Internacionalismo ou extinção

Internacionalismo ou extinção Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Internacionalismo ou extinção

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitor.Correia 23/04/2024

Um livro pra pensar sobre o futuro...
... Se é que haverá futuro, não é? Sempre havia ouvido falar de Chomsky mas nunca havia lido. Leitura fácil trazendo aspectos interessantes sobre o futuro, fazendo um alerta a todos nós.

13marcioricardo 14/03/2024

Ou temos juízo ou o apocalipse.
Livro que fala sobre a necessidade de uma cooperação a nível global para, essencialmente, evitar a nossa extinção enquanto espécie. A nossa e outras.

Assim, Chomsky revela sua preocupação com o enfraquecimento das democracias, a ameaça cada vez mais real de uma guerra nuclear e o aquecimento global que não pára de crescer.

Esperava mais porque já tinha visto vários elogios que colocavam o autor nos píncaros. A mim, pareceu-me que disse o óbvio. Não que não seja necessário, mas de um intelectual tão renomado esperava ler algo que já não se soubesse.

Noam não esconde seu ativismo, suas preferências políticas e sua parcialidade. Parece, por vezes, um pouco ingênuo. É uma pena que, como todos, não tenha abordado a solução óbvia de curto/médio prazo para a pobreza, miséria, capitalismo selvagem, aquecimento global e outras tragédias humanas...
Regis 14/03/2024minha estante
Interessante... ?

regifreitas 11/03/2024

INTERNACIONALISMO OU EXTINÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS GRANDES AMEAÇAS À EXISTÊNCIA HUMANA. COM PREFÁCIO SOBRE O CORONAVÍRUS (Internacionalism or extinction, 2020), de Noam Chomsky; tradução Renato Marques.

Noam Chomsky, o renomado intelectual e linguista estadunidense, tem sido há décadas uma voz proeminente na crítica ao imperialismo, ao capitalismo desenfreado e às ameaças ambientais. Aqui estão reunidos ensaios, palestras e entrevistas, que vieram à luz nos últimos anos, sobre esses temas. O texto de abertura é uma entrevista concedida em 28/3/2020, em pleno isolamento social, tratando dos efeitos da pandemia de Covid-19 e como seria o mundo depois disso.

Os textos tratam principalmente da questão das mudanças climáticas, da desigualdade social global e da ameaça da proliferação das armas nucleares para o futuro da humanidade. Para Chomsky, o atual paradigma político e econômico deve ser revisto. A busca desenfreada pelo lucro a curto prazo, camuflada nos interesses corporativos, e as políticas governamentais tendenciosas, poderão trazer consequências catastróficas, tanto ao meio ambiente, quanto à estabilidade política global. Somente a cooperação internacional, através de uma ordem verdadeiramente democrática, poderá construir um mundo mais justo e sustentável.

A repetição de argumentos, contudo, acabou me cansando um pouco na leitura. Algumas questões são tratadas superficialmente, e senti falta de um aprofundamento maior nas soluções propostas. Contudo, a discussão é muito importante, e a lucidez na argumentação de Chomsky, com seus 95 anos de vida, é oportuna e nos convida a repensar o futuro em um mundo cada vez mais interdependente e interconectado.

pechinz 14/02/2024

Retrato dos Problemas Globais
O livro em questão é muito bom para o leitor que está interessado em entender os principais conflitos da humanidade no Século XXI - O Aquecimento Global, a Ameaça Nuclear e o esvaziamento da Democracia. Não recomendo a leitura caso esteja procurando se aprofundar nos temas, mas recomendo para quem buscar ter uma visão mais moderna do pontos debatidos

Pammia 28/01/2024

Prato cheio de fim de mundo
Política, Trump, Bolsonaro, aquecimento global, armas, armas nucleares, extrema direita, coronavirus são alguns temas que Chomsky traz nesse livro e é simplesmente incrível.
As reflexões e conhecimento que Chomsky nos dá é além de qualquer coisa já vista.

Ramon 13/01/2024

...
"Você pode ter uma ideia de onde o mundo realmente está se olhar para o início de janeiro deste ano. Como talvez você saiba, todos os anos o Relógio do Juízo Final é ajustado, com o ponteiro dos minutos definido a uma certa distância da meia-noite, o que significa a extinção"

Thiago 28/12/2023

Achei q teria maior aprofundamento, mesmo com o formato, que nao ajudou. Separando entrevistas.
Acaba que não teve tanta coisa nova.

Rodrigo.Bittencourt 19/12/2023

Interessante, mas raso
O livro trata de temas da mais alta importância : eventos capazes de extinguir a civilização humana. Mas é um livro introdutório da ideia de Chomsky sobre os assuntos discutidos. Serve de alerta para quem ainda não está consciente ou se pergunta se pode ser mais ativista.

Rodrigo Leão 04/11/2023

Incrível
Reconhecido como um dos principais intelectuais contemporâneos, defensor ferrenho da democracia e crítico da política externa dos Estados Unidos e do poder global das grandes corporações, Chomsky mostra-se preocupado com o futuro e explica detalhadamente o porquê. Segundo ele, os estados nacionais não têm mais a capacidade para controlar o futuro e preservar o planeta. Só movimentos populares vão conseguir acordos mundiais em defesa do clima e da paz.

Luiç 03/08/2023

Chomsky merece ser lido
Autor e ativista muito importante e deveria ser conhecido por todos! O livro foi escrito com a transcrição de um evento em que ele palestrou. Fala sobre como estamos perto do fim do mundo e aponta ações que deveríamos estar fazendo para evitar esse aparente fim.

Luis Felipe S. Correa 27/07/2023

Ótima leitura para evolução de perspectivas
Meu primeiro contato com a obra de Chomsky se deu indiretamente assistindo ao filme Capitão Fantástico. Esse é o primeiro livro que leio e foi uma experiência ótima, com apresentação de reflexões importantes sobre assuntos que hoje não tem a devida atenção, como possibilidade de extinção pela guerra nuclear, aquecimento global e atentados à democracia. Obviamente o tema democracia volta à tona após a publicação do livro e com o atual cenário político do brasil, bem como a discussão sobre armas nucleares a partir do Filme Oppenheimer, de Christopher Nolan. Os alertas contidos no livro não são uma novidade, pois já são feitos há tempos pela comunidade científica, e eu pude ter um contato a partir do livro O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan. A problemática é que esse tipo de conscientização não é divulgada amplamente às massas, que consomem conteúdo eminentemente voltado à estabilização do controle social.

Isabela1215 30/05/2023

Reflexões interessantes sobre a sociedade contemporânea e suas dinâmicas de atuação e interação. Discussões bem relevantes.

Paulo 29/04/2023

Alerta necessário
Trata-se de um livro que nasceu de uma participação do autor em um seminário, incluindo transcrições de entrevistas onde ele alerta para dois grandes problemas que podem sim nos levar a extinção: o aquecimento global e o risco de hecatombe nuclear. Por fim, ainda acrescenta um terceiro elemento: o risco às democracias com a ascensão da extrema-direita em vários lugares do mundo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5