Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Angelica75 03/09/2023

Nota 4
No início achei que tinha tudo pra ser meio piegas, as histórias paralelas não estavam me cativando e tinham algumas passagens bem bregas mesmo. Porém, com o passar do livro, principalmente na reta final com o fim da primeira guerra, tudo foi se encaixando perfeitamente, as 5 famílias com histórias em comum, e
um gancho ótimo para o próximo livro. Gostei bastante.
Fabio909 26/11/2023minha estante
Os outros 2 livros são fantásticos, apesar de às vezes se tornar um pouco amarrado nas explicações políticas. Mas no conjunto da obra são geniais!

Luiza 10/11/2022

"Com excessão dos mortos, todos estavam com medo."
Acho de suma importância que as pessoas se interessem e lêem essa obra, o autor narra com minúcias acontecimentos ocorridos durante a primeira guerra mundial e a revolução Russa do ponto de vista de pessoas normais que estavam inseridas e viveram o conflito.

Os acontecimentos são narrados do ponto de vista tanto de aristocratas ingleses, diplomatas alemães e norte-americanos, e mineiros galeses quanto de mulheres sufragistas, soldados, revolucionários, e proletariados Russos. Perssonagens nos quais têm suas histórias conectadas e cruzadas ao decorrer da narrativa.

Os perssonagens intercalam entre fictícios e reais, assim como os diálogos e acontecimentos, temos a presença de perssonalidades como o Presidente Wilson, Winston Churchill, Trótski entre outros. E houveram momentos que eu me perguntava se tais perssonagens de fato existiram, pois cada um deles são construídos de maneira grandiosa e detalhada que dão a impressão que de fato estavam inseridos na história real.

A história em si é incrível, me trouxeram momentos de grande euforia, raiva, e tristeza, adquiri um conhecimento absurdo lendo esta obra, conhecimento no qual eu jamais adquirira antes, nem mesmo nas aulas de história.

O autor nos prende na narração com acontecimentos grandiosos, contando de forma tão detalhada e ao mesmo tempo tão clara, juntamente com drama e conflitos políticos e amorosos. Com toda certeza é merecedor de cinco estrelas,e após aquele desfecho incrível, mal posso esperar para poder ler a continuação.

Josimar.Nunes 04/04/2021

Primeira parte da trilogia que conta a história do século 20, a vida de famílias da Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Rússia e EUA se cruzam, tendo como pano de fundo, eventos que marcaram a humanidade como a Primeira Guerra Mundial.
Poli_ 04/04/2021minha estante
Esse livro é muiito bom

Josimar.Nunes 05/04/2021minha estante
??

Valesca.Castelani 21/04/2023

Fascinante
Esse livro vai contando a história de vários personagens, em diversos lugares. Ano após ano, até os desdobramentos que levaram a primeira guerra mundial. A revolução Russa, os bastidores da política. Até chegar a uma suposta paz .
O mais importante nos conta como cada um vivia na época, como suportaram as trincheiras , sem esquecer a bandeira das mulheres e suas conquistas.
Ethel sem dúvida minha personagem favorita.
No mais você tem que ler pra entender o quanto esse livro é fascinante.

Bia 18/11/2020

Absolutamente envolvente
Livro fantástico, muito elucidativo sobre a história do mundo. Ken Follet tem o dom de nos envolver irrestritamente em seus personagens e nas tramas de suas vidas enquanto nos mostra muito claramente o desenrolar de eventos históricos importantíssimos, como a primeira guerra e a revolução russa. Ansiosa para começar o próximo livro da sequência para dar continuidade a essa história tão rica!

Rafael 16/04/2011

Boa pedida. Para os fãs de História.
Ken Follett é autor de livros excelentes, como o arrasa-quarteirão "Mundo Sem Fim", livro que se passa na Idade Média e mostra os conflitos pessoais dos personagens em meio à Guerra dos Cem Anos e a Peste Negra, com viradas e diálogos de tirar o fôlego (similar a Pilares da Terra, outro grande sucesso).
E então veio "Queda de Gigantes", mais um livro histórico. Naturalmente, pensei que seria o mesmo que Mundo Sem Fim: os conflitos dos personagens em meio a um contexto de Guerra.
Não se trata disso.
Sendo bem imparcial, "Queda de Gigantes" nada mais é do que a Primeira Guerra transformada em livro. Sem muitas passagens emocionantes nem aquelas viradas de tirar o fôlego (ou muito poucas delas). O livro tem mérito: os personagens são muito bem construídos, e pra quem é fã de História é um prato cheio, o contexto é bem fiel, com todas as batalhas e articulações políticas.
Mas pra mim não foi tão bom. Houve momentos em que só continuei a leitura "pra cumprir tabela", já tinha lido 500 páginas, por que não ler mais 400? Há algumas cenas que fazem você acreditar numa história emocionante, que lembrar o bom e velho Follett (o dia da viagem de Grigori realmente me fez virar furiosamente as páginas), porém Queda de Gigantes é muito mais um relato histórico contado por personagens ficcionais do que um romance. Uma leitura que pode ser sonolenta ou interessante, dependendo de cada um.

Joyce Mendes 19/07/2021

Uma aula de história
Muito bom.. o livro é um calhamaço, demorei cerca de 4 meses pra terminar, a leitura foi muito fluida, mas algumas partes acabavam cansando, então fui intercalando com outros livros. Trata-se de uma trilogia, e o enfoque desse primeiro livro é a 1 Guerra Mundial, retrata desde as trincheiras até a política que define o rumo da guerra. O autor insere personagens fictícios sem contudo, mudar a realidade dos fatos.

Ana 23/04/2021

Ken Follett é sempre uma ótima pedida, ainda mias com essa trilogia que abordará o século XX. Esse primeiro livro tem contextualizações da época que te fazem voltar no passado. Com personagens femininas marcantes e com uma dose de romance e reviravoltas, apesar de ter 900 páginas o livro passa voando

Luís Dallegrave 19/04/2022

É um comentário ?
Se não for o melhor livro que eu já li, tá entre os melhores, que livro esplêndido, simplesmente tenho muita vontade de reler

Ro 01/08/2012

Recomendo
Recomendo a leitura deste livro: Queda de Gigantes, o primeiro livro da Trilogia O Século. Passa-se entre 1911 e 1920. Aprendi História, Política, Geografia, através dos personagens do romance, de forma agradabilíssima e nunca entediante. Conheci os habitantes da Inglaterra, os mineiros de carvão do País de Gales, os pobres e os ricos da Rússia pré-revolução, o povo americano, a França e a Alemanha pré e pós 1.a guerra. O autor, Ken Folett, prima pelas pesquisas excelentes, que resultam em obras bem feitas e com gostinho de "quero mais". Ainda bem que este é o primeiro volume e pelo que eu soube, o segundo será lançado em setembro. Magnífico!
Silvia 12/10/2012minha estante
Realmente Ken Follet é o mestre na arte da escrita.

Lays @la.livros 06/01/2024

Queda de Gigantes - Ken Follett

Esse livro conta a história da 1 guerra mundial, um pouco antes e um pouco depois.

É o melhor livro que ia li sobre o tema. Todos deveriam ler ele, conhecer os erros do passado para evitar os erros do futuro.

Ele faz a contextualização pelo mundo inteiro. Britânicos e alemães amigos antes da guerra, se tornam inimigos após a guerra.

O EUA que estava fora da briga, sua visão de tudo e o que leva eles a entrarem.

A 1 guerra mundial influenciou diretamente a vida de soldados, mas também da sua família e até das famílias que conseguiram "escapar" do alistamento.

Simplesmente fantástico.

fabio.orlandini 16/01/2022

Aula de história
Você vai encontrar narrativas históricas como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, as Sufragistas, mas também vai encontrar muito romance, muita ação, muita reflexão sobre tudo que aconteceu no mundo e como tudo isso influenciou no mundo em que vivemos hoje. Recomendo

Cissa 27/11/2012

Surpreendente
Ken Follet me presenteou novamente com um romance histórico da melhor qualidade. Bem pesquisado, bem escrito e intercalando fatos rais com personagens fictícios, Follet conseguiu me mostrar o que a Primeira Grande Guerra fez com o mundo de então. Não só o modificou pela perda de tantos seres humanos, mas o transformou social, moral, política e economicamente também.

A história nos mostra cinco famílias que vivem em locais diferentes, têm interêsses e expectativas também diversas. Como estas cinco personagens e suas histórias irão se entrelaçar é que mantêm o trama da história.

Follet fez uma pesquisa grande e estudou muito a sociedade e o mundo de início do século XX. Mostra uma Europa mudando de posição, transformando toda uma aristocracia decadente e falida que luta para que nada mude e assim seja sempre a mais beneficiada. Mostra, também, como uma guerra sempre começa por motivos fracos, sem consistência e que arrasta para a morte, destruição e desamparo milhares de inocentes.

Entre Londres, São Petesburgo, Washington, Paris e Berlim, entre quedas de governos e governantes vamos aprendendo através de revelações espantosas como a sociedade de então sofre com uma mudança que seria determinante para que o mundo saísse do marasmo e despotismo em que se encontrava.

Muitos personagens são fictícios, mas dentro do contexto são bem coerentes e nos deixam a dúvida se de fato não teriam existido pois são bem encaixados dentro do enredo.

Ainda temos mais dois volumes para completar a Trilogia "O Século", cujo segundo volume "Inverno do Mundo" já se encontra à venda. Quem quiser saber como o século XX foi determinante para a mudança geral do Mundo estes romances são indispensáveis e mesmo fundamentais.

Eu fiquei muito admirada ao saber como a Primeira Grande Guerra foi articulada, executada e finalizada. Realmente, depois dessa guerra o Mundo jamais poderia ser o mesmo.
Monique 12/01/2016minha estante
Cissa, adoro suas resenhas! Recebi esse livro, pelo correio, ontem. Vou começar a lê-lo! Bjs.

CarolineSeco Revisora 12/10/2018minha estante
Ótimas colocações. Além disso, o término da Guerra deixa claro os fatos que levam à Segunda Guerra e acho muito interessante ver como Ken Follett nos faz compreender esses acontecimentos de forma empolgante.

Thais 02/07/2021

Sobre quando eu aprendi a não julgar um livro pela capa
Se você gosta de romances históricos, este livro é para você!

Meu primeiro contato com Ken Follett e foi diferente de tudo o que imaginei. A capa não é lá muito atrativa, me lembra livros didáticos, o que já me deixou com um pé atrás. Mais de 900 páginas que falam sobre história, me deu medo de ser algo maçante. Mas ao fechar esse livro me encontrei completamente encantada.

Queda de Gigantes é o primeiro volume da trilogia - O Século, e é uma verdadeira aula de história, mas não é um livro de historia. É um romance maravilhoso que vai contar a trajetória e evolução de 5 famílias: duas britânicas, uma russa, uma americana e uma alemã, durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Os personagens são diversos e pertencem às mais diferentes classes e realidades sociais. Desde um jovem minerador galês, até um importante assessor da Casa Branca. De um conde britânico e sua esposa princesa russa, até mulheres sufragistas. Todos estão ligados pela guerra que mudou o mundo.

Os episódios bélicos são abordados pelos diferentes pontos de vista dos países envolvidos, a gente sabe como cada um resolveu agir, o porquê e as consequências para a população. A narrativa misturando personagens reais e fictícios me fez entender, sem nem sentir, muita coisa que não aprendi na escola, de uma maneira muito simples e agradável. Todos esses fatos reais servem de plano de fundo para os desenvolvimentos pessoais dos personagens, que são tão interessantes quanto a trama histórica. É um livro que fala sobre se apaixonar, casar, sobre a tensão de esperar um ente querido voltar da guerra vivo ou não, viver na miséria em países em guerra, a luta por melhorias da classe trabalhadora, mulheres que batalham pelo direito de serem livres, de votar e ter mais participação política.

A história toda é muito bem construída. Os personagens possuem uma complexidade psicológica intensa e, ao acompanhar suas evoluções, motivações, ideologias, sinto como se fossemos amigos próximos, ao ponto de eu me pegar com saudades e ansiosa para saber seus destinos nos livros seguintes. As 912 páginas passaram voando.

site: https://www.instagram.com/soprosliterarios/