Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Antes do Baile Verde


501 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


monlibrary 31/05/2024

Reorganizando minhas leituras (as que lembro)
Tá aí um livro que não gostei.. não me prendeu e terminei na força do ódio por achar uma leitura maçante! não vou dizer que achei horrível, só não deu pra mim, e se pudesse fazia questão de apagar o pouco que lembro dele.
comentários(0)comente



alicia 31/05/2024

O interior o exterior do ser humano
Até que enfim consegui ler essa coletânea de contos! Li o conto "Venha ver o pôr do sol" no ensino médio, e foi uma experiência que mudou a minha vida!! Logo depois decidi que leria mais da Lygia, até que o momento chegou!!
A Lygia não é a dama da literatura brasileira atoa, cada conto dela traz uma identidade própria, mesmo que no todo, eles falem da mesma coisa. Não vou me aprofundar em explicações sobre as obras pq não sou especialista kkkk inclusive pretendo estudar e conferir algumas análises sobre cada conto, pq sinto que tenho certa limitação, acredito que somará muito com a experiência de ter lido (esse livro é um daqueles que vai merecer uma releitura).
Não sou capaz de fazer um ranking kkkkk então de foram aleatória vou colocar os contos que mais me marcaram (vou tentar não colocar todos)
- Verde lagarto amarelo
- Helga
- A caçada
- A chave
- Meia noite em ponto em Xangai
- A janela
- Natal na barca
- Venha ver o pôr do sol
- As pérolas
comentários(0)comente



Kiara | @livrosdakiara 27/05/2024

Elegantíssimo
Escrita elegante, fina. Tem muito requinte. Me fez pensar em um Brasil dos anos 70, na época das vitrolas, na máquina de datilografar, ou naquelas lojas de antiguidades do centro.

Gostei da maioria dos contos e me fez refletir muito sobre eles.

Acho que foi um bom começo com dona Lygia. Os contos são super rapidinhos de ler mas mesmo assim indico ler aos poucos p você ir pensando um pouco sobre cada um. Foi uma boa experiência literária, e bem diferente também.
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 23/05/2024

Que livro adorável. Tão suave, com contos magníficos em escrita. Um livro tão fácil de se ler e tão profundo ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



Ingrid145 19/05/2024

Não gostei
Eu não tenho medo de não parecer intelectual quando não gosto de algum autor brasileiro consagrado.

Não gostei de Lygia Fagundes Telles. Achei que seis contos não tem fim (com a exceção de um deles) e sua escrita é pra deixar o coração gelado, em vez de quentinho.

Não é meu tipo favorito de literatura mas pode ser o seu, então dê uma chance :)

Estrelinhas: ??

Instagram e Booktube: @gatoselivros23
comentários(0)comente



Lari 15/05/2024

Sublime
É incrível, em todas as suas nuances. Lygia tece a narrativa com tamanha destreza que nos espanta o desenrolar da obra. Os contos são caracterizados com tanta profundidade, ao mesmo tempo em que não é preciso que muito seja dito para nos situar de cada cenário. Ela nos envolve nos mais simples e complexos sentimentos. Lygia faz do jogo de palavras uma arte do que é ser humano. Sem palavras!!!
comentários(0)comente



IvaldoRocha 09/05/2024

Obrigatório para amantes de contos.
Primeiro livro de Lygia Fagundes Telles que leio e fiquei simplesmente encantado com poder de surpreender, chocar, enfim provocar as mais diferentes emoções em pouquíssimas páginas. O conto “Natal na Barca” tem somente seis páginas e um final surpreendente.

São dezoito contos, sobre assuntos mais diversos, conto na china, dois contos com saxofone, sim soa meio estranho, um conto sobre carnaval, onde patroa e empregada, cuidam de um moribundo que está no quarto ao lado enquanto elas preparam o baile verde, alguém terá que ficar com ele. “Verde Lagarto Amarelo” é daqueles contos que quando acabam você diz “Ah não”. Helga é um absurdo, “Meia-Noite em ponto em Xangai” uma viagem à China e “O Menino” é aquele momento na vida de uma pessoa em que ela se despede da infância. Enfim um melhor que outro.

Um Posfácio de Antonio Dimas, elogios de Paulo Ronai, um depoimento de Urbano Tavares Rodrigues e por fim uma carta de Carlos Dummond de Andrade rasgando elogios.

Lygia Fagundes Telles recebeu o prêmio Camões, prêmio esse criado pelos governos de Brasil e Portugal, visando premiar autores de língua portuguesa, pelo conjunto da sua obra independente a sua nacionalidade.

Uma bela edição da Companhia das Letras.
comentários(0)comente



Fabio.Fatori 08/05/2024

Contos e surpresas.
Contos surpreendentes, contos que tem uma escalada gradual com surpresas e emoções, não conhecia nenhum deles e gostei da maioria, alguns com um final em aberto por contada imaginação do leitor. No inicio me incomodou um pouco o fato de não ser datado e nem localizado, depois me acostumei, o que deixa os contos atemporal. A escritora deixa suas sutis assinaturas em cada conto para deleite do espectador.
comentários(0)comente



Fernanda 03/05/2024

Se atente aos detalhes
O livro é muito bem inscrito e as histórias são curtas, mas bem contadas, o que faz você ter que se atentar aos mínimos detalhes e ver o significado por trás de cada um deles. Não tenho tanta afinidade com contos, mas é um livro que recomendo
comentários(0)comente



Luma101 02/05/2024

A genialidade de Lygia Fagundes Telles
É difícil fazer resenha de um livro com 18 contos, para mim cada um merecia uma resenha separada com no mínimo 500 palavras.
Antes do baile verde foi um turbilhão de emoções, cada conto era uma aventura diferente, você nunca sabe o que esperar. Foi um livro genuinamente divertido de ler. Mesmo os contos com um ar mais triste ou de suspense eram bem humorados. Lygia Fagundes Telles era genial e fugia do óbvio em suas histórias.
Passei um bom tempo sem finalizar nenhuma leitura e acho que esse livro era tudo o que eu precisava, li sem pressa, aproveitando cada conto.
Foi uma ótima leitura!
Para finalizar, os meus favoritos foram: apenas um saxofone, o jardim selvagem, a ceia e venha ver o pôr do sol.
comentários(0)comente



Márcia! 02/05/2024

Antes do Baile Verde
No final da edição que li tem uma declaração da Lygia Fagundes Telles: "O escritor pode ser louco,mas não enlouquece o leitor,ao contrário,pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido,mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão."
Boa leitura e de fácil compreensão,contos bem feitos. Destaque para "Verde Lagarto Amarelo", "Helga", "Natal na Barca", "Venha Ver o Pôr do Sol" e "O Menino".
Alice de "A Ceia" é simplesmente insuportável.
Luma101 02/05/2024minha estante
Alice completamente maluca


Márcia! 02/05/2024minha estante
Muito!! Passou vergonha bacana,mas não merecia ouvir aquilo do garçom. Ou será que merecia?




Renata 28/04/2024

Lygia é essencial...
Compilado de 18 contos de uma das maiores escritoras brasileiras.

Lygia possui ao mesmo tempo uma linguagem simples que torna a leitura fácil e agradável, mas com uma complexidade no desenrolar dos temas que faz o leitor parar ao final de cada conto para analisar o que realmente aconteceu ali, e talvez reler seja necessário.
comentários(0)comente



Savio86 28/04/2024

Sou apaixonado pela Lygia. Que sutileza no texto e sempre tão cheio de profundidade. Tudo é elegância nessa mulher.
São contos rápidos e que te pegam se você deixar eles te pegarem. Se você resistir vai ter dificuldade, tem que colaborar com ele.
Agora se você se permitir, vai compreender toda a beleza artística aqui. Juro!
Vania.Cristina 28/04/2024minha estante
Contos maravilhosos esses da Ligia


Vania.Cristina 28/04/2024minha estante
Gostei da perspectiva da sua resenha. A da necessidade de colaboração do leitor.




Barbie grew 27/04/2024

Contos
"antes do baile verde" é uma coletânea de contos de Lygia Fagundes Telles

O motivo de eu estar mencionando isto? É que eu não sabia e li porque falavam que era um livro maravilhoso e revolucionário.

Os contos são escritos em norma bem culta, mas nada que incomode quem já está acostumado. "Os objetos", "verde lagarto amarelo", "apenas um saxofone" são alguns dos contos escritos e que de primeira não "pegam a gente". Confesso até que demorei um pouco para pegar o gancho da leitura, mas a medida que os contos avançam, alguns até te deixam com gosto de "quero mais"

É um livro rápido e de certa forma bom de ler. Indico para quem tem pressa e gosta de ler algo diferente as vezes.
comentários(0)comente



Lgia.Moreno 27/04/2024

Antes do Baile Verde
Não gostei do livro, li por causa da escola.
Não teria escolhido pela capa, muito menos pelos contos, que são muito subjetivos e difíceis de entender.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR