Five Nights at Freddy

Five Nights at Freddy's: A Última Porta Scott Cawthon

Resenhas -

Vasconcelos 29/03/2021

Feche a porta quando sair... não quero que eles fujam
Eu não vou mentir, achei que o final seria previsível, paguei com minha língua.
FNAF ?A Última Porta? me entregou um livro incrível, fiquei literalmente presa nele, comecei a ler hoje e terminei horas depois, posso apenas dizer que o final não foi como eu esperei.
Scott Cawthon nos entregou um livro que conseguiu fechar lindamente o mistério que os dois livros anteriores deixaram em nossa mente. Eu pude entender mais do universo do jogo e descobrir a vida de personagens que eu me apeguei e que fizeram a diferença no Five Night?s At Freddy!

Pietro.Rister 19/11/2022minha estante
Pensando em ler essa série de livros, mas eu N jogo o jogo e manjo pouco da história, seria difícil p mim entender ou n tem mto a ver cm o jogo?

Maura15 19/11/2022minha estante
Assim, essa trilogia explica alguns pontos do jogo. Como as crianças mortas e tudo o mais. Não seria tão difícil para você entender, apenas confuso. Pois como vc n conhece tanto a história tem partes que vc vai ficar tipo: "como isso é possível??" Mas é bom, n vai atrapalhar a sua experiência lendo, msm n sabendo tanto da história sobre o jogo

Pietro.Rister 19/11/2022minha estante
Entendi, acho q vou ler quando acabar os q eu to lendo no momento então, são 3 livros né?

Maura15 20/11/2022minha estante
Sim, são 3 ^^

meegya 10/07/2023

Superou minhas espectativas.
Ja tinha lido antes, porem nao dei a atencao devida, pulei muita coisa, etc.
Lendo com mais atencao agora, percebi que tem ligacao com os jogos, com os outros livros e ate com alguns mini games.
Nao consigo imaginar um jeito melhor de finalizar a trilogia.

Rafael.Tadeu 03/03/2024

O pior dos 3.

Eu tava curtindo muito a série,e esperava muito um bom desfecho.

Mas achei o livro repetitivo,argumentação fraca,confuso,nada fica muito bem explicado,você tem que aceitar alguns desfechos e é isso,fora a enrolação de muita cena que são praticamente iguais a de outros livros da série

Ouvi em áudio book,se fosse ler acho que teria pulado logo pro final.

Vinni_ 11/01/2024

O mais desinteressante da trilogia
Hora de falar do que pra mim é a ovelha negra dessa trilogia, e sinceramente tenho MUITO a reclamar (sério, o que aconteceu aqui?).
A Última Porta, além de sofrer com o mesmo problema de início arrastado do resto da trilogia, tem o plot geral mais TORTO desses 3. Sem necessidade nenhuma o William é trazido de volta fora da roupa de Springtrap, o objetivo dele é completamente mal explorado aqui e parece não fazer sentido e efeito nenhum, porque ele continua não tendo controle ou o mínimo de contato real com o amálgama de almas que ele criou, a única cena minimamente interessante dele o livro todo é ele sendo morto no final, que é uma baita decadência comparada à presença que ele tinha nos outros dois livros, além de que trataram a pira dele como springtrap no segundo livro e tendo atingido o "ápice" da forma de vida ideal na visão dele como só um "foi mal tava doidãokk".
Muita coisa também é porcamente explicada, principalmente relacionada à cronologia de acontecimentos relacionados à Baby e às famílias afton e emily aqui, até agora eu não sei exatamente em que momento o endoesqueleto da Baby parou nas mãos do William, em que momento a Elizabeth morreu e em que momento a Baby foi em busca do corpo do pai, a tia Jen sabia de algo? e essas informações só são jogadas pro leitor e mal são construídas pra fazerem sentido cronologicamente então só parece que tudo aconteceu do nada e porque sim.
E temos o John como protagonista principal nesse livro, que pra mim novamente foi outro defeito, tudo que me desagradava nesse personagem se intensificou aqui, essa obsessão torta dele com a Charlie como se tivesse alguma exclusividade com ela (sendo q o máximo q aconteceu foi ela se sentir um pouco mais confortável com ele no primeiro livro pela infância dos dois e pedir ajuda dele pra desvendar o próprio passado) e essa questão cresce a ponto dele só não contar pra ninguém o final que a Charlie teve no final do livro (que é uma decisão completamente irresponsável??? vc simplesmente deixa um bando de gente desesperada e inclusive a polícia envolvida por um "desaparecimento" que ninguém sabe nada, É LITERALMENTE O SOFRIMENTO DOS PAIS DO MICHAEL NO PRIMEIRO LIVRO e isso é tratado como se fosse ele "protegendo" a Charlie pq se importa mt com ela), ele se torna um personagem completamente ignorante com todos os amigos dele que a todo momento só queriam ajudar e tem uma baita síndrome de protagonista em que quer fazer tudo sozinho o tempo todo achando que é super importante.
Carlton e Marla são trazidos de volta mas sinceramente só parece que foi pra ter mais gente no elenco e a história poder andar logo, a Marla tem quase 0 impacto na história e o Carlton tem seu único ponto alto sendo a síndrome do sobrevivente dele em relação ao Michael (que aparece em um momento e é completamente descartada, não tem nem uma fala entre ele o Michael sobre isso sendo que era a oportunidade perfeita pq eles finalmente CONVERSAM) e a cena dele com as almas das crianças (que parece só servir para dar nome e aparência para cada uma delas). A Jessica volta a tomar atitudes ridiculamente burras que não tem mais a justificativa do primeiro livro de "adolescentes em grupo sendo inconsequentes" e passa ser só algo irracional pra mover a história.
Mas vamos falar das poucas coisas boas que esse livro ainda tem, a Charlie continua minimamente interessante mas bem menos em comparação aos outros dois livros (sem falar q forçam dnv o romance dela e do John sendo que claramente ela dava claros indícios que não sentia esse tipo de coisa por ele), mas quem carrega esse livro nas costas definitivamente é a Circus Baby/Elizabeth, ela é uma vilã incrível, o plot dela como doppelganger da Charlie é fantástico, ela é uma ameaça real, sempre é completamente imprevisível e inteligente e isso causa medo no leitor, e toda a relação dela com a própria Charlie, com o Henry e o William é muito interessante, te deixa vidrado em saber mais, e todo o dilema dela entre não saber o que é influência da Elizabeth e o que é influência da agonia do corpo robótico é fascinante (por mais que pouco mostrado), a primeira perseguição do Funtime Freddy no labirinto de espelhos também foi incrível, junto da primeira aparição da Mangle, mas para por aí.
E por último, o grande plot sobre a Charlie, embora eu já soubesse por via de spoilers sobre isso desde muito tempo, foi bem curioso e um bom plot, fez sentido e foi ótimo pra construir a figura enigmática do Henry que sempre pairava pela história, e a cena do fim dela e da Baby também foi bem impactante, mas infelizmente esses pontos positivos não conseguem sustentar sozinhos os pontos baixos da história e sinto que minha nota ainda pode ser generosa pelo quanto gosto da franquia.
E bem, aquele final do John no cemitério já é ruim pelas atitudes do próprio John mas consegue ser mais estragado por essa tentativa de gancho falho e sem necessidade de deixar uma dúvida se a Charlie teria morrido mesmo (ou sei lá o que os autores estavam tentando dar a entender aqui).
Rafael.Tadeu 03/03/2024minha estante
Descreveu praticamente 100% do que senti com esse livro

stargazinyx 07/09/2022

Five Nights at Freddy's - A Última Porta
O melhor da trilogia! Conseguiu consertar os erros do último livro e me prender do início ao fim.
No início já damos de cara com o mistério principal: a Charlie não é a Charlie?
A maior parte da obra se passa no ponto de vista de John (o que eu não gostei muito à princípio, mas apenas porque não foi um personagem que me cativou), porém em várias outras cenas vemos o protagonismo de diferentes personagens, como a Jéssica e o Carlton (que, assim como a Marla, volta para a narrativa).
Também tivemos a conclusão dos mistérios da trilogia, em especial o caso do desaparecimento de Sammy, que trouxe uma reviravolta inesperada. Sem falar da sequência final na pizzaria do Sister Location!
Enfim, esse livro foi uma loucura, contudo, muito bom e melhor que os outros dois. Um ótimo fechamento para a trilogia!

Artmar 26/09/2022

Minha opinião sobre o livro
Muito bom, do início ao fim o leitor já se envolve com emoções e tensões, a história muito bem trabalhada e interessante, o final nada previsível, não tenho o que falar, esse livro foi simplesmente o melhor da trilogia,muito bom!
Maura15 19/11/2022minha estante
Acho que o Sammy está com a mãe

sooslok 27/08/2023

A trilogia de fnaf (sem spoiler)
Os dois primeiros livros são muito legais. em geral, o primeiro foi o que mais me prendeu, com todas as referências aos primeiros jogos e a história bem fluida. o segundo livro também teve um desenvolvimento bem legal, com acontecimentos mais surpreendentes e uma exploração de um lado mais "teoria de fãs de fnaf", relevando algumas coisas interessantes sobre a história do jogo.
e o final do segundo livro é INTRIGANTE.
agora. o terceiro-
mano?
não sei ao certo o que comentar sobre ele. ao mesmo tempo que eu gostei, a história não foi tão bem desenvolvida assim. eu estava esperando fechar a história com o clímax que o segundo livro deixou... mas ??? não foi bem assim.
mais pro final do livro a narrativa fica mais interessante, mas eu senti que a história se aprofundou em uma área que nem mesmo os jogos se aprofundam. e isso pode ser positivo ou negativo para o leitor, depende da concepção dele. pra mim, ficou uma história um pouco viajada dms.
e HONESTAMENTE QUE FINAL FOI ESSE?[!?@?×(-*@?
o final me surpreendeu M U I T O.
sério. acho que valeu a pena pelo final.
o Plot final foi absurdo.
foi tão absurdo que ficou até um pouco confuso.
lado negativo: ficaram lacunas. muitas lacunas.
enfim, de uma forma geral, avalio a trilogia como 7/10
e "a última porta" como 6.5/10

Marcella234 22/08/2023

MAI QUI CACHORRAGI
Beem, eu amo FNAF. E se o primeiro livro foi um dos pontos altos da franquia..esse seria UM DOS BAIXOS.

PELO AMOR, QUEM FOI O FANFARRÃO QUE TEVE A IDEIA DE FAZER ESSA PERIPÉCIA EM FORMA LITERÁRIA? A ESCRITA É BOA. ( Te amo escritora )
Primeiro: O JOHN ( NOVO PROTA ) NÃO TEM CARISMA. ELE NÃO CHEGA NA UNHA DO PÉ DA CHARLIE EM RELAÇÃO AO CARISMA. MLK CHATÃO MANÉ.

E vo falar, tem pontos bacanas, a relação dos personagens, o Carlton ( uma das melhores pessoas nesses livros ) Tem pequenas coisinhas que salvam.. mas...
QUEM TEVE A IDEIA DA CHARLIE SER UMA ROBÔ TECNOLOGICA O TEMPO TODO? TAMO NOS ANOS 80 E BOLINHA, E OS MANO FIZERAM O CHAT GPT FÍSICO QUE FICA ANDANDO DE UM LADO PRO OUTRO. PELO AMOR, ROBÔ POSSUÍDO EU COMPRO MTO A IDEIA, MAS ISSO É DMS.

E o mano Afton, que MERDA É ISSO. " EU SEMPRE VOLTO" - Vai plantar batata rapaz, que bosta de visual e que merda esse personagem foi ficando, bicho arrastado demais, DEMAIS.

Enfim, o segundo tbm não foi tuuudo isso, mas poxa, ele quebra esse em dois.
Marcella234 22/08/2023minha estante
Tinha colocado a nota errada, chapei de café.
Pra mim é 2 no máximo

Nelson.Uezu 04/07/2022

uau uau uau
Meu favorito por simples favoritismo de jogo (passa no universo de Sister Location
, coisa muito legal, que cada livro passa um universo de cada jogo), o John é um amor, e coitada da Charlie

(e eu não entendi o final, mas isso deixa no off)

Lua 13/04/2024

Você provavelmente vai chorar.
Bem, o livro tem um plot final que nos faz explodir a mente. No geral, a história é bem perturbadora, tem momentos que você fica ansioso e desesperado.
Mas eu não quero tratar esses pontos como o ponto principal, mas como assim mulher!??? Bem? uma parte em específico realmente mexeu com minha cabeça e me fez chorar como uma criança.
A parte em que me refiro diz respeito ao pai de Charlie, como vocês podem saber pela leitura dos outros dois livros, o pai de Charlie cometeu suicídio, e sua mãe foi embora pra nunca mais voltar, sendo assim ela foi criada por sua tia. Acontece que o fato do pai de Charlie ter cometido suicídio está fortemente ligado ao plot final do livro, então não vou comentar muito sobre, mas as cartas dele para a filha realmente mexeram com meu coração, esse homem sofreu igual um condenado, e você consegue sentir a dor do personagem quando lê suas cartas, e principalmente quando contam sua história de vida.
Você não vai se arrepender de ler esse livro.

Laira12 24/07/2023

Não sei o que dizer ?
Foi o primeiro livro que eu li e eu fiz a BURRADA de comprar o último livro da "saga" (não sei se pode descrever assim uma série de sla quantos livros), então eu basicamente li o final sem ler o começo (não me julguem pfv) ??

Mas na época eu gostei bastante, mas não sei se vale a pena eu comprar o resto dos livros que faltam por que tenho medo de acabar não gostando.