Filhos de Sangue e Outras Histórias

Filhos de Sangue e Outras Histórias Octavia E. Butler

Resenhas - Filhos de Sangue e Outras Histórias

Mirele 23/05/2024

Essa releitura foi bem interessante. Levei o livro pra ser discutido no meu clube de leitura e ficou ainda melhor. Eu acho que o que você tirar de cada história vai crescendo com você a medida que você envelhece e amadurece, a partir do que você está vivendo, de um jeito muito legal.

Ditorory 05/05/2024

Contos diversos e reflexivos
Gostei muito dos contos, ensaios e novas histórias que o livro traz, embora o primeiro conto tenha me pegado desprevenida, pois ainda estou pensando muito sobre ele. Acho que esse primeiro conto tem uma pegada diferente dos demais, que mais ou menos se assemelha a "anistia", conto que eu também gostei bastante, e fiquei com vontade de ler mais sobre os outros contos, acho que seria muito interessante saber mais sobre os desdobramentos deles.
Esse foi meu primeiro contato com a obra da Octávia Butler, vulgo dama da ficção científica, gostei demais e estou ansiosa pra ler outros livros da autora.

Malau López 27/04/2024

Conversas com Octavia E. Butler
?A verdade é: eu odeio escrever contos.?
Com um prefácio iniciado dessa forma, é difícil saber o que esperar do livro de contos de Octavia E. Butler. Afinal, segundo a própria escritora, ela é essencialmente uma romancista. Mas ?Filhos de Sangue e outras histórias? parece começar, e seguir até o final, justificando sua existência.
Os contos, embora bem distintos um do outro, mostram a autora em seu habitat natural: atrás de seus personagens e suas histórias. Porém, cada texto vem seguido de uma nota em que ela descreve as situações e os motivos que a levaram a produzir aquilo. Uma voz ativa que debate e questiona o leitor.
Dois ensaios no meio do livro ajudam a dar esse tom, além de contar um pouco da vida de Butler e dar algumas dicas para quem gostaria de seguir carreira como escritor.
Depois disso, parece estranho voltar para a estrutura de contos que finaliza o livro, mas é aí que ficam as questões mais propositivas, daquelas que só aparecem depois de conversas devaneantes entre amigos.
Então, ainda que estas não sejam as histórias mais incríveis da autora, são as que mais nos aproximam dela.

Lud Simão° 28/02/2024

Ficção Científica em doses homeopáticas
Comecei a ler "Filhos de Sangue e outras histórias" por recomendação de um amigo que ama ficção científica e quer me apresentar um pouco desse universo.

Como qualquer livro que contém múltiplas histórias umas eu gostei mais do que outras, mas me fez perceber que histórias que acontecem em um universo um pouco similar a realidade me interessam muito mais do que em planetas distantes ou com alienígenas.

Particularmente curti essa introdução ao gênero e recomendo "O Livro de Martha", "O entardecer, a manhã e a noite" e "Sons da Fala".

Andrea.Karli 05/02/2024

Contos que desafiam nossa imaginação
Esse livro foi maravilhoso para mim, cada conto foi um despertar de visão sobre o mundo que eu nunca tive antes, histórias que me fizeram refletir sobre a humanidade, sobre o mundo e sobre eu mesma. Achei a Octavia E.Butler depois de ter eu ido pesquisar indicações de livros escritos por pessoas negras e ela foi acalmada como uma grande escritora de ficção científica, li e agora sei o porque dessa aclamação. Recomendo muito ler e ler a biografia da autora, que teve muitas dificuldades ao longo da sua vida, mas conseguiu ser bem lembrada de seus escritos, os quais lerei todos.

gabtxra 05/02/2024

Histórias que deixam um gostinho de quero mais
Li pouco coisa da excelente Octavia mas eu sempre a tinha como uma excelente escritora e, sem duvidas, ela é. Esse livro é uma coleção de contos e histórias que a autora foi escrevendo ao longo da vida, uns contos, uns ensaios sobre sua vida. Particularmente, "O entardecer, o amanhã e a noite" e "Sons da Fala" foram as minhas histórias favoritas e me deixaram com um gostinho de quero mais. As histórias com os alienígenas também foram boas, estranhas e me despertaram uma vontade de conhecer esse lado do sci-fi que ainda não explorei. Ansioso por mais leituras da autora.

Nina.Bona 31/01/2024

Emocionante
Contos maravilhosos, emocionantes, bonitos e sempre com uma lição sobre a humanidade. Recomendo muito.
Octavia está se tornando uma das minhas escritoras favoritas. Conheci apenas ano passado, esse é o terceiro livro que leio e perfeitos.

Emanuella Faria @efariax 16/01/2024

Profundo e Louco
Daqueles tipos de livro que você termina e fica olhando pro teto refletindo sobre a leitura, mas principalmente sobre a genialidade dessa autora

Meu segundo contato com ela e essa coletânea de contos me fez ouvir mais a voz da Octavia, as notas dela ao fim de cada conto tornam a leitura mais imersiva ainda e parece que você vai entrar em um bate papo com ela sobre o que você acabou de ler e suas possíveis e (im)possíveis interpretações sobre ele.

Cada conto faz você questionar diversos pontos da sua vida, questionar nossa existência enquanto humanidade, para onde estamos indo, quem somos nesse universo, como podemos impactar positivamente a sociedade enquanto indivíduos, entre diversas outras coisas...

A pluralidade e brilhantismo da Octavia em todos esses contos só aumenta minha vontade e necessidade de ler tudo que ela já escreveu!

Rosa282 15/01/2024

Uma trajetória necessária!
"Filhos de sangue, e outras histórias" se constrói como uma jornada imersiva e necessária para o início de 2024. Contrariando ao longo de sua escrita os pensamentos pré concebidos, Octávia Butler nos oferece muito mais do que a leitura de uma sociedade contemporânea ainda muito imatura e egoísta, Butler nos faz olhar para dentro de nós e questionar quem somos, o que desejamos e se não nos assemelhamos em comportamentos e pensamentos à sociedade que criticamos veementemente. Um livro tão incrível quanto Kindred. Recomendo a sua leitura e digo mais... atenção à última história... é reveladora, mas para compreender vc deve se desfazer de quaisquer dogmatismos. Boa leitura!!

Gabi 11/01/2024

Eu sou simplesmente apaixonada pela escrita de Octavia E. Butler! Nessa coletânea de contos e ensaios, o que mais me surpreendeu foi a presença da voz da autora em notas ao final de casa narrativa, ter acesso ao que ela estava pensando enquanto escrevia foi uma experiência maravilhosa e muito satisfatória para qualquer leitor. Nos aproxima dela e temos a sensação de estar lado a lado com ela, entendendo suas escolhas. Esse livro tem um lugar especial em meu coração!

chelio_dani 05/01/2024

Uau!
A nota relativamente baixa foi só porque não sou muito fã de ficção-científica, então foi um certo sofrimento ler o livro kkkkkkk mas, num geral, todas as histórias do livro foram muito boas e inteligentes. foi o primeiro livro que li da octavia butler e fiquei impressionada como a escrita dela é fácil e fluída.

Sandy 20/11/2023

Contando contos
Este livro é uma reunião de contos, a maior parte ficção científica, escrito pela Octavia Butler, uma mulher incrível em vários aspectos. Como mulher negra, a representatividade nesse livro é patente, algo que nem sabia que sentia falta em outras obras. Não é só isso, não é esse o objetivo do livro, mas a diferença está lá e é algo satisfatório.

Os contos são bastante diferentes entre si, abordando diferentes assuntos e, particularmente, achei alguns melhores do que outros, mas todos eram muito bons. Em especial o primeiro, que carrega o título do livro; quando o finalizei, fiquei com vontade de ler mais sobre, queria que fosse a história de um livro completo. Essa é a questão de contos muito bons: a maioria não tem continuação em maiores páginas.

Recomendado para quem gosta de ficção científica e mulheres revolucionárias!

Iara 17/11/2023

Entregou tudo!!!
Gostei bastante do livro, trouxe algo bem diferente do que eu esperava encontrar. Alguns contos, com temática alienígena, me lembraram situações que já li em O Despertar. Mas outros trouxeram distopias e histórias completamente novas, em contextos que eu nunca sequer poderia imaginar. Adoro o toque de humanidade e de cenários decadentes que Octavia consegue misturar. Parece que é no caos e na dor que o ser humano realmente se revela, e foi muita interessante ver isso refletido em alguns contos. Amei ainda mais ver o que se passava no contexto da autora, o que a fez desenvolver tal ideia, se aprofundar em tal sentimento, com as notas que ela deixa no fim de cada história, revelando o que se passa do lado de lá.
Os dois ensaios me trouxeram a sensação de um diálogo direto com a autora, tanto pelo teor biográfico do primeiro, quanto pela motivação e dicas de escrita no segundo. Esse livro me mostrou um lado de Octavia Butler que eu ainda não conhecia, e agora só quero ler mais e mais, conforme me apaixonei pelo lado que ela admite ser o mais bonito de si, com suas criações fantásticas e incômodas.

fatimaria 14/11/2023

Li o primeiro conto como leitura da faculdade e gostei tanto que engatei o resto, e que coisa boa!! cada história tem suas genialidades específicas, são contos muito bons. e absurda a quantidade de ideias absurdamente criativas da octavia, meudeus, imagina ter tanta coisa foda saindo da sua cabeça!!!! amei muito, e agora estou com muita vontade de ler todos os livros dela heheheheheheh

Thcylla 01/11/2023

Rainha da ficção
Achei incrível o primeiro conto "filhos de sangue".Pq é literalmente filhos de sangue,raça alienigena usar seres humanos como hospedeiros de seus ovos.
Octavia fala em sua nota de autora que Filhos de Sangue não é sobre escravidão, eu achei uma referência direta a escravidão, sem o poder de escolha e servindo pra uma única coisa,além das várias referências nas entre linhas,principalmente no diálogo entre Gan e seu irmão.

Mais a escrita é incrível,nunca superei Kindred uma das ficções mais impressionantes que já li.Octavia RAINHA DA FICÇÃO