Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Livinha 12/04/2024

Genial!
Esse é o segundo livro do Ken Follet que leio e eu acho que nunca vou me acostumar com a sua inteligência.
Nunca tinha lido nada sobre a Primeira Guerra e esse livro foi como uma aula!
O que mais me encanta nos livros do autor são os personagens super bem construídos. Cada um é tão peculiar que mesmo com a quantidade de protagonistas em momento algum você se confunde.
Tirei 0,5 estrela porque não me conformei do Fitz não ter sido desmascarado a respeito das traições. Do resto, impecável!

Bella 15/07/2020

Sem explicação!
Um livro incrível narrando fatos históricos com personagens reias e fictícios, onde os fatos vão se encaixando.
É até difícil decifrar.
Perfeito!

Adriel Alves 20/03/2024

Romance histórico de primeira!
Ler Queda de Gigantes é ter a certeza de que irá se encantar com a profundidade dos personagens. São pessoas descritas com tanta personalidade que parecem íntimas de nós. Junto a isto, temos a habilidade de Follett na escrita, que a torna fluida e divertida de se ler. Certamente houve muito estudo para compor o livro, haja vista a minúcia com que são tratados os fatos históricos. Somos inseridos naqueles contextos como se estivéssemos lá junto com os protagonistas. Queda de Gigantes é um livro gigante, em todos os sentidos, uma obra obrigatória para quem ama ler.

Letícia 19/04/2020

Uma deliciosa viagem pela História, se eu tivesse que resumir esse livro de mais de 900 páginas seria com essa frase.

Esse livro ficou na minha estante por muitos anos, devido a apenas uma única coisa o fato dele ter 900 páginas e ser impossível carrega-lo pra lá e pra cá todo dia, nessa quarentena o li em uma semana.

Achei que fosse em enrolar com os nomes e famílias, mas a leitura flui de uma maneira incrível, não dá pra sentir, quando vi já estava virando a última página.

Follett consegue nos passar uma enorme quantidade de sentimentos desde o amor juvenil, o amor maduro, o ódio, o horror da guerra, o sonho pela revolução e comprovar o ditado 'pau que nasce torto nunca se endireita'.

Ao mesmo tempo em que uma série de paradigmas foram quebrados e impossível não pensar que esses personagens vão ter que enfrentar outra guerra mundial.

Tive vontade de aplaudir personagens, como a Ethel, vontade de socar o conde Flizt e o russo americanizado Lev.

É um livro completo, além de nos fazer refletir sobre os perigos do poder.

Beto 04/09/2022

Sem sombra de dúvidas um dos melhores livros que li na vida. Esse livro já me foi recomendado inúmeras vezes, e dada a fama de Ken Follett e a nota alta no Skoob era de se esperar uma boa leitura, mas não contava que fosse ser surpreendido dessa forma. Eu já imaginava que fosse gostar, mas não que fosse gostar tanto.

Confesso que sempre adiava a leitura por causa das 910 páginas mas a leitura é tão fluida, a escrita é tão boa, os personagens tão bem construídos, diálogos e acontecimentos históricos tão bem contados que parece que as 910 páginas são 300.

Mal posso esperar pra pegar o segundo volume da trilogia.

Super recomendo!!

Barbara Hellen 01/06/2021

@cactosliterarios
A 1ª Guerra Mundial marcou pra sempre a História e também a vida de todos aqueles que viveram naquela época. Queda de Gigantes, escrito por Ken Follett, é uma ficção, porém a sensação que me deu foi que o autor quis mostrar, por meio dessa narrativa, como a vida de diferentes pessoas em diferentes contextos foi afetada por essa guerra.

Achei interessante que ele inclui personagens já conhecidos, como Winston Churchill e Lenin, em situações fictícias, mas que poderiam ser realidade. Além de marcar também o início da Revolução Russa e a luta pelo voto feminino. Tudo isso a partir dos personagens muito bem construídos. Muito tinham me falado desse livro. E sim, ele é tudo isso mesmo.

Leo 23/08/2022

Que livro fantástico do mestre da ficção histórica.
Que livro fantástico do Ken Follett. A sua escrita que nos prende a cada capítulo, seus personagens são muito cativantes, fora a forma como a história narra os eventos históricos e políticos que vão acontecendo nas primeiras décadas do século XX. Um livro incrível por si só, que abre com maestria a trilogia sobre o século XX.

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Katielly1 03/08/2021

Muito interessante!
Narrativa espetacular. Personagens muito bem construídos, a ponto de você apoiá-los ou odiá-los. Além de que, a política abordada nesse livro é surreal. Faz você querer entrar nos debates e falar por horas.
A conexão entre os seis países e seus representantes foi muito bem feita. Eles foram tão bem interligados e construídos a ponto de parecem pessoas que já vimos ou ouvimos falar em algum momento, desde os aristocratas, com a defesa dos seus privilégios, aos trabalhadores, com o desejo de não serem mais esplorados.
O que eu mais gosto nos livros do Ken Follett, é que você aprende momentos da história que realmente aconteceram e você não imaginava. Muitas coisas ditas ou comportamentos feitos pelos personagens históricos realmente aconteceram. É todo um cuidado e pesquisa para ser o mais fiel possível. Simplesmente perfeito!

Guilherme Dehon 06/10/2021

Magnífico...
Acho impressionante a forma como Ken Follett entrelaça o real com o ficcional, é uma simbiose que beira a perfeição!

Uma obra magnífica, que explora com maestria os diversos acontecimentos históricos, suas causas e consequências...

As lutas do Proletariado ante a indiferença da Nobreza; as confabulações Políticas, os rumores de Guerra; a Guerra, a Religião, o Sexo, o feminismo, os tabus e preconceitos, etc...

É simplesmente magnífico!

No início, a obra é um pouco morosa - mas só um pouco - porém, à medida que vamos conhecendo as personagens e aprofundando na história, ela flui sem percebermos.

As personagens fictícias, especialmente as de maior destaque, são profundas, marcantes, intensas, bem construídas e trabalhadas, além da cativantes.

Obra singular!

Uma verdadeira aula de história!

Fabio.Barbosa 31/05/2021

Super recomendo
Perfeito, no meu ponto de vista, não vejo a hora de devorar os seguintes, em resumo, sensacional.

Bruno T. 02/11/2010

Ficção e história
Concordando com a lição de Eric Hobsbawn (que, em sua obra "Era dos extremos", considera que o "breve" século XX teve inicio em 1914 e terminou em 1981), Ken Follet utiliza-se, como “pano de fundo” da narrativa, do período compreendido entre 1911 e 1924 para apresentar a trama de “Queda de Gigantes”, primeiro livro da trilogia "O século".
Tanto através de personagens reais como de fictícios (estes de diferentes países, origens e condições econômicas), o autor desenvolve uma trama ambientada na Europa e nos Estados Unidos, com foco na Primeira Guerra Mundial e na Revolução Russa e nos anos imediatamente anteriores e posteriores a tais acontecimentos.
As grandes transformações sociais ocorridas naqueles anos turbulentos são contadas através das experiências de vida e sob o ponto de vista das diferentes personagens, compondo um romance histórico de ritmo acelerado (apesar das 912 páginas do volume) e de leitura muito agradável.
Apesar de alguns (perdoáveis) clichês, trata-se de um livro que traz de volta Ken Follet em plena forma, no mesmo patamar por ele alcançado em “Os pilares da Terra”, na minha opinião sua melhor obra.
Excelente diversão, é um livro difícil de largar, e que, no final, deixa o leitor na torcida para que o segundo e o terceiro volumes da trilogia (previstos para serem lançados, respectivamente, em 2012 e 2014) sejam tão bons quanto este primeiro.
ROJANE 04/05/2011minha estante
LI TAMBÉM E NÃO VEJO A HORA DO LANÇAMENTO DOS DEMAIS...... PARA COMPLEMENTAR A LEITURA DO QUEDA DE GIGANTES NUMERO 2, RECOMENDO HITLER... É O MELHOR LIVRO SOBRE A PESSOA EM QUESTÃO. CREIO QUE SERVE DE MATERIAL PARA ENTENDER MELHOR OQUE VEM PELA FRENTE NO PRÓXIMO QUEDA DE GIGANTES....

Bruno T. 04/05/2011minha estante
Bastante oportuna, sua sugestão, uma vez que, certamente, Hitler deverá ocupar um papel de destaque nos próximos dois volumes da saga.

Beatriz 10/06/2012minha estante
excelente resenha, estou esperando o segundo volume, será que já saiu ?

Bruno T. 10/06/2012minha estante
Olá, Beatriz.
Obrigado pelo elogio.
Com relação à sua dúvida, transcrevo abaixo notícia referente ao lançamento do segundo volume da trilogia:

"Winter of the World (título sem tradução no Brasil), segundo livro da Trilogia do Século do autor Ken Follett, será lançado no dia 18 de setembro deste ano nos Estados Unidos e Inglaterra.
O livro, que terá 1008 páginas, conforme informação dada pelo site Amazon, narra partes da história mundial misturada com ficção, onde os personagens são os filhos dos protagonistas de Queda de Gigantes, o primeiro volume da trilogia. O período histórico da trama começa na Depressão, passando pela Guerra Civil Espanhola, até a Segunda Guerra Mundial.
O autor já confirmou em seu site que o terceiro livro, ainda sem título, será publicado em 2014 e englobará o período da Guerra Fria. Ainda não há informações sobre a publicação do livro no Brasil".

Dado o sucesso dos livros de Ken Follet no Brasil, acredito que até o final do ano a versão em português estará disponível nas livrarias.

Jacialva Arouck 18/11/2015minha estante
Excelente sinopse. Sem spoiler. Li todos 3 livros agora em 2015.

Rodolfo 22/10/2022

Uma aula de História!
Me surpreendeu muito.

No contexto da 1a Guerra mundial, o autor mesclou a narração dos acontecimentos desse período tão sombrio com o drama de 5 famílias fictícias; estas presentes ativamente nas diversas nações envolvidas nesse contexto.

Desde o início Ken Follett já nos prende com a fluidez e criatividade em apresentar esse enredo de forma tão interessante.

O único ponto que não gostei muito foi que, em alguns momentos o aspecto "político" se extendia muito, onde dezenas de páginas seguidas abordavam esse assunto. Sei que são fatores cruciais para descrever o contexto da história, mas pelo menos para mim, foi um pouco cansativo.

Já iniciei a leitura do 2o volume da trilogia, e não precisa nem dizer que recomendo muito essa coleção!

Ethel williams 02/03/2021

Melhor trilogia da minha vida
Faltam adjetivos que expressem o quão maravilhoso é esse livro, chego a arrepiar só de pensar no quanto que amei cada personagem, cada acontecimento e cada reviravolta. Ken Follett conseguiu dar um novo significado a esse período histórico para a minha vida e mirou acertivamente no meu coração.

O desenvolvimento do enredo em si é esplêndido, em nenhum momento senti um pesar por parte dos acontecimentos históricos, é tudo tão natural que segue um fluxo delicioso, com as medidas certas de tensão, conquista e tragédia. Apesar de muitas coisas inevitáveis, saber o que ocorreu não é o mesmo do que saber como, e o processo foi algo que o autor explorou e abusou, originando essa relíquia para a humanidade.

Quanto aos personagens... Bato palmas pela maneira como foram tão bem desenvolvidos, passei por toda as alegrias e tristezas, torci, amei e sofri com eles, e o que mais me encantou foi como eram pessoas reais, com demônios e trevas que precisavam ser vencidas e com qualidades extraordinárias que agraciaram meu coração com respeito e admiração. Quem é Ethel Williams se não minha rainha? E Gregori sendo esse exemplo de amor e gentileza... Devo a esses personagens quem eu me tornei hoje, porque acompanhar a tragetória deles foi essencial para a consolidação da minha idetidade, das minhas opiniões e da minha visão de mundo. Levarei-os comigo para o restante da minha existência, e apesar de serem apenas fictícios, eles existiram para mim, tornando-se parte do meu ser, que é o que realmente importa.

É muito mais do que um livro sobre a Primeira Guerra, é um livro sobre seres humanos, sobre valores, amor e família. É uma leitura instigante, com os fatos perfeitamente lincados e personagens extremamente cativantes. Em uma palavra diria transformador, você se renova depois de ler esse livro e a coleção toda. Incrível mesmo, eu até me emociono com tamanha perfeição.

idade recomendada: +15