Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1996 encontrados | exibindo 136 a 151

Kikibel 10/06/2021

Só sei que foi assim
Ícone! Eu ri, viu, e tive uma feliz confirmação com o livro. Há muito tempo eu vi o filme e, de novo, me acabei na risada. Por mais que seja um livro rapidinho de ler, até por ser na verdade um roteiro de peça teatral, senti uma construção coerente dos personagens, não deu aquela sensação de que eram completos desconhecidos que apareceram e sumiram rápido demais. A galera toda foi bem situada em um contexto igualmente bem apresentado pra gente, então por mais diferentes que as situações tenham parecido, tudo fez sentido.

Eu nunca tinha lido nada do autor, o único contato que tive foi quando meu pai me apresentou a alguns vídeos dele no YouTube falando ou em palestras ou em reuniões da academia bra. de letras, algo assim. Nossa, eu me diverti tanto ouvido o Suassuna falar que me apeguei a ele e maratonei tudo em que ele aparecia. Infelizmente ele nos deixou, mas deixou também um legado que imagino que faça jus à sua memória. Leiam O Auto da Compadecida, é muito, muito bom. Vou atrás de mais obras do autor em breve :)

deivison 04/02/2023

Não sei, só sei que foi assim!
Auto da Compadecida é uma leitura bem divertida e cheia de simbolismos nordestinos, já tinha visto o filme várias vezes e até tive a honra de visitar a cidade em que foi gravado, mas fui ler o livro só agora, e eu amei demais!

Mesmo sendo uma história curtinha, Ariano Suassuna critica - de forma descontraída - os valores que eram prezados na época, como questões financeiras, sociais e a influência do Catolicismo na vida das pessoas.

Ele é bem curtinho e é do gênero teatral, então é bem interessante lê-lo imaginando como se fosse uma peça mesmo. Eu como Paraibano me sinto bastante feliz em ver que a literatura Brasileira é honrada por um nome tão ilustre como Ariano Suassuna!
Clara.Oliv 04/02/2023minha estante
Que resenha boa amg, deu até vontade de comprar o livro pra ler!!

deivison 04/02/2023minha estante
@Maria4286 muito obrigado??! e é ótimo, você não vai se arrepender dessa leitura

reginae 03/09/2022

Auto da Compadecida
Mesmo não tendo a parte da narração dos sentimentos e ações explícitas dos personagens, esse é um livro ótimo de ler.

João Grilo rouba toda a atenção para ele durante as cenas de forma cômica e inteligente. Sempre arrumando uma desculpa para se livrar de encrencas, a forma como o cérebro dele reage para criar histórias mirabolantes é incrível.

Após essa leitura, eu realmente queria ver a peça de Auto da Compadecida e ver o filme também.

Mileyjr 29/06/2021

190 páginas de diversão
O auto da compadecida é um obra antiga, muito conhecida pela adaptação, mas o livro é perfeito. O livro começa com João Grilo e Chicó, onde têm
a missão de benzer o cachorro do patrão de Chicó. Porém, não sabiam que um simples benzer ia mudar toda a vida deles e das pessoas ao redor (literalmente).
O auto da compadecida é um livro pequeno, mas riquíssimos em detalhes e referências. Aborda diversos temas de forma divertida e leve. Logo, situações consideradas tensas, são divertidíssimas pela leveza como é escrita e interpretada.
Recomendo a todos, uma leitura perfeita e sem furos. Literalmente, 190 páginas de pura diversão e cultura.

Nicole Dantas 27/01/2023

Eu li ?O auto da compadecida.?
Por que eu não li esse livro antes?
Me diverti tanto com essa história (que é mina antiga conhecida das telinhas), conforme passava os olhos pelas palavras, fui lembrando das vozes, das características dos personagens e do tanto que eu sou fã de nossa cultura.
O fato de eu ter assistido o filme diversas vezes, não atrapalhou em nada a minha imersão. Me senti no Nordeste, me senti ainda mais protegida por Nossa Senhora e entendi por que o brasileiro é devoto. Apaixonada. 5 estrelas. Favoritado. ?

eusouwalrus 14/08/2021

o auto da compadecida
o livro é sensacional, a minha versão é em forma de teatro, grande parte dele é só com fala (leitor só curte mesmo os diálogos) o que fez do livro perfeito. tem umas narrações do palhaço mas é tudo muito bem construído. gostei demais, dei umas risadas, quem diria, hein?
fefeslibrary 14/08/2021minha estante
eu amo esse livro

Luiza.Carmo 31/01/2022

Livro mt divertido e gostoso de ler, vc fica envolvida com as trapalhadas de João Grilo e Chicó, querendo saber como vão escapar da próxima.

Geovanna.Carla 25/04/2021

Após ter assistido o filme mil vezes, criei vergonha na cara e li o livro, não consegui em nenhum momento dissociar a imagem dos atores dos personagens. Ariano Suassuna conseguiu escrever uma peça capaz de abordar assuntos tão regionais e tão reais.
As críticas sociais que em muito se davam através da imagem do clero corrompido por dinheiro e poder, além das referências ao direito, sendo João Grilo um dos melhores advogados que já vi, fez eu me apaixonar pela obra. Sem falar do tanto que eu ri, mesmo já sabendo as falas decoradas, não resisto as enroladas de João Grilo, sempre incluindo o pobre Chicó.
?Aí meu Deus, morreu o podre de João Grilo! Tão amarelo, tão safado e morrer assim! Que é que eu faço no mundo sem João??

Suellen.Alves 17/10/2021

Divertidíssimo
Acompanhar as peripécias da rotina de Chicó e João Grilo é uma delícia.
A história é cômica e reflexiva, envolvente de um jeito único. Todos os personagens tem suas peculiaridades e movimentam a história à sua maneira, com uma simplicidade e um regionalismo encantadores.

Fácil de ler, excelente para quem busca uma leitura rápida, divertida e bem escrita para se entreter.

Manuu.15th 02/01/2021

Primeiro livro do anooo
Estou muito feliz por ter começado esse ano lendo o meu primeiro livro do Ariano. Eu simplismente sempre amei o filme desse livro, desde q eu me entendo por gente.
E como eu estou participando do time de poiseidon da #MVL2021 esse livro por ser uma peça se encaixa no desafio de Apolo e Hefesto.
Esse llivro foi bem engraçado e bem facil de ler, eu achei q fosse ser um pouco mais dificil de ler tal vez por causa das girias do nordeste ou das palavras usadas mais antigamente e não mais atualmente.
ehfehaçiuehfalwe eu não sei mais o q falar mas sei q gostei então
Só sei q foi assim!!!!

Bibi 14/09/2021

Tão divertido
Nunca ri tanto lendo um livro. Confesso que por ter visto o filme acaba que li com aqueles personagens e interpretações na cabeça. Mas é tão legal ter essa perspectiva da história e poder ler como a ideia é originalmente concebida.

Divertidíssimo.

Marcos Aurélio 21/01/2024

Ariano Genial
Demorei muito para ler este livro porque assisti várias vezes o filme. Raramente tenho interesse em ler depois que assisto. Neste caso sugiro que seja feito. Não importa quantas vezes você tenha assistido. Leia!

Ariano Suassuna é genial, poético, encantador. A cultura nordestina é riquíssima. Ariano expõe as dificuldades do povo sofrido que não tem ninguém por si. Que é explorado, assassinado, judiado, vencido pela fome, e achincalhado.

Um povo que tem fé, que sobrevive como pode, e se puder. Mas Suassuna não vitimiza o sertanejo, antes, mostra claramente os problemas, com um toque genialidade e humor.

Chicó e João Grilo são apaixonantes. O cenário, o enredo, os personagens, o Jesus que causa espanto. A peça é fantástica.

Valha-me Deus. Valha-me Nossa Senhora.
Valha-me eu, para varrer do meu coração, e dos corações dos meus, todo o preconceito com este povo sofrido, e lutador.

"Isto, João. Tenha coragem, não desanime, que estou aqui..." (Compadecida)

Urbano.Aires 30/05/2020

Apesar de ser diferente do filme, foi o livro que rir muito e me emocionei. Quem já assistiu o filme, Leia o livro, vai gosta muita mais da obra.

Angelica75 17/04/2023

Genial, clássico, atemporal, divertido, indispensável para quem ama o Brasil e a esperteza simples do nosso povo nordestino

Yentl 17/07/2022

Chicó e João Grilo ?
Nunca tinha lido o roteiro da grande obra de Suassuna e confesso que devorei em um dia só. Fiquei apaixonada com a forma que a história é contada e me deu vontade de assistir novamente ao filme com Fernanda Montenegro, Matheus Naschtergaele e Selton Mello. Clássico demais!

1996 encontrados | exibindo 136 a 151