Poemas tardios Margaret Atwood

Resenhas - Poemas tardios

Mila F. @delivroemlivro_ 10/04/2024

Não chegou nem perto de ser o que esperei, claro que alguns poemas eu gostei, mas a sensação geral que ficou após a leitura foi de um livro esquecível
Minha experiência com leitura de poemas é bem diversificada, porque leio tanto poemas que contam alguma história, como poemas que me fazem sentir e mechem com o emocional, então achei que conseguiria apreciar apropriadamente o livro de Atwood.

Poemas Tardios traz composições da autora escritos ainda na juventude dela, escritos há mais de uma década e que versam sobre amor, paixão, pássaros, relações humanas e tantos outros temas. Logo numa espécie de introdução ao volume Atwood nos conta que enquanto mexia em uma gaveta encontra vários escritos de sua adolescência e da época da faculdade o que gerou nela uma nostalgia, a escritora revela que os poemas traziam temas diversos e alguns já tinham sido enviados para revistas, mas haviam sido devolvidos. É o achado, a revisão e a edição desses escritos que encontra-se no volume Poemas Tardios que temos em mãos.

Estruturalmente o volume de Poemas Tardios conta com 76 poemas escritos entre 2008 e 2019. O livro é bem estruturado e dividido em 5 partes com temáticas diferentes (tempo, música, amor, vida, morte, mudanças, feminismo, natureza, etc.) e essas partes fazem sentido ao final.

De fato, Poemas Tardios é um livro que traz muitas metáforas e reflexões sobre a passagem do tempo e as lembranças, inclusive, os poemas que traziam essa abordagem foram os que mais me fisgaram, contudo, teve vários outros que ficaram confusos e que precisei reler para extrair alguma significação amalgamada nas entrelinhas. Tem alguns outros que nem relendo consegui absorver a mensagem, a metáfora o significado. Portanto, de maneira geral - como é bem comum em livros de contos e de poesia - tem vários poemas que são muito bons, outros nem tanto e alguns que deixam muito a desejar porque parecem que estão além da nossa compreensão.

Margaret Atwood é uma escritora sensacional e seus livros - de prosa - tem uma certa complexidade e essa característica se reflete nas produções poéticas da autora. Não vou dizer que gostei do livro porque estaria mentindo descaradamente, afinal não gostei (mesmo reconhecendo aspectos bons), por isso vou deixar as indicações em abertos, acredito que podem gostar do volume pessoas que gostam de ler poesia, mas o livro não é algo fácil, acessível, então.... é sobre isso: caso leia, vá com baixas expectativas.

site: www.delivroemlivro.com.br

Cacau Scorpioni 31/03/2024

Poemas maravilhosos
#Livro "Poemas Tardios" da autora Margareth Atwood e um #ovodepáscoa

Capa
Margaret Atwood
Editora Rocco, 18 de nov. de 2022 - 176 páginas
Sinopse: Amor, perda, tempo, natureza. Vida, morte, renovação. À luz da poesia.

"Tarde, muito tarde.
Tarde demais para dançar.
Ainda assim, cante o que puder.
Acenda a luz: cante,
Vá: encante."
Comoventes, lúdicos e sábios, os poemas aqui reunidos falam de ausências e finais, envelhecimento e retrospecção, mas também de presentes e renovações. Eles exploram corpos e mentes em transição, bem como os objetos e rituais cotidianos que nos inserem no presente. Lobisomens, sereias e sonhos surgem ao lado de diferentes formas de vida animal e fragmentos de nosso ambiente danificado.
Poemas tardios reúne muitos dos temas mais reconhecidos e celebrados de Margaret Atwood, permeados por descrições minuciosas do mundo natural, passando por encontros espirituosos com alienígenas, situações triviais e divertidas (como guardar passaportes velhos), questões políticas urgentes, lendas, mitos e a sempre obstinada defesa da mulher.

Minhas Impressões: Poemas me acalmam, me trazem conforto, fico pensando neles, refletindo sobre como foi escrito, como foi escrito. Estes poemas me fizeram eu refletir sobre mim mesma, um pequeno detalhe aqui, outro ali, parece que eu dialogava com a autora em certas altura do #livro, parece que o incorporei e agora faço parte do mundo de Atwood!!!
#livro #book #poemas #poems #MargarethAtwood #autora 🍀📚📜📖🤩

Karebbean 31/03/2024

Poderia ser melhor
Mesmo a autora sendo famosa pela obra " O conto de Aia" esse foi meu primeiro contato com ela e tenho muito a dizer. Nós primeiros poemas me identifiquei bastante e amei a escrita de Margaret, os poemas dela trazem assuntos corriqueiros ou meio sem pé nem cabeça mas sempre com muitas metáforas feministas que nos fazem refletir bastante. Os poemas trazer outras pautas sociais também como o meio ambiente e achei tudo isso bem positivo. Porém, um pouco depois da metade você fica meio entendido, porque parece ser sempre a mesma coisa. Resumidamente, é bom no começo e no fim sofrido.

phddelavia 10/03/2024

Margaret, sua linda!
Magnífico! O tipo de crítica poética que eu gosto. Atwood é um assombro. A lerei sem pestanejar. Amei.

DAN LIMA 08/02/2024

Frustrante!!!
Peguei a obra com grandes expectativas. Foi uma decepção total. Não consegui gostar de nenhum de seus poemas. Conexão zero. Infelizmente.
Enfim, não deu certo para mim. Acontece. Nem todos os livros serão bons para a gente. Fato! E respeito muito quem gosta desse livro.
(Minha opinião pessoal) Detalhe negativo da obra: há páginas sem texto nenhum, intercalando alguns poemas, inclusive sem numeração. Não entendi o sentido real disso. Vejo como desperdício de folha mesmo.

Erikacristn 25/01/2024

Pássaros multicoloridos sumindo no Antropoceno
O homem invisível pontilhado é uma ótima imagem pra essas poesias, que se esvaem no nada. Que antes tinham muitas cores. E muitos pássaros. Agora não saberá se terá mais. Cores e pássaros. Também espero que tenha, Margaret. ?

otavioarm 19/01/2024

"Acenda a luz: cante, Vá: encante."
Esse livro tornou-se uma decepção para mim. De início, quando encontrei na internet, achei a capa atrativa e imaginei que as poesias seriam interessantes, mas aconteceu o contrário. Não nego que achei alguns poucos poemas bons, como os que fazem parte de "Canções para as irmãs assassinadas", porém de forma geral os outros se mostraram muito sem sentido, e não aquele tipo de poema confuso que você sente ao menos algo, e sim, aquele que você simplesmente não absorve nada e não te toca de nenhum jeito. Foi o que aconteceu na maioria das vezes, mesmo tentando ler um pouquinho a cada dia. Acredito que foi a minha pior experiência com um livro poético.

Aline Dino 12/01/2024

??
Esperava mais dessa leitura. São textos pequenos mas q acabam se tornando muito cansativos.
Ainda assim, a escrita é boa.

Ray 08/11/2023

08/11/2023

Eu gostei muito desse livro e espero ler mais coisas dessa autora.
Os poemas são muito bons.

Bia* 02/11/2023

Tentei gostar mas falhei. As poesias não me tocaram, os assuntos não se relacionavam e foi um dos piores livros que já li da autora.

Letty Rosse Ga 17/09/2023

Gostei da experiência mas, ainda nao este estilo que curto...
Vou tentar outros livros ? ? nesta temática

alle 31/08/2023

Poemas tardios
Sendo bem sincera achei muito chato, não sei se o problema sou eu, mas nada foi identificável, pouca coisa entendível e eu não queria nem terminar.

xlarasp 25/08/2023

Pensei que me impactaria mais sabe?a escrita da autora é perfeita mas não me consegui conectar com o livro apesar da mesma escrita ser impecável