O Código dos Cavaleiros

O Código dos Cavaleiros Leonardo Schabbach

Resenhas - O Código dos Cavaleiros

Suellen-san 14/05/2012

Eu nem sei com começar essa resenha. Li o livro, mas sabe aquele sentimento de que falta algo. A intenção do autor até que foi atingida de fazer uma espécie de paródia, contudo faltou algo.

Vamos que vamos...

A capa deu aquela vontade de ler. Erros gramaticais e ortográficos ou algo do gênero quase não viu. A história é narrada de forma clara e leve sem muitos rodeios. Talvez a falta tenha sido das lutas ou da pouca caracterização dos personagens, mas o ponto nem seja isso – descubro até o final dessa resenha o que me deixou sentir essa falta.

Agora a trama...

A história gira em torno de Lino, um jovem camponês sonhador que quer se tornar um cavaleiro, contudo na realidade o mundo que ele tanto almejava não era do jeitinho que ele sonhava. Para começa, o personagem principal foge de casa para conquistar o seu objetivo e encontra um verdadeiro cavaleiro ou quase Demétrios e o se amigo Bartô e são eles que mostram que o tão sonhado mundo do jovem Lino quer, não é daquele jeitinho que ele achava que era.

Depois Demétrios aconselha o jovem a voltar para casa e o recruta para ser o seu aprendiz. Até ai tudo bem, mas no decorrer da trama o nosso amiguinho vê que a realidade é cruel e que a cada momento os seus sonhos são derrubados. É triste, mas é real. Depois de tantas aventuras e o soco na cara de Lino com relação à verdade de ser um cavaleiro.

Entrando o representante Bartô e sua função da espécie de esquema. Tudo é bem explicado na trama de como é realmente o mundo cheio ou não de glamour dos cavaleiros.

Chegamos ao final que foi meio que triste – a meu ver – Lino seguiu um caminho e os outros personagens seguiram outro a qual nunca imaginei. Bem o final me surpreendeu, mas querendo ou não a minha resenha ficou confusa até para mim, mas aconselho a lê-lo.

Creio que essa minha confusão seja porque não conheço as duas obra a qual o autor se inspirou Dom Quixote e O Conto do Cavaleiro Inexistente. Mas os personagens são bons até mesmo a entrada de Ayla dá um novo rumo à história.

Bem fico por aqui e deixando uma resenha sem pé nem cabeça. Caso queiram ler o livro fiquem a vontade, mas quem sabe relendo ou lendo as obras a qual ele se inspirou o meu ponto de vista mude.

Beijos e até...

sentilivros 19/02/2012

resenha de O Código dos Cavaleiros
O código dos cavaleiros chegou até amim, devido a parceria com a editora Mutuus. Ele é um livro fácil e rápido de ser lido. E, como na própria contracapa diz: " é uma sátira as histórias de cavaleiros".
"...Para falar a verdade,é difícil precisar quantas versões do que sucedeu naquele dia devem ter sido criadas e fantasiadas, mas é certo que aquela final foi comentada por muitos anos, talvez décadas ou, quem sabe, já que acompanhamos uma história de grandes personagens, até mesmo séculos..." pg. 84
Há no livro referências à outras histórias de cavalheiros, como por exemplo a do Rei Arthur, do qual surge o nome de Arturo, um dos personagens. E, também a de Dom Quixote de La Mancha.
É uma história curta, que trata, a meu ver, muito mais de política, aparências e "cultura", do que qualquer outra coisa.
Mostra-nos também a ingenuidade de um garoto que sonha em ser cavalheiro, mas ao adentrar nesse mundo, vê que não é nenhum conto de fadas perfeito como ele achava.
O mais irônico de tudo isso é que esse mundo de cavaleiros, se iguala exatamente com a nossa própria sociedade.
Entretanto, há no livro, o velho clichê da "redenção" ao se fazer a coisa certa.

"...Por mais díficil que pudesse se lidar com tantas informações, era melhor ter aceso a elas. Era melhor saber das coisas, por pior que fossem, do que continuar sob a sombra da ignorancia..." pg. 91
Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/o-codigo-dos-cavaleiros-leonardo.html

Sthaelle 10/01/2012

O livro conta a história de Lino, um garoto que sonha em se tornar um grande cavaleiro, sonho que parece impossível para muitos devido á sua origem camponesa, mas não para Lino que sonha todos os dias em se torna um grande guerreiro. Seus peais sempre perceberam o interesse de seu filho, mas nada podiam fazer por serem muito pobres. Sua mãe mesmo o achava avoado, pois passava o dia inteiro fingindo ser um guerreiro.
Decidido a se tornar um grande guerreiro, Lino decidir fugir de casa, e para isso conta com a ajuda de Marcos, um velho amigo da família. Os pais de Lino vendem verduras na cidade e desta vez, Lino se voluntaria para ir. De inicio, seus pais ficam encucados pois Lino nunca viajou antes para vender, mas Lino os convence afirmando que já está na hora dele aprender mais sobre os negócios da família. Lino então parte e, no meio do caminho troca de lugar com seu amigo Marcos e, segue então em busca do seu sonho: se tornar um grande cavaleiro. Mas nem tudo são flores e vinhos e logo em seu prmeiro dia da jornada, Lino se depara com salteadores que levam sua pequena bolsa, contendo roupas e os únicos alimentos que tinha. Lino fica abatido com este ocorrido, mas logo se convence que chorar é uma atitude infantil demais se ele quer se tornar um cavaleiro. Cavaleiros não choram! Decidido (mais uma vez) vai atrás dos salteadores pegar de volta aqui que é seu e por coincidência ou destino, Lino não só cruza com Demétrios de Gallián, o maior guerreiro de todos os tempos, como também acaba lhe salvando a vida! Lino mal se contem de tanta euforia, ele acabou de encontrar Demetrios! Seu sonho começa a se tornar realidade.
Mas, ao conviver com Demétrios, Lino percebeu que nem tudo é aquilo que imaginou. O mundo dos cavaleiros arquitetado por ele não é o mesmo vivido por Demétrios e os outros cavaleiros, algumas descobertas e confissões por parte de Demétrios e seu representante Bartô não o agradam e o faz pensar em várias coisas. Lino viverá uma grande aventura que mudará sua vida e, será que ele irá se tornar um grande e nobre cavaleiro?

O Código dos Cavaleiros é livro delicioso de ler! O autor sabe descrever os detalhes sem deixar de uma forma cansativa, qualidade de quem sabe escrever bem. A linguagem é simples sim, mas precisa. Pra quem gosta de livros de época, esse aqui é uma ótima indicação. Com uma narrativa precisa O Código dos Cavaleiros é um livro para ser lido em uma só tarde, por ser fininho e, com uma trama envolvente que não nos deixar parar de ler até a última página. Eu simplesmente amei e indico pra todos! ;)
Parabéns ao Leonardo pelo excelente trabalho feito! Desde que fiquei sabendo do lançamento do livro, fiquei super curiosa, pois a sinopse me atraiu demais e, por ser autor nacional, sempre vale a pena dar aquela força, né? Quando recebi o livro, adorei ainda mais a capa, que é lindona e, o livro respondeu à todas as minhas expectativas.

Cristiano Rosa 09/01/2012

Diário CT: O Código dos Cavaleiros
Um conto de cavalaria. Essa é a primeira definição de O Código dos Cavaleiros, do escritor Leonardo Schabbach, publicado no final de 2011 pela Editora Mutuus. Porém, esse conceito nos remete a uma literatura adulta, estilo Dom Quixote, o que não é na realidade. A obra é um romance juvenil de mão cheia!

O livro narra uma verdadeira jornada de herói: Lino, menino de 15 anos, sai de seu lar, deixando os pais e os irmãos para trás, e parte em busca do sonho de tornar-se um cavaleiro. Passa por provações, descobertas, algumas decepções, e retorna ao seu reino levando consigo a sabedoria aprendida em sua trajetória.

Muitos valores são retratados na obra: confiança, companheirismo, amizade, coragem e disciplina; que contrastam com inveja, vingança, ódio, traição. Ao longo da história, vemos tudo isso, mesclado com uma trama simples e de leitura fácil e rápida, porém muito prazerosa, tanto que devorei o livro em um dia e meio, apenas.

Lino é um garoto simples, mas de princípios e personalidade. Muito crítico a tudo, por vezes se decepciona com as descobertas que faz sobre a vida dos cavaleiros, chegando até mesmo em pensar em desistir do sonho. Com o auxílio de um verdadeiro cavaleiro e seu protetor, ele segue em frente e se aventura em reinos e torneios que não eram para crianças.

O cavaleiro Demétrios de Gallián, juntamente com seu representante Bartô, ensinam ao menino muito mais do que como ser um cavaleiro, mostram-lhe que, acima de tudo, é preciso ser justo e ter princípios, e que as batalhas não são somente contra os reinos vizinhos e exércitos opostos, mas também há aquela batalha interna real que ocorre em cada um de nós.

A obra possui capa e diagramação simples, provando que não é preciso muito mais que isso para ser um livro encantador e oferecer ao leitor bons e prazerosos momentos de leitura. Não é daqueles volumes que prendem o leitor a cada página, pois trata-se de uma narrativa leve, mas deixa-o sentindo-se curioso e dentro da trama.

Em um mundo que é mais dominado pelos homens, o da cavalaria, o lado feminino na história é representado por Ayla, filha de Bartô, que surge no meio de um ataque para defender o pai. Mostra-se uma verdadeira combatente, que se alia a Lino, Demétrios e Bartô para defender seus reinos dos nobres que tentam dominar suas vilas.

Em meio a salteadores e muitas moedas e outro, Lino aprende o que é o Código dos Cavaleiros, um tratado sobre o que acontece nos torneios entre cavaleiros e o que é divulgado, e sobre o mais importante a ele: como tornar-se um cavaleiro sem vir de uma família com nobreza no sangue.

Da metade para o final do livro, o então protagonista vira um pouco coadjuvante, dando lugar aos cavaleiros em seus torneios, mas nunca deixando de acompanhar de perto o que ocorre e aprendendo lições de tudo que presencia. A medida em que a história segue, Lino amadurece, tomando visão real da vida que almeja.

Por fim, O Código dos Cavaleiros é um ótimo livro de entretenimento para qualquer idade. É divertido e encantador, não exagera nas doses e nem tira o leitor do seu mundo, mas lhe oferece um alternativo e revelador. A leitura agradável acaba e deixa ao leitor o desejo de querer mais, afinal, todos vivemos as nossas jornadas de heróis e batalhas pelo que acreditamos diariamente.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=14143

Richard.Washington 04/01/2012

O Código dos Caveleiros é um livro rápido pra ler e divertido. Queria mais detalhes e uma história mais densa, mas percebi que o autor queria apenas descrever uma pequena história, focando no comportamento dos personagens.

NUPE 22/12/2011

Lino é um camponês que não se contenta com a vida que tem. Sonha alto: deseja se tornar um dos nobres cavaleiros das histórias que ouve. Para ele, ser um cavaleiro é ser nobre e proteger os outros, além de ser um guerreiro habilidoso. Quando decide fugir para tentar viver o seu sonho, acaba conhecendo um cavaleiro de verdade – e descobrindo que nem tudo era como ele pensava.
Agora, entre decepções e descobertas, uma oportunidade única lhe foi dada. E, com ela, novos perigos são revelados…

Eu não domino a arte de fazer sinopses, mas é mais ou menos isso aí. Com uma linguagem divertida e acessível, O Código dos Cavaleiros nos leva pelas desventuras de Lino. Entenda, ele é um garoto de 15 anos empreendedor. Enquanto os seus irmãos e os seus pais se preocupam mais com o que vão ter no prato da próxima vez, ele está lutando contra vilões imaginários e salvando donzelas inexistentes. Mas o seu sonho é tão grande que ele não desiste ante a impossibilidade. Todos lhe dizem que ele nunca conseguirá ser um cavaleiro, mas ele não aguenta não tentar.

O negócio é que, para ter uma aventura, as pessoas devem se mover, não é?

Nós costumamos dizer que “Ah, o personagem X é burro porque ele foi direto para o perigo” ou “nossa, por que é que você foi atrás desse negócio impossível”, sendo que, na verdade, é aquela idiotice que faz as coisas acontecerem. Eu me peguei pensando nisso bem no início do livro. Por que é que o Lino continua tentando, mesmo quando todos dizem que é impossível? Essa é uma característica dele. Mesmo quando ele percebe que nem tudo é da forma como ele pensou que seria, ele persiste. Acho que foi isso que me fez gostar tanto do livro.

Mas devaneio. O livro é bem rápido, cheio de ações e reviravoltas, me lembrando os melhores livros infanto-juvenis que já li. Uma das coisas que me atraem para eles é exatamente essa capacidade de não subestimar o leitor, ao mesmo tempo em que conta uma história que tem apelo a eles. O Código tem isso. Talvez porque...

(leia o resto em http://www.nemumpoucoepico.com/2011/12/codigo-dos-cavaleiros-de-leonardo/)