Meu Coração & Outros Buracos Negros

Meu Coração & Outros Buracos Negros Jasmine Warga

Resenhas -

Tham 30/12/2020

Me prendeu bastante...
É um livro adolescente, então tem bastante clichê, mas não é algo insuportável e eu gostei muito do ritmo

luiza 10/12/2021

O buraco negro que há em nós
Esse livro mostra a Aysel e o Roman, dois adolescentes deprimidos que, ao não verem mais sentido à vida, decidiram que iriam cometer suicídio juntos. Durante essa jornada de contagem dos dias eles acabam se apaixonando e tirando um do outro a aversão pela vida.

É muito triste ver os personagens falando sobre sua tristeza mas é mais bonito ainda ver eles a superando e decidindo viver pela beleza que um fez o outro enxergar em si.

"Qualquer um que já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão."

Gostei muito do personagens, acho que eles são muito reais, e gostei mais ainda da forma da autora de abordar o tema da depressão com responsabilidade, sem romantizar o assunto.

Essa história me lembra muito um dos meus livros preferidos que é Por Lugares Incríveis, o que me fez gostar mais ainda.
Vale a pena ler, a mensagem que é passada é muito bonita, além de ser uma historia super fluida e rápida.

Tomem cuidado com os gatilhos!!
tortajulia 10/12/2021minha estante
a tua escrita é tão boa, mdss

luiza 10/12/2021minha estante
ai muito obrigada, fico radiante em ler isso?

LilithFromHell 22/03/2022

Esse livro é incrivelmente perfeito
Eu me sinto abraçada com esse livro, o final dele me trouxe uma esperança sem igual.
Ele tem um mistério sobre o pq a Aysel se sente tão mal. Ao passar das páginas eu percebi que já senti vários sentimentos que ela estava sentindo.
É um livro triste com um final de esperança.
Por mais triste que as coisas sejam, talvez exista uma saída.

D/\RK 06/06/2023

? Atenção, essa resenha pode ser considerada pesada. ?
+18
Conteúdo sensível.

"Talvez todos tenhamos a escuridão dentro de nós, e alguns de nós sejamos melhores em lidar com ela que outros." (Pág. 227) ?

Há livros que eu simplesmente não sei o que dizer sobre. Não por não ter o que falar, e sim por não achar que as palavras sejam suficientes.
Quando você pega um livro triste, falando sobre temas tão sensíveis como depressão e suicídio e você se identifica.. Significa que é preciso parar um pouco, respirar fundo e deixar os pensamentos e sentimentos sobre aflorarem.
Eu não sou uma pessoa que consegue libertar minhas emoções ao ponto de se tornarem lágrimas, principalmente com livros. Acontece, porém, é muito raro. Contudo, a situação a que me encontro atualmente acabou tornando isso não só possível, como fora do controle. Eu tive uma crise de choro! Começou sem eu ao menos notar e quando finalmente toquei meu rosto e senti a lágrima, me choquei. Depois disso, ao continuar lendo em uma parte em específico, eu tive que pausar a leitura por alguns minutos, já que a situação das lágrimas fugiu do controle e se tornou uma crise.
Acho que só posso dizer isso. Se eu me aprofundar demais, vai ficar MUITO MAIS pessoal.

"O problema do suicídio, que a maioria das pessoas não percebe, é ser algo realmente difícil de concretizar. Eu sei, eu sei. As pessoas sempre ficam de mimimi dizendo que :o suicidio é uma saída covarde'. E acho que é mesmo... quer dizer, estou desistindo, me rendendo. Fugindo do buraco negro que é meu futuro, me impedindo de crescer e virar a pessoa que tenho pavor de me tornar. Mas o fato de ser uma saída covarde não garante que vá ser fácil." (Pág. 11)

Depressão é como um peso de que não se pode escapar. Ele esmaga você, faz até as menores coisas, tipo amarrar os tênis ou mastigar uma torrada, parecerem uma corrida de trinta quilômetros montanha acima. A depressão faz parte de você; está nos ossos e no sangue. Se sei alguma coisa sobre isso, é o seguinte: é impossível escapar." (Pág. 16)

"Não quero dar mais motivos para minha mãe se preocupar comigo. Sei que está me observando de um jeito não tão sorrateiro em busca de sinais, procurando quaisquer pistas para meu estado mental questionável. Faço meu melhor para esconder tudo dela. Uma vez que eu tiver partido, não quero que se sinta culpada por algo que pudesse ter feito." (Pág. 24)

"O que as pessoas nunca entendem é que a depressão não tem nada a ver com o exterior; tem a ver com o interior. Algo por dentro está errado. Claro, há coisas na minha vida que fazem com que eu me sinta sozinha, mas nada me faz sentir mais isolada e aterrorizada do que a voz na minha cabeça." (Pág. 37)

Amei esse livro por expressar tanta coisa que eu sinto e penso.
Só não ganhou full stars por causa do final ter sido "leve". Eu estava contando com algo mais trágico, para que a semelhança entre o enredo e a minha vida fosse mais real ainda.

"Às vezes, imagino que meu coração é como um buraco negro - tão denso que não há espaço para a luz, mas isso não significa que não possa me sugar para dentro dele." (Pág. 104) ??

"Todos queremos acreditar que todo dia será diferente, que todo dia vamos mudar, mas na verdade parece que certas coisas são programadas dentro da gente desde o início." (Pág. 115)

Antes que alguém venha sugerir, saiba que faço terapia há anos e tenho seguido recomendações psicoterapeutas e psiquiátricas. Não estou "só". Apesar do inevitável auto-isolamento.

"É como se sua tristeza fosse tão profunda e destruidora que você tem medo de que ela vá afogar todas as pessoas de sua vida se deixá-las ficar muito perto." (Pág. 156)

Mari.Figueiredo 15/05/2021

A leitura foi bastante fluida, e li em uma noite. É um clichê adolescente, mas durante toda a leitura fiquei curiosa para saber se eles iriam até o fim.

Lala 27/07/2021

Recomendo
Um tema pesado, e que pode ser um gatilho mas ler até o fim é essencial! Muito bom mesmo, melhor ainda é o decorrer da história ! É claro que com um tema desse fica impossível esperar um conto de fadas, mas me surpreendeu bastante e me emocionei no final ! Só leiam !!

Fafhy 23/03/2023

Meu coração e outros buracos negros
Bom, nem sei o que dizer desse livro, só sei que me impactou profundamente, fazia tempo que eu não chorava com um livro, mas esse me fez chorar e refletir sobre a vida?
Esse é um livro fora da minha zona de conforto literária, eu gosto de suspense e esse é um drama romântico!
A vida dos protagonistas se cruza em um site de ajuda suicida! Muito bizarro, mas se pararmos para pensar quantos de nós não pensamos alguma vez em acabar com a dor?
O que mais me impactou foi que ambos carregavam o peso de culpas que não eram deles, viviam em um mundo muito triste, melancólico e depressivo por tomar para si a culpa por fatalidades.
Quantas vezes permitimos que nossas crianças e adolescentes se sintam culpadas por coisas que não são da responsabilidade deles. Quantas vezes deixamos as crianças de lado por quaisquer outros motivos? É no mínimo reflexivo!

Eu recomendo muito a leitura!

?A mente em um lugar em si, e nela pode-se fazer um céu do inferno, um inferno do céu ?!
vic 23/03/2023minha estante
muito bom!

Mari 02/02/2021

totalmente necessário!
?Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos.?

O livro aborda sobre assuntos extremamente delicados de uma maneira incrível, dando a devida importância e nos mostrando como as relações humanas, comunicação e o amor podem fazer a diferença na vida de alguém. Fui sem muitas expectativas e me surpreendi, um livro que não tem essa hype toda, mas que deveria.

Obs. gatilhos sobre depressão e suicídio.
Naiara 02/02/2021minha estante
Gosto muito desse livro

slykhaii 26/06/2021

uma delícia de ler
foi uma leitura ÓTIMA eu amei demais e me apeguei tanto nos personagens, é impossível não se apegar neles. achei o final meio corrido mas mesmo assim foi uma experiência boa, um young adult mtt bom e com um assunto super relevante.

vic 06/02/2024

Meu coração e outros buracos negros
Me surpreendi muito com esse livro e com a escrita da autora, fiquei hipnotizada por ela! Apesar de se tratar de um tema pesado, ela conseguiu tratá-lo com leveza, eu avançava o livro sem perceber que estava avançando, pois suas palavras são muito fluídas.
O livro é bom, é um livro triste mas que conseguimos ver a evolução dos personagens a cada página que passa. Acredito que a forma que a autora relatou a culpa é muito verdadeira. Eu sei como é sentir culpa por algo que não é sua culpa, mas que você acredita que é. Como isso te corrói por dentro até você conseguir colocar para fora, e isso se torna muito mais intenso quando se é um adolescente, pois nossa mente é muito intensa, não existe meio termo. Então para mim a autora acertou muito.
Gostaria que mais pessoas o lessem, pois é uma leitura que merece mais reconhecimento.

?Te amar me salvou. Fez que eu me visse de forma diferente, visse o mundo de forma diferente.?
Fafhy 06/02/2024minha estante
??????????????????????

Hugo.Lousada 12/10/2021

Bem bom
Nem sei muito bem o que dizer. Comecei com 0 expectativas, parecia um livro chatinho e até meio romance clichêzinho, mas fui surpreendido positivamente.

O livro traz uma mensagem interessante aos jovens e adolescentes, apesar de eu ter certas ressalvas quanto ao fato de a autora trazer a salvação da depressão junta a um relacionamento amoroso. Contudo, o enredo do jeito que foi montado é importante pra que dialogue com os adolescentes.

Quero ressaltar principalmente o final do livro, que foi muito bom. Li o livro em companhia de 7 amigos: nenhum de nós acertou o final.