ao pedido que lhe é feito nela, toda a vida de Faith começa a se modificar....
Ela é uma jovem viúva, que não aceita a morte tão prematura de seu marido e do bebê, que estava esperando.
A partir daí ela entra em depressão, achando que sua vida perdeu todo o sentido, que nada mais vale a pena. Se afasta de sua avó, com quem sempre teve grande afinidade e amor. Se mantém distante de todos, até mesmo de sua irmã e sua prima, que foram criadas junto com ela.
Após a morte da avó, e de receber a sua carta, ela tenta refazer os laços com sua irmã e prima, e conhece Rowan, um homem misterioso, com o qual ela se identifica e se sente atraída de imediato. Ele também perdeu alguém que amava, e por terem algo em comum, os dois começam a se ver com mais frequência, transformando a atração em algo mais profundo como o amor.

Trecho do Livro:
Faith não era uma floricultora qualquer. Ela conhecia cada flor, o significado de cada espécie e não apenas isso, era conhecida onde morava por escolher as flores certas e presentear amigos e clientes no momento que eles mais precisavam. Lolla dizia que era um dom, que ela adivinhava o problema das pessoas e as ajudava, de uma forma que não conseguia ajudar a si mesma. (Pág. 15)

Mas, o livro não fala tão somente de romance... Tem isso e muito mais... Tem mistério, ficção, e muita adrenalina.
Faith tem o dom de compreender e sentir as flores. Sabe o significado de todas elas, para o que cada uma serve, etc...
Nunca confiou muito neste dom, mas após a morte da avó o dom se torna mais forte e mais completo, tomando conta de sua vida e de suas atitudes. Ela começa a viver várias experiências estressantes, perigosas, e de muita tensão. Somente o amor de Rowan, e sua união com Cailey e Tatianna, é que a mantém forte para enfrentar todos os desafios que passam a sugir em sua vida.

Uma história diferente, envolvente e que nos prende do início ao fim. Dá vontade de escrever muito mais a respeito do livro, mas caso eu o faça, estarei dando spoilers....
Este livro mexeu muito com minhas emoções, ri, chorei e me emocionei em muitas partes. Me tocou fundo, principalmente na parte em que ela se refere a sua avó, pois, me lembrou muito o meu relacionamento com minha avó que como a dela já é falecida.
Me identifiqei muito com a personagem da Tatianna, que achei muito parecida comigo.

E me fez viajar pelo universo das flores, que até então eram desconhecidos para mim. Bia Carvalho, consegue nos transportar para os lugares onde suas cenas são descritas, me fazendo visualizar perfeitamente, a estufa de Faith, sua casa, suas flores...
Bia, parabéns por todo o seu talento, todo a sua mágica que nos envolve na leitura do livro do início ao fim...
Eu recomendo o livro Jardim da Escuridão.

Espero que tenham gostado e que comentem... Bjus

SteffB 26/11/2023

A Leitura é fluida, tem romance, mistérios, mortes e uma certa magia... Reler a ler esse livro foi uma experiência incrível

taticlio 07/04/2013

Vale a pena!
Depois de um período de “desânimo literário” (estava mesmo cansada dos enredos repetitivos, tipo a onda de romances picantes ou até mesmo dos personagens mitológicos...rs) e com uma estante de mais de 50 livros para serem lidos #ufa, resolvi pegar, aleatoriamente, um para me acompanhar na espera de uma consulta.
Peguei o “Jardim da escuridão” de Bia Carvalho. Comecei a ler de forma despretensiosa. No início pensei, mais um romance de cunho “sobrenatural”. Mas continuei, aliás, tinha uma personagem chamada “Tati”...rs. E foi uma EXCELENTE surpresa.
Amei o casal protagonista e em igual medida os demais personagens.
Já estou ansiosa pelos próximos livros, que acredito serão sobre a Caley e sobre Tatianna.
Posso dizer que foi um livro completo. Com romance, Thriller psicológico, drama familiar.
Enfim, mais um talento da Literatura Nacional que merece nossos aplausos!
Já estou na fila aguardando os próximos e espero que não falte muito para o lançamento do segundo livro...

SUPER RECOMENDADO!

Dayana 07/03/2013

Jardim da escuridão.
Jardim da escuridão é o primeiro livro da trilogia das cartas. Onde Lolla dewitt, resolve conceder a cada uma de suas netas uma carta que poderá mudar seus destinos. Em jardim da escuridão somos apresentados a Faith uma mulher que inicio é muito fechada e não compartilha seus sofrimentos com quem a ama.Com a morte de Lolla e de seu marido as coisas pioram e Faith se isola mais e mais. Até receber a carta de sua falecida avó, pedindo que ela entregasse flores no seu túmulo em uma data certa .Faith mesmo sem muito acreditar resolve ir, lá tem uma visão com uma mulher que desconhece, e sente que precisa colocar flores em seu túmulo também, sendo surpreendida por Rowan um lindo rapaz que a questiona por está ali. Desse momento em diante nasce uma forte atração pelos dois. Posso dizer que Jardim da escuridão é um livro para aqueles que amam um bom romance policial dosado da forma certa. Faith tem uma incrível poder com as flores! Amei isso, foi muito bom saber a cada capítulo o que significava cada flor. Mas não só isso Faith tem visões sobre quem deve entregar a flor certa. Para uma ocasião que pode acontecer em breve, sendo bom ou ruim. No mesmo enredo somos apresentados ao “assassino de noivas”, que mata mulheres com o mesmo tipo físico e exatamente quando estavam prestes a casar. Faith entra neste enredo de mistério, suspense e aventura. Bia Carvalho soube fazer um bom romance policial,eu comecei a gostar deste gênero agora.(confesso) e comecei bem,a narrativa em terceira pessoa é conduzida muito bem .Adorei esse poder da Faith com as flores foi muito original! Só não gostei da perfeição de Rowan. Fiquei muito surpresa com o final jurei que o assassino era uma pessoa e foi outra totalmente diferente. (adoro fazer apostas de quem é o vilão).Recomendo para todos que gostam de mistério, suspense e romance.

Tribo do Livro 05/08/2012

Amor e Flores
Resenha por Ver Sobreira

Sou uma pessoa que leio de tudo um pouco, mas não dispenso um bom romance, desde os "água com acúçar", de banca, histórico, "romanção", romance, eu os adoro. E quando este, vem acompanhado de uma boa história, uma boa trama, bem estrutura, sem graves problemas de estrutura, ou seja, com qualidade narrativa e diálogos bem construídos, ai tudo fica muito mellhor. Mas o melhor de tudo, é encontrar algo desse gênero, nascendo e florescendo na literatura nacional. Desta feita, é motivo para ficar mais contente e grata por ter conhecimento e encontrar coisas boas. Bem, depois disso tudo tenho que dizer : Jardim de Escuridão.

Jardim de Escuridão é o romance de estreia da autora Bianca Carvalho e faz parte de uma trilogia – A Trilogia das Cartas. Bianca Carvalho é sem sombra de dúvidas, dona de uma escrita sensível e bem apurada. Narrativa inteligente, firme, intensa e suave ao mesmo tempo; diálogos muito bem construídos. A Trilogia das Cartas trata da história da família DeWitt : a avó Lolla e suas três netas Faith, Tatianna e Cailey. O primeiro livro conta a história de Faith, a neta mais velha de Lolla Dewitt, que se encontra em uma profunda depressão.

Há poucos meses, Faith sofreu um acidente de carro, o qual morreu seu amado marido Henry e ela acabou perdendo seu bebê não-nascido. Sem ainda estar recuperada deste baque, logo a seguir perde sua amada avó Lolla. Que era uma mulher sensitiva, sabia quando tudo ia acontecer. O que ela não previu foi a morte de Henry e a perda do bebê de Faith, o que acabou por afastá-la de Lolla. Faith é florista, suas flores,o trabalho em sua estufa e na floricultura é a única coisa que a conforta. Após a morte de Lolla, Faith recebe uma carta das mãos de Thomas, o menino que entrega flores para ela. Nesta carta, sua avó faz um pedido a ela; mesmo cética quanto ao pedido de Lolla e muito menos não achando função em que ela pediu, Faith faz sua vontade, que é levar um bouquê de Amaranto, - uma flor muito especial - em seu túmulo e, é realmente ali em um cemitério que começa sua história e a de outra pessoa tão triste quanto ela, Rowan, um homem que perdeu uma pessoa muita amada e querida, sua irmã gêmea Ursulla. A partir deste encontro muitas coisas irão acontecer, e inspirado na afinidade que Faith tem com a flores, tudo se modificará radicalmente tanto para ela quanto para Rowan.

A narrativa de Jardim de Escuridão não é apenas feita de romance é também construída com outros temas paralelos que se esbarram o tempo todo neste romance. A relação de Faith e Rowan é regida à príncipio por uma admiração mútua que em pouco tempo transforma-se em amor. Porém até chegarmos a um final feliz, este romance será constantemente atacado por forças externas, alheias à vontade dos dois.

(...) Era mais uma noite que Rowan e Faith dormiam juntos. Embora se sentisse protegida nos braços do homem que amava, sentia-se entrando em um sonho estranho. Via-se outra vez em sua estufa, onde todas as flores estavam destruídas. (...)

Jardim de Escuridão é uma daqueles livros que você pega para ler e só quer largar quando acaba. Li em dois dias, teria lido em menos, mas... As personagens são muito interessante, todas estão envolvidas umas com as outras por um motivo ou outro. Além do romance, ele traz também uma trama de morte muito complexa, que será conduzida pelas premonições de Faith, e isto a colocará de uma certa forma em perigo. A narrativa é muito dinâmica, cada capítulo te instiga a ler o próximo. Em suma, é uma grata surpresa com qualidade de enredo e uma boa história. Enfim, a muito o que dizer, porém o melhor é lê-lo.

O segundo livro da Trilogia das Cartas – Versos Sombrios, será lançado em Dezembro. Por isso não deixem de ler Jardim de Escuridão. Recomendado. A, outra coisa, para quem gosta de trilhas-sonora uma das músicas mais perfeitas para Faith e Rowan é Loving you is easy de Sarah Mclachlan.

Iris Figueiredo 06/11/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Todas as mulheres da família DeWitt tem um dom especial, o de Faith está intimamente ligado às flores. Ela sonha com tipos específicos de flores e com determinadas pessoas, como se essas mesmas flores quisessem passar uma mensagem a alguém. E suas flores nunca erram. Quando, por exemplo, ela sonha com alguém e com uma flor que significa fertilidade, essa pessoa que ela presenteou descobre, dias depois, que realmente está grávida. É uma espécie de premonição, sempre ligada às flores. Porém, seu marido morreu há sete meses em um acidente e nunca mais ela deu ouvidos ao seu jardim.
Assim que sua avó morre, ela deixa uma carta para suas três netas e a primeira a receber essa carta é Faith. A avó de Faith era clarividente e deixa algumas instruções para Faith, que segundo ela podem alterar sua vida. Ao fazer o que sua avó pede em sua carta, Faith conhece Rowan, um milionário maravilhoso que perdeu a irmã há poucos meses, vítima de um serial killer. Junto com Rowan, Faith entra em uma busca amadora para descobrir mais sobre o assassino da irmã dele e acaba descobrindo coisas inimagináveis sobre si mesma.

E quando eu digo inimagináveis... São inimagináveis mesmo! Apesar de trabalhar com diversos clichês, a blogueira Bianca Carvalho consegue segurar o leitor em seu livro de estreia. Com muitos "prós" e pouquíssimos "contras", ela cria uma história deliciosa de ler, cheia de amor, mistério e sangue (como bem diz o título do blog dela). É um romance no estilo que Bianca gosta de ler, mas a escrita dela é muito bem estruturada e o enredo gira em torno de diversos personagens, não apenas nos protagonistas.
O livro pode ser identificado como romance-paranormal-policial, mas tende muito mais para o lado policial do que paranormal. O conflito envolvendo o serial killer do livro é cheio de reviravoltas, com algumas revelações surpreendentes, que você só vai desvendando quando se aproxima do final.
O Rowan é um personagem que arrancará suspiros de muitas leitoras e a Faith, apesar de todos os pesares que enfrenta em sua vida, é uma personagem forte e determinada, mesmo tendo momentos de fraquezas. Os personagens secundários são muito bem trabalhados e, apesar da história não se passar no Brasil e sim nos Estados Unidos, você não sente que o cenário soa falso.
Ela trabalha com diversos núcleos e não se perde. Além disso, Cailley e Tatianna, próximas personagens a receberem suas cartas nos próximos livros, também são muito bem construídas e você já pressente o que pode acontecer nos próximos livros.
Bianca Carvalho, apesar de ser uma autora estreante e publicar seu livro de forma independente, tem um futuro promissor no gênero que escolheu. Senti uma influência forte de Nora Roberts em sua escrita, então quem gosta da autora sem dúvidas gostará do primeiro livro da Trilogia das Cartas. Agora espero ansiosa pelo próximo livro de Bianca.

1 | 2 | 3 | 4