A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante




Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos


1108 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mariana113 24/05/2024

Gostei
Elena me tem uma escrita que me encanta. Algumas das suas obras não me pegaram tanto quanto a tetralogia napolitana, porém são livros bem escritos e com camadas que sempre causam algum impacto.

Amizade, relacionamento, amadurecimento, rebeldia e traição são planos de fundo nesta obra. É uma leitura tranquila, com bom desenvolvimento e ritmo. Giovanna foi uma personagem legal de acompanhar e o modo como os seus pais a criaram foi um ponto que me chamou muita atenção. No geral foi uma experiência legal.
comentários(0)comente



Caroline860 23/05/2024

Esse livro mostra como na infância somos inocentes e vemos nossa família como um núcleo perfeito sendo que na verdade só tem eita atrás de eita. Giovanna é uma até então criança, que passa a crescer e viver a adolescência e o início da vida adulta tendo uma perpesctiva e vendo tudo muda a sua volta. Mas na verdade, tudo sempre foi como foi e ela só conseguiu enxergar isso com o passar do tempo. Senti a solidão da Giovanna e triste da por questões familiares dela em vários momentos.
Adorei/odiei como mostra que temos a mania de endeusar homens que no seu pessoal, são escrotos e idiotas
comentários(0)comente



Iara 23/05/2024

"eu não estudo, sou reprovada e sou uma 🤬 #$%!& "
Acho a escrita de elena ferrante muito poderosa, me deixa imersa em um universo que eu nem sabia que precisava emergir.

"às vezes, eu sentia que, se eles resolvessem parar de se odiar, eu mesma faria com que recomeçassem."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anacaroli-na 20/05/2024

Meu primeiro da elena ferrante
Recomendo sempre que possível. me apaixonei pela escrita da elena ferrante aqui, é coisa de outro mundo.
comentários(0)comente



Camila Souza 18/05/2024

A vida mentirosa dos adultos - 11
A obra traz Giovanna rememorando um período de sua vida, mais especificamente as experiências que viveu entre os 12 e 16 anos.

Tudo começa quando Giovanna passa a ter dificuldades na escola e escuta seu pai a comparando com sua tia Vittoria, uma pessoa nada bem vista na família. Depois disso, inseguranças da pré-adolescência tomam conta de seus passos. E assim começamos a acompanhar a jornada da narradora rumo à vida adulta e a descoberta de seu verdadeiro EU.

Confesso que estava bastante ansiosa pela leitura, ouvira vários relatos de como o livro é magnífico, contanto não consegui me prender a narrativa. A autora toca em vários pontos importantíssimos, como: relação e conflito familiar, traição, amor, separação, descobertas e amizade, todavia não capturei nada que me deslumbrar-se.

Recomendo a leitura pela escrita fluida e bem detalhada, é um bom livro.
comentários(0)comente



Mari 17/05/2024

O que tem por trás de uma família margarina?
A Vida Mentirosa dos Adultos começa nos mostrando uma família margarina, tão perfeita que gera até certo incômodo. Tudo muda no dia em que Giovana, de doze anos, ouve o pai dizer para a mãe que a filha se parecia com a tia, assunto proibido e persona non grata naquele núcleo familiar. Ferrante nos mostra com maestria diversas nuancea da mente de uma pré-adolescente que vê sua vida virar de ponta cabeça de uma hora para a outra. A autora é especialista em colocar no papel o que é a mente e os sentimentos femininos, é sempre muito prazeroso e ao mesmo tempo incômodo ler tudo que ela nos traz.
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 16/05/2024

Onde andara minha adolescência, com todas as duvidas e questionamentos, nessa fase tudo é muito intenso e urgente, tudo dói, crescer e amadurecer dói mesmo, a força dessa história, primeiro livro de Elena Ferrante, que leio e me encantei com a narrativa, indico.
comentários(0)comente



Manu.Santana 07/05/2024

Todos os livros da Elena Ferrante são incômodos, com várias camadas e que vc passa dias, meses ou anos ruminando-os. Sempre me surpreende, e dessa vez não foi diferente
comentários(0)comente



Lailma 01/05/2024

Fiel ao estilo
Elena Ferrante possui um estilo marcado por uma escrita direta e crua. Não existem floreios nas histórias contadas por ela. Elena não amarra as histórias com início, meio e fim, o livro termina nos deixando curiosos em como acaba a história de cada personagem. O livro é um recorte de uma época da vida do personagem principal e todas as figuras da vida dela, me fez lembrar de como é ser adolescente e todas as mazelas que eu senti na minha época.
comentários(0)comente



Larissa 30/04/2024

Todo mundo doido, maluco das ideias mas quem hoje em dia não é?

A Elena Ferrante cria histórias do cotidiano, cria momentos que todo mundo já viu alguma coisa parecida. Eu fico impressionada com a escrita dela, o quanto eu me sinto envolvida.
comentários(0)comente



Fran 29/04/2024

A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante
Não sei dizer o que esse livro fez em mim. Me sinto bagunçada. Realmente, a vida adulta é uma grande mentira, uma hipocrisia, um vai e vem sem fim. É impressionante como a autora consegue fazer com que você se reconheça nas palavras desse livro, observando e aceitando a falibilidade dos seres humanos. Me reconheci muito na Gianni, e com certeza farei uma releitura dessa obra daqui a alguns anos.
comentários(0)comente



Jessika 25/04/2024

A cada livro da Elena que leio, mais consigo imaginar a vida que a autora teve na Itália, ela praticamente nos coloca nas ruas de Nápoles e cria personagens femininas extremamente bem construídas e melancólicas como de costume. A história por vezes chega a ser incômoda, gostei da leitura, embora não seja o melhor livro da autora que li.
comentários(0)comente



MasQueTau 25/04/2024

A vida real dos adultos?
Aos 12 anos, Giovanna ouve seu pai dizer que ela era feia igual a tia Vittória. Para uma criança de 12 anos, entrando na fase da adolescência, isso foi o fim do mundo. O pai a achava feia, então, consequentemente, ele não a amava mais? E como ela era igual a tia, se nem mesmo a conhecia?

Esse livro nos mostra a complexidade da mente humana, onde uma vírgula faz toda diferença. Uma menina crescendo e descobrindo a verdade por trás de cada uma das pessoas que ela achava que conhecia.

Esse, definitivamente, não é um livro pra ser lido rápido, apesar da escrita da Elena ser tão boa que dá vontade de ler tudo em uma sentada!

Nunca tinha lido nenhum livro da Elena Ferrante, e confesso que não seria minha escolha de leitura, o grupo de Leitura Coletiva ajudou em 200%! Valeu muito a leitura, pois aqui a gente conseguiu debater de forma ampla sobre cada trechinho do livro, e conseguiu analisar o livro pela visão dos outros. Foi maravilhoso!
comentários(0)comente



JessResende 25/04/2024

A vida mentirosa dos adultos
Quantas conversas temos perto das crianças ou adolescentes sem perceber o quanto isso pode afetar a maneira de como eles veem a vida? Se temos a impressão ?x? sobre algo, provavelmente, eles terão também. Se não gostamos de alguma pessoa e falamos sobre isso, certamente, a mesma impressão eles terão dessa pessoa. Principalmente pelo fato de ainda não terem o discernimento necessário e a personalidade ainda esteja em formação.
Na vida de Giovanna, as palavras tiveram poder, escutou seu pai conversar com sua mãe, a comparando com sua Tia Vittoria, uma tia que ele detestava e abominava. Nesse momento a inocência de Giovanna foi embora, ela começou a ficar atenta a comportamentos dos pais, analisar, e se desprender da opinião formada por eles e começou a formar a sua própria. Sempre foi a menina dos olhos do pai e de repente escuta que está ? ficando a cara de Vittoria?. Entramos na cabeça de Giovanna, enquanto ela descobre que os pais não são tão belos como ela pensava, nem tudo que achava que era verdade, realmente era. Você se lembra em que momento deixou de ter uma visão romantizado dos seus pais e começou a vê-los como humanos errantes e imperfeitos?
Giovanna vai atrás de sua tia Vittoria, vai criar sua própria opinião, não só sobre ela mas sobre o mundo.
Ler um livro escrito pela perspectiva de uma criança, é fascinante? a inocência sendo deixada pra trás em cada descoberta, o olhar fresco para as situações. Ao longo da narrativa ela cresce, se rebela, se amadurece, cria seu modo de ver a vida e tudo isso consegue ser lindo, porque tudo acontece na Itália e também porque foi Elena Ferrante quem escreveu. A escrita é um pouco carregada mas envolvente, na verdade, Clarisse Lispector correu para que Elena andasse, me entendem? Nao existem reviravoltas, é um livro sobre descobertas de uma criança indo para puberdade, um livro bem real.
comentários(0)comente



1108 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR