O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Eduarda 21/05/2024

É um livro que nao tem um objetivo moralista, e que trata como a maldade pode ascender em alguem ou apenas ser explorada, fazendo com que a alma se corrompa; o livro é bem detalhado e pode passar algumas paginas falando sobre o ambiente, os gostos de alguem ou coisas desse tipo.

LarissaPatricio 20/05/2024

João VS
É um livro denso, com algumas partes cansativas, com diálogos extensos e com muitas entrelinhas. Essa obra exige paciência e atenção.

É uma grande e bela crítica à aristocracia, a hipocrisia da alta sociedade, aos detentores do capital e poder, ao mundo das aparências e a injustiça na inconsequência das más ações dos ricos.

citações:

"o lado verdadeiramente trágico da vida dos pobres é o não poderem eles apresentar outra coisa se não o renunciamento deles próprios... Os belos pecados, como todas as coisas belas, são privilégios dos ricos..." - pag 88

"A sociedade ultracivilizada, pelo menos, dificilmente crê ou admite a maldade dos que são ricos e belos. Ela concebe instintivamente que as aparências são de muito maior importância que a moral e, a seus olhos, o mais puro exemplo de respeitabilidade é de muito menor valor que a posse de um bom chefe." - pag 154

Quando o Oscar Wilde falou "Basil Hallward é o que penso que sou; Lorde Henry é o que o mundo pensa de mim; Dorian Gray é o que eu gostaria de ser ? em outras eras, talvez." fiquei assim ? Triste pensar que se ele tivesse vivido no século 21 teria sofrido bem menos repressão e censura.

É perceptível os sentimentos homoafetivos dos personagens, mesmo eu tendo lido a versão censurada e sem saber do background. Quero ler a obra não censurada, pois é uma violência ainda publicarem a obra com censura.

Maria.Luiza 17/05/2024

Narciso e suas narcisisses
Que ser humano péssimo esse Dorian Grey kkkkkkk. Demorei muito pra terminar esse livro por nojo do protagonista, de verdade. É um clássico então sei lá. Mas eu não sei se gostei não kkkkkkk. Dei 3 estrelas por ser um clássico KKKKKK

skuser02844 11/05/2024

Péssimo, muito ruim de ler, extremamente cansativo, linguagem muito chata, muita enrolação pra pouca coisa, só tempo perdido

isasas 09/05/2024

Resenha
O livro é bem filosófico, trás muitas ideias sobre a vida, morte, e como somos afetados ao longo de nossa vida.

Pedrão 06/05/2024

É cansativo no início, mas no fim torna-se um bom livro com uma boa história. Não é grande coisa, mas consegue nos entreter.

Ray.pcte 04/05/2024

A história, sobre um homem que faz um pacto faustiano e mantém-se sempre jovem e belo enquanto seu retrato, que ele mantém escondido, envelhece, é, provavelmente, conhecida por todos de uma maneira ou de outra, mas os contornos e detalhes do romance gótico vitoriano de Wilde são ainda mais interessantes do que a premissa macro. Não só a discussão sobre o valor da juventude e beleza física é posta em primeiro plano, com o autor fazendo de Dorian Gray ? que ele mesmo classifica como sendo ?o que ele gostaria de ser? ? um jovem vão, narcisista e influenciável que, ouvindo as palavras que Lorde Henry ?Harry? Wotton diz sobre hedonismo e sobre (a)moralidade para seu amigo pintor Basil Hallward enquanto este pinta o malfadado retrato, torna-se um produto de seu tempo, converte-se na exata manifestação física daquilo que Wotton veementemente defende.

Rai 03/05/2024

O Retrato de Dorian Gray
Em alguns momentos, o livro é bastante arrastado, diálogos inúteis com uma linguagem bastante rebuscada. No entanto, gostei bastante do livro, já que a temática filosófica central é bem interessante
Dorian Gray é um jovem muito bonito que posa para um autorretrato. A partir daí, após a conclusão e a observação da pintura, Dorian é tomado pelo terror do envelhecimento, pois toda aquela beleza registrada ali no retrato um dia iria se esvair
Feliz porque fazia um tempo que eu não lia um livro físico, é bom estar de volta :)

Camilla288 27/04/2024

O retrato de dorian grey
O livro conta a historia de Dorian grey, um garoto estimava muito sua e beleza e cogitou vender sua alma para que seu quadro envelhecesse por ele. São apresentadas diversas reflexões dele sobre quem ele se tornou e se ainda é pode ser um homem bom. É um livro difícil de ler, eu o recomendo para quem ja tem mais experiência com o vocabulário mais arcaico

Paula.Licheski 24/04/2024

E se você não envelhecer ?
É uma leitura bem cansativa, muitos momentos confusos e faltam personagens mais cativantes, porém tem uns pontos bem interessantes sobre o "preço" da beleza e juventude e a corrupção da alma, tem umas reviravoltas que poderia se aproveitar melhor, a leitura começa a correr mais rápido depois da metade do livro e isso desanima um pouco mas o final é bom.

miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihh 23/04/2024

O RETRATO DE DORIAN GRAY
Definitivamente não é o melhor livro que já li, há textos que sinceramente não faz muito sentido ter no livro, com isso a leitura fica muito arrastada, vç lê só pra acabar logo e não vê mais aquele livro na sua frente...?

itsnandas 23/04/2024

Narciso
A moral de toda a história é que, querendo ou não, tudo é efêmero..
Não sei se fiquei decepcionada. Eu gostei do livro, só não era tudo o que eu esperava.
Enfim, vale a pena ler o livro. Gostei da história mesmo sendo um tanto quanto detalhada demais kkkkk

Klaus Clawthorn 16/04/2024

8 meses lutando e sofrendo mais que Jesus.
A mensagem do livro seria: "não se prenda a algo que não é eterno e saiba aproveitar as coisas boas da vida, mas também não sendo uma pessoa vazia e sem alma." Eu entendi assim. Achei o livro chato demais, meu Deus, só faltava não acabar e quando acabou eu agradeci de joelhos. Nunca apanhei tanto assim de um livro que nem "A Ilha do Flopesouro" do Robert alguma coisa.

Ella.bella.a.paris 15/04/2024

Eita o Dorian Grey ??
Eu achei interessante a história e achei muito boa sinceramente, mas talvez como eu estou em um momento que eu leio coisas complicadas o dia inteiro, acho que a linguagem do livro me deixou um pouco cansada, por isso demorei uns 2 meses para ler.

Ainda sim, recomendo muito para quem busca ler clássicos ??

Wolsey 15/04/2024

Muito chato. Mas é um clássico...
Com todo o respeito, reconheço que se trata de um clássico da literatura inglesa, mas a linguagem afetada é muito chata.
Eu gostaria de ter lido a primeira versão, ainda que a versão depois da censura o texto tenha uma crítica social ainda mais ácida, mas é muito chato.
Se conseguir chegar à metade do livro, é possível terminar a leitura. Mas foi difícil não largar antes.