Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles
Cecília Meireles
Cecília Meireles




Resenhas - Romanceiro da Inconfidência


231 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Luana 26/05/2024

Viagem histórica
As expectativas eram baixas, mas felizmente me surpreendi ao compreender e ter a experiência de conhecer mais sobre o período da inconfidência mineira.
Através de poemas, Cecília faz esse retorno ao passado resgatando personagens históricos, contemplando todo o drama e os ideais políticos presentes neste período tão insurgente do fim do colonialismo.
comentários(0)comente



Malu 26/05/2024

Ehhh
Gostei bastante pela história por trás?
Mas quase dormi algumas vezes
Li para o vestibular, mas até que gostei
comentários(0)comente



rafa esquizo 24/05/2024

Ardores da Inconfidência
Pois é... Acho que nunca paguei tanto a língua quanto no caso desse livro específico, pensei que seria uma leitura muito complexa e possivelmente desinteressante, ele realmente é complexo mas sua leitura pode ser facilitada e mais rica, vou explicar
Esse livro retrata um período histórico, como consta no título, a Inconfidência Mineira, Cecília consegue compor liras riquissímas sobre esse período, retratando o drama vivido por Vila Rica e os inconfidentes. No entanto, o leitor que não possuir certos conhecimentos sobre esse período, muito provavelmente não absorverá o que a autora quer repassar e nem se sentirá acolhido pelo tema.
Felizmente, em meu caso, eu tive aulas, de certo modo, bem específicas sobre o movimento, o que possibilitou uma leitura muito rica desse livro e um bom compreendimento sobre o que está sendo retratado e a visão da autora.
Recomendo esse livro fortemente para aqueles interessados pelo movimento da inconfidência, você se sentirá justamente em meio ao movimento, ao que precedeu e o que se sucedeu.
comentários(0)comente



vini 20/05/2024

fuvest fuvest fuvest vestibular fuvest fuvest por favor me deixe ser universitário fuvest vestibular
vini 20/05/2024minha estante
detalhe: eu adorei romanceiro!




Mânica 06/05/2024

Romance I ou Da Inconfidência Mineira
Sinto que não li isso do jeito certo mas é tão difícil odeio poema poesia versos estrofes acho um uc, vou dar outra chance e vou ler com uma análise do lado e ver se compreendo certo mas eu sei da história e sobre isso: Palmas
cada verso, cada capítulo você sente oq ela quis passar, as metáforas são muito bem construídas e saber contexto histórico pra isso aqui é pegar a segunda metade do livro e pensar "metalinguagem, CINEMA!" Nosso querido Dirceu aparecendo aqui muito foda
vou ler dnv pq obviamente preciso pra fuvest mas também pra dar o devido valor pra ele
comentários(0)comente



Bea_who 03/05/2024

Romanceiro da Inconfidência
Os versos de Meirelles são incrivelmente leves e fluídos, sua estrutura se adequa com a emoção que pretende transmitir ao leitor, a história éresgatada do passado de maneira impressionante, em muitos momentos as figuras dialogam commo leitor. Uma leitura muito tranquila
comentários(0)comente



Silva241 29/04/2024

Livro da fuvest
Não é um livro tão legal pois é como um livro de história do qual cecília conta com fatos e suas perspectivas e sentimentos.
Achei uma leitura difícil porém com auxílio de vídeos e resumos da para ter uma melhor compreensão.
comentários(0)comente



Leonardo.s.lopes 27/04/2024

Minha poetisa favorita
Cecilia Meirelles é uma poetisa acima da média, sem dúvida. Procura não o melhor, mas a perfeição da forma e do conteúdo. Nesse livro, especificamente, nos mostra toda sua perícia e versatilidade ao escrever em versos brancos e rimados (e rimados segunda às mais complexas formas.). Mais uma vez me convenço da superioridade de Cecilia na Poesia Brasileira.
comentários(0)comente



Luizaâ¡â 25/04/2024

"a Justiça é mais severa com os homens mais desarmados"
5/9 dos lidos pra FUVEST...
Como o título já diz, o livro se passa no contexto da Inconfidência Mineira, mostrando todo o processo da revolta sob o olhar do povo oprimido. São feitas muitas referências a autores, nobres e outros personagens históricos, algo que aproxima ainda mais a leitura da realidade. É uma leitura extremamente demorada, pois o livro é praticamente uma aula de história ou sociologia, que mostra, além do processo conhecido e oficial, os problemas sociais, os sentimentos dos inconfidentes, a dor daqueles que foram condenados.
Sim, o livro é chato. Existem muitas metáforas e muitos detalhes que não são facilmente entendidos, tive que ler com o google aberto, para ir pesquisando cada significado... Mas apesar disso, gostei desse olhar diferente daquele ensinado nas salas de aula e gostei, apesar de ter sofrido para entender, das reflexões feitas acerca dos acontecimentos.
Não recomendo, mas se você tiver tempo e paciência, vale à pena.
comentários(0)comente



pirocadeperuca 16/04/2024

A própria Cecília descreve perfeitamente:
"O Romanceiro não julga. Ele é apenas um convite à reflexão. Todas as suas páginas mantêm esse desejo de equilíbrio ? narrar o que foi ouvido nestes ares de Minas, especialmente nesta Ouro Preto, cheia de ressonâncias incansáveis ? e apontar nessa interminável confidência o que lhe dá eternidade, o que não é somente uma palavra ocasional, local, circunstancial ? mas uma palavra de violenta seiva, atuante em qualquer tempo, desde que interpretada, como ontem os oráculos e as sibilas."
comentários(0)comente



SocorroBaptista 15/04/2024

Uma narrativa poética magistral. Poderia facilmente equiparar-se a um poema épico, tamanha sua profundidade, como o retrato que a poeta / narradora nos faz dos muitos personagens de um dos mais marcantes momentos de nossa história. Eu acho que deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas, talvez de forma transdisciplinar, pois certamente ajudaria nossos estudantes a terem uma visão mais profunda do momento nele representado. Afinal, essa é uma das funções da literatura, nos permitir uma diferente visão do mundo. Amei este livro.
comentários(0)comente



marialeitura 07/04/2024

A história com outros olhos
Quando comecei o livro,não gostei dele, por ser poesia e pelo tema ( a incofidência), um tema que só tinha estudado na escola e para mim não parecia ser interessante. Que engano!
Me arrependo de não ter lido ele ano passado, tive a oportunidade de ir à Minas, e com certeza poderia ter aproveitado a viagem de uma forma completamente diferente se eu soubesse o que havia passado ali.
E PORQUÊ?
Cecília Meireles expôs de uma forma maravilhosa esse fato sobre o país, saindo daquela coisa monótona que todos sabem sobre o fato. Ela deu voz á todos os personagens sendo eles protagonistas ou não, entramos de verdade naquela história, sabiamos todos os envolvidos.Além disso, ela passava reflexões profundas, é aquele conceito de particular e universal , ela usava do contexto para mostrar uma ideia que saia de lá, foram lindas reflexões....
Por fim,eu me senti muito próxima de todos eles, me senti lá e consegui entender melhor sobre esse período.
DaniMassao 07/04/2024minha estante
Parabéns pela leitura! Um ótimo livro que exige muito do leitor, tanto conhecimento( em relação a história), como sensibilidade para "entrar" na história.




Papadelo 06/04/2024

Precisarei reler
O livro é maravilhoso, os poemas são escritos de uma forma à remeter aos antigos poemas ibéricos. No futuro, lerei novamente, sinto que não sou maduro o suficiente para essa leitura.
comentários(0)comente



Helena.tbo 19/03/2024

Muito bom
Confesso que evitei ler esse livro por ser de poesia e ficar sem entender, mas com uma ajudinha de análise da obra, a leitura fluiu muito bem e eu achei a Cecília Meireles uma mulher extremamente inteligente e talentosa!
comentários(0)comente



Deby 12/03/2024

Um livro genialmente complexo
Romanceiro da Inconfidência é uma leitura difícil, é impossível se debruçar em seus versos de forma trivial e entender sua totalidade.
No começo, as muitas informações apresentadas podem confundir o leitor, porém, após alguma reflexão, a maestria com que as denúncias à Justiça brasileira, ainda muito atuais, críticas à ganância do homem com o ouro que destruiu a sociedade de Minas Gerais, deixando cicatrizes em seu povo, na construção gradual da comparação entre Tiradentes e Cristo. Além disso, uma menção honrosa deve ser feita à analogia dos cavalos como as vozes silenciadas na história, e eram muitos os cavalos...
Logo, Romanceiro da Inconfidência é para os corajosos, um convite e um desafia da própria autora à entender um pouco mais da sociedade do nosso país, enfrentando sim a densidade da obra, mas principalmente, encarando as críticas assustadoramente atuais de Cecília Meireles.
comentários(0)comente



231 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR