Obscura

Obscura Dark Gero




Resenhas - Obscura


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


NathiNolasco 10/04/2012

Ainda estou na dúvida ...
Ainda não consegui classificar o livro. Não sei se gosto de uma coisa mais gore, ou se sou sádica, mas não classificaria como terror"zão". No primeiro conto, em alguns momentos confesso que me arrepiei, mas não vou entrar em detalhes pra nao fazer spoiler.
O segundo conto, já ~´e mais rápido e objetivo... sem muita enrolação. Senti uma afliçãozinha quando pensei na carne com farpas, mas só na primeira vez que apareceu no texto, na segunda, já não causou o mesmo efeito, rs.
Gostei bastante do Cemitério Secreto. Mas volto a achar que é por causa do sadismo do garoto, rs.
Caim, como já li em outras resenhas, é mesmo um conto sobre vingança, e não de terror.
Obscura, o conto quq deu nome ao livro, é longo, mas faz você querer descobrir o final antes da protagonista, porém, não curti muito o final.
Arlequim, o melhor conto do livro! ( na minha humilde opinião, claro). Fiquei super curiosa pra saber qual era o segredo dela e achei muito bem escrito.

Enfim, todos os contos são bem escritos. A leitura não é cansativa em momento nenhum. Contém algumas pasagens de sexo explícito, mas é só ler com a mente aberta. Bom, é isso! :)
Dark Gero 18/04/2012minha estante
Olá, tudo bem?

Tem razão, nem todos os contos são terror, mas é que eu queria colocar no livro diferentes gêneros, e saber o que funciona ou não. Na verdade, eu fui levado pela emoção; tinha uma ideia e escrevia.

Mas aguarde minhas próximas obras. Garanto que aprendi e melhorei bastante com resenhas como a sua.

Abraço!


Jackie Sabino 08/10/2014minha estante
Concordo em tudo com vc, Nathi... eu esperava um pouco mais. Comprei pela fantástica capa e pelo resumo de prévia. Sou super fã de terror, mas não senti a história condizente com a "propaganda". No geral, eu achei bom, mas, não senti os finais dos contos mantendo o ritmo do começo das estórias. O que mais me incomodou foram os muitos, mas muitos erros de português. Achei até estranho que tenham passado ilesos pela edição...

Bom, eu fiquei com aquele gostinho de querer mais terror ou um suspense mais agoniante. Afinal, a capa é uma das melhores que já vi...

Abraços!




Samarimanta 19/11/2011

O mórbido nunca foi tão atraente!
Nossa! Como começar essa resenha?

Comecei a ler esse livro por indicação do próprio autor, o brasileiro Dark Gero. A princípio imaginei que fosse mais um desses livros de terror - pior, de contos -, desses autores nacionais amadores. Nada contra, torço por todos e sempre leio e critico com a maior sensatez possível.

Mas eis que Obscura se mostrou uma surpresa estonteante!

Sim!

Nada de previsível nas páginas dessa obra maravilhosa. Há o mórbido, a escuridão, as paisagens sombrias e solitárias, aquelas coisas que morríamos de medo quando adolescentes (como o jogo do copo), o vudu, magia negra, e claro, fantasmas!

A narrativa é bem fluída e muito bem desenvolvida, o que não deixa a leitura cansativa em momento algum! Ele tem o dom de prender a atenção, isso é fato!

O livro assusta? Depende que quem lê. Eu me arrepiei em alguns momentos, fiquei com medo do escuro após ler até duas da manhã e fiquei chocada em algumas cenas. Mas para isso é preciso mergulhar na trama e se pôs no lugar dos personagens. li vários livros de meu autor preferido de terror, Stephen King (Long live the King!), mas poucos me fizeram sentir a sensação de medo que tive ao ler Obscura. Isso é bom? Isso é excelente! Um autor nacional fazendo em poucas páginas o que King enrola em oitocentas? Orgulho tive ao ler a última página!

Mas vamos à minha análise dos contos:

A CADEIRA DE RODAS: O clima do conto é aterrorizante. Aconselho a lerem ouvindo alguma música sombria de fundo (baixo as trilhas de filmes de terror). Uma jovem de favor em um casarão em uma cidade grande, com hóspedes estranhos e pouco amigáveis... e uma cadeira de rodas... Ai, ainda me lembro de algumas passagens de dar medo. O ponto negativo é que o conto mesmo não sendo pequeno, acaba rápido e ficamos meio que insatisfeitos, querendo mais.

ESPANTALHO: Comparado aos outros contos, este parece ser ruim, mas não é. É curto e objetivo, dá pra ver que o autor não se focou tanto no suspense e no medo, e sim no desfecho, que fez o conto valer a pena. É um conto inteligente e surpreendente, mas poderia ter sido melhor, se o suspense tivesse sido prolongado. De qualquer maneira, me agradou bastante.

CAIM: Um dos meus preferidos e o que mais me surpreendeu. Nossa! Um irmão querendo matar o outro por inveja entranhada. Como isso poderia acabar? Acredite, você não vai adivinhar! Não é um conto de terror e nem sobrenatural, mas mostra bem a pior parte do ser humano, e o suspense é insuportável.

O CEMITÉRIO SECRETO: Esse conto é em parte divertido. A crueldade com que Dark Gero acaba com seus personagens chega a ser sádica. É um conto com crianças, mas extremamente adulto. Você seria capaz de matar um jovem inocente para salvar sua própria vida e de seus amigos? Qualquer coisa a mais que eu fale será spoiler. Melhor ficar calada!

OBSCURA: O mais sombrio, tenebroso e inteligente conto do livro. Não é à toa que esse conto dá título à obra! Nossa! A personagem principal procura por sua filha desaparecida e é levada até uma ilha onde funcionara um luxuoso hotel, agora abandonado. O clima de solidão e melancolia me lembrou "O Iluminado" do King, mas a comparação acaba por aí. É o conto mais assustador, com jogos de palavras sacadíssimos e um desfecho de deixar qualquer um de queixo caído. Segundo Dark Gero, o conto foi inspirado no jogo "Silent Hill" e no livro da rainha Agatha Christie, "O Caso dos Dez Negrinhos".
Definitivamente uma obra de arte do suspense e do horror.

ARLEQUIM: Depois de ler o conto Obscura, tive certeza de que nada mais me surpreenderia. Mas aí comecei a ler Arlequim, e descobri o quanto estava terrivelmente errada. Arlequim, para começar, não tem uma classificação certa; o mais próximo que consegui rotulá-lo foi "drama visceral". Vi esta palavra em várias resenhas sobre o livro, e ela se encaixa perfeitamente, mas não serve para defini-lo. Juro que chorei enquanto lia, principalmente as últimas páginas, quando me aproximava cada vez mais do fim. E que fim!
Ariel, a Arlequim, é uma dançarina de uma boate de striptease, onde o tímido Samuel é levado por seus amigos. Arlequim a cada noite que dança escolhe um da plateia para agraciar com uma noite de prazer. E adivinhem quem ela escolhe. Depois daí, os rumos se perdem totalmente e Samuel é levado aos limites de sua sanidade e a lutar contra seus próprios conceitos em situações extremas. Eu gostaria de falar mais para incitar ainda mais a curiosidade de vocês e justificar o porquê desse ser meu conto predileto não só do livro, como de todos os outros contos que já li. Há algo de especial nessa história. Confiram, mas de coração aberto e mente aberta, sem pressa, para saborear cada momento! Tente segurar as lágrimas então.
Para mim não é um ponto negativo, mas as cenas de sexo são explícitas, com termos por vezes chulos, mas que só servem para deixar ainda mais real e à flor da pele.


Após ler esse livro, tenho certeza de que você ficará no mínimo curioso para conhecer as outras obras do autor. Ele me deu umas pistas do próximo enredo, mas não estou autorizada a espalhar por enquanto.

Enquanto isso, leiam Obscura, e logo depois, releiam. Vale a pena com certeza!
Renata 20/01/2015minha estante
Adorei sua resenha e gostaria de sua opinião: o terror me atrai mas evito coisas muito fortes, pois sou muito influenciável. Por exemplo, não gosto de coisas tipo o exorcista (apesar de já ter lido). Em suma: é muito assustador? Estou com muita vontade de ler mas tenho receio.... Tem algo a vr com os contos do Edgar Alan Poe?




Ogro 20/10/2011

Um bom roteiro para Estórias da Cripta
Terror é o tipo de gênero literário que é muito difícil ser eficaz em contos - é quase obra de gênio criar uma ambientação que envolva o leitor e faça-o sentir "medo" em 20 páginas,em média.

O livro fez-me lembrar-me das revistas em quadrinhos de terror, em preto e branco, que abundavam nos finais da decada de 80 ,como Calafrio,Mestres do terror, Mirza - há o sobrenatural, há sangue, monstros, o além, etc,etc...mas não dá para ficar assustado.

Arlequim,por exemplo, achei mais como uma estória de amor com final trágico do que terror;Caim seria perfeito para ser aquelas quadrinizações de ficavam na contra-capa das revistas que mencionei; já Obscura ,que dá nome ao livro é ,ou parece ser, uma bem elaborada homenagem a Lovecraft - os elementos estão todos lá. Há outros contos também ,mas dá para ter uma idéia.

Não espere um terror elaborado - são estorietas que sequer assustam mas mantêm o interesse. E isso é bom.
comentários(0)comente



Ana Julia 12/10/2011

Incrível.
Sempre tive maior interesse em best-sellers, afinal, um livro que milhares de pessoas leram e aprovaram deve ter algo realmente cativante. Mas uma vez estava procurando livros bons pra fazer download, afinal a biblioteca da minha cidade não possui todos os títulos que desejo ler, quando me deparei com um livro chamado Obscura. Talvez se o livro não tivesse como tema ''algo assustador'' eu não teria o considerado, como acontece comigo em relação a livros de romance que passam despercebidos nas prateleiras. O autor dessa obra é Geraldo Rodrigues Moreira Júnior, mais conhecido como Dark Gero. Esse é seu primeiro e único livro, e desde já mostra todo o seu talento para escrever histórias que nos envolvem ao ponto de acreditarmos estar assistindo a tudo aquilo ao vivo e a cores.
Obscura se compõe em 6 contos de terror, baseados em lendas urbanas, ou até mesmo na bíblia. Apesar disso, são extremamente originais, sem finais previsíveis ou situações já esperadas em contos do tipo. Recomento muitíssimo, e quando for ler, leia com tempo, porque não conseguirá ler apenas em farelos.

http://eutophia.blogspot.com
comentários(0)comente



Klíscia 31/07/2011

Fascinante
Diversos contos sinistros que consegue prender o leitor do inicio ao fim, e o deixa louco para saber aonde tudo vai termina e esta repleto de finais inesperados.
Poucos livros eu chamaria de assustador, mas esse completamente se encaixa no gênero.
comentários(0)comente



Pri 02/07/2011

Terror light. Não traz medo ou espanto, apenas curiosidade e interesse.
comentários(0)comente

Dark Gero 27/07/2011minha estante
Curiosidade e interesse já é um bom começo. Você tem nervos de aço, menina! rsrs De qualquer maneira, obrigado pela leitura. Quem sabe goste mais dos próximos...




22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2