A garota italiana

A garota italiana Lucinda Riley

Resenhas -

Autora ACBarroso 24/07/2021

Sem palavras
O que dizer desse livro? Lucinda Riley simplesmente arrasa demais!!

Este livro é maravilhoso. Escrita através de cartas escritas a Nico e em momentos que realmente aconteceram.

Rosana é uma personagem com um futuro brilhante como tenor, com a ajuda do irmão Luca, ela consegue fazer aulas e depois conquista toda Milão.

Roberto é um tenor de sucesso, mulherengo e vive das bonanças que sua voz lhe proporcionou.

Um amor antigo. Uma união indesejável por todos. Um relação abusiva.

Adri 27/08/2023

O amor e sua dualidade!
Há muito tempo não lia um romance tão cativante e envolvente.

Rosana e Roberto, mesmo com a diferença de idade, amadureceram juntos. Erraram, cresceram e se reconheceram dentro do relacionamento.

"Em retrospecto, dei-me conta de que podemos amar alguém de todo o coração, mas isso não significa que essa pessoa nos faça bem."

Há alguns amores que vêem para nos ajudar e outros para nos destruir.

Aline 19/02/2022

Sensacional
O livro retrata a vida de Rosanna que sempre busca seus sonhos. Uma personagem muito interessante. Muito bom!

cbarbugiani 01/07/2022

No começo do livro encontramos a carta de uma mãe para seu filho e é através da descrição dessa carta conhecemos a história de Rosanna Antonia Medici. Ela foi criada em Nápoles, no bairro de Piedigrotta, seus pais têm uma pequena cantina chamada Café Marco, onde ela trabalhava com seus irmãos mais velhos, Luca e Carlotta. Por ser a filha mais nova, quase nunca ninguém reparava nela, todos tinham somente olhos para linda Carlotta.

Um dia na festa de trinta anos de casados dos melhores amigos de seus pais, Maria e Massimo, tudo muda radicalmente na vida de Rosanna, ela com apenas 11 anos se apaixona pelo filho deles o cantor Roberto Rossini. É claro que sendo muito mais velho que ela, nem repara na existência da pobre menina. Roberto só tem olhos para Carllota, afinal ela é belíssima e está na flor da idade. Até a hora que seus pais pedem para pequena Rosanna cantar ave maria, ao cantar ela o deixa emocionado, ele não cansa de tecer elogios a voz da menina, diz que ela precisa ter aula de canto e que tem um grande talento, ele indica um professor para ajudá-la. Nessa mesma noite ao deitar Rosanna escreve em seu diário que um dia se casará com Roberto.

Os pais de Rosanna, infelizmente não levam fé no talento da menina e acham um desperdício de tempo e dinheiro investir nela. Mas, seu irmão Luca insiste que ela não deve desistir de seu sonho e a leva até o professor indicado por Roberto. Signor Vincenzi, se encanta com a voz da menina e resolve lhe dar aulas, mesmo cobrando metade do que cobra normalmente para os outros alunos. Ela faz aula de canto por 5 anos escondida de seus pais, até Vincenzi diz que não tem mais o que ensiná-la e que precisa ir para Milão para estudar na escola de música. Seu professor diz que fará um recital onde ela possa conseguir uma bolsa na escola, mas que ela precisará da aprovação de seu pai. Ele fica chocado ao descobrir que a filha fez aula por tanto tempo, mas fica tão apaixonado por ver sua filha cantar tão lindamente que permite que ela aceitei a bolsa e vá estudar em Milão, sua única condição é que seu irmão Luca vá junto.

Depois disso o livro tem uma virada e acompanhamos a luta de Rosanna para ser uma grande cantora, conhecemos melhor seu irmão Luca, Abi que logo vira sua melhor amiga e temos mais detalhes da vida de Roberto. Confesso que não posso contar muita coisa porque tudo seria spoiler, pois o livro é cheio de reviravolta e tramas, mas Lucinda não deixa nenhum ponta solta.

O que mais me emocionou nesse livro foi a forma que a autora conseguiu descrever os sentimentos humanos. Neste livro aprendemos como o amor pode nos proporcionar os momentos mais alegres de nossas vidas, mas se ele for egoísta pode nos destruir. Também nos mostra que existem vários tipos de amor: de irmão, de amigo e de pais. Que as pessoas podem ser egoístas a ponto de destruir a vida da pessoa que ela ama sem nem mesmo perceber. Que não temos controle nenhum sobre o destino e que quase nunca as coisas saem como planejado. Aprendi que as boas ações podem ser recompensadas de maneira que menos se espera.

Luciana Maria 12/08/2022

Música
Mais um livro da Lucinda, esse diferente das Sete Irmãs, mas muito bem escrito também.
Uma história de amor alinhavada pela música. Amor de irmã, amor de mulher, amor pelo talento e o mais sublime, amor de mãe.
Amor exagerado, sem limites que causa dor, abuso, obsessão.
Crescimento, descobertas, liberdades e segurança.
Tudo isso encontrei nessa história.
Leiam, é bem bonita!

Aparecida.Casentin 04/05/2024

A história emocionante
Amei o livro como geralmente amo tudo que foi escrito por Lucinda Riley. Torci muito por Luca e Aby e também por Rosanna.
O livro tem todos os ingredientes para prender nossa atenção até a última linha.

Queilinha 04/10/2023

A Garota Italiana...
Mas uma vez a autora conseguiu me envolver com sua história.

Fiquei até com vontade de ouvir e/ou assistir as óperas mencionadas no livro, e nem gosto de ópera.

Rosanna e Roberto é uma história tão cheia de altos e baixos, momentos em que eu me sentia com raiva dele, ou dela ou dos dois, e as vezes rendida por eles.

Luca e Abi também me conquistaram, me peguei o livro inteiro torcendo para que encontrassem a felicidade.

Vita 18/07/2020

Passa-se em 1980 na Itália e finaliza em 1996
Conta uma história de amor platônico de uma garotinha, Rosanna, por Roberto um homem mais velho e cantor de ópera. Rosanna tem um dom para cantar que chama a atenção e esse mesmo dom a leva bem próximo de Roberto até o real consumo deste amor.
No decorrer da história, acontecem algumas perdas, mortes de pessoa queridas e adoecimentos.
Mas é totalmente alimentada por um amor familiar e um exemplo real de ?amor tóxico?.

Eu gostei, achei que em alguns momentos senti falta de alguns detalhes. Mas dentro da proposta do título, é um bom livro.
Nota 7,5

Gislene.Batalha 29/10/2022

A garota italiana
Rosana desde cedo tinha uma voz linda. Fez aulas de canto e começou com pequenas apresentações. Depois começou a tomar conta nos melhores palcos e teatros.
Roberto Rossini, antigo conhecido de sua família a reencontra e se apaixonam.
Com o tempo Rosanna percebe que o que sente por ele é obsessão, e que este relacionamento vem atrapalhando sua carreira.
Um livro intenso um final de tirar o fôlego.

20/02/2023

Primeiro romance?
Aparentemente esse foi um dos primeiros livros que a Lucinda escreveu. Ele é um romance que daria uma ótima dramaturgia. Para mim, é o pior livro dela que li até então mas não é um livro ruim. É só que ela amadureceu tanto como escritora que vieram obras muito melhores.

Juliana 17/04/2023

Quando o amor pode fazer mais mal do que bem...
A história é linda, e nos mostra que mesmo onde há muito amor, se faltar respeito a coisa pode correr muito mal... Gostei bastante e recomendo a leitura.

Elizajales 29/04/2024

Definitivamente não é o melhor livro de Lucinda, mas ela msm deixa claro que esse foi um dos primeiros, então é compreensível.
Achei os diálogos fraquinhos, mts vezes engessados, sem aquela fluidez e que a autora normalmente tem e o final achei corrido, eu preferiria uma descrição maior sobre Luca, Abi e Ella.
No mais, entendi a intenção da autora escrever Rosana como ela foi, mas que personagem irritante. Várias vezes eu parei a leitura pra repetir "burra, burra, burra", então nisso posso dizer que Lucinda cumpriu o que (eu suponho) pretendia.

Andreia410 18/05/2023

Esperava mais
Dos livros da Lucinda, talvez tenha sido o que menos curti. A historia de Rosanna é Roberto me pareceu arrastada, com uma carga dramática que passou do tom. Um amor que cegou Rosanna, impedindo-a de viver plenamente.