Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1978 encontrados | exibindo 1 a 16

Duda linda 28/05/2024

Você pensa que eu sou americano pra ter preconceito de raça?
Eu sou um lixo, era pra eu ter lido essa obra de arte durante minha viagem a carro, mas não resisti e Meu Deus! Que perfeito! Que maravilhoso, não sou católica mas o coração fica até leve de saber que essa obra se passa no Nordeste, no nosso amado Brasil, que orgulho! Não é a atoa que o Auto da compadecida é considerada uma das obras maiorais da literatura brasileira! Favoritado com certeza.????

sofianavega 28/05/2024

Uma comedia super divertida (e olha que e dificil achar comedias realmente engracadas), leve e ao mesmo tempo critica.
a leitura flui muito! perfeita pra ressaca literaria
chico e joao grilo muito divos

Alice1867 26/05/2024

Um retrato da vida no sertão
O Auto da Compadecida é uma história incrível, que consegue ser engraçada, recheada de críticas sociais e realista sobre a vida, a hierarquia e os preconceitos muitas vezes presentes no sertão nordestino.
A hierarquia social e a corrupção do padre, do sacristão e do bispo foram críticas sociais feitas de modo genial no livro, e são problemas que sempre estiveram imersos na sociedade.
Minha parte favorita do livro foi o julgamento, com certeza. Adorei que Jesus era negro, e também gostei do humor nessa parte do livro.
O Auto da Compadecida é uma obra prima, tanto o livro, quanto o filme. Recomendo para todo mundo.

sara 26/05/2024

Tesouro nacional
O senso de humor dessa obra é algo que eu sempre gostei. Cresci assistindo o filme, e me surpreendeu o quanto os diálogos são fiéis. Tiveram momentos de eu conseguir recitar palavra por palavra, por já saber os diálogos do filme de cor. No entanto, a produção do filme conseguiu elevar a obra, trazendo mais profundidade para alguns personagens como, por exemplo, a mulher do padeiro.

A peça em si é divertida, engraçada e faz uma crítica muito boa a corrupção entre os religiosos e a ganância. Só o terceiro ato foi um pouco cansativo, com a cena do julgamento num tom religioso demais, mesmo que um pouco irreverente. Apesar de ser algo que eu entendo, pois é cultural do sertão o apego à religiosidade.

Um adendo: o audiobook desse livro ficou incrível!

Nicole 26/05/2024

Um clássico é um clássico!
Apesar do filme ser um dos meus preferidos e já tê-lo assistido inúmeras vezes, nunca tinha parado para ler o livro. Por ser uma escrita teatral, achei que não daria conta, mas a leitura é muito simples e rapidinha, em poucas horinhas li tudinho. Não tem condições do quanto esse livro é bom, tão bom quanto o filme. Me arrancou gargalhadas sinceras
Ariano consegue falar sobre assuntos sérios de maneira inteligente e tragicômica. Chicó e João Grilo é a melhor dupla do mundo, interpretados de maneira magnífica por Mateus e por Selton, impossível não ouvir as vozes deles como personagens ao ler as falas do livro, hahaha. Empolgada para ler outros livros de Ariano e ver mais maravilhas que temos nos nossos clássicos e que tantas vezes deixamos de lado.

Vih1409 26/05/2024

Auto da compadecida
Li pra escola e não coloquei muita expectativa, mas vale a pena a leitura e o entendimento do livro!

Maria16958 25/05/2024

Ah o livro é muito bom
nem tenho muita coisa pra falar
é rapidinho de ler, tem umas piadas
enfim eu super recomendo

Maria.Batagin 25/05/2024

Livro rapidinho de ser lido, e confesso que o filme a todo momento vem a mente.
A inocência de João Grilo e Chicó formam uma dupla mais que perfeita.
Só sei que foi assim?
Wash2 26/05/2024minha estante
Por ter visto o filme antes, li quase sempre dando gargalhadas, pq toda hora me lembrava das cenas ?

bia.aps 24/05/2024

Acho que a maioria das pessoas tem o primeiro contato com a história através do filme, e comigo também foi assim, talvez nunca lesse, se não fosse para ter o terceiro contato, no palco, logo mais.

E foi uma experiência interessante tentar recriar os personagens e o cenário na mente sem a interferência viva que ainda tenho do filme.

Uma história tão comum e cotidiana, um interior do nordeste onde boa parte dos personagens tem seus perrengues mas onde também a fé os guia.

Gostei de saber também que a inspiração da peça veio de cordéis, mostrando o quão rica de criatividade e vivência é a nossa cultura.

Isabella 21/05/2024

Livro da escola
A história é legal até, mas não é um livro que eu leria por pura vontade, li apenas pra fazer a prova da escola!

Thais 21/05/2024

O melhor do Brasil é o brasileiro
E a produção cultural dessa pais! A gente lê com sorriso no rosto, coisa boa ser br e amar esse país.

iwhendria 20/05/2024

Por favor, leiam mais literatura nacional!!
Eu fico indignada quando vejo leitores brasileiros perdendo a incrível oportunidade de desfrutar da nossa belíssima literatura brasileira e perdendo oportunidade de ler obras tão incríveis como essa que acabei de ler. Auto da compadecida é um livro sucinto, engraçado e mostra as nuances do desespero humano em relação a fome e pobreza, e por isso é um dos maiores clássicos brasileiros. Quando lia veio o filme na minha mente, como é no formato de um texto teatral, deixou ainda mais parecido com o filme. Adorei e recomendo muito.

Edy Marques 20/05/2024

Um clássico atemporal da literatura brasileira e nordestina
Ler ouvindo na versão audiobook tornou bem mais satisfatório.
É como se tivesse assistindo o filme.
Ariano Suassuna era um gênio, pretendo ler outros livros dele.

jaegers 20/05/2024

Automaticamente favoritado
Simplesmente incrível, um clássico que traz várias críticas sociais de forma leve e cômica, meu único arrependimento é não ter lido antes.

Carla Verçoza 18/05/2024

Deliciosa leitura dessa peça de Ariano Suassuna. Demorei bastante para ler, já conhecia a história pelo filme, mas a leitura não foi menos divertida por isso.
Leitura para se fazer em uma tarde. Recomendo demais.

1978 encontrados | exibindo 1 a 16