Ensinando pensamento crítico

Ensinando pensamento crítico bell hooks

Resenhas - Ensinando pensamento

Ana 03/06/2024

Livro que gostaria de ter lido durante a faculdade
Ler esse livro como uma pessoa que sempre foi aluna e, que nunca teve a experiência de ser professora, aumentou ainda mais minha vontade de seguir sempre estudando.

Todos os pontos que ela traz são extremamente relevantes, e, por mais que eu não seja o publico focal deste livro, foi uma aventura & experiência interessante.

?Buscar conhecimento e compreensão totais me proporcionou uma forma de criar imagens completas com os olhos da mente, imagens que não eram simplesmente formadas em reação a circunstâncias além do meu controle. Compreender o cenário mais abrangente me ajudou a cultivar em mim as sementes da consciência plena e da compaixão.?

Trizdias 02/06/2024

Sobre pensamento crítico e sabedoria prática
Bell Hooks nos leva para um universo de uma pedagogia arrebatadora. No sentido de perceber as múltiplas perspectivas, Bell nos convida a refletir sobre os impactos do racismo, do machismo e de outras violências na vida e na educação das pessoas, especialmente das mulheres. Com um viés feminista antirracista, a autora propõe ideias revolucionárias que constituem a base para uma pedagogia engajada e para uma vida que integra pensamento crítico e sabedoria prática. Uma leitura necessária para educadores e educadoras que visam ampliar seu repertório de conhecimentos e aprimorar habilidades emocionais e técnicas dentro e fora da sala de aula.
RaulSalus 02/06/2024minha estante
Excelente resenha e indicação de leitura ?

Trizdias 02/06/2024minha estante
Lindo!

Iara 17/05/2024

Que livro incrível!!! Inspirador e admirável ouvir o que Bell Hooks tem a dizer sobre educação, fechou sua triologia com chave de ouro. Leitura super fluída, simples, mas que te coloca a refletir sobre várias coisas com sensibilidade e profundidade.

isso aqui é um acidente 09/05/2024

Um livro essencial para conhecer outras formas de enxergar o mundo, e se você for professor, se sentir menos solitário.

Bellzinha sempre emociona e dá o papo, por isso espalho sempre a palavra.

Viva, bell
Viva a escrita e prática de pensamentos que subvertem a barbárie.

Duarte54 23/04/2024

Uma semente
Ler bell hooks é incrível, é como se ela estivesse falando conosco e nos desse esperança de um fazer melhor e sempre pautando uma perspectiva crítica de pensamentos que vá além da sala de aula, mas que o encontro acontece nela.

Lorena 18/04/2024

Para pensar como bel hooks
Todos os ensaios desta obra nos levam a refletir não apenas sobre a prática docente e o dia-a-dia da sala de aula, mas também sobre o que está além dela, e como educadores são uma peça fundamental no empoderamento de um aprendiz para que ele próprio desenvolva sua autonomia, sua capacidade de ler o mundo.

Segunda obra da autora que leio e é sempre muito inspirador vê-la compartilhar suas ideias. Como professora, mesmo nos piores dias, sigo a mesma linha de pensamento de hooks - educar é inspirar liberdade.

vianaqf 04/04/2024

Bell hooks é bell hooks sempre, livro muito bom para quem está em contexto educacional e me fez refletir bastante sobre os caminhos que quero seguir.

Bruno.Povoa 11/01/2024

Experiências de vida.
Uma aula de empatia, com várias experiências de sala e do ambiente escolar, bell conta algumas histórias de seu cotidiano como educadora inserindo reflexões em cada uma delas.

LuAza 16/12/2023

Ensinando pensamento crítico
Quem está fazendo licenciatura ou já fez ,ou atua na área educacional leia os livros da Bell hooks por favor
bem didático e de fácil entendimento
me engrandeceu muito a leitura ,principalmente me empolgou muito a futuramente iniciar na profissão
"ideias tem capacidade de iluminar e aumentar nossa sensação de maravilhamento"

Leila267 04/11/2023

Não seja um fantoche, aprenda a pensar criticamente.
Esse livro é incrível, com muito ensinamentos, na verdade são 32 ensinamentos para aprendemos a pensar criticamente, que nos traz uma linguagem acessível e envolvente característica da linguagem de beel hooks. Essencial para aprender a sermos pensadores críticos, pensar por nós mesmos e sermos capazes de agir por nós mesmos.

Esse é último livro da Trilogia do Ensino, de bell hooks, o terceiro, após Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade, seguido de Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tem o foco na educação e ensino, na relação entre professor e aluno, proporcionando uma Pedagogia engajada.

É um livro para todos que estão dispostos a aprender e ter uma consciência crítica. Que se desafiam a estudar e aprender novas formas de pensar e ensinar para não reforçar sistemas de dominação imperialistas, racistas, machistas, elitistas e de classe.

rafaelladelua 02/09/2023

Recomendo a todos
Nascida em 1952 no kentucky, bell hooks cresceu nos estados unidos segregado e isso molda sua carreira como intelectual, professora e ativista dos movimentos feminista, negro e classista.
os 32 capítulos dessa obra, chamados por ela de ?ensinamentos?, funcionam como tutoriais que instruem os educadores a melhor forma de passar adiante os seus conhecimentos.
eu preciso admitir que um sonho que eu tenho adormecido dentro de mim é o de seguir a carreira acadêmica e, durante essa leitura, esse sonho foi cutucado diversas vezes. por isso, indico essa leitura a todos os que dão aulas ou vão dar um dia.
como aluna, esse livro me armou de estratégias para avaliar as aulas as quais eu assisto.
por último, mas não menos importante, como pessoa, esse livro me orientou a condicionar minha mente a sempre ir além do convencional na hora de formular quaisquer opiniões. além disso, me ensinou a ler mais livros sobre as causas pelas quais eu milito.
não preciso pensar duas vezes para recomendar ensinando pensamento crítico a qualquer um, porque, além de muito esclarecedor, tem uma linguagem muito acessível.

Emi 14/08/2023

Um livro pra todos, mas pra quem está na área do ensino desperta mais reflexões. No meu caso, fiquei com raiva... pq amei as reflexões dela, mas quando confronto o sistema em que vivemos, a impotência diária, fico com raiva. Não é fácil nadar contra a maré.

queimaminhaderme 25/07/2023

Aprendi, agora, o que é pensamento crítico
Comecei a ler intelectuais negras (como Bell Hooks) agora e sinceramente não acho que comecei nem tão cedo nem tão tarde; momento certo. Mulheres e escritas como a dela me fazem perceber que dá sim estar em um ambiente extremamente sujo como é a academia e mesmo assim conseguir fazer com que a nossa essência e o nosso brilho seja maior que isso. Dá pra vencer essa porquice.
Diretamente ler elas faz com que seja reafirmado a nossa inteligência, resiliência, beleza etc que [nós] mulheres negras possuímos. Em tempos de medo, de incerteza, parece ser sopros de palavras como "você consegue" e "apenas continue".
Continuamos!

Aniram 26/04/2023

Ensinando e aprendendo pensamento crítico
Bell hooks tem uma escrita fluida e acessível a qualquer um que deseje ler seus escritos. Não há necessidade de ser educador para se beneficiar das pílulas de conhecimento que a autora traz nessa publicação, nem de ter lido quaisquer uma de suas outras obras. "Ensinando pensamento crítico" é, acima de tudo, um convite para repensar a pedagogia tradicional e buscar novas formas de diálogo em ambientes tão ricos e propícios para o debate como o da sala de aula.

Natália 11/04/2023

Ler bell hooks é sempre uma experiência transformadora. os 32 ensinamentos da autora são convites para pensar uma educação mais amorosa e que ajude estudantes de qualquer faixa etária a serem pensadores mais críticos, buscando, assim, a educação libertadora e a esperança. penso que deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo que atua ou pretende atuar em sala de aula.