Obscura Dark Gero

Resenhas - Obscura

Nanda.Marques 26/04/2020

Alguns contos bons
O livro é composto por seis contos, envolve o sobrenatural, medo e sustos. Na minha visão, alguns contos deixaram um pouco a desejar... começavam bem, tinham um bom desenvolvimento, porém o final parecia ter sido feito às pressas. Sem sombra de dúvidas o melhor conto é o que da título ao livro. Em um geral, vale a pena a leitura, é rápida por ser contos pequenos e alguns não recomendo ler à noite.

Willians 26/02/2020

São contos repletos de suspense, terror, medo e a pura maldade humana. Bom.

Ana Julia 12/10/2011

Incrível.
Sempre tive maior interesse em best-sellers, afinal, um livro que milhares de pessoas leram e aprovaram deve ter algo realmente cativante. Mas uma vez estava procurando livros bons pra fazer download, afinal a biblioteca da minha cidade não possui todos os títulos que desejo ler, quando me deparei com um livro chamado Obscura. Talvez se o livro não tivesse como tema ''algo assustador'' eu não teria o considerado, como acontece comigo em relação a livros de romance que passam despercebidos nas prateleiras. O autor dessa obra é Geraldo Rodrigues Moreira Júnior, mais conhecido como Dark Gero. Esse é seu primeiro e único livro, e desde já mostra todo o seu talento para escrever histórias que nos envolvem ao ponto de acreditarmos estar assistindo a tudo aquilo ao vivo e a cores.
Obscura se compõe em 6 contos de terror, baseados em lendas urbanas, ou até mesmo na bíblia. Apesar disso, são extremamente originais, sem finais previsíveis ou situações já esperadas em contos do tipo. Recomento muitíssimo, e quando for ler, leia com tempo, porque não conseguirá ler apenas em farelos.

Ogro 20/10/2011

Um bom roteiro para Estórias da Cripta
Terror é o tipo de gênero literário que é muito difícil ser eficaz em contos - é quase obra de gênio criar uma ambientação que envolva o leitor e faça-o sentir "medo" em 20 páginas,em média.

O livro fez-me lembrar-me das revistas em quadrinhos de terror, em preto e branco, que abundavam nos finais da decada de 80 ,como Calafrio,Mestres do terror, Mirza - há o sobrenatural, há sangue, monstros, o além, etc,etc...mas não dá para ficar assustado.

Arlequim,por exemplo, achei mais como uma estória de amor com final trágico do que terror;Caim seria perfeito para ser aquelas quadrinizações de ficavam na contra-capa das revistas que mencionei; já Obscura ,que dá nome ao livro é ,ou parece ser, uma bem elaborada homenagem a Lovecraft - os elementos estão todos lá. Há outros contos também ,mas dá para ter uma idéia.

Não espere um terror elaborado - são estorietas que sequer assustam mas mantêm o interesse. E isso é bom.

Samarimanta 19/11/2011

O mórbido nunca foi tão atraente!
Nossa! Como começar essa resenha?

Comecei a ler esse livro por indicação do próprio autor, o brasileiro Dark Gero. A princípio imaginei que fosse mais um desses livros de terror - pior, de contos -, desses autores nacionais amadores. Nada contra, torço por todos e sempre leio e critico com a maior sensatez possível.

Mas eis que Obscura se mostrou uma surpresa estonteante!

Sim!

Nada de previsível nas páginas dessa obra maravilhosa. Há o mórbido, a escuridão, as paisagens sombrias e solitárias, aquelas coisas que morríamos de medo quando adolescentes (como o jogo do copo), o vudu, magia negra, e claro, fantasmas!

A narrativa é bem fluída e muito bem desenvolvida, o que não deixa a leitura cansativa em momento algum! Ele tem o dom de prender a atenção, isso é fato!

O livro assusta? Depende que quem lê. Eu me arrepiei em alguns momentos, fiquei com medo do escuro após ler até duas da manhã e fiquei chocada em algumas cenas. Mas para isso é preciso mergulhar na trama e se pôs no lugar dos personagens. li vários livros de meu autor preferido de terror, Stephen King (Long live the King!), mas poucos me fizeram sentir a sensação de medo que tive ao ler Obscura. Isso é bom? Isso é excelente! Um autor nacional fazendo em poucas páginas o que King enrola em oitocentas? Orgulho tive ao ler a última página!

Mas vamos à minha análise dos contos:

A CADEIRA DE RODAS: O clima do conto é aterrorizante. Aconselho a lerem ouvindo alguma música sombria de fundo (baixo as trilhas de filmes de terror). Uma jovem de favor em um casarão em uma cidade grande, com hóspedes estranhos e pouco amigáveis... e uma cadeira de rodas... Ai, ainda me lembro de algumas passagens de dar medo. O ponto negativo é que o conto mesmo não sendo pequeno, acaba rápido e ficamos meio que insatisfeitos, querendo mais.

ESPANTALHO: Comparado aos outros contos, este parece ser ruim, mas não é. É curto e objetivo, dá pra ver que o autor não se focou tanto no suspense e no medo, e sim no desfecho, que fez o conto valer a pena. É um conto inteligente e surpreendente, mas poderia ter sido melhor, se o suspense tivesse sido prolongado. De qualquer maneira, me agradou bastante.

CAIM: Um dos meus preferidos e o que mais me surpreendeu. Nossa! Um irmão querendo matar o outro por inveja entranhada. Como isso poderia acabar? Acredite, você não vai adivinhar! Não é um conto de terror e nem sobrenatural, mas mostra bem a pior parte do ser humano, e o suspense é insuportável.

O CEMITÉRIO SECRETO: Esse conto é em parte divertido. A crueldade com que Dark Gero acaba com seus personagens chega a ser sádica. É um conto com crianças, mas extremamente adulto. Você seria capaz de matar um jovem inocente para salvar sua própria vida e de seus amigos? Qualquer coisa a mais que eu fale será spoiler. Melhor ficar calada!

OBSCURA: O mais sombrio, tenebroso e inteligente conto do livro. Não é à toa que esse conto dá título à obra! Nossa! A personagem principal procura por sua filha desaparecida e é levada até uma ilha onde funcionara um luxuoso hotel, agora abandonado. O clima de solidão e melancolia me lembrou "O Iluminado" do King, mas a comparação acaba por aí. É o conto mais assustador, com jogos de palavras sacadíssimos e um desfecho de deixar qualquer um de queixo caído. Segundo Dark Gero, o conto foi inspirado no jogo "Silent Hill" e no livro da rainha Agatha Christie, "O Caso dos Dez Negrinhos".
Definitivamente uma obra de arte do suspense e do horror.

ARLEQUIM: Depois de ler o conto Obscura, tive certeza de que nada mais me surpreenderia. Mas aí comecei a ler Arlequim, e descobri o quanto estava terrivelmente errada. Arlequim, para começar, não tem uma classificação certa; o mais próximo que consegui rotulá-lo foi "drama visceral". Vi esta palavra em várias resenhas sobre o livro, e ela se encaixa perfeitamente, mas não serve para defini-lo. Juro que chorei enquanto lia, principalmente as últimas páginas, quando me aproximava cada vez mais do fim. E que fim!
Ariel, a Arlequim, é uma dançarina de uma boate de striptease, onde o tímido Samuel é levado por seus amigos. Arlequim a cada noite que dança escolhe um da plateia para agraciar com uma noite de prazer. E adivinhem quem ela escolhe. Depois daí, os rumos se perdem totalmente e Samuel é levado aos limites de sua sanidade e a lutar contra seus próprios conceitos em situações extremas. Eu gostaria de falar mais para incitar ainda mais a curiosidade de vocês e justificar o porquê desse ser meu conto predileto não só do livro, como de todos os outros contos que já li. Há algo de especial nessa história. Confiram, mas de coração aberto e mente aberta, sem pressa, para saborear cada momento! Tente segurar as lágrimas então.
Para mim não é um ponto negativo, mas as cenas de sexo são explícitas, com termos por vezes chulos, mas que só servem para deixar ainda mais real e à flor da pele.

Após ler esse livro, tenho certeza de que você ficará no mínimo curioso para conhecer as outras obras do autor. Ele me deu umas pistas do próximo enredo, mas não estou autorizada a espalhar por enquanto.

Enquanto isso, leiam Obscura, e logo depois, releiam. Vale a pena com certeza!
Renata 20/01/2015minha estante
Adorei sua resenha e gostaria de sua opinião: o terror me atrai mas evito coisas muito fortes, pois sou muito influenciável. Por exemplo, não gosto de coisas tipo o exorcista (apesar de já ter lido). Em suma: é muito assustador? Estou com muita vontade de ler mas tenho receio.... Tem algo a vr com os contos do Edgar Alan Poe?

Anselmo 14/04/2012

Obscura
Antes de tudo, gostaria de parabenizar o autor pela coragem. Muitos novos autores acabam deixando ótimas idéias trancadas na gaveta pelo simples medo da opinião alheia.

Achei que o livro tem muita qualidade. Gostei da forma como foi escrito e dos recursos que o autor usa para deixar a história interessante.

Apesar de curtos, nos contos o autor consegue desenvolver bem a história, deixando muito poucas pontas soltas no final. Os personagens são cativantes e tem uma profundidade bem bacana para um conto.

O livro não me despertou medo, mas não vejo isso como um ponto ruim, uma vez que grandes obras como o Iluminado e O Exorcista também não o fizeram.

É inegável a influência de outras mídias como Silent Hill e a Sétima Vítima, principalmente no conto "Obscura". Influências quando utilizadas como inspiração e não como simples cópia tornam a trama bem mais madura, e acredito que o Dark Gero tenha feito isso muito bem.

Recomendo fortemente à quem se interessar em ler.
Dark Gero 18/04/2012minha estante
Muitíssimo obrigado pelas palavras de incentivo, Anselmo. Eu realmente me preocupo bastante com o envolvimento do leitor com os personagens, mesmo nos contos mais curtos.

Acertou em cheio! Eu sou fã de Silent Hill desde 2004. E com certeza é uma de minhas maiores inspirações. A Sétima Vítima assisti há muito tempo; talvez tenha ficado no subconsciente rsrsrs

Obscura foi meu livro-teste, para ganhar leitores, divulgar meu nome e ter um feedback para estar sempre melhorando nas obras seguintes.

Abração!

NathiNolasco 10/04/2012

Ainda estou na dúvida ...
Ainda não consegui classificar o livro. Não sei se gosto de uma coisa mais gore, ou se sou sádica, mas não classificaria como terror"zão". No primeiro conto, em alguns momentos confesso que me arrepiei, mas não vou entrar em detalhes pra nao fazer spoiler.
O segundo conto, já ~´e mais rápido e objetivo... sem muita enrolação. Senti uma afliçãozinha quando pensei na carne com farpas, mas só na primeira vez que apareceu no texto, na segunda, já não causou o mesmo efeito, rs.
Gostei bastante do Cemitério Secreto. Mas volto a achar que é por causa do sadismo do garoto, rs.
Caim, como já li em outras resenhas, é mesmo um conto sobre vingança, e não de terror.
Obscura, o conto quq deu nome ao livro, é longo, mas faz você querer descobrir o final antes da protagonista, porém, não curti muito o final.
Arlequim, o melhor conto do livro! ( na minha humilde opinião, claro). Fiquei super curiosa pra saber qual era o segredo dela e achei muito bem escrito.

Enfim, todos os contos são bem escritos. A leitura não é cansativa em momento nenhum. Contém algumas pasagens de sexo explícito, mas é só ler com a mente aberta. Bom, é isso! :)
Dark Gero 18/04/2012minha estante
Olá, tudo bem?

Tem razão, nem todos os contos são terror, mas é que eu queria colocar no livro diferentes gêneros, e saber o que funciona ou não. Na verdade, eu fui levado pela emoção; tinha uma ideia e escrevia.

Mas aguarde minhas próximas obras. Garanto que aprendi e melhorei bastante com resenhas como a sua.

Abraço!

Jackie Sabino 08/10/2014minha estante
Concordo em tudo com vc, Nathi... eu esperava um pouco mais. Comprei pela fantástica capa e pelo resumo de prévia. Sou super fã de terror, mas não senti a história condizente com a "propaganda". No geral, eu achei bom, mas, não senti os finais dos contos mantendo o ritmo do começo das estórias. O que mais me incomodou foram os muitos, mas muitos erros de português. Achei até estranho que tenham passado ilesos pela edição...

Bom, eu fiquei com aquele gostinho de querer mais terror ou um suspense mais agoniante. Afinal, a capa é uma das melhores que já vi...

Abraços!

sueli 31/08/2012

OBSCURA de DARK GERO
Sinopse
Medo. Essencial à sobrevivência, parte de nossas vidas. Temos medo de elevador; medo de animais peçonhentos como aranhas, ou simplesmente nojentos como sapos; medo do ridículo; medo da solidão; medo de dirigir; medo de assaltos; medo de morrer; medo do que não conhecemos… O desconhecido. O sobrenatural. O além. Basta sermos confrontados com algo que não possamos explicar para que o velho medo venha à tona. Haveria vida após a morte ou espíritos vingativos presos em nosso plano de existência? Haveria magia negra capaz de nos fazer mal? Haveria demônios ao nosso redor prontos para acabar com nossas vidas?
Sentimos até prazer com o medo quando vemos filmes de terror ou andamos de montanha russa. O medo nos faz sentir vivos… Mas até que ponto gostamos de sentir medo? Até que ponto uma simples história de terror pode ultrapassar os limites da razão e alimentar nossos piores pesadelos?
Descubra neste livro de contos incrível que explora as várias facetas do medo e do sobrenatural. Mergulhe nesta apavorante viagem ao mundo dos mortos – e pior – dos vivos!

Vou fazer um mea culpa... Nunca gostei muito de livros nacionais. Sem nenhuma justificativa, simplesmente não me interessava. Neste mês eu li seis livros nacionais e amei. Parabéns a estes escritores.

Este livro apresenta seis contos assustadores, apavorantes e com muito suspense! Sabe aquele arrepio que sobe da espinha até o pescoço? Se você gosta desta sensação leia este livro. Vai se arrepiar do começo ao fim! Se o medo nos faz sentir vivos eu me tornei imortal ao ler este livro.

A cadeira de rodas
Uma história aterrorizante, arrepiante que assusta mesmo. Conta a história de uma casa sinistra cheia de fantasmas carregados de raiva e mágoas. Quem entrasse nela não sairia vivo...
Bem construída com muitos elementos para assustar: barulhos; trovões; chuva forte; falta de luz; medo; acontecimentos e sensações estranhas; e uma cadeira de roda. Ai que medo desta cadeira! Esta história assustou muito!

“...tais espíritos, por não terem paz após a morte, ficam extremamente confusos quando estão de volta entre os vivos e descontam suas mágoas e raivas neles... costumam confundir vida e morte, vivos e mortos...”

O espantalho
Bandidos, sequestradores levam um refém a um casebre no em um milharal para passarem a noite. Aquele lugar era maldito, tinha muitas histórias terríveis. No meio do milharal amarrado a uma cruz fincada ao chão, estava aquela figura de braços abertos. Um espantalho. Uma história arrepiante, angustiante de uma maldição. O feitiço vira contra o feiticeiro. Um final terrível!

O cemitério secreto
Jovens ousados, querendo viver sempre no limite e a procura de emoções invadem a escola a noite. Mortes inexplicáveis estavam acontecendo lá e ninguém entrava na escola neste horário. Eles queriam brincar o jogo do copo. Após um susto o copo quebra e todos fogem assustados. História assustadora com muitas mortes, vingança, espíritos e sadismo. Um final terrível!!!

Caim
Esta história relata desavenças, vinganças por haver ciúmes entre irmãos. Ela assustar e no final há uma reviravolta tão grande que ninguém imagina.

Obscura
Conta a história da vida sofrida de Marina. Quer se matar, pois não há nada em sua vida pelo que vale a pena viver. Sua história é recheada de drogas, prostituição, violência, tristeza, sofrimento, nenhuma recordação que vale a pena continuar a viver. Resolve antes de dar fim a sua vida, descobrir o que houve com sua filha e para isso viaja para a Ilha do Farol dos Anjos. Acreditava que aquela ilha tinha as resposta que procurava. Era tudo o que queria antes de pôr fim a tudo...Hotel assombrado, besta, fantasmas, seitas, rituais, ingredientes mais do que suficientes para amedrontar.

Arlequim
Ultimo mas não menos assustador conto do livro. Começa tão singelo, mas contém violência, estupro, assassinato, prostituição, striper e sexo. Não aparece nenhum fantasma, nem precisa!

Sergio.Machado 13/04/2022

Contos
Vários contos reunidos que trazem a tona o medo, desespero? alguns tão intensos que quando chega ao seu fim fica aquela sensação de perturbação sem acreditar.
Alguns contos são perturbadores, outros surpreendentes mas na sua maioria apavorantes (como descrito na capa).

Marcus 09/07/2015

Crescente
O livro é dividido em seis contos:
A Cadeira de Rodas
O Espantalho
O Cemitério Secreto
Arlequim

Os dois primeiros contos foram totalmente monótonos para mim, chegou a me dar sono.
O Cemitério Secreto já deu uma melhorada significativa.
Depois de Caim a leitura ficou bem leve e não me causou tédio, os três últimos foram os que mais gostei, tanto do desenrolar quanto da narrativa e história. Melhorados em forma crescente. Causaram-me choque, estranheza e até uma risada. Foram boas ideias. O meu preferido foi Arlequim, fechou com chave de ouro, me transmitiu a emoção de Ariel e Samuel, fez-me indagar o que eu faria em tal situação, mas o final não me agradou, lembrou-me um conto clássico que quem ler provavelmente irá interligar.
Sobre o livro me incomodou muito a forma dos diálogos, não tinha travessão nem aspas separando a fala do narrador a dos personagens. Havia alguns erros ortográficos e de pontuações, uns até alarmantes. Em alguns momentos fiquei confuso e tive de voltar pra reler o que aconteceu. Outra coisa incômoda foi no conto Obscura que, ora o nome do personagem era escrito Ernani ora Hernani. Não sou nenhum senhor da gramática nem um crítico renomado, apenas expus minha opinião. Não sei se tais erros ocorreram por ter lido em plataforma similar ao e-book, mas obterei um modelo físico pra sanar as dúvidas e também para ajudar o autor, que dá um bom depoimento no final.

Klíscia 31/07/2011

Fascinante
Diversos contos sinistros que consegue prender o leitor do inicio ao fim, e o deixa louco para saber aonde tudo vai termina e esta repleto de finais inesperados.
Poucos livros eu chamaria de assustador, mas esse completamente se encaixa no gênero.

Polly Macêdo 02/04/2014

Um dos melhores livros de suspense/terror/horror
o livro tem contos muito interessantes, começa devagar mas ao longo da leitura você fica mais preso em um ambiente com bastante terror,vale muito a pena ler, a cada final dos contos vem aquele desfecho interessante.
Resenhando Com Luke ® 09/11/2016minha estante
Livro Sensacionalanei todos os contos!

Resenhando Com Luke ® 09/11/2016minha estante
Livro sensacional, amei todos os contos!

AlêeH @UmaHospedeLunar 26/05/2015

Obscura contém 6 contos de terror e suspense. Este foi o primeiro livro de terror que li e fiquei fascinada. O terror é meu gênero favorito, nos filmes e nos seriados de TV. Neste livro as histórias são muito bem desenvolvidas. O enredo prende na leitura e gostei da forma como é narrado. O autor descreve bem cada cena. Uma obra de leitura fácil e prazerosa. Os contos são relativamente curtos e são ricos em detalhes, o que me deixou sempre querendo mais. Ao final deste aquele gostinho de “quero mais” ficou presente. O conto que menos me atraiu foi; Arlequim, tem uma história boa, mas não consegui me sentir tão atraída a ele quanto aos outros.

Contos presentes no livro:

A cadeira de rodas
O espantalho
O cemitério secreto

Meu conto favorito foi:

O CEMITÉRIO SECRETO - Este conto tem um toque “especial” de sadismo e confesso que isso foi o que me atraiu mais. Um grupo de jovens em busca de emoções invadem a escola a noite. E após uma “ousada” brincadeira do copo, precisam salvar suas vidas. Você seria capaz de matar alguém para salvar sua vida?
Espíritos, vingança e mortes… Muito bom, não é?

Bom, para um amante do gênero, acredito que iram gostar deste livro. Eis aqui um prato cheio. Não te deixará assustado, não… Mas tenho certeza que irá te prender do começo ao fim.