Seara vermelha

Seara vermelha Jorge Amado




Resenhas - Seara Vermelha


49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Nanaa329 15/05/2024

Incrível
O retrato da realidade de uma época já passada, o livro é muito forte e muito triste mas também muito lindo e ao final vc vai estar cansada de tantos sentimentos ao longo da história.
comentários(0)comente



Waldemur 27/04/2024

Triste, necessário e primoroso
É um romance que narra a história de Jerônimo e Jucundina, colonos que são dispensados de suas terras no sertão nordestino após vinte anos de trabalho. Decidem então migrar para as lavouras de café em São Paulo, levando consigo toda a família.
"Seara Vermelha" narra a luta dos retirantes por condições de vida dignas e por um lugar onde possam descansar da batalha diária pela sobrevivência. Durante a jornada pela caatinga, os sertanejos enfrentam a escassez de alimentos e a dureza da paisagem. Após passarem fome e sofrerem com o sol escaldante do sertão, finalmente chegam a Juazeiro, às margens do rio São Francisco, de onde seguem viagem, agora por via marítima.

A miséria no Nordeste é retratada no livro como resultado não apenas da seca, mas também da exploração latifundiária. Por essa razão, os sertanejos decidem deixar suas terras de origem, com a cidade de São Paulo representando a esperança de dias melhores.
comentários(0)comente



Ana 24/04/2024

Que livro! Que personagens! Que escrita! Que atualidade! Que obra!
Fiquei com o coração na mão na maior parte do livro e isso me trouxe a sensação de que o livro foi uma travessia para mim também.
Jorge Amado retrata aqui a dura realidade dos trabalhadores da caatinga e as formas de organização e desorganização coletiva do sofrimento deles.
Leitura maravilhosa! Camarada Jorge Amado, dê a ordem!
comentários(0)comente



revista suja 21/01/2024

Meu Deus!
Seara vermelha não é só um livro, é uma experiência de vida, é uma obra prima que Jorge Amado nos fez a honra de apresentar. Leiam, por favor. Vale cada minuto
comentários(0)comente



Ed Souza 26/12/2023

Seara Vermelha
Muito parecido com o quinze de Rachel de Queiroz, porém para mim mais emocionante.

Uma família que precisa sair do seu lá para ir para outro lugar, sem ter nada , simplesmente a fé.

Essa história é curta, e linda ?
comentários(0)comente



Bibliotecadabri 21/12/2023

Seara Vermelha, Jorge Amado
Seara Vermelha é inspirado nas sagas do sertão baiano.

Em uma escrita densa e cuidadosa, o livro aborda a história de diferentes personagens que, além de serem unidos pela relação consanguínea, são unidos pela dor e revolta na seara vermelha de sangue e fome.

"Nos caminhos da fome, os retirantes, uma inumerável multidão de camponeses, representados no romance pelas famílias dos irmãos Jerônimo e João Pedro, cruzam o sertão para encontrar o rio São Francisco, que os levará para o Sul".

Uma história que mostra os caminhos do cangaço, misticismo e revolução. Cada um seguindo os caminhos que acharam mais fácil para lidar com toda a tragédia humana após deixar seus mortos pela estrada.

E uma outra parte que merece destaque: a força feminina. São as mulheres responsáveis pela força dos pais, filhos, irmãos e companheiros.

Mais do que um livro de ficção, Seara Vermelha é uma verdadeira aula de história, escancarando a construção social e econômica do nosso país.

Formação baseada no racismo, na pobreza, desigualdade e violência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ciliane.ogg 17/10/2023

Justiça social, liberdade, pão,terra. Apenas alguns assuntos tratados nesse livro que mostra a crueza do ser humano com seu semelhante, bem como com a doação de sua vida em prol de melhorias para todos.
Um retrato brasileiro de seu povo explorado pelos mais ricos , onde vemos os vários caminhos traçados pelos personagens, demonstrando que somente com organização política conseguiremos avançar e melhorar a sociedade como um todo.
Dê a ordem camarada Jorge Amado.
comentários(0)comente



Monyque 25/07/2023

Seara vermelha é um livro de crítica social, conta a história de uma família de retirantes nordestinos que foram para o Sudeste brasileiro tentar uma nova vida. Em sua estrutura socioeconômica mantém um discurso atual.

O romance destaca a realidade brasileira, a injustiça, o desamparo de um povo sofrido em que se dedica a cuidar de terras que não são suas e ainda são explorados pelos senhores feudais. Eles aceitam tudo isso porque é o único meio que têm de sobreviver. São vinte anos de trabalho árduo e chega o dia que recebem a triste e decepcionante notícia de que o patrão vendeu a fazenda e eles terão que se retirar o mais depressa possível. Os pais Jerônimo e Juncundina partem com seus filhos, netos e irmãos.

O enredo do romance tem foco na trajetória dessa família de 11 retirantes e como eles lidam com a miséria e a seca no sertão nordestino. Os camponeses saem em rumo à Juazeiro do Norte, no estado da Bahia, à pé, de lá seguem de navio até São Paulo. Seguem na esperança de dias melhores, de mudar o sentido de suas vidas e dar um futuro feliz aos seus filhos, sem miséria, sem fome sem doença e sem humilhação.

É uma obra que expressa toda a crença ideológica do autor. Na biografia de Jorge Amado está presente sua participação no Partido Comunista, o que o faz descrever tal experiência nos personagens.

Confesso que não tinha muito interesse em ler este livro, até que precisei fazer um trabalho na faculdade. Fiquei muito impressionada com a leitura, não imaginava que ia gostar tanto. Ele é bastante envolvente, me deparei com uma realidade triste daquelas pessoas, mas que nos traz uma série de reflexões quando fala sobre como é a vida e o perfil de cada personagem, o que eles passam a cada dia e quais suas expectativas. Eles seguem tentando entender o motivo de todos aqueles acontecimentos, até quando um de seus filhos luta bastante e um dia pode voltar para onde iniciaram sua vida para esclarecer o que causava as mazelas daquela região.

Teve alguns momentos que eu achava estar estendendo tudo, mas há um certo embaralhar dos fatos para que o leitor ache que se enganou, mas daí pude perceber o "disfarce" escondido naquela confusão. O leitor tem a liberdade de formular seus pontos de vista, e no decorrer da história o autor vai conduzindo à confirmações do que antes eram apenas suposições.

Fiquei muito seduzida com a escrita, ele é simplesmente fantástico, eu amei.
comentários(0)comente



Rafael Nazar 26/06/2023

Triste e sublime.
Possivelmente o livro mais triste que eu já li, por outro lado, tão bom que lembra grandes clássicos da literatura mundial, como Os Miseráveis e Crime e Castigo, que envolvem sofrimentos causados pela pobreza e a desigualdade social.
comentários(0)comente



skuser02844 25/05/2023

Um livro sofre sofrimento e resistência
Um livro não tão popular de Jorge Amado, mas com certeza um dos melhores que já li. Nessa obra podemos perceber de forma bem clara as opções políticas e a militância do autor. É um livro onde podemos saber um pouco mais das mazelas enfrentadas pelo povo nordestino em busca de uma vida melhor e sobre alguns dos vários destinos dessas pessoas, e sobre o quanto a reforma agrária se faz necessária em nosso país.
comentários(0)comente



lizzy16 24/05/2023

??
Achei fascinante como acontece muitas coisas nesse livro, muitas informações pra processar. o capítulo do Nenen foi o meu predileto. bom demais esse livro!!
comentários(0)comente



Rodrigo 17/04/2023

Uma saga
Que forte a saga de uma família em busca de sobrevivência. Contada em detalhes, esse êxodo rural passa por todos os membros que compõem e que aos poucos foram se desfazendo e de uma família grande, passou a ser pequena. As descrições são marcantes. As personagens são interessantes e o enredo sensacional.
comentários(0)comente



49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR