Five Nights at Freddy

Five Nights at Freddy's: A Última Porta Scott Cawthon

Resenhas -

Lua 13/04/2024

Você provavelmente vai chorar.
Bem, o livro tem um plot final que nos faz explodir a mente. No geral, a história é bem perturbadora, tem momentos que você fica ansioso e desesperado.
Mas eu não quero tratar esses pontos como o ponto principal, mas como assim mulher!??? Bem? uma parte em específico realmente mexeu com minha cabeça e me fez chorar como uma criança.
A parte em que me refiro diz respeito ao pai de Charlie, como vocês podem saber pela leitura dos outros dois livros, o pai de Charlie cometeu suicídio, e sua mãe foi embora pra nunca mais voltar, sendo assim ela foi criada por sua tia. Acontece que o fato do pai de Charlie ter cometido suicídio está fortemente ligado ao plot final do livro, então não vou comentar muito sobre, mas as cartas dele para a filha realmente mexeram com meu coração, esse homem sofreu igual um condenado, e você consegue sentir a dor do personagem quando lê suas cartas, e principalmente quando contam sua história de vida.
Você não vai se arrepender de ler esse livro.

Rafael.Tadeu 03/03/2024

O pior dos 3.

Eu tava curtindo muito a série,e esperava muito um bom desfecho.

Mas achei o livro repetitivo,argumentação fraca,confuso,nada fica muito bem explicado,você tem que aceitar alguns desfechos e é isso,fora a enrolação de muita cena que são praticamente iguais a de outros livros da série

Ouvi em áudio book,se fosse ler acho que teria pulado logo pro final.

Vinni_ 11/01/2024

O mais desinteressante da trilogia
Hora de falar do que pra mim é a ovelha negra dessa trilogia, e sinceramente tenho MUITO a reclamar (sério, o que aconteceu aqui?).
A Última Porta, além de sofrer com o mesmo problema de início arrastado do resto da trilogia, tem o plot geral mais TORTO desses 3. Sem necessidade nenhuma o William é trazido de volta fora da roupa de Springtrap, o objetivo dele é completamente mal explorado aqui e parece não fazer sentido e efeito nenhum, porque ele continua não tendo controle ou o mínimo de contato real com o amálgama de almas que ele criou, a única cena minimamente interessante dele o livro todo é ele sendo morto no final, que é uma baita decadência comparada à presença que ele tinha nos outros dois livros, além de que trataram a pira dele como springtrap no segundo livro e tendo atingido o "ápice" da forma de vida ideal na visão dele como só um "foi mal tava doidãokk".
Muita coisa também é porcamente explicada, principalmente relacionada à cronologia de acontecimentos relacionados à Baby e às famílias afton e emily aqui, até agora eu não sei exatamente em que momento o endoesqueleto da Baby parou nas mãos do William, em que momento a Elizabeth morreu e em que momento a Baby foi em busca do corpo do pai, a tia Jen sabia de algo? e essas informações só são jogadas pro leitor e mal são construídas pra fazerem sentido cronologicamente então só parece que tudo aconteceu do nada e porque sim.
E temos o John como protagonista principal nesse livro, que pra mim novamente foi outro defeito, tudo que me desagradava nesse personagem se intensificou aqui, essa obsessão torta dele com a Charlie como se tivesse alguma exclusividade com ela (sendo q o máximo q aconteceu foi ela se sentir um pouco mais confortável com ele no primeiro livro pela infância dos dois e pedir ajuda dele pra desvendar o próprio passado) e essa questão cresce a ponto dele só não contar pra ninguém o final que a Charlie teve no final do livro (que é uma decisão completamente irresponsável??? vc simplesmente deixa um bando de gente desesperada e inclusive a polícia envolvida por um "desaparecimento" que ninguém sabe nada, É LITERALMENTE O SOFRIMENTO DOS PAIS DO MICHAEL NO PRIMEIRO LIVRO e isso é tratado como se fosse ele "protegendo" a Charlie pq se importa mt com ela), ele se torna um personagem completamente ignorante com todos os amigos dele que a todo momento só queriam ajudar e tem uma baita síndrome de protagonista em que quer fazer tudo sozinho o tempo todo achando que é super importante.
Carlton e Marla são trazidos de volta mas sinceramente só parece que foi pra ter mais gente no elenco e a história poder andar logo, a Marla tem quase 0 impacto na história e o Carlton tem seu único ponto alto sendo a síndrome do sobrevivente dele em relação ao Michael (que aparece em um momento e é completamente descartada, não tem nem uma fala entre ele o Michael sobre isso sendo que era a oportunidade perfeita pq eles finalmente CONVERSAM) e a cena dele com as almas das crianças (que parece só servir para dar nome e aparência para cada uma delas). A Jessica volta a tomar atitudes ridiculamente burras que não tem mais a justificativa do primeiro livro de "adolescentes em grupo sendo inconsequentes" e passa ser só algo irracional pra mover a história.
Mas vamos falar das poucas coisas boas que esse livro ainda tem, a Charlie continua minimamente interessante mas bem menos em comparação aos outros dois livros (sem falar q forçam dnv o romance dela e do John sendo que claramente ela dava claros indícios que não sentia esse tipo de coisa por ele), mas quem carrega esse livro nas costas definitivamente é a Circus Baby/Elizabeth, ela é uma vilã incrível, o plot dela como doppelganger da Charlie é fantástico, ela é uma ameaça real, sempre é completamente imprevisível e inteligente e isso causa medo no leitor, e toda a relação dela com a própria Charlie, com o Henry e o William é muito interessante, te deixa vidrado em saber mais, e todo o dilema dela entre não saber o que é influência da Elizabeth e o que é influência da agonia do corpo robótico é fascinante (por mais que pouco mostrado), a primeira perseguição do Funtime Freddy no labirinto de espelhos também foi incrível, junto da primeira aparição da Mangle, mas para por aí.
E por último, o grande plot sobre a Charlie, embora eu já soubesse por via de spoilers sobre isso desde muito tempo, foi bem curioso e um bom plot, fez sentido e foi ótimo pra construir a figura enigmática do Henry que sempre pairava pela história, e a cena do fim dela e da Baby também foi bem impactante, mas infelizmente esses pontos positivos não conseguem sustentar sozinhos os pontos baixos da história e sinto que minha nota ainda pode ser generosa pelo quanto gosto da franquia.
E bem, aquele final do John no cemitério já é ruim pelas atitudes do próprio John mas consegue ser mais estragado por essa tentativa de gancho falho e sem necessidade de deixar uma dúvida se a Charlie teria morrido mesmo (ou sei lá o que os autores estavam tentando dar a entender aqui).
Rafael.Tadeu 03/03/2024minha estante
Descreveu praticamente 100% do que senti com esse livro

Leticia @leticiageek 03/12/2023

Mediano
Início instigante, meio monótono, fim agitado porém nem tanto.

O plot foi muito bom ao ponto de deixar o leitor chocado mesmo, mas ainda ficaram pontas soltas pra mim, como se o livro tivesse acabado de repente! A protagonista Charlie teve muito destaque em todos os livros, mas acabou tendo um final raso, outros personagens e acontecimentos importantes na trama também ficaram sem uma resposta digna.

Uma história boa, mas infelizmente finalizou com pontos de interrogação. Típico de FNAF, sempre deixando a gente com alguns mistérios não resolvidos kkk

Heloisa.Tintori 27/11/2023

Plot twist
Meu Deus gente que livro! Que livro! Pra quem é fã vai amar esse livro, juro que no final eu chorei...eu posso ser meio exagerada mas é muito bom esse livro!

azaaza 03/11/2023

Bom.
A qualidade da história decaiu em comparação com o primeiro e segundo livro, mas no geral é bom e os acontecimentos te prendem. Ótimos livros para entender um pouco mais sobre a história de FNaF.

nikkelodeon 12/10/2023

Acabou com chave de bosta
Eu esperava bem mais do fim da triologia, tudo bem que eu já não tinha gostado muito dos primeiros, mas eu esperava mais sabe?

Os personagens são muito chatos, o enredo ficou confuso no final e pra ser sincero eu terminei na força do ódio.

Recomendo mais pesquisar sobre as histórias e as teorias de FNAF do que ler o livro.

sooslok 27/08/2023

A trilogia de fnaf (sem spoiler)
Os dois primeiros livros são muito legais. em geral, o primeiro foi o que mais me prendeu, com todas as referências aos primeiros jogos e a história bem fluida. o segundo livro também teve um desenvolvimento bem legal, com acontecimentos mais surpreendentes e uma exploração de um lado mais "teoria de fãs de fnaf", relevando algumas coisas interessantes sobre a história do jogo.
e o final do segundo livro é INTRIGANTE.
agora. o terceiro-
mano?
não sei ao certo o que comentar sobre ele. ao mesmo tempo que eu gostei, a história não foi tão bem desenvolvida assim. eu estava esperando fechar a história com o clímax que o segundo livro deixou... mas ??? não foi bem assim.
mais pro final do livro a narrativa fica mais interessante, mas eu senti que a história se aprofundou em uma área que nem mesmo os jogos se aprofundam. e isso pode ser positivo ou negativo para o leitor, depende da concepção dele. pra mim, ficou uma história um pouco viajada dms.
e HONESTAMENTE QUE FINAL FOI ESSE?[!?@?×(-*@?
o final me surpreendeu M U I T O.
sério. acho que valeu a pena pelo final.
o Plot final foi absurdo.
foi tão absurdo que ficou até um pouco confuso.
lado negativo: ficaram lacunas. muitas lacunas.
enfim, de uma forma geral, avalio a trilogia como 7/10
e "a última porta" como 6.5/10

Marcella234 22/08/2023

MAI QUI CACHORRAGI
Beem, eu amo FNAF. E se o primeiro livro foi um dos pontos altos da franquia..esse seria UM DOS BAIXOS.

PELO AMOR, QUEM FOI O FANFARRÃO QUE TEVE A IDEIA DE FAZER ESSA PERIPÉCIA EM FORMA LITERÁRIA? A ESCRITA É BOA. ( Te amo escritora )
Primeiro: O JOHN ( NOVO PROTA ) NÃO TEM CARISMA. ELE NÃO CHEGA NA UNHA DO PÉ DA CHARLIE EM RELAÇÃO AO CARISMA. MLK CHATÃO MANÉ.

E vo falar, tem pontos bacanas, a relação dos personagens, o Carlton ( uma das melhores pessoas nesses livros ) Tem pequenas coisinhas que salvam.. mas...
QUEM TEVE A IDEIA DA CHARLIE SER UMA ROBÔ TECNOLOGICA O TEMPO TODO? TAMO NOS ANOS 80 E BOLINHA, E OS MANO FIZERAM O CHAT GPT FÍSICO QUE FICA ANDANDO DE UM LADO PRO OUTRO. PELO AMOR, ROBÔ POSSUÍDO EU COMPRO MTO A IDEIA, MAS ISSO É DMS.

E o mano Afton, que MERDA É ISSO. " EU SEMPRE VOLTO" - Vai plantar batata rapaz, que bosta de visual e que merda esse personagem foi ficando, bicho arrastado demais, DEMAIS.

Enfim, o segundo tbm não foi tuuudo isso, mas poxa, ele quebra esse em dois.
Marcella234 22/08/2023minha estante
Tinha colocado a nota errada, chapei de café.
Pra mim é 2 no máximo

Heloah2 06/08/2023

O livro é incrível a história me prendeu além de ser uma leitura fluida, a cada livro que lia de FNAF mais me surpreendi com o desenvolvimento e os acontecimentos, nota 10.

Laira12 24/07/2023

Não sei o que dizer ?
Foi o primeiro livro que eu li e eu fiz a BURRADA de comprar o último livro da "saga" (não sei se pode descrever assim uma série de sla quantos livros), então eu basicamente li o final sem ler o começo (não me julguem pfv) ??

Mas na época eu gostei bastante, mas não sei se vale a pena eu comprar o resto dos livros que faltam por que tenho medo de acabar não gostando.

meegya 10/07/2023

Superou minhas espectativas.
Ja tinha lido antes, porem nao dei a atencao devida, pulei muita coisa, etc.
Lendo com mais atencao agora, percebi que tem ligacao com os jogos, com os outros livros e ate com alguns mini games.
Nao consigo imaginar um jeito melhor de finalizar a trilogia.

BrunoFgx 12/06/2023

FNAF: Livro 3
De fato esse é o melhor da trilogia!!
Ele é bom do começo ao fim, te prende e faz você ler ele do início ao fim. Sendo o melhor final de todos, esse eu classificaria como um dos melhores!

sooslok 27/08/2023minha estante
EXATAMENTE! tô confusa até agora sobre o final... ficaram muitas lacunas